Tópico da Apple

Bem, tive de voltar ao spotify. O AM infelizmente ainda não está ao nível, quer nas playlists quer na descoberta de músicas similiares.

A única vantagem do AM era a música no AW, o que fiz foi passar para lá os ficheiros MP3 da minha playlist de corrida através do itunes (este processo é um pesadelo btw, nada intuitivo o itunes).

É esperar que o spotify desamue e deixe fazer download das músicas para o AW no futuro, até lá fico assim.

Em que aspeto?

Passei do Sportify para o AM e das músicas que oiço usualmente, não notei.

O que noto é que o AM é demasiado colado ao layout do Spotify, até em playlists recomendadas tipo "Top 100 Portugal" e afins.

Bem, tive de voltar ao spotify. O AM infelizmente ainda não está ao nível, quer nas playlists quer na descoberta de músicas similiares.

A única vantagem do AM era a música no AW, o que fiz foi passar para lá os ficheiros MP3 da minha playlist de corrida através do itunes (este processo é um pesadelo btw, nada intuitivo o itunes).

É esperar que o spotify desamue e deixe fazer download das músicas para o AW no futuro, até lá fico assim.

Eu tive Apple Music, mas acabei por passar para o Spotify há cerca de um ano, talvez mais. Na altura, o que me fez mudar foi a inteligência do Sportify, que é bastante maior na elaboração dos teus gostos ao criar as playlists.

Como não tenho AW, não tinha grande vantagem em ter Apple Music. Aliás, até acontece o contrário, pois utilizo em casa as colunas da Amazon, que apenas são compatível com Amazon Music e Spotify.

Eu voltei novamente ao Spotify para experimentar e por uma questão de universalidade, funciona bem toda a espécie de software. Tenho AW e funciona bem com o Spotify a nível de interação. O fazer download para o AW é-me indiferente, nunca foi algo que tivesse utilizado.

Eu voltei novamente ao Spotify para experimentar e por uma questão de universalidade, funciona bem toda a espécie de software. Tenho AW e funciona bem com o Spotify a nível de interação. O fazer download para o AW é-me indiferente, nunca foi algo que tivesse utilizado.

Eu já tive Spotify, passei pelo Tidal por curiosidade e por agora estacionei no Apple Music já há cerca de 1 ano. A minha opinião é que as diferenças entre eles são muito pouco significativas sendo mais uma questão de gosto pessoal que outra coisa qualquer. Seja em qualidade de som seja no tamanho do catálogo seja nas playlists é tudo ligerias variações em redor do mesmo.

Eu já tive Spotify, passei pelo Tidal por curiosidade e por agora estacionei no Apple Music já há cerca de 1 ano. A minha opinião é que as diferenças entre eles são muito pouco significativas sendo mais uma questão de gosto pessoal que outra coisa qualquer. Seja em qualidade de som seja no tamanho do catálogo seja nas playlists é tudo ligerias variações em redor do mesmo.

Sim, é verdade. O Spotify leva na minha opinião vantagem em poder escolher a qualidade da música, e em trabalhar de uma forma mais universal com praticamente todos os aparelhos e sistemas. O JGTB já deu o exemplo das colunas Amazon, mas há outros exemplos, como por exemplo o Chromecast.

Mas na generalidade, claro, a diferença não é muita. E para quem trabalha apenas com Apple, a AM é a melhor opção.

Sim, é verdade. O Spotify leva na minha opinião vantagem em poder escolher a qualidade da música, e em trabalhar de uma forma mais universal com praticamente todos os aparelhos e sistemas. O JGTB já deu o exemplo das colunas Amazon, mas há outros exemplos, como por exemplo o Chromecast.

Mas na generalidade, claro, a diferença não é muita. E para quem trabalha apenas com Apple, a AM é a melhor opção.

Sim, são vantagens relativas. Quanto á qualidade de som não dou para esse peditório. A esmagadora maioria ouve música com headphones ou sistemas de som que não permitem detectar qualquer diferença entre codificações diferentes. E além disso porque a música hoje em dia já vem produzida com o som todo trabalhado em estúdio sobretudo todo comprimido pelo que não é a qualidade da codificação ou sequer do sistema de som que vai mudar isso.
Quanto à disponibilidade de catálogo até pode ser verdade que o catálogo da AM tenha mesmo mais 5 ou 6 milhões de músicas que o do Spotify e tenha exclusvos com alguns artistas mas eu nunca dei conta de nada de importante que quisesse ouvir e não estivesse disponível no Spotify.

O primeiro problema que colocas, só funciona se as operadoras forem manhosas.
Não me recordo de alguma vez ter mudado de SIM sem identificação.

Eu já fiz alterações de contratos da minha mulher e dos meus pais pelo telefone. Penso que só precisei dos NIF e nem precisei de recorrer à minha melhor voz feminina [:D]
Não tenho muitas dúvidas de que um atacante com algum traquejo faça estragos em qualquer operadora nacional.

