Tópico da Apple

Já eu acho que disse umas quantas verdades que aos utilizadores (ou fans) da Apple vai custar a engolir.
Do ecran (tamanho e resolução) ao carregador e bateria rídiculos, por 400€ deixa muito a desejar.

Um telemóvel android, mesmo se vier com o melhor processador (pelos visto o da Apple até está capado) mas com as restantes specs sub-average é basicamente trucidado e vende perto de zero. Veja-se o Pixel com vendas muito reduzidas.

Não tendo eu produtos da Apple, acho que os fans/utilizadores/compradores da Apple estão a ser pouco exigentes com o que a empresa tem lançado cá para fora.
Não vale tudo à conta do "ecossistema".

E se interpreto bem o que vais escrevendo aqui, tu podes ser um bom exemplo.
Estás a considerar comprar o SE2020 para substituir o teu telemóvel, porque a Apple "não te oferece" o que pretendes na linha premium (fingerprint, etc).

Eu não acredito que uma pessoa cujo mantra é "produtividade" possa ficar satisfeito com um SE2020 com um ecran daquele tamanho, daquela resolução, que demora 3 horas a carregar e com bateria para 12 horas ou pouco mais (mesmo que tenhas carregadores espalhados por casa, trabalho ou carro), etc etc

Não ficas plenamente satisfeito nem com o high-end, nem com o low-end. Ficas com um compromisso, uma escolha sub-óptima.

Essa conversa é aquela do costume, a dos fãs isto e aquilo... quando aqui até se dá na cabeça da Apple forte e feio.

Mas que espécie de produtividade é que estás a falar? Consumir multimédia?

É que fazer parte de um ecossistema assenta na maioria das vezes já num conceito de produtividade. Ter tudo à mão, organizado, sem ter de instalar apps para tudo e mais alguma, não ter conteúdos espalhados em vários aparelhos que não comunicam eficazmente entre si, poder utilizar os vários aparelhos como um só, ter correção de bugs e segurança, etc.

Ou a produtividade assenta em olhar para um ecrã de 6"5??

Quantas centenas de vezes já eu enviei fotografias e vídeos entre os meus aparelhos (mesmo hoje foram 2, com 1 gb cada um) sem precisar de estar ligado à net, recebi e fiz chamadas, enviei mensagens com o telemóvel no bolso, faço downloads no meu mac e quando saio abro o iPhone e já está lá, etc, etc. Pelo vistos, isso não é produtividade.

Alegar que os android não vendem quando não têm as melhores specs é algo que não tem interesse nenhum dentro do ponto de vista comercial em relação ao iPhone SE. O iPhone SE é essencialmente para utilizadores Apple que querem o iOS a um preço mais económico, não é para competir com androids com ecrãs de 6"5. Obviamente que tem limitações em relação ao 11 Pro, por isso é que custa 500€ a menos...

Por isso não faz sentido estar a misturar as coisas nem a queixar-se que os "android não vendem".

Aliás, isto do ser exigente tem muito que se lhe diga... por 500€ o SE papa em rapidez praticamente qualquer android do mercado, inclusive o supra sumo S20 Plus que custa 1200€, e que daqui a 2 anos deixará de ter atualizações.

Lá está, é isto que os fãs android parecem não conseguir mesmo entender, nem todos os clientes querem a mesma coisa. Quem quer o melhor paga mais, e não é só na Apple, muitos android de topo já andam na casa dos 1000€ e passados 2 anos são abandonados pelas marcas...

O iPhone SE é um telemóvel limitado segundo os padrões atuais nalgumas áreas, noutras é um excelente telemóvel. Cada um depois só tem de escolher se será ou não apropriado para si.

Haja é mercado para todos os gostos. [;)]

Parte 1 do vídeo.

Penso que se devia ter posto os 2 ao mesmo tempo.

Pois, isto é óbvio, mas a malta custa-lhe muito digerir que nem todos querem o mesmo. Muitas das pessoas querem algo simples, testado, com uma boa câmera, e querem continuar dentro do iOS. Quem quer Android, não vai ponderar o iPhone SE. E quem compra o iPhone SE também não pondera mudar para Android. [;)]

Pois, isto é óbvio, mas a malta custa-lhe muito digerir que nem todos querem o mesmo. Muitas das pessoas querem algo simples, testado, com uma boa câmera, e querem continuar dentro do iOS. Quem quer Android, não vai ponderar o iPhone SE. E quem compra o iPhone SE também não pondera mudar para Android. [;)]

Não percebi... Isso do Android é o quê? Uma app?

