Tópico da Apple

No outro dia tive uma call no Zoom.us. algo particular.

Que ideia da treta, entretanto zoom.us só entra no Tablet (confio no iOS para restringir apps tipo Zoom...) mas não no MacOS OX.

Desde que instalei o zoom a minha camera do mac às vezes deixa de ser detectada, tenho que reiniciar o pc, às vezes ainda pior, a camera liga e depois parece que algo a manda abaixo.

O Zoom mesmo estando desinstalado à vários dias, hoje devido a ser alertado por uns amigos, foi ver às pastas de suporte do mac, e lá está o zoom, com data de ultima modificação hoje!!!

Até no iOS já tenho duvidas se devia manter o Zoom, não vá eles andarem a usar falhas de segurança do iOS. Empresa muito manhosa no minimo.

MacOS depois disto passar parece que tenho que fazer uma formatação ao sistema, incluindo resets de SMC e afins, que treta.

Que ideia da treta, entretanto zoom.us só entra no Tablet (confio no iOS para restringir apps tipo Zoom...) mas não no MacOS OX.

Desde que instalei o zoom a minha camera do mac às vezes deixa de ser detectada, tenho que reiniciar o pc, às vezes ainda pior, a camera liga e depois parece que algo a manda abaixo.

O Zoom mesmo estando desinstalado à vários dias, hoje devido a ser alertado por uns amigos, foi ver às pastas de suporte do mac, e lá está o zoom, com data de ultima modificação hoje!!!

Até no iOS já tenho duvidas se devia manter o Zoom, não vá eles andarem a usar falhas de segurança do iOS. Empresa muito manhosa no minimo.

MacOS depois disto passar parece que tenho que fazer uma formatação ao sistema, incluindo resets de SMC e afins, que treta.

Eu vou ter de usar no Mac e é algo que não me agrada nada. Esta mania de ir atrás de aplicações da moda em meios empresariais é algo que não me agrada muito.

Eh pá, o Skype e o Teams funcionam, não vale a pena andar a aderir por aderir. E ainda por cima com toda a barracada que o Zoom tem dado. :sh)

Eu vou ter de usar no Mac e é algo que não me agrada nada. Esta mania de ir atrás de aplicações da moda em meios empresariais é algo que não me agrada muito.

Eh pá, o Skype e o Teams funcionam, não vale a pena andar a aderir por aderir. E ainda por cima com toda a barracada que o Zoom tem dado. :sh)

Instala em iPhone ou iPad.
Aí fica sandboxed, e podes desinstalar por completo com a maior das facilidades.

Eu faço as reuniões todas com as apps no telemóvel.
E há quem faça com o browser.
Se for necessário instalar alguma coisa no computador, mudamos para outra solução.

Já usámos Meet (usa muito CPU e desistimos desta), Hangouts, e Skype.
Parece-me que o Hangouts ainda é o que usa menos CPU.

Eu gostava de entender como é que o senhor Yuan conseguiu convencer meio mundo a aderir em massa ao Zoom.
Escolas, universidades, organismos públicos, tudo a aderir em massa a uma aplicação envolvido em polémicas de redireccionamento de chamadas através da China, falhas de segurança umas atrás das outras, publicidade enganosa (vieram retratar-se e dizer que afinal aquilo não era cifrado end-to-end), partilha de dados com redes sociais como o Facebook, etc. e na prática poucas ou nenhumas vantagens trás em relação à infinidade de aplicações similares que existem aos anos no mercado (Skype e afins).
Tanta treta com o RGPD no ano passado e o estado foi o primeiro a passar recomendações às escolas em utilizar com crianças e professores uma aplicação com termos e condições que ninguém leu e que são mudadas ao sabor do vento a cada dois dias.
Taiwan, o governo alemão, a Google, etc. já passaram recomendações de não utilização do Zoom, em Portugal nem um meio de comunicação social cobriu o tema.

Eu gostava de entender como é que o senhor Yuan conseguiu convencer meio mundo a aderir em massa ao Zoom.
Escolas, universidades, organismos públicos, tudo a aderir em massa a uma aplicação envolvido em polémicas de redireccionamento de chamadas através da China, falhas de segurança umas atrás das outras, publicidade enganosa (vieram retratar-se e dizer que afinal aquilo não era cifrado end-to-end), partilha de dados com redes sociais como o Facebook, etc. e na prática poucas ou nenhumas vantagens trás em relação à infinidade de aplicações similares que existem aos anos no mercado (Skype e afins).
Tanta treta com o RGPD no ano passado e o estado foi o primeiro a passar recomendações às escolas em utilizar com crianças e professores uma aplicação com termos e condições que ninguém leu e que são mudadas ao sabor do vento a cada dois dias.
Taiwan, o governo alemão, a Google, etc. já passaram recomendações de não utilização do Zoom, em Portugal nem um meio de comunicação social cobriu o tema.

Infelizmente, é exatamente isto. :sh)

(...)

Usas o WhatsApp?
Não é muito diferente de usar o Zoom.
Tem os mesmos problemas (ou piores, agora é da Facebook).

E também havia aplicações similares no mercado (Skype, Hangouts).
E até havia o Messenger da própria Facebook.

No entanto, as pessoas aderem ao WhatsApp, e nem param para pensar porque o WhatsApp obriga a dar acesso à lista de contactos, quando as outras (incluindo o Messenger) não obrigam.

Violação absoluta do RGPD.
A lista de contactos pode ser de quem está a usar o WhatsApp, mas os contactos não são.
Essas aplicações não têm nada que obrigar as pessoas a dar acesso aos contactos que não sejam delas.
Pior que isso, não têm nada que aceder a esses contactos sem a autorização de cada um desses contactos.

Também não sou grande fã do Whatsapp, o fundador original tem sido muito crítico em relação ao rumo que o Facebook deu à aplicação. De qualquer forma não estou a par de recomendações de nenhum ministério para se usar o Whatsapp.

Muitas (senão todas) as escolas públicas usam o Google G Suite para email/calendário. O tutorial que alguns (senão todos) os professores receberam foi para criar uma conta no Zoom que a páginas tantas, para efeitos de envio dos convites das reuniões, pede acesso à conta Google da escola.
E pronto, desta forma temos uma empresa que não esconde ter o R&D todo na China com acesso a centenas ou milhares de Google Accounts de domínios de escolas públicas. Parece-me bem...

Estou farto de levar com a publicidade aqui do fórum, então decidi instara um Ad Blocker e descarreguei a extensão AdGuard para o Safari.
Mas vejam lá se eu estou a perceber bem isto, se ligar o AdGuard estou a dar acesso a essa aplicação/extensão às minha passwords e números de cartões de crédito?!
Fica aqui uma foto:

e0ac1274629d20a894179438ceb4d1ac.jpg

Tópico da Apple

Em meados de 2019 verificou-se que o Zoom instalava um web server nos computadores. E este web server continuava activo mesmos depois de se sair da aplicação. Pior ainda, o web server continuava lá mesmo depois de o programa ser desinstalado. A Apple noticiou os developers do Zoom para corrigirem aquilo, mas como eles fizeram orelhas moucas foi a própria Apple que lançou um “silent update” para acabar com aquilo em Julho passado.

Desde então tem havido mais evidências de que os developers do Zoom estão pouco preocupados com as questões de privacidade.

Voltar
Superior