Tópico da Apple
Mais novidades da line up i12.
Já suspeitava que podia vir a começar nos 128 GB, mas só no Pro. Afinal o 12 pode vir a ter tb 128 GB de base!
É quase certo que uma das mais relevantes formas de distinguir o 12 do 12 Pro - além da câmara extra e do sensor LiDAR - vai ser o ecrã 120 Hz Pro Motion.
O 12 base vai ter OLEDs comprados "a preço" a uma empresa chinoca (BOE). A Apple pode jogar com o ser uma boa oportunidd para eles mm a não ganharem mto guito pq vai ser uma grande encomenda, e assim conseguem meter OLED no modelos base por "dois tostões".
Se tivesse de adivinhar diria que vão ser ecrãs +/- parecidos ao XS/XS Max, ou seja, menos cores e menos brilho que o 11 Pro e sem HDR. E a resolução (e ppis) talvez venha a ser tb inferior aos XS/XS Max, mas veremos.
Já o 12 Pro pode ter perfeitamente ecrãs "iguais" ao 11 Pro acrescentando "apenas" o Pro Motion.
A RAM já se sabia há algum tempo que iria haver diferenças, 4 GB no 12 e 6 GB no 12 Pro.
Qualidade do ecrâ é sofrivel comparando com Amoled’s de flagships da Samsung p.ex mas na minha opinião nem os 11 pro lá chegam, mas quem venha de iphones mais antigos com LCD não fica mal servido, autonomia é má se comparar-mos com outros dispositivos mais recentes, mas comparando com muitos iPhones mais antigos até nem é má (Bem melhor que no 8 p.ex).
Para fotos e video com boa Luz até nem é nada mau.
Recomendo para quase toda a gente que não seja power user e venha ainda de iphones 8 para baixo.
Mas se são muito exigentes quanto a autonomia e fotos e se este irá ser o vosso dispositivo principal para fotografia e consumo multimédia esperem pelo 12.
Eu por exemplo tenho um IPad para multimédia e uma mirrorless para fotos por isso o SE serve bem, se eu não tivesse um iPad ou uma boa máquina fotográfica não compraria o SE concerteza. Eu classifico este SE como um dispositivo suficiente mas que não se destaca em nada.
Já tirei fotos com um SE2020 e um i11 ao mm tempo lado a lado e até recebi feedback sobre as fotos do SE2 serem mais apelativas. Fotos exteriores de dia com sol.
A Apple pode estar a usar hardware (sensor do i8) com uns anitos, mas o A13 + software fazem pequenos milagres.
Claro que não tem night mode, nem portrait mode com auxílio de hardware (só funciona em humanos via software), nem UW nem telephoto, mas para fotos em situações "normais" cumpre mesmo muito bem.
O ecrã é o que é, vem do i8 e a resolução/tamanho vem do iPhone 6...
A autonomia em situações de uso soft é aceitável, mas se te metes a usar FaceTime com brilho alto durante muito tempo (como é o caso da pessoa que conheço que o comprou) claro que desaparece rapidamente.
Ainda assim aguenta de manhãzinha até noite, pelo que cumpre os mínimos olímpicos ali no limite.
Na minha opinião este SE2 faz sentido para quem vem do 5S, do SE1 e do 6, vá. Para quem vem do 8 não faz sentido e para quem do 6S/7 vai depender do quanto se valoriza a câmara e um pouco mais de performance. E tb um pouco melhor autonomia, até pq quem tem um 6S/7 a esta altura do campeonato já tem a bateria com alguma degradação.
Para mim o fazer um upgrade para algo fisicamente mt parecido iria ser difícil de justificar, nomedamente qdo por exemplo um "velho" 6S ainda consegue ter um performance bastante aceitável. Nos tempos dos 4S e afins era mais fácil justificar upgrades pq ficavam tãoooo lentos que era de cortar os pulsos.
Obrigado pelo feedback.
Acho que assim sendo fica fora de questão para mim.
Autonomia é das coisas que mais me faz diferença bem como por 500€ teria que ser uma câmara muito boa...que parece nãos ser o caso.
Autonomia é bem inferior a toda a line up i11 e XR, mas não deve andar muito longe da autonomia do X/XS ainda que um pouco pior que estes últimos.
Sobre a câmara, ler acima.