"Este post daqui até à resposta ao JGTB já era para ter feito ontem mas depois ficou por enviar..."
Vi agora (aliás só ouvi):
https://www.youtube.com/watch?v=UK8HH3_q4yI
Concordo a 100%, e isto vindo de alguém que tem, testa o valoriza o topos dos topos das novidades deste mundo.
Para o tal segmento que liga menos a isto e/ou para pessoal mais velho então, isto é sem dúvida O iPhone a comprar. E para muita gente android nem é opção.
BTW, iPhone SE2 encomendado hoje (
que foi ontem na verdade) pouco depois das 13h com entrega prevista para dia 27. Não para mim atenção, mas fica a dica das previsões de entrega. Com isto do COVID até pessoal que não costuma comprar mto online o acaba por ter de fazer, e comprar no site oficial pod€ndo é smp o melhor.
A curto prazo duvido que isto tenha descontos, nomeadamente coisas palpáveis como por exemplo €100.
PS: Nos EUA já há atrasos e entregas do SE2 só para dia 5/6 de maio segundo o Mac Rumors (é ou era para ser a partir de dia 24).
Resta saber se é por haver muita procura ou por não haver assim tanto stock por causa disto do COVID.
E, infelizmente, o mercado dos smartphones parece que se borrifou para o chamado "form factor". Ok, o iPhone 11 Pro nem é muito, mas, lá está, é carissímo. O 11, por outro lado, é grande, pesado e relativamente pouco ergonómico.(...)
O iPhone tem os seus defeitos, mas há que dizer que a Apple faz um trabalho excecional com as atualizações. O 6S foi lançado em 2015 e ainda faz tudo o que mais recentes fazem e corre de forma fluida. Não é muito rápido, mas faz tudo bem. Aliás, posso dizer que joguei várias vezes CoD Mobile no meu 6S e não crasha.
Ainda estou para conhecer o Android que consiga isto, sem dúvida.
Por acaso até sigo qb o mundo android pq sigo por exemplo o MKBHD, portanto sei o que se vai fazendo.
Idealmente para mim o form factor ideal tb é o desse S10e, do 6/7/8/X/Xs. No entanto na grossura desde o X a coisa ficou pior e o próprio 11 Pro é mais grosso e pesado que o Xs e o X. Pior qdo a isto somamos a capa que quase toda a gente usa.
Sim o 6S continua com um performance bastante boa no geral, e muito boa mesmo tendo em conta que já é 5º iOS que corre. A Maria mantêm o dela e continua super satisfeita (mas só o tem há ano e meio atenção). Para o que ela faz tudo corre bem mas, claro, carrega-o 2 vezes por dia mesmo que seja tipo 20-70%...
Não existe nada parecido no mundo android. Se formos atrás o 6S concorreu, para não sair da Samsung, com o S6 nos primeiros 6 meses de vida. A maior parte das pessoas que comprou esses telfs novos com 90% de certezas já não os tem. Claro que também muita gente já reformou 6Ss, mas essa % pareceme inferior (olhómetro do que se vê por aí, não é ciência claro).
Aliás ainda se vê algum pessoal até com o 5S que, btw, com o iOS 12 ainda corre praticamente tudo pq muito poucas apps pedem o iOS 13. Claro que bem mais lento que o 6S, mas lá cumpre +/-.
Se bem nos recordamos, a Apple teve ali uma fase onde havia uma grande evolução entre gerações e onde não era garantido que havia modelos novos a cada setembro. O 4S, apesar de visualmente igual ao 4, era muito melhor. O 5 ganhou um ecrã maior. O 5S era mais potente e trouxe a maravilha do Touch ID. Logo a seguir, o 6 trouxe um ecrã maior. Depois, o 6S trouxe várias melhorias e, principalmente, Touch ID 2.0 que, quem tiver tido ambos, sabe que foi diferença abissal.
A partir daqui as coisas mudaram. O 7 e o 8 não trouxeram nada de especial face ao 6S. Ok, o 8 tem carregamento wireless, mas é lento e não é algo essencialmente para grande parte das pessoas. Só o X é que foi realmente inovador, mas carissímo. Por isso, parei até agora.
A evolução era consideravelmente maior dantes, mas isso tb é genericamente válido tb para a concorrência.
Não é por acaso que quem trocou o iPhone 6/6S antes do X foi para o 7+ por exemplo. Era a única forma de ter uma evolução real em ecrã, autonomia, design, as duas câmaras etc.
Ir para o 8 com a evolução acumulada tb do 7 ainda posso perceber, mas qto muito vindo do 6 pq do 6S não acho que valia a pena pq o maior salto em performance foi do 6 para o 6S. E mesmo para quem tinha o 6, no fim do dia o design no geral era quase igual.
Tem andado nos 500 euros na Amazon, que foi onde comprei. Desbloqueado, claro. Mas eu até paguei bem menos do que isso porque tenho Amazon Business. Nem o iPhone XR consegues por esse preço. Claro que isso tem uma um ponto negativo: a vender usado, valerá muito menos do que qualquer iPhone. Ainda assim, isso poderá não ser relevante porque, por exemplo, não vou tentar vender o 6S.
