Tópico da Apple

e o vidro do AW3...:sh)

O meu chegou hoje (sai de casa as 14.10h, demorei 15 minutos a chegar ao trabalho, quando saiu do carro já tenho uma mensagem da mulher com imagem da caixa do relógio... só me apeteceu voltar para trás [:D]), e estava a pensar comprar uma capa também para o relógio e da Spigen até me pareceu bem.

Isto se me der bem com o 38mm, já li tanto que tenho um nó na cabeça [:D]

A quem já tem o iphone SE 2020, o que acharam em termos gerais?

Qualidade das fotos?

Qualidade do ecrâ é sofrivel comparando com Amoled’s de flagships da Samsung p.ex mas na minha opinião nem os 11 pro lá chegam, mas quem venha de iphones mais antigos com LCD não fica mal servido, autonomia é má se comparar-mos com outros dispositivos mais recentes, mas comparando com muitos iPhones mais antigos até nem é má (Bem melhor que no 8 p.ex).
Para fotos e video com boa Luz até nem é nada mau.

Recomendo para quase toda a gente que não seja power user e venha ainda de iphones 8 para baixo.
Mas se são muito exigentes quanto a autonomia e fotos e se este irá ser o vosso dispositivo principal para fotografia e consumo multimédia esperem pelo 12.
Eu por exemplo tenho um IPad para multimédia e uma mirrorless para fotos por isso o SE serve bem, se eu não tivesse um iPad ou uma boa máquina fotográfica não compraria o SE concerteza. Eu classifico este SE como um dispositivo suficiente mas que não se destaca em nada.

Last edited:
Qualidade do ecrâ é sofrivel comparando com Amoled’s de flagships da Samsung p.ex mas na minha opinião nem os 11 pro lá chegam, mas quem venha de iphones mais antigos com LCD não fica mal servido, autonomia é má se comparar-mos com outros dispositivos mais recentes, mas comparando com muitos iPhones mais antigos até nem é má (Bem melhor que no 8 p.ex).

Recomendo para quase toda a gente que não seja power user e venha ainda de iphones 8 para baixo.
Mas se são muito exigentes quanto a autonomia e fotos e se este irá ser o vosso dispositivo principal para fotografia e consumo multimédia esperem pelo 12.
Eu por exemplo tenho um IPad para multimédia e uma mirrorless para fotos por isso o SE serve bem, se eu não tivesse um iPad ou uma boa máquina fotográfica não compraria o SE concerteza. Eu classifico este SE como um dispositivo suficiente mas que não se destaca em nada.

Obrigado pelo feedback.

Acho que assim sendo fica fora de questão para mim.

Autonomia é das coisas que mais me faz diferença bem como por 500€ teria que ser uma câmara muito boa...que parece nãos ser o caso.

Tópico da Apple

Mais novidades da line up i12.

Já suspeitava que podia vir a começar nos 128 GB, mas só no Pro. Afinal o 12 pode vir a ter tb 128 GB de base!

É quase certo que uma das mais relevantes formas de distinguir o 12 do 12 Pro - além da câmara extra e do sensor LiDAR - vai ser o ecrã 120 Hz Pro Motion.

O 12 base vai ter OLEDs comprados "a preço" a uma empresa chinoca (BOE). A Apple pode jogar com o ser uma boa oportunidd para eles mm a não ganharem mto guito pq vai ser uma grande encomenda, e assim conseguem meter OLED no modelos base por "dois tostões".

Se tivesse de adivinhar diria que vão ser ecrãs +/- parecidos ao XS/XS Max, ou seja, menos cores e menos brilho que o 11 Pro e sem HDR. E a resolução (e ppis) talvez venha a ser tb inferior aos XS/XS Max, mas veremos.

Já o 12 Pro pode ter perfeitamente ecrãs "iguais" ao 11 Pro acrescentando "apenas" o Pro Motion.

A RAM já se sabia há algum tempo que iria haver diferenças, 4 GB no 12 e 6 GB no 12 Pro.

7e37e3b9086bfe37204a20343bbf0784.jpg

Já tirei fotos com um SE2020 e um i11 ao mm tempo lado a lado e até recebi feedback sobre as fotos do SE2 serem mais apelativas. Fotos exteriores de dia com sol.

