Tópico da Apple

Obrigado Nuno156.
Era mesmo no menu acessibilidade, nunca pensei que uma definição destas estivesse "enterrada" nessa localização.
Problema resolvido!

Nos primeiros dias também andei à volta com as legendas da Netflix e lá consegui. Na HBO, por exemplo, tenho o problema inverso. Na app nativa da LG tenho as legendas com sombreado mas na app da Apple TV está impecável (sem sombreado).

Existe, é o "TalkBack", entre outros. Se funciona melhor ou pior que o iOS não sei, mas muita da tecnologia que a Apple usa nesse tópico é open source da google. Porque mesmo que seja num pixel onde a google tem controlo total, depois os programadores não optimizam, etc etc, acredito que na prática em iOS eseja muito melhor para o utilizador final.
Da experiência dele quando mudou para Apple esta estava anos luz à frente da Google na facilidade com que se faziam as coisas, mas ele já mudou para Apple há uns anos, por isso a Google pode estar melhor agora.

Exacto, já transportei um invisual que chamou o Uber e a meio até mudou o percurso sempre com o Voice-Over, fiquei abisbílico. Em Android não há isso pois não?
No princípio também ficava parvo com as coisas que ele conseguia fazer com o telemóvel, mas agora eu já parto do princípio que tudo o que eu consigo fazer com um telemóvel, ele também consegue.
E também mexe bem com computadores mas não usa Mac, aí acho que é através de um programa desenvolvido pela Vodafone que o safa. Talvez o Hecho saiba qual é.
Para uma pessoa que perdeu a visão já em adulto esse meu amigo aprendeu a desenrascar-se muito bem.

No princípio também ficava parvo com as coisas que ele conseguia fazer com o telemóvel, mas agora eu já parto do princípio que tudo o que eu consigo fazer com um telemóvel, ele também consegue.
E também mexe bem com computadores mas não usa Mac, aí acho que é através de um programa desenvolvido pela Vodafone que o safa. Talvez o Hecho saiba qual é.
Para uma pessoa que perdeu a visão já em adulto esse meu amigo aprendeu a desenrascar-se muito bem.

Já há software para cegos há anos.
A Microsoft tinha isso há mais 10 anos penso eu.

Tem tudo a ver... (pun intended)

Eu sei de um cego que programava em Visual Basic há mais de 20 anos.
Não queiras comparar os equipamentos de há 30 anos com os de há 20, 10, ou actuais.
Não tem nada a ver. (pun intended)

Tem tudo a ver... (pun intended)

Eu sei de um cego que programava em Visual Basic há mais de 20 anos.
Não queiras comparar os equipamentos de há 30 anos com os de há 20, 10, ou actuais.
Não tem nada a ver. (pun intended)

8f155dc892405ce90140adc5d9895699.gif

Que há software para cegos "há quinhentos anos" é óbvio, mal do rapaz que já deve ter perdido a visão há uns 20 anos e usa o computador para trabalhar, mas que funcionam como funcionam agora e que permitem fazer tudo mais um par de botas, sem precisar de ver o ecrã é que a conversa é outra.
Se há 20 anos quando o meu amigo perdeu a visão lhe dissessem que ele ia conseguir tirar uma foto e saber o que estava a fazer, ele ia ficar pasmado. [:cool:]

De qualquer modo esta conversa só apareceu porque a malta ficou admirada de um cego dar importância à câmara to telemóvel.

Pessoal do "ecosistema"

Quando estou a trabalhar no meu iMac com o iPhone ao lado. Se receber uma mensagem, o iphone não apita nem acende.
Se receber uma chamada o iMac toca e posso atender no imac.
Mas se receber mensagem, o iPhone não dá nenhum aviso.

Perco imensas mensagens quando estou a trabalhar...

Acho que poderá ter alguma coisa a ver com o Continuity... mas não tenho a certeza.

Procurei na net e encontrei pessoas com a mesma dúvida, mas poucas soluções:
https://discussions.apple.com/thread/8064157
https://discussions.apple.com/thread/250075101

Alguma ideia?

Que há software para cegos "há quinhentos anos" é óbvio, mal do rapaz que já deve ter perdido a visão há uns 20 anos e usa o computador para trabalhar, mas que funcionam como funcionam agora e que permitem fazer tudo mais um par de botas, sem precisar de ver o ecrã é que a conversa é outra.
Se há 20 anos quando o meu amigo perdeu a visão lhe dissessem que ele ia conseguir tirar uma foto e saber o que estava a fazer, ele ia ficar pasmado. [:cool:]

De qualquer modo esta conversa só apareceu porque a malta ficou admirada de um cego dar importância à câmara to telemóvel.

