Eu acerca do 5G costumo sempre dizer que 50-100 Mb/s de velocidade de ligação no meu telemóvel 4G é uma grande limitação. Não posso esperar pelo 5G para conseguir encher o espaço de armazenamento do telemóvel em menos de 60 segundos, ou para ver filmes 8k no meu ecrã 1080p.
Das poucas coisas que o comum dos mortais usa e requer alguma banda (nomeadamente a ver stories ou "scrollar" rápido) é o Instagram, para o grosso do resto 3G chega e sobra. Aliás mesmo para o Insta se apanhares um "bom 3G" chega bem.
Mesmo o Facetime (é o que conheço, a concorrência não sei) comprime bastante a imagem pelo que suspeito que meros uns 7/8 Mbps down e 7/8 up cheguem.
É como um amigo meu que foi meter MEO 200 Mbps em casa para garantir que o stream pirata 480p (mas a pagar...) funciona em simultâneo com o filho a ver vídeos no Youtube a 360p :sh):sh)[

][

][

]
Disse-lhe mesmo, para isso até 10 Mbps de ADSL chega (e ainda dá uma margem), não é preciso 20 vezes mais.
Mas ele acha que é o ter 200 Mbps que vai melhorar o stream e que o stream falhar não é porque o gajo que lhe vende os links de IPTV está a vender aquilo por dezenas de "clientes" [

]
As pessoas vão nos marketings mas não têm uma mínima noção destas coisas como por exemplo saberem que Youtube a 720p precisa aí de 5 Mbps, a 1080p aí 10 Mbps e em 2160p/4K aí uns 25/30 Mbps.
Sim eu sei que nem toda a gente tem de saber isto, mas a partir do momento em que pagas mais para ter 200 Mbps vs 100 Mbps deves saber o porquê... digo eu.
Voltando ao 5G, basta ver o vídeo do MKBHD sobre o assunto para perceber que nos dias de hoje e mesmo a curto prazo isto tem zero utilidade prática para o grosso da população.
É um desperdício de recursos, velocidade estúpida sem qlq necessidade e gasto de bateria completamente estapafúrdio.
Mas ya, o 5G é a última coca cola do deserto [

]