Mas sim, há ali vários fatores que "cativam", como o ecrã de 5,8" num equipamento pequeno, ecrã OLED, 128 gb de base, chip potente, boas camâras, etc
Não sei se posso partilhar essa convivência aqui.[

]
Sim parece-me bem.
Também não tentei sequer vender o meu 6S, até pq está em mau estado e só de 16 GB. Tb já tinha percebido a um tempo a esta parte que a cena das revendas já foi chão que deu uvas. Ficou de backup cá de casa.
Nem me lembrava dos 128 GB, outro plus. Isso está aí um bom combo que basicamente não encontras em mais lado nenhum. O mais próximo é o Xs, que mesmo tendo os seus prós em relação ao S10e (e o iOS claro), é consideravelmente mais caro.
Não sei até que ponto é assim tão OT porque é feedback de alguém com 10 anos de iPhone e que mantêm outros produtos Apple. Portanto por mim podias partilhar aqui, mas eu não sou mod
O ecossistema prende, é verdade, mas não da forma transversal como alguns querem fazer querer. Ah e tal, eu tenho um iPhone, mas uns inear phones da Xiaomi porque os Airpods são caros; ah, eu tenho portátil Acer porque os Macbook são muito caros; ah e tal, tenho um relógio Xiaomi porque o apple Watch é muito caro; E pá, isto não é ecosistema algum. É ter um iPhone porque se gosta mais, o que é normal e legítimo. Não é preciso dar tangas. Eu próprio, apesar de ter várias coisas Apple, não tenho Airpods nem Apple Watch e sempre achei que, para mim, nenhum deles faz grande sentido.
A malta é que, por vezes, gosta de tentar justificar as coisas quando não é preciso. Basta dizer que é porque sim, ou porque, ou porque lhe apetece. É como as pessoas que compram o Apple Watch só para ver as horas. É legítimo, não tem mal. Eu não faria, mas a opinião vale o mesmo que a deles.
Ainda para mais, como dizia, do que vendo das muitas pessoas que conheço com iPhone, a grande maioria usa zero o iMessage e o Facetime. E não estou a falar de malta velha, estou a falar de malta da nossa geração. É whatsapp para tudo e mais alguma coisa. Na minha empresa toda a gente tem iPhone, mas a app de comunicação para coisas que não sejam sigilosas é... whatsapp.
Por isso é que digo que há muita gente a falar de ecossistema sem, na verdade, o usar ou sequer saber bem o que isso quer dizer. Que o ecossistema da Apple funciona como nenhum outro? Sem dúvida. É essencial? Depende muito do tipo de utilização. No meu caso, por exemplo, não faz diferença.
Tirar fotos no telemóvel e ver, ao mesmo tempo, no MBP? Sim, funciona com o iCloud, mas funciona da mesma forma com o Google Photos. Para documentos eu já usava maioritariamente o Google Drive por causa do Windows, tal como usava muito o Chrome no telemóvel por causa do PC da empresa ser windows e, por vezes, usá-lo para ver coisas na net, que me dão jeito depois ver no telemóvel.
Por causa disso, não sinto propriamente falta do Airdrop, pois não preciso dele para passar ficheiros de um para o outro. Já não precisava quando tinha iPhone.
Por acaso tenho uns AirPods desde outubro, foi prenda. Mas antes tinha outros phones BT e não morri, embora não seja a mesma coisa, mas tb é comparar algo de €140 vs €30.
AirPods e AW é algo obviamente mais supérfluo, no entanto não é menos verdade que a utilidade vai muito de cada um. Há quem tire bastante proveito do AW.
O ecossistema prende até onde quiseres. O passo do AW para mim é, de longe, o mais fatal nesse sentido. Com AW ficas agarrado e como o relógio é coisa para durar, pior.
Por acaso do lado da família da Maria usam Facetime a toda a hora. Parece que só conhecem aquilo como se não houvessem mil e uma alternativas, inclusive o próprio WhatsApp que é transversal a todas as plataformas e virtualmente todas as pessoas.
Eu nunca usei a sincronização das fotos pq com isso tinha enchido o iCloud grátis há anos. Aliás é preciso não esquece que certas funcionalidades realmente boas e práticas estão "montadas" de forma a te cobrarem € em serviços. Os 5 GB são muito curtos mesmo e é de propósito para encheres de fotos em dois tempos e te convidarem a pagar €1/mês para os 50 GB. Que até nem é nada caro atenção, mas objetivamente é mais uma fonte de receita para a Apple.
Com o GFotos (que tb uso há anos) tb tenho tudo sincronizado, pese embora que lado do computador a coisa não seja tão boa como no lado mobile. Gosto bastante de ver as fotos em grande no iPad, o que é porreiro pq ainda por cima os iPads são 4:3 tal como o formato das fotos dos iPhones.
