Tópico da Apple

A tal encomenda de um SE2020 há uma semana que referi aqui (feito lgo mal deu no site oficial) chegou hoje por volta das 13/14h segundo me constou.

Portanto antes da previsão de dia 27 que deve ter sido dado por precaução. Aliás bem se falava de dia 24 para as primeiras entregas.

Para quem vem de um SE1 é um bom upgrade.

Hoje recebi o iPhone 11.

Os pretos do X passaram a um cinzento profundamente escuro. Mas nada de extraordinário. Não sei se a diferença de ecrã (e mais uma câmara) vale 300 e tal euros.

Acho que me vai custar mais adaptar à diferença de formato do que ao ecrã.

São €350 de diferença de PVP, €450 se compararmos com a versão Max.

Os pretos de um OLED são outra loiça e de noite qdo está tudo escuro reparo bem nisso, além de que o ecrã do Pro atinge níveis de brilho superiores e tem uma resolução superior.

O form factor pode custar a habituar sim, qdo uso com uma mão nota-se bem que já é a atirar para o tijolo. Uso capa no 11, sem capa é "mais maneirinho" (conceito meramente relativo como é óbvio), mas acho que a larga maioria das pessoas usa capa nestes telfs.

Apesar de ter um XS e a minha mulher o 8, a verdade é que estamos ambos embasbacados pelo novo SE (128GB), eu pelo Red e ela pelo White.
Serei o único a considerar trocar um XS por um SE? [:D]

Honestamente a questão do tamanho do ecrã é pouco relevante para mim. E embora concorde que o faceID e as gestures do XS sejam fáceis e agradáveis, a verdade é que a conveniência de um form factor mais pequeno me agrada mais. E eu sempre que usei touchID funcionou bem no meu ex IP8. Curiosamente uma das coisas que mais gostava no meu ex 8 era também a câmara, no XS as cores e a suavização foram um bocado let down para mim (o sharpness no 8 é muito bom). Tenho de ver se apanho uns samples da camara do novo SE.

Isso seria um downgrade considerável a muitos níveis. Só mesmo para die hard fans do Touch ID diria eu.

Já não conseguia deixar os gestures e o Face ID.

O iphone xs tem mais 0,5 cm de altura que o SE, MEIO CM! Que diferença brutal...[:)]

Pode parecer parvo mas nota-se, por várias razões. Primeiro é tudo a somar, é mais isso de altura, mas mais um pouco de largura e mais uns mm de grossura (pior se for o 11 Pro que é ainda mais grosso que o XS, e sim, nota-se).

Depois a isto temos de somar o fator capa e ainda o fator ecrã inteiro. Num destes iPhones modernos para ires lá acima tens de esticar mais o polegar porque o canto superior está mesmo no topo, ao contrário do 6/7/8/SE2020.

Além disso num iPhone moderno tens mais necessidade de ir lá acima pois precisas de o fazer para usar o Control Center enquanto num 6/7/8/SE2020 fazes swipe up de baixo.

Pode parecer parvo mas nota-se, por várias razões. Primeiro é tudo a somar, é mais isso de altura, mas mais um pouco de largura e mais uns mm de grossura (pior se for o 11 Pro que é ainda mais grosso que o XS, e sim, nota-se).

Depois a isto temos de somar o fator capa e ainda o fator ecrã inteiro. Num destes iPhones modernos para ires lá acima tens de esticar mais o polegar porque o canto superior está mesmo no topo, ao contrário do 6/7/8/SE2020.

Além disso num iPhone moderno tens mais necessidade de ir lá acima pois precisas de o fazer para usar o Control Center enquanto num 6/7/8/SE2020 fazes swipe up de baixo.

o peso será a maior diferença porque o X é um pisa-papéis...

tamanho, nem tanto.

parece-me mais o factor novidade a toldar qualquer racionalidade na comparação [:D]

https://newsroom.porsche.com/en/202...-infotainment-systems-classic-cars-20622.html

A Porsche lançou auto rádios modernos para os modelos antigos, com 1 e 2 din, com Android Auto e Apple Carplay, muito bom!

b-CL20Z20OD0001_1_rgb.jpg

b-CL20Z05ID0001_1_rgb.jpg

Mais marcas deviam fazer o mesmo, era um excelente upgrade para quem tem carros com alguns anos. Eu sem dúvida que investia num sistema mais moderno lançado pela marca e integrado no tablier.

O meu amigo também recebeu o dele ontem, diz que até voa face ao antigo SE que tinha...[:D]

Ao que parece, a Apple castrou o SE, possivelmente para não rebentar com a bateria e para não "pisar demasiado os calos" aos modelos mais recentes.