A Apple pode estar a usar hardware (sensor do i8) com uns anitos, mas o A13 + software fazem pequenos milagres.

Claro que não tem night mode, nem portrait mode com auxílio de hardware (só funciona em humanos via software), nem UW nem telephoto, mas para fotos em situações "normais" cumpre mesmo muito bem.

O ecrã é o que é, vem do i8 e a resolução/tamanho vem do iPhone 6...

A autonomia em situações de uso soft é aceitável, mas se te metes a usar FaceTime com brilho alto durante muito tempo (como é o caso da pessoa que conheço que o comprou) claro que desaparece rapidamente.

Ainda assim aguenta de manhãzinha até noite, pelo que cumpre os mínimos olímpicos ali no limite.

Na minha opinião este SE2 faz sentido para quem vem do 5S, do SE1 e do 6, vá. Para quem vem do 8 não faz sentido e para quem do 6S/7 vai depender do quanto se valoriza a câmara e um pouco mais de performance. E tb um pouco melhor autonomia, até pq quem tem um 6S/7 a esta altura do campeonato já tem a bateria com alguma degradação.

Para mim o fazer um upgrade para algo fisicamente mt parecido iria ser difícil de justificar, nomedamente qdo por exemplo um "velho" 6S ainda consegue ter um performance bastante aceitável. Nos tempos dos 4S e afins era mais fácil justificar upgrades pq ficavam tãoooo lentos que era de cortar os pulsos.

Obrigado pelo feedback.

Acho que assim sendo fica fora de questão para mim.

Autonomia é das coisas que mais me faz diferença bem como por 500€ teria que ser uma câmara muito boa...que parece nãos ser o caso.

Autonomia é bem inferior a toda a line up i11 e XR, mas não deve andar muito longe da autonomia do X/XS ainda que um pouco pior que estes últimos.

Sobre a câmara, ler acima.

Last edited:
Eu tenho um 7 que a bateria já mal aguenta um dia de trabalho.

Estou a adiar a compra a espera do 12, só espero é que venha mais "arrumadinho". A minha mulher tem um 11 e não gosto nada do form factor do telefone. Acho-o demasiado grande, espesso (para não dizer grosso) e pesado.

Idealmente, para mim, era vir no tamanho do 7 com ecrã edge to edge [:cool:]

Se for mais como o 11, acho que compro o SE 2020.

A quem já tem o iphone SE 2020, o que acharam em termos gerais?

Qualidade das fotos?
Com luz são boas. Com menos luz a qualidade cai pique.

This is all great, but the disappointment comes with low-light photography.
The iPhone SE simply doesn’t do as well there as it does in other situations.
There’s no night mode, and in dim light, there’s just too much noise.
It’s almost like the whole camera stack panics and overcorrects, especially on portraits.

https://www.theverge.com/2020/4/22/...-se-2-2020-review-features-specs-camera-price

Last edited:
Tópico da Apple

Bem, feedback do AW3. O tamanho acho o ideal para mim sou sincero. Leve, consigo ver bem o ecrã, acho que não fica estranho no pulso.

3-D2-C2014-31-EA-431-A-9-E23-8-CCE26-A4-C32-B.jpg

Experimentei ontem um AW5 44mm de um colega ontem, já fica demasiado grande e pesado. Para o meu gosto claro.

Quanto ao relógio em si, muito fixe, estou a gostar bastante. A bateria também me parece aguentar pelo menos um dia normal meu.

Já tirei fotos com um SE2020 e um i11 ao mm tempo lado a lado e até recebi feedback sobre as fotos do SE2 serem mais apelativas. Fotos exteriores de dia com sol.

A Apple pode estar a usar hardware (sensor do i8) com uns anitos, mas o A13 + software fazem pequenos milagres.

Claro que não tem night mode, nem portrait mode com auxílio de hardware (só funciona em humanos via software), nem UW nem telephoto, mas para fotos em situações "normais" cumpre mesmo muito bem.

O ecrã é o que é, vem do i8 e a resolução/tamanho vem do iPhone 6...