Essa conversa é aquela do costume, a dos fãs isto e aquilo... quando aqui até se dá na cabeça da Apple forte e feio.

Mas que espécie de produtividade é que estás a falar? Consumir multimédia?

É que fazer parte de um ecossistema assenta na maioria das vezes já num conceito de produtividade. Ter tudo à mão, organizado, sem ter de instalar apps para tudo e mais alguma, não ter conteúdos espalhados em vários aparelhos que não comunicam eficazmente entre si, poder utilizar os vários aparelhos como um só, ter correção de bugs e segurança, etc.

Ou a produtividade assenta em olhar para um ecrã de 6"5??

Quantas centenas de vezes já eu enviei fotografias e vídeos entre os meus aparelhos (mesmo hoje foram 2, com 1 gb cada um) sem precisar de estar ligado à net, recebi e fiz chamadas, enviei mensagens com o telemóvel no bolso, faço downloads no meu mac e quando saio abro o iPhone e já está lá, etc, etc. Pelo vistos, isso não é produtividade.

Alegar que os android não vendem quando não têm as melhores specs é algo que não tem interesse nenhum dentro do ponto de vista comercial em relação ao iPhone SE. O iPhone SE é essencialmente para utilizadores Apple que querem o iOS a um preço mais económico, não é para competir com androids com ecrãs de 6"5. Obviamente que tem limitações em relação ao 11 Pro, por isso é que custa 500€ a menos...

Por isso não faz sentido estar a misturar as coisas nem a queixar-se que os "android não vendem".

Aliás, isto do ser exigente tem muito que se lhe diga... por 500€ o SE papa em rapidez praticamente qualquer android do mercado, inclusive o supra sumo S20 Plus que custa 1200€, e que daqui a 2 anos deixará de ter atualizações.

Lá está, é isto que os fãs android parecem não conseguir mesmo entender, nem todos os clientes querem a mesma coisa. Quem quer o melhor paga mais, e não é só na Apple, muitos android de topo já andam na casa dos 1000€ e passados 2 anos são abandonados pelas marcas...

O iPhone SE é um telemóvel limitado segundo os padrões atuais nalgumas áreas, noutras é um excelente telemóvel. Cada um depois só tem de escolher se será ou não apropriado para si.

Haja é mercado para todos os gostos. [;)]

Tudo certo. Mas a mensagem do video e a minha quando falo da pouca exigência, é que por 400€ a Apple podia fazer mais e melhor.

Isto é que eu não percebi. Eu tenho um Android e comprei-o vindo de um icoiso, e agora só não compro este este SE porque o Android ainda só tem 2 anos e está perfeitamente capaz, se fosse trocar o aparelho este SE quase de certeza que seria a opção.

Não se pode generalizar.

Tinha o Iphone SE. Comprei o OnePlus 7T. Se em Novembro este novo SE estivesse disponível, não tinha pensado duas vezes.

Uma coisa diferente seria passar do que actualmente tenho para o SE.

Tive 4 anos de atualizações mensais de segurança no Samsung Galaxy S7

A sério?? Deixa-me cá ver mais uma treta à Bolide...

O Samsung S7 foi lançado em março de 2016. Em março de 2019 (3 ANOS DEPOIS) recebeu o último update mensal de segurança, passando depois a trimestral, que acabou em julho de 2019, passando posteriormente a regular.

O único S7 que continuou a receber updates de segurança mensais durante mais algum tempo foi a versão Active, apenas pela razão porque foi lançado alguns meses depois. Mas seguiu a mesma lógica, passando depois a trimestral e depois a regular.

https://www.sammobile.com/2019/04/01/galaxy-s7-quarterly-security-updates

https://tecnoblog.net/296016/samsung-galaxy-s7-tera-menos-atualizacoes-seguranca-android/

Last edited:
Isto é que eu não percebi. Eu tenho um Android e comprei-o vindo de um icoiso, e agora só não compro este este SE porque o Android ainda só tem 2 anos e está perfeitamente capaz, se fosse trocar o aparelho este SE quase de certeza que seria a opção.

Não se pode generalizar.

Tinha o Iphone SE. Comprei o OnePlus 7T. Se em Novembro este novo SE estivesse disponível, não tinha pensado duas vezes.

Uma coisa diferente seria passar do que actualmente tenho para o SE.