O segundo problema só depende da segurança dos dispositivos.
Ou seja, qualquer 2FA teria problema quando baseado em algo que se tenha que não seja seguro.
Seja um token, telefone, cartão matriz, ou authenticator app.

Claro que nada é 100% seguro, toda a gente deve ter consciência disso.
Mas convenhamos que é muito mais fácil fazer SIM swap ou fazer reencaminhamento de SMS do que obter as seeds de tokens ou apps.

As pessoas serão sempre o elo mais fraco, por melhor que sejam as ferramentas de segurança.
Por mim, o SMS é um bom mecanismo de segurança.

O grande problema das SMS é a velha questão da falsa sensação de segurança.
Se isto é "vendido" por bancos como sendo capaz de proteger contas bancárias sem serem explicados os riscos, as pessoas assumem que é uma protecção robusta quando na realidade não é.

Eu já fiz alterações de contratos da minha mulher e dos meus pais pelo telefone. Penso que só precisei dos NIF e nem precisei de recorrer à minha melhor voz feminina [:D]
Não tenho muitas dúvidas de que um atacante com algum traquejo faça estragos em qualquer operadora nacional.
(...)

Em que é que isso te dá acesso a um SIM?

(...)
Claro que nada é 100% seguro, toda a gente deve ter consciência disso.
Mas convenhamos que é muito mais fácil fazer SIM swap ou fazer reencaminhamento de SMS do que obter as seeds de tokens ou apps.
(...)

Não inventes.
SIM-swap é o mais complicado de realizar.

No texto a seguir XXX(*) = roubar, desviar, usar sem autorização, etc.:
Tal como o mais fácil para obter uma password é pedir à pessoa (engenharia social), o mais fácil é XXX(*) um token, copiar um cartão matriz, XXX(*) o telemóvel, ou meter vírus num Android para fazer root e aceder a tudo incluindo apps de autenticação.

(...)
O grande problema das SMS é a velha questão da falsa sensação de segurança.
Se isto é "vendido" por bancos como sendo capaz de proteger contas bancárias sem serem explicados os riscos, as pessoas assumem que é uma protecção robusta quando na realidade não é.

Ninguém vende como uma "protecção robusta".
É um mecanismo para resolver o problema do phishing.
E funciona muitíssimo bem.

Nos planos básicos, sim.

O Tidal tem suporte para formato lossless. Quem tiver "ferramenta" para ouvir estes formatos, é uma diferenciação (mas paga-se por isso).

De resto, já usei Spotify, mas sempre preferi AM. Agora tenho Tidal (aproveitei uma promoção em Novembro, paguei um euro por cinco meses), mas em Maio tenho de ver para onde vou. Eventualmente AM outra vez.

Em que é que isso te dá acesso a um SIM?

Não inventes.
SIM-swap é o mais complicado de realizar.

Já deu acesso a mais do que um SIM. E é bem rápido, enviado por estafetas e não pelo correio normal.
Se acreditas mesmo que é improvável pedir uma 2ª via de um SIM, ou pedir portabilidade para outra rede, ou pedir reencaminhamento para outro número, etc... sem estar na posse dos documentos autênticos só te posso aconselhar que revejas essa política.
E isto sem falar na possibilidade de teres uma pessoa a trabalhar na operadora, porque nesse cenário então nem se fala.

No texto a seguir XXX(*) = roubar, desviar, usar sem autorização, etc.:
Tal como o mais fácil para obter uma password é pedir à pessoa (engenharia social), o mais fácil é XXX(*) um token, copiar um cartão matriz, XXX(*) o telemóvel, ou meter vírus num Android para fazer root e aceder a tudo incluindo apps de autenticação.

Não, não é!
É muito mais fácil pedir uma 2ª via de um SIM, ou pedir portabilidade para outra rede, ou pedir reencaminhamento para outro número, etc... do que roubar um token ou sequestrar uma pessoa e obrigá-la a dar acesso à app.

Ninguém vende como uma "protecção robusta".
É um mecanismo para resolver o problema do phishing.
E funciona muitíssimo bem.

Juras a pés juntos que nunca nenhum bancário vendeu a SMS como algo impenetrável?
Juras a pés juntos que nunca ninguém foi convencido de que estava 100% protegido pelas SMS e foi vítima de um ataque básico de SIM swap?

SMS é melhor do que nada. Mas só isso.

Já deu acesso a mais do que um SIM. E é bem rápido, enviado por estafetas e não pelo correio normal.
Se acreditas mesmo que é improvável pedir uma 2ª via de um SIM, ou pedir portabilidade para outra rede, ou pedir reencaminhamento para outro número, etc... sem estar na posse dos documentos autênticos só te posso aconselhar que revejas essa política.
E isto sem falar na possibilidade de teres uma pessoa a trabalhar na operadora, porque nesse cenário então nem se fala.
Não, não é!
É muito mais fácil pedir uma 2ª via de um SIM, ou pedir portabilidade para outra rede, ou pedir reencaminhamento para outro número, etc... do que roubar um token ou sequestrar uma pessoa e obrigá-la a dar acesso à app.
(...)

Sim, e os comunistas comem criancinhas.