A autonomia em situações de uso soft é aceitável, mas se te metes a usar FaceTime com brilho alto durante muito tempo (como é o caso da pessoa que conheço que o comprou) claro que desaparece rapidamente.

Ainda assim aguenta de manhãzinha até noite, pelo que cumpre os mínimos olímpicos ali no limite.

Na minha opinião este SE2 faz sentido para quem vem do 5S, do SE1 e do 6, vá. Para quem vem do 8 não faz sentido e para quem do 6S/7 vai depender do quanto se valoriza a câmara e um pouco mais de performance. E tb um pouco melhor autonomia, até pq quem tem um 6S/7 a esta altura do campeonato já tem a bateria com alguma degradação.

Para mim o fazer um upgrade para algo fisicamente mt parecido iria ser difícil de justificar, nomedamente qdo por exemplo um "velho" 6S ainda consegue ter um performance bastante aceitável. Nos tempos dos 4S e afins era mais fácil justificar upgrades pq ficavam tãoooo lentos que era de cortar os pulsos.

Autonomia é bem inferior a toda a line up i11 e XR, mas não deve andar muito longe da autonomia do X/XS ainda que um pouco pior que estes últimos.

Sobre a câmara, ler acima.

O tema iPhone SE continua a despertar-me algum interesse e, por mero acaso, li o teu post praticamente ao mesmo tempo que me apareceu este video nas sugestões do Youtube:

Basicamente, compara a velocidade do iPhone SE com o Samsung Galaxy S10e que comprei depois do iPhone 6S.

Sendo ambos do mesmo tamanho e peso, e custando o mesmo, são também muito idênticos em termos de velocidade. Pelo video, o Samsung é mais rápido a ler a impressão digital, é mais rápido a abrir algumas app e mais suaves nos scrolls de ecrã. Perdes noutras apps e nos jogos, sendo que nos jogos acontece em todas as comparações entre iOS e Android. Perde no antutu em single core, claro.

No entanto, o SE, que seria o supra-sumo da velocidade, não traz qualquer vantagem em velocidade a olho nu. É preciso um cronómetro para notar diferenças para este S10e.

O que é evidente é a diferença na qualidade do ecrã, por exemplo. E falaram aqui nas fotos e isso é algo que tenho aproveitado para testar com o iPhone 8 que tenho aqui. Se de dia as diferenças são aceitáveis, nas fotos noturnas falamos de mundos diferentes. Isto claro para nem falar na objetiva ultrawide, no modo retrato e no modo noturno, coisas ausentes do iPhone 8 e SE.

Posto isto, continuo a não alcançar o sentido do iPhone SE para quem vem de um iPhone 6/6S/7/8. Poderá fazer sentido para quem queira entrar no mundo iOS sem gastar muito dinheiro, mas só isso. Noutros casos, não vejo qualquer sentido neste iPhone SE.

Quanto ao tema câmara, tenho feito alguns testes ao 11.

De dia cumpre bem, de noite também cumpre mas não deslumbra.

O meu ex-P20 era de uma geração anterior e fazia melhor figura, all things considered​. Em câmara não me parece que tenha feito grande upgrade, excepto em vídeo, onde o 11 se porta claramente melhor.

O tema iPhone SE continua a despertar-me algum interesse e, por mero acaso, li o teu post praticamente ao mesmo tempo que me apareceu este video nas sugestões do Youtube:

Basicamente, compara a velocidade do iPhone SE com o Samsung Galaxy S10e que comprei depois do iPhone 6S.

Sendo ambos do mesmo tamanho e peso, e custando o mesmo, são também muito idênticos em termos de velocidade. Pelo video, o Samsung é mais rápido a ler a impressão digital, é mais rápido a abrir algumas app e mais suaves nos scrolls de ecrã. Perdes noutras apps e nos jogos, sendo que nos jogos acontece em todas as comparações entre iOS e Android. Perde no antutu em single core, claro.

No entanto, o SE, que seria o supra-sumo da velocidade, não traz qualquer vantagem em velocidade a olho nu. É preciso um cronómetro para notar diferenças para este S10e.