Sinceramente, é uma grande sacanice. :sh)

https://newsroom.porsche.com/en/202...-infotainment-systems-classic-cars-20622.html

A Porsche lançou auto rádios modernos para os modelos antigos, com 1 e 2 din, com Android Auto e Apple Carplay, muito bom!

b-CL20Z20OD0001_1_rgb.jpg

b-CL20Z05ID0001_1_rgb.jpg

Mais marcas deviam fazer o mesmo, era um excelente upgrade para quem tem carros com alguns anos. Eu sem dúvida que investia num sistema mais moderno lançado pela marca e integrado no tablier.

Não é toda a gente que está disposta a investir mais de 1500 dólares num upgrade desses.

Faz sentido numa marca como a Porsche onde uma grande percentagem dos seus carros continua a circular durante mais de duas/três décadas.

Isso do CarPlay é um tema interessante.

No meu Classe A de 2014 é uma estupidez não conseguir ter Apple CarPlay.

Na net há tutoriais de conversão do Audio 20CD e a Mercedes oficiosamente não fala sobre nada disso...

o peso será a maior diferença porque o X é um pisa-papéis...

tamanho, nem tanto.

parece-me mais o factor novidade a toldar qualquer racionalidade na comparação [:D]

Sim esqueci-me do peso também.

O i11 é tb bastante pesado (aliás é ainda um pouco mais pesado) e o 11 Pro Max então...

Claramente, até eu "maluquinho dos internals" preferia de caras um XS a um SE2. É que nem há lugar para dúvidas.

Ao que parece, a Apple castrou o SE, possivelmente para não rebentar com a bateria e para não "pisar demasiado os calos" aos modelos mais recentes.

Sinceramente, é uma grande sacanice. :sh)

Fui investigar e rever umas coisas e não sei se está assim tão castrado. Está talvez ligeiramente castrado e o A13 é tão bom que o "99%" dos users do SE2 não iriam notar diferenças.

O facto de ter 3 GB de RAM em vez de 4 GB tb é uma forma de dar uma margem para os modelos mais caros.

Já na bateria precisam de toda a ajuda possível pois por mais eficiente que seja o A13 e por melhor otimizado que esteja o iOS continua a ser fisicamente uma bateria muito pequena, pouco mais de 1800 mAh.

Para mim é a maior desilusão. O SE1 tinha uma bateria ligeiramente maior que o 5S e sinceramente depois do major leap em termos de autonomia real dos iPhones de 2019 esperava que o SE2 desse o salto para pelo menos 2000 mAh, idealmente 2200 mAh.

No entanto ter o último chip e uma câmara que provavelmente usa hardware do Xr mas que com o processamento do A13 consegue resultados finais entre o Xr e o 11 (sendo que no geral está até mais próximo dos resultados do 11 que o Xr) são grandes pontos positivos. Exceto com pouco luz, aí falta o night mode claro, mais uma vez para deixar algum espaço para o iPhone 11.

Não é toda a gente que está disposta a investir mais de 1500 dólares num upgrade desses.

Faz sentido numa marca como a Porsche onde uma grande percentagem dos seus carros continua a circular durante mais de duas/três décadas.

Exato.

Além disso a Porsche não tem tanta necessidade em "forçar" a troca de carro como marcas mais mundanas como uma Mercedes ou BMW. Para estes players lançar estes rádios seria quase como dizer, não precisam de comprar o último modelo.

Mas uma Porsche não funciona assim, quem tem modelos antigos não os vai trocar por novos para ter CP/AA. Aliás muitos têm também Porsches modernos e assim podem dar mais uso aos antigos.

Acho uma excelente ideia, e super clean em termos de design. Dá-me TOC ver carros antigos com rádios não OEM [:D]

Exato.

Além disso a Porsche não tem tanta necessidade em "forçar" a troca de carro como marcas mais mundanas como uma Mercedes ou BMW. Para estes players lançar estes rádios seria quase como dizer, não precisam de comprar o último modelo.

Mas uma Porsche não funciona assim, quem tem modelos antigos não os vai trocar por novos para ter CP/AA. Aliás muitos têm também Porsches modernos e assim podem dar mais uso aos antigos.

Acho uma excelente ideia, e super clean em termos de design. Dá-me TOC ver carros antigos com rádios não OEM [:D]

E não só.

Veículos da Porsche -e não estou a falar dos familiares Macan e Cayenne que constituem o grosso das vendas mas do 911/Boxster/Cayman- vão ter tendência ainda mais a tornar-se praticamente todos clássicos, mesmas as versões não xpto, nos próximos anos à medida em que os ICE dão lugar aos eléctricos.

É olhar para o que está a acontecer: 6 cilindros (mesmo que de potência "baixa") + caixa manual = valorização, no matter what.

Portanto, manter actualizações deste género é, a meu ver, ainda mais brilhante pois haverá muito mercado para isto.

Fui investigar e rever umas coisas e não sei se está assim tão castrado. Está talvez ligeiramente castrado e o A13 é tão bom que o "99%" dos users do SE2 não iriam notar diferenças.