(...)
Juras a pés juntos que nunca nenhum bancário vendeu a SMS como algo impenetrável?
(...)

Bancário, ou banqueiro?
É que um bancário não tem qualificações para falar seja do que for.
Às vezes nem dos produtos bancários que vende, quanto mais de segurança.

(...)
Juras a pés juntos que nunca ninguém foi convencido de que estava 100% protegido pelas SMS e foi vítima de um ataque básico de SIM swap?
(...)

Até tu estás convencido que é fácil fazer ataques por SIM swap, vê lá.
Darwin: Se acreditam a 100%, merecem ser cornos.

(...)
SMS é melhor do que nada. Mas só isso.

Não é só isso: É isso.
É mais seguro que outros meios de protecção.
E é tão seguro quanto as alternativas.

100% seguro não existe, porque todas as soluções dependem da pessoa, que é sempre o elo mais fraco.

Eu a aplicação de musica que mais gostei de usar curiosamente foi o Deezer, apenas porque apanhava melhor os meus gostos musicais e fazia mais acertadamente as sugestões de musica.

Entretanto a minha preferência com o Apple Music em vez do Spotify foi apenas porque no meu carro ele vai buscar por BT as musicas que tenho no AM descarregadas no Iphone e no spotify não, pelo que teria que mexer no telemóvel enquanto ando de carro para poder controlar as musicas que oiço, ou então ter que ligar sempre por fios para usar o Carplay no carro.
E a assinatura anual da Apple Music, 69,99€ também me saía mais barata do que a do Spotify.

Sim, e os comunistas comem criancinhas.
Até tu estás convencido que é fácil fazer ataques por SIM swap, vê lá.

Ok, tenho de reconhecer a derrota [:D]

Passei a última hora a inventar o conceito de SIM swap, escrevi milhares de artigos sobre isso e inundei a internet com eles.

Inventei cenários hipotéticos em que afirmei receber cartões em nome de outras pessoas.

Conjecturei até um cenário altamente improvável em que um funcionário de uma operadora, certamente um trabalhador excelsamente remunerado, poderia participar em tais esquemas a troco de uma pequena recompensa.

E tudo numa tentativa vã de convencer o grande Nuno156 de que isto do SIM swap é uma coisa real, fácil e portanto muito provável.

Shame on me...

(Não esquecer a portabilidade e o reencaminhamento que decidiste ignorar e que provavelmente ainda são mais simples.)

Bancário, ou banqueiro?

Bancário. Não me dou com banqueiros, faço parte da minoria pelintra do fórum. [:D]

É que um bancário não tem qualificações para falar seja do que for.
Às vezes nem dos produtos bancários que vende, quanto mais de segurança.

E?
Desde quando é que a ignorância impede os vendedores de vender seja o que for?

E é tão seguro quanto as alternativas.

Tenho a certeza de que não acreditas nisto.

É muito mais seguro o Face ID do que as SMS. [:D]
(Golpe baixo, mas foste tu que começaste [:p])

Ok, é o teu gosto pessoal, gostas mais do touch ID, tudo bem, é justo. Mas uma coisa que não estás a ter em consideração no touch id no ecrã (além de ser menos rápido e todas as condicionantes disso, como por exemplo mãos molhadas, luvas, não teres a opção que dá bastante jeito em termos de privacidade de ele só mostrar o conteúdo quando o desbloqueais etc), é que não tas a ter em consideração um facto: o touch id no ecrã requer-te ainda maior atenção porque não tens o feedback táctil do sitio do desbloqueio.

Exatamente o erro que apontas à tecla ESC na touch bar. Eu quando usava o touch id no ecrã tinha sempre de olhar para o telemóvel, não tens aquilo instantâneo de estar a desbloquear quando ainda o estás a tirar do bolso, ou de meteres o dedo quando estás na secretaria e ainda nem olhaste e já está desbloqueado. Isso não existe com touch id no ecrã, e se algum dia o tiveres vais-te lembrar destas palavras.

É uma observação interessante. Não tinha pensado nisso porque nunca utilizei um leitor de impressões digitais no ecrã.

Mesmo assim preferia isso à porcaria do Face ID.

A solução poderia passar por colocar o sensor na lateral, uma vez que já parece certo que o iPhone 12 vai perder o efeito boleado.

(...)
E tudo numa tentativa vã de convencer o grande Nuno156 de que isto do SIM swap é uma coisa real, fácil e portanto muito provável.
(...)

Ultimamente tenho andado numa de simplificar o nível dos posts que leio no fórum.
Acabaste de ser contemplado.

Se não consegues compreender o enquadramento dos mecanismos de segurança, e acreditas em tudo o que te enfiam pelo ecrã sem compreender as bases, o problema não é meu.

Ultimamente tenho andado numa de simplificar o nível dos posts que leio no fórum.
Acabaste de ser contemplado.

Se não consegues compreender o enquadramento dos mecanismos de segurança, e acreditas em tudo o que te enfiam pelo ecrã sem compreender as bases, o problema não é meu.

giphy.gif

Voltar
Superior