Em ecrã, tenho essa noção. De resto, não creio que seja um downgrade em mais nada.
Ainda assim, tinha a possibilidade de dar mais 350 euros e ir buscar um Pro... mas nem acho que valha a diferença, nem quero chegar a Setembro/Outubro, ficar a olhar para o 12 Pro e perder o encanto com um Pro que me custou umas biscas a mais. Assim pego na diferença e talvez vá buscar uns AirPods Pro.
Sim fora o ecrã e se não te importas com o tamanho (ok e a telephoto que falta no 11) é melhor em tudo, basicamente.
O iPhone 12 é capaz de atrasar 1/2 meses, mas ainda assim já se sabe que o tempo voa e a esta altura do campeonato fazer esse esforço não faz muito sentido. Faria o mesmo que tu.
Pode simular isso com as panorâmicas. Não é a mesma coisa mas desenrasca. Há muita gente no sector imobiliário que faz isso.
Não faz bem a mesma coisa, o ângulo da ultra wide só mesmo com uma ultra wide.
Ainda agora abri a câmara no i11 e a panorâmica até fica mais perto que a lente 1x.
Eu tenho o 11 com 128 Gb e na verdade não me fazia falta, comprei essa versão só porque achei que valia a pena por a diferença de preço ser "pequena".
No entanto como tenho essa memória toda já espetei para lá muitos Gb de musica, coisa que no meu anterior iphone não tinha, pois usava sempre o streaming, mas neste caso já que tenho memória...é carregar! [

]
Fui agora confirmar e tenho 61,3 Gb utilizados
Curiosamente eu não dava nada por isso do wide angle e afinal de contas uso muitas vezes...
Tb não era algo que tinha assim grandes expectativas, mas os MKBHD da vida falavam tão bem da utilidade da ultra wide (mais que a telephoto para ele e não só) que realmente estava curioso.
Nem sou o maior fã do look distorcido nos cantos, mas que te dá ângulos que até então não tinhas é um facto.
Por exemplo vais a uma Torre Eifel (cá em baixo, foto para cima) e faz toda a diferença.
Isto da necessidade de espaço é uma coisa sempre pessoal é há respostas para tudo.
Eu nunca tive iphone de 16 GB. Sempre 32 e, por fim, 64. E este iphone de 64 continua a ter 20 ou 30 gb livres.
Como não sou de instalar App em barda e só oiço música em streaming, 64 GB é o valor certo para não ter de me preocupar com nada. Como tal, nunca pagaria para ter 128 no iphone, mesmo parecendo uma diferença pequena no valor total do telefone.
Seja 50 ou 100 euros, não gosto de pagar por coisa que não uso ou não preciso. 100 euros da para ir jantar a um sítio como deve ser.
Eu que tive um 4S de 8 GB (sim gozem à vontade [

], ms era só este que estava em promo e na altura €300 foi um achado) e um 6S de 16 GB (aqui podia ter dado mais €110 se quisesse, mas já €670 era de longe o valor mais alto que tinha dado por um smartphone pelo que achei uma loucura ir acima disto) estava numa de comprar o i11 com 128 GB por serem apenas mais €50.
Mas como comprei por pontos e o de 128 GB não dava com pontos esqueci.
Entretanto tenho 60 apps, uns 3/4 GB em fotos e vídeos, ~1 GB de música offline no Spotify e ainda me restam ~38 GB portanto estou tranquilo [

]
Mais uma vez, os 128 GB era quase só pq sim pq 64 GB para mim chega e sobra e mesmo a médio prazo vai certamente ser suficiente.
EDIT:
Mas olha que a Google também dessas coisas para Android, o que ele me disse é que na Apple tudo funciona de modo mais fácil e não é preciso tanta configuração.
E não é tudo mérito da Apple, os developers das apps também têm valor, por exemplo ele diz que a app do FB descreve as fotos com mais pormenor do que a App das fotos da Apple.
Aquilo é engraçado, uma vez ele fez aquilo para eu ver como era e aquilo até diz quantas pessoas estão na foto, quantas estão a sorrir, é impecável.
Esse meu amigo apesar de invisual gosta muito de tecnologia, também usa Apple Watch e acho piada que tem Netflix porque há algumas séries/filmes que ele consegue seguir apanhando apenas os diálogos, obviamente não é a mesma coisa mas lá vai dando para ele se entreter.
Não fazia ideia dos avanços do android nesse sentido e do FB etc.
Claro que os devs tb têm muito mérito. Aliás no fim do dia do lado da própria Apple tb são devs a fazer a coisa
Faz sentido, Apple = mais fácil tipicamente. Normal que tb seja a este nível.
Seja como for, e daí vem a minha ideia, a Apple foi das primeiras a avançar forte nestas coisas, nomeadamente a nível mobile. A nível do macOS tb são bons, mas não sei como é o Windows a este nível.
Bom relato, é bom saber estas coisas. Quem não tem limitações físicas a este ou outros níveis (ou pessoas próximas) não faz ideia do que se faz.