O facto de ter 3 GB de RAM em vez de 4 GB tb é uma forma de dar uma margem para os modelos mais caros.

Já na bateria precisam de toda a ajuda possível pois por mais eficiente que seja o A13 e por melhor otimizado que esteja o iOS continua a ser fisicamente uma bateria muito pequena, pouco mais de 1800 mAh.

Para mim é a maior desilusão. O SE1 tinha uma bateria ligeiramente maior que o 5S e sinceramente depois do major leap em termos de autonomia real dos iPhones de 2019 esperava que o SE2 desse o salto para pelo menos 2000 mAh, idealmente 2200 mAh.

No entanto ter o último chip e uma câmara que provavelmente usa hardware do Xr mas que com o processamento do A13 consegue resultados finais entre o Xr e o 11 (sendo que no geral está até mais próximo dos resultados do 11 que o Xr) são grandes pontos positivos. Exceto com pouco luz, aí falta o night mode claro, mais uma vez para deixar algum espaço para o iPhone 11.

Supostamente está ao nível dos modelos de 2018. Parece-me "pouco" para o A13.

Ao castrarem a performance resolveram vários problemas de uma só vez. Venderam a ideia do A13 num telemóvel compacto, mantiveram o SE longe dos padrões dos modelos mais recentes, e anteciparam as hipotéticas chatices com o desgaste prematuro das baterias. :sh)

Há imensos carros com menos de meia dúzia de anos que não tem AA e Apple Carplay, tendo em conta que por aí ainda vão andar facilmente mais 10 anos era interessante darem a possibilidade de upgrade de alguma forma.

Há imensos carros com menos de meia dúzia de anos que não tem AA e Apple Carplay, tendo em conta que por aí ainda vão andar facilmente mais 10 anos era interessante darem a possibilidade de upgrade de alguma forma.

A Mazda faz isso (não sei se em todos os modelos), mas no caso do meu carro posso fazer update às portas USB e ao SO e posso ter ambos. (AA já era possível com hacks ao SO do infotainment)

Supostamente está ao nível dos modelos de 2018. Parece-me "pouco" para o A13.

Ao castrarem a performance resolveram vários problemas de uma só vez. Venderam a ideia do A13 num telemóvel compacto, mantiveram o SE longe dos padrões dos modelos mais recentes, e anteciparam as hipotéticas chatices com o desgaste prematuro das baterias. :sh)

Os benchs mostram que pode estar ligeiramente castrado, mas não está. Faz apenas menos 5% em benchs que o 11/11 Pro e diz-se que isso se deve fundamentalmente ao facto de ter menos 1 GB de RAM.

Portanto está bem mais perto do desempenho do 11/11 Pro que do XR/XS.

Sim, gerir o portento que é o A13 é uma boa estratégia para conseguir que o SE tenha uma autonomia minimamente decente porque a bateria é fisicamente do mesmo tamanho que o i8.

Do que já percebi a autonomia real é bastante boa para 1800 mAh, no entanto em valor absoluto as horas que dura obviamente não impressionam ninguém. Mas diria que para o grosso do cliente SE2020 é o suficiente para aguntar um dia sem grandes problemas, pelo menos a curto prazo...

Entretanto há (mais) novidades do SE.

O módulo da câmara é igual ou praticamente igual ao do iPhone 8 e não igual ao do XR como se suspeitava, no entanto as fotos são melhores graças ao A13 e do que já vi por aí as fotos no geral até me parecem melhores que as do XR.

O ecrã não tem uns componentes que o do i8 tinha por causa do 3D Touch, no entanto o ecrã do SE é compatível com o do i8 e vice versa.

O "chipzinho" (Taptic Engine) que permitia ao i8 ter 3D Touch continua a ocupar o mesmo tamanho, provavelmente até é tudo igual para poupar (economias de escala).

No i11 Pro o Taptic Engine é mais pequeno que no XS, que somado ao aumento da grossura do telf e ligeira diminuição da espessura do ecrã por já não ter 3D Touch permitiu um incremento considerável no tamanho físico da bateria. No 11 Pro Max então é um aumento de 25%.

No SE podiam também ter metido uma bateria de maior capacidade no mesmo chassis pq já não há 3D Touch (e podiam ter aumentado ligeiramente a grossura), mas isso implicava mais custos e neste SE2020 é mesmo tudo a poupar.

Na prática é um i8 sem 3D Touch e com upgrade do A11 para o A13 (e 3 GB de RAM em vez de 2 GB).

E tudo o resto é igual ou virtualmente igual e a ligeira melhoria em autonomia e as melhores fotos devem-se ao A13.

Ok deram ali um toque de make up na traseira e baixaram $50/€50 e pronto, "tá feito".

Fonte: https://pt.ifixit.com/Teardown/iPhone+SE+2020+Teardown/133066

Back