Tenho um amigo que ficou cego aos 6 ou 7 anos num acidente de automóvel com o pai. É gente com dinheiro e por isso ele tinha sempre tudo o que era de mais moderno em termos de tecnologias de acessibilidade. No final dos anos 80 já tinha uma espécie de tabuleiro braile que lhe permitia ler o que estava no écran de 3 em 3 linhas. Espectacular para a época. O computador que usava era um Commodore Amiga que tinha algo revolucionário na altura que era a placa de som que permitia síntese de voz. Uma coisa verdadeiramente inacreditável por aqueles tempos. Nós os amigos íamos lá só para ouvir o computador falar coisas que escrevíamos no écran! Entretanto a determinada altura mudou para Apple e usa tudo o que é Apple até hoje. Sempre foi um entusiasta de tecnologias e é uma autêntica montra de gadgets. Por exemplo a bengala dele tem uma espécie de sonar que avisa o surgimento de obstáculos. Aquilo comunica por bluetooth com o iPhone e ele recebe avisos sonoros via AirPods, que usa constantemente. Quando digo constantemente acho que é mesmo constantemente. Só os deve tirar para dormir e tomar banho!

Pessoal do "ecosistema"

Quando estou a trabalhar no meu iMac com o iPhone ao lado. Se receber uma mensagem, o iphone não apita nem acende.
Se receber uma chamada o iMac toca e posso atender no imac.
Mas se receber mensagem, o iPhone não dá nenhum aviso.

Perco imensas mensagens quando estou a trabalhar...

Acho que poderá ter alguma coisa a ver com o Continuity... mas não tenho a certeza.

Procurei na net e encontrei pessoas com a mesma dúvida, mas poucas soluções:
https://discussions.apple.com/thread/8064157
https://discussions.apple.com/thread/250075101

Alguma ideia?

Mas não te aparece a mensagem no ecrã do iMac?
Não me recordo se o meu iphone dá sinais de vida quando recebo uma mensagem, mas o AW avisa e o Macbook também.

Pedi agora para a minha mulher mandar-me uma mensagem e estranhamente só o AW é que deu sinais de vida nem o Iphone nem o Mac informaram-me da mensagem.
Escrevi estranhamente porque ainda esta semana recebi mensagens enquanto estava no Macbook e fez ele indicava-me a entrada das mensagens.

Pedi agora para a minha mulher mandar-me uma mensagem e estranhamente só o AW é que deu sinais de vida nem o Iphone nem o Mac informaram-me da mensagem.
Escrevi estranhamente porque ainda esta semana recebi mensagens enquanto estava no Macbook e fez ele indicava-me a entrada das mensagens.

Não o iMac não dá qualquer aviso.

Fiz 3 experiências:

1. iPhone com o ecrã apagado, Apple Watch com o ecrã apagado, e MacBook Air com a tampa aberta e desbloqueado
2. Apenas iPhone com ecrã apagado, e Apple Watch com ecrã apagado
3. Apenas iPhone com ecrã apagado

1. Recebi notificação no Mac e no Apple Watch (com vibração e som). Nada no iPhone.
2. Fechei a tampa do Mac, e recebi notificação apenas no Apple Watch. Nada no iPhone.
3. Tirei o Apple Watch do pulso, e recebi notificação no iPhone (som, e ecrã acendeu).

Já me aconteceu algo parecido uma ou duas vezes. No meu caso a coisa resolveu-se fazendo logoff da Apple ID, restart aos dispositivos todos e login novamente.

Há alguma forma de alterar fisicamente o teclado de um Mac para PT, quando este é estrangeiro?

Sei que dá para configurar nas definições o país inerente ao teclado, e fisicamente passa pela colocação de uns autocolantes manhosos, certo?

Há alguma forma de alterar fisicamente o teclado de um Mac para PT, quando este é estrangeiro?

Sei que dá para configurar nas definições o país inerente ao teclado, e fisicamente passa pela colocação de uns autocolantes manhosos, certo?
Dá. Podes configurar o teclado para PT e quando carregas no sitio em que estaria a tecla no teclado nacional ela coloca o que queres, apesar de não ser o que está fisicamente na tecla.

Já activei as notificações.

0 no iphone, nem acende o ecrã.
0 no apple watch, nem acende.
0 no imac.

Com isto perco imensas imessages.... :sh)
Que estupidez.

Back