Claro que eu estou a generalizar, nada é preto no branco. Obviamente que há sempre pessoas que ponderam um e outro, muitas vezes até como 2º telefone.

Mas genericamente, e tanto para um fã android ou apple, passar de um para outro estilo de aparelhos será sempre algo complexo por uma questão de hábito, principalmente pelo tamanho do ecrã. Este último vídeo acaba por ser um bom apanhado em relação às pessoas que normalmente compram o SE e o que esperam deste tipo de aparelhos. [;)]

Claro que eu estou a generalizar, nada é preto no branco. Obviamente que há sempre pessoas que ponderam um e outro, muitas vezes até como 2º telefone.

Mas genericamente, e tanto para um fã android ou apple, passar de um para outro estilo de aparelhos será sempre algo complexo por uma questão de hábito, principalmente pelo tamanho do ecrã. Este último vídeo acaba por ser um bom apanhado em relação às pessoas que normalmente compram o SE e o que esperam deste tipo de aparelhos. [;)]

O fã de android ou de apple é uma pequena minoria. A generalidade das pessoas apenas quer as funcionalidades de um smartphone ao melhor preço possível.

O fã de android ou de apple é uma pequena minoria. A generalidade das pessoas apenas quer as funcionalidades de um smartphone ao melhor preço possível.

Para além dos fã (náticos) para os quais só serve algo da marca X, e dos "desocupados" para os quais qualquer "porcaria" serve, existem também aqueles que usam as coisas como ferramentas de trabalho e têm produtos de trabalho, e ferramentas de trabalho, investidos nos ecossistemas.

Isto é: eu num Android não tenho acesso às minhas ferramentas e conteúdos de trabalho do dia-a-dia.
Um Android serve-me para fazer chamadas e ver o mail. Para o resto é inútil.

Para além dos fã (náticos) para os quais só serve algo da marca X, e dos "desocupados" para os quais qualquer "porcaria" serve, existem também aqueles que usam as coisas como ferramentas de trabalho e têm produtos de trabalho, e ferramentas de trabalho, investidos nos ecossistemas.

Isto é: eu num Android não tenho acesso às minhas ferramentas e conteúdos de trabalho do dia-a-dia.
Um Android serve-me para fazer chamadas e ver o mail. Para o resto é inútil.

Não sei se percebi muito bem.

Tu trabalhas no telemóvel?

Eu se precisar tenho acesso às mesmas coisas (profissionais) no telemóvel, no Ipad ou no computador (windows). Como é evidente no telmóvel só para uma consulta esporádica ou coisa no género.

Last edited:
Não sei se percebi muito bem.
Tu trabalhas no telemóvel?

Trabalho onde for necessário.
Tenho acesso aos meus produtos de trabalho (documentos) em todos os meus dispositivos a qualquer hora, em qualquer lugar.

Agora é um bocado irrelevante, porque estou (estamos) "em prisão domiciliária".
Mas antes da epidemia era frequente ligarem-me, eu pegar no telemóvel, e aceder aos meus documentos, e consultar, editar, enviar, exportar, etc. consoante as necessidades.

Se houver iCloud, Pages, Numbers, Keychain, etc. para Android, retirarei o que disse.

Clero que deve haver tudo equivalente... Mas como não trabalho pelo telemóvel não faço ideia se são equivalentes ou não.

Clero que deve haver tudo equivalente... Mas como não trabalho pelo telemóvel não faço ideia se são equivalentes ou não.

Equivalente não serve.
Ou é exactamente a mesma coisa, ou não serve.

Não é uma questão de equivalência, é uma questão de acesso.
Tenho centenas de documentos, não vou convertê-los a todos.
Tenho centenas de passwords, não vou passá-las para outros arquivos de passwords uma-a-uma.

Até porque há coisas que não são exportáveis sem necessitar de conversão manual.
Tenho dezenas de documentos em OmniGraffle, e não consigo converter aquilo automaticamente para nada. Todos obrigam a ir lá "fazer de novo".
MindNodes idem.
Pages idem.
Keynotes idem.

Trabalho onde for necessário.
Tenho acesso aos meus produtos de trabalho (documentos) em todos os meus dispositivos a qualquer hora, em qualquer lugar.

Agora é um bocado irrelevante, porque estou (estamos) "em prisão domiciliária".
Mas antes da epidemia era frequente ligarem-me, eu pegar no telemóvel, e aceder aos meus documentos, e consultar, editar, enviar, exportar, etc. consoante as necessidades.