O que é evidente é a diferença na qualidade do ecrã, por exemplo. E falaram aqui nas fotos e isso é algo que tenho aproveitado para testar com o iPhone 8 que tenho aqui. Se de dia as diferenças são aceitáveis, nas fotos noturnas falamos de mundos diferentes. Isto claro para nem falar na objetiva ultrawide, no modo retrato e no modo noturno, coisas ausentes do iPhone 8 e SE.

Posto isto, continuo a não alcançar o sentido do iPhone SE para quem vem de um iPhone 6/6S/7/8. Poderá fazer sentido para quem queira entrar no mundo iOS sem gastar muito dinheiro, mas só isso. Noutros casos, não vejo qualquer sentido neste iPhone SE.

O SE, para mim, tem mercado nestes pontos.
- É como dizes, a maneira barata de entrar no mundo iOS sem recorrer a usados
- Permite a quem vem de gerações anteriores e está satisfeito com o form factor, não sente necessidade de ecrã maior, mas quer atualizar-se um pouco e manter-se no iOS
- E é um excelente backup, também por ser extremamente pequeno

Não estou a ter em conta os contras, como por exemplo o pior de todos, a fraquíssima autonomia quando se puxa por ele em vídeos ou jogos - há relatos por toda a internet.

Mais novidades da line up i12.

Já suspeitava que podia vir a começar nos 128 GB, mas só no Pro. Afinal o 12 pode vir a ter tb 128 GB de base!

É quase certo que uma das mais relevantes formas de distinguir o 12 do 12 Pro - além da câmara extra e do sensor LiDAR - vai ser o ecrã 120 Hz Pro Motion.

O 12 base vai ter OLEDs comprados "a preço" a uma empresa chinoca (BOE). A Apple pode jogar com o ser uma boa oportunidd para eles mm a não ganharem mto guito pq vai ser uma grande encomenda, e assim conseguem meter OLED no modelos base por "dois tostões".

Se tivesse de adivinhar diria que vão ser ecrãs +/- parecidos ao XS/XS Max, ou seja, menos cores e menos brilho que o 11 Pro e sem HDR. E a resolução (e ppis) talvez venha a ser tb inferior aos XS/XS Max, mas veremos.

Já o 12 Pro pode ter perfeitamente ecrãs "iguais" ao 11 Pro acrescentando "apenas" o Pro Motion.

A RAM já se sabia há algum tempo que iria haver diferenças, 4 GB no 12 e 6 GB no 12 Pro.

7e37e3b9086bfe37204a20343bbf0784.jpg

A Dual Camera do 12 será Normal e Tele, ou Normal e Wide?

Eu quero reformar o meu 8. E terei de ver se vale a pena um 12 ou um 12 Pro.

O SE, para mim, tem mercado nestes pontos.
- É como dizes, a maneira barata de entrar no mundo iOS sem recorrer a usados
- Permite a quem vem de gerações anteriores e está satisfeito com o form factor, não sente necessidade de ecrã maior, mas quer atualizar-se um pouco e manter-se no iOS
- E é um excelente backup, também por ser extremamente pequeno

Não estou a ter em conta os contras, como por exemplo o pior de todos, a fraquíssima autonomia quando se puxa por ele em vídeos ou jogos - há relatos por toda a internet.

A parte de ser a forma mais barata de ter iOS é indiscutível.

Quanto às pessoas que vêm de gerações anteriores, como era o meu caso, já não concordo. O design do SE é de 2014. Ou seja, 6 anos. Qualquer pessoa estará cansada daquele design e desejará ter algo um pouco mais moderno e inovador. Além disso, olhando para a concorrência, o SE parece muito antiquado em termos visuais.

Quanto ao backup, não me parece que o português médio se possa dar ao luxo de gastar 500 euros num telefone de backup.

A Dual Camera do 12 será Normal e Tele, ou Normal e Wide?

Eu quero reformar o meu 8. E terei de ver se vale a pena um 12 ou um 12 Pro.

Tendo em conta os rumores, a diferença entre o 12 e o 12 Pro vai estar muito mais justificada do que estava anteriormente entre o XR-XS e 11-11 Pro. Apesar de passares a ter OLED em ambos, o 12 terá uma versão mais fraca e, mais importante, será a diferença entre 60hz e 120 hz.