Se houver iCloud, Pages, Numbers, Keychain, etc. para Android, retirarei o que disse.

A documentação (textos, pdf's, folhas de cálculo) tenho toda no Onedrive e acesso de todos os equipamentos, onde tenho também o email, contactos, calendário, tarefas, etc...

Não sinto limitação...

A documentação pesada profissional está num software próprio de origem Canadiana em cloud dos gaijos. Aqui tem que ser Windows se bem que os tipos dizem que vão ter uma versão a funcionar em browser o que significa que poderei trabalhar a partir de qualquer sistema operativo. Penso eu...

Equivalente não serve.
Ou é exactamente a mesma coisa, ou não serve.

Não é uma questão de equivalência, é uma questão de acesso.
Tenho centenas de documentos, não vou convertê-los a todos.
Tenho centenas de passwords, não vou passá-las para outros arquivos de passwords uma-a-uma.

Até porque há coisas que não são exportáveis sem necessitar de conversão manual.
Tenho dezenas de documentos em OmniGraffle, e não consigo converter aquilo automaticamente para nada. Todos obrigam a ir lá "fazer de novo".
MindNodes idem.
Pages idem.
Keynotes idem.

Como não sei exatamente se há ou não não vou insistir.
Mas se há sistema operativo que tem tudo e mais alguma coisa é Android...
O meu irmão trabalha a partir de casa, sem patrão e uso apenas e só Apple e no caso do telemóvel é apenas por preferência e não por necessidade.
Eu uso Android e não dispenso o meu MacBook... Mas consigo ter acesso a tudo o que preciso.
Não sou heavy user.

Parte 1 do vídeo.

Penso que se devia ter posto os 2 ao mesmo tempo.

Ele fez uma sondagem a perguntar quantas pessoas tinham recebido a notificação com o "Don't Buy" ou com o "Should Buy". Parece que foram postados ao mesmo tempo, talvez tivesse a testar alguma coisa.

A documentação (textos, pdf's, folhas de cálculo) tenho toda no Onedrive e acesso de todos os equipamentos, onde tenho também o email, contactos, calendário, tarefas, etc...

Não sinto limitação...

A documentação pesada profissional está num software próprio de origem Canadiana em cloud dos gaijos. Aqui tem que ser Windows se bem que os tipos dizem que vão ter uma versão a funcionar em browser o que significa que poderei trabalhar a partir de qualquer sistema operativo. Penso eu...

Eu não estou a dizer que não podes ter o mesmo de outra forma diferente da minha.

Estou a dizer que ***PARA MIM*** o Android não é opção. Não funciona.
Não tenho para Android as ferramentas necessárias para o ecossistema que eu uso.
Nem a nível de acesso aos documentos, nem a nível de aplicações para os trabalhar.

A integração que eu tenho entre Mac e iPhone é tão boa que, eu abro X documentos no Mac, mais tarde saio, vou ao iPhone e tenho lá os documentos mais recentes pela ordem que os trabalhei no Mac. Nem preciso de os procurar. Mas mesmo que tivesse, a pesquisa é instantânea à medida que se escreve cada letra do que se procura.

Isto sem falar do continuity.
https://support.apple.com/en-us/HT204681

Posso até estar no Mac a escrever um e-mail, e quero anexar um scan de um papel onde fiz um rascunho.
Faço click direito no mail, e escolho SCAN DOCUMENTS.
Automaticamente liga-se a câmara do meu telemóvel.
Tiro foto, faço SAVE, e o documento é anexado ao e-mail.

Não tenho de instalar nada, nem configurar nada.

Como não sei exatamente se há ou não não vou insistir.
Mas se há sistema operativo que tem tudo e mais alguma coisa é Android...
O meu irmão trabalha a partir de casa, sem patrão e uso apenas e só Apple e no caso do telemóvel é apenas por preferência e não por necessidade.
Eu uso Android e não dispenso o meu MacBook... Mas consigo ter acesso a tudo o que preciso.
Não sou heavy user.

Procura por OmniGraffle, por exemplo.
Ou vê lá se o Pages, Numbers, e Keynote da Apple existem para Android.

Isso do existir "tudo e mais alguma coisa para Android" tem muito que se lhe diga.
Normalmente é ao contrário...
Lixo para Android existe muito, isso é verdade.

Exemplo:
https://products.wolframalpha.com/mobile/
54 apps para iPhone
17 apps para Android

Back