Sinceramente não noto diferenças nos novos smartphones seja a 60, 90 ou 120 hz. Tal como nunca notei diferenças no meu entre ter a resolução em FHD ou QHD...

Pelos vistos fizeram um blind test e os resultados foram um empate [:D] Na verdade quase ninguém nota diferença a partir dos 400 ppi...

QHD vs FHD: The results

Surprisingly, there was exactly a 50-50 split between the people that guessed the sharper phone correctly and those who guessed incorrectly (just look at the beautifully symmetrical pie chart!). I say guess because there was some hesitation and uncertainty from some of the participants. Others were certain that the Full HD phone was the sharper of the two, which further complicates things.

https://www.androidauthority.com/qhd-vs-fhd-1079649/

Sinceramente não noto diferenças nos novos smartphones seja a 60, 90 ou 120 hz. Tal como nunca notei diferenças no meu entre ter a resolução em FHD ou QHD...

Pelos vistos fizeram um blind test e os resultados foram um empate [:D] Na verdade quase ninguém nota diferença a partir dos 400 ppi...

Surprisingly, there was exactly a 50-50 split between the people that guessed the sharper phone correctly and those who guessed incorrectly (just look at the beautifully symmetrical pie chart!). I say guess because there was some hesitation and uncertainty from some of the participants. Others were certain that the Full HD phone was the sharper of the two, which further complicates things.

Quando saiu o XR, fizeram um teste com o iPhone X e muita gente preferiu o LCD do XR que o OLED do X. [:D]

Retomando o tema SE no que toca a câmera aquilo não é tão mau assim, atenção, eu é que sou muito exigente e honestamente se o SE fosse a minha única ferramenta para foto nunca o compraria...como não compraria a esmagadora maioria dos smartphones actuais.. mas a câmera deste SE com boa luz é bem melhor que muito bom smartphone android que anda para aí seja para foto ou video....mas também há bem melhor noutros dispositivos android, sendo a maioria mais caros, pelo menos falando de aparelhos lançados em 2020.

No mundo Apple se compararem fotos de qualquer Iphone <= 8 com este, o SE ganha aos pontos, principalmente no que toca a HDR e no detalhe , façam um pequeno Crop de uma foto qualquer tirada de um SE e comparem com um 8, o 8 vai perder logo detalhe muito rapidamente (E só vai piorar se compararem com algo abaixo do 8).

Se compararem uma chapa com boa luz entre um SE e um 11/11 Pro vão andar um pouco aos papéis para verem a diferença (Mas o 11/11 PRO vão ter sempre muito mais versatilidade na utilização e na qualidade (Principalmente porque ambos possuem melhores Selfie Cam's e depois têm Wide Angle, Night Mode e o 11 Pro tem ainda Telephoto 2x Optical).

O Portrait mode do SE é aceitável para smartphone, aqui o software faz o trabalho todo, mas na realidade no 11 e no 11 pro também é o software o maior responsável pelo trabalho, no caso do 11 e do 11 Pro podem usar o portrait em objectos sem usar 3rd party software (Halide) como no SE.

Se procuram uma boa câmera que dê para desenrascar para fazer uns posts no Insta e tal, porreiro, este serve, agora se precisam de usar a câmera do telefone como principal dispositivo de foto para coisas mais a sério e são obcecados por qualidade e detalhe, já sabem que vão ter que gastar algo a rondar 1k (Falando de smartphones de 2020) ou então comprem uma câmera mirrorless de entry level decente com umas boas lentes prime e entrem no maravilhoso mundo da fotografia amadora).

Voltando ao SE, a bateria é Full Day se for usado essencialmente para chamadas, mails e um pouco de web browsing e streaming de música.
Passem uns bons minutos a tirar umas fotos e a brincar com os filtros para o Insta, liguem o GPS para os Wazes da vida enquanto ouvem Spotify no carro, deambulem no youtube, joguem um joguinho e já foram à vida em meia dúzia de horas.

Estás a comparar coisas diferentes. Em resolução não é facil notar diferenças.

Já na taxa de refrescamento as diferenças são notórias, sendo o principal salto dos 60 para os 90 Hz.

Back