Tópico da Apple

Caros,

Tenho um Macbook Air Mid 2013 cuja bateria entregou de vez a alma ao criador. Até ver, tenho um orçamento de cerca de 150€ para trocar a dita, contudo, já me foi dito que dada a idade do computador, não justificava o investimento.
Honestamente, e para o uso que dou, não justifica o investimento num novo computador, até porque este ainda está plenamente funcional (o Big Sur parece que o deixou um tudo nada letárgico, mas pode ser também impressão minha ou até desta questão da bateria...) e dado o uso que lhe dou, não preciso de nada melhor.
A questão é que não sei se esses 150€ são um valor justo para a coisa ou não. Este orçamento foi-me dado por uma daquelas lojas iservice ou algo do género.
Alguém tem ou já teve alguma experiência do género que me possa dizer se vale a pena ou se mais vale ter sempre o gajo ligado à corrente?

Caros,

Tenho um Macbook Air Mid 2013 cuja bateria entregou de vez a alma ao criador. Até ver, tenho um orçamento de cerca de 150€ para trocar a dita, contudo, já me foi dito que dada a idade do computador, não justificava o investimento.
Honestamente, e para o uso que dou, não justifica o investimento num novo computador, até porque este ainda está plenamente funcional (o Big Sur parece que o deixou um tudo nada letárgico, mas pode ser também impressão minha ou até desta questão da bateria...) e dado o uso que lhe dou, não preciso de nada melhor.
A questão é que não sei se esses 150€ são um valor justo para a coisa ou não. Este orçamento foi-me dado por uma daquelas lojas iservice ou algo do género.
Alguém tem ou já teve alguma experiência do género que me possa dizer se vale a pena ou se mais vale ter sempre o gajo ligado à corrente?

Se ele funciona ligado à corrente e isso não faz diferença no teu uso, eu não investiria mais...

Caso o uso de bateria seja fundamental, podes pensar que já consegues comprar o Air pré-M1 por menos de 900€ e as versões novas por volta dos 1200 ou 1300€. É muito mais dinheiro, certo, mas comparando com 150€ só pela bateria num equipamento com 8 anos...

Dito isto, faço também o contraditório e digo que há coisa de 3 anos investi cerca de 200€ num upgrade para SSD (e +2 Gb de RAM) num MacBook de 2009, que também tinha portanto 8 anos na altura. Investimento para aguentar como computador de recurso (já nem sei qual a versão do OS), porque havia outro computador mais recente em casa (a bateria ainda aguenta alguma coisa, não muito, mas aguenta).

A parte mais chata, é que a menos que ela esteja descarregada, 100% do uso é mesmo com recurso à bateria; aliás, foi mesmo a autonomia que me levou a optar por este modelo.
O que me deixa chateado é que estes 150€ podem não resolver a questão na totalidade, pois não sei que tipo de bateria ou de serviço vão fazer no computador.
Alguém tem feedback das lojas iService? Fui agora confirmar e é mesmo esse o nome.

https://www.carthrottle.com/post/hu...e-a-distracting-problem-we-need-to-solve-now/

Espero que implementem uma lei europeia a proibir por completo os ecrãs nos carros, para além da consola do condutor e eventualmente os que substituem os espelhos retrovisores.
Já tenho esta opinião há muito.

Para além de os carros ficarem com interiores mais belos e magros (após esta possível lei), diminuiriam as distrações a bordo.
É que andar a multar o uso do telemóvel durante a condução e depois permitir ecrãs gigantes com CarPlay e as mais variadas funções, deve ser o apogeu da estupidez humana.

Last edited:
Já estou a escrever a partir do MacBook Air, não estava à espera de tanta rapidez no envio.

Fiz a encomenda a 30 Dez, se não me engano, com previsão de entrega de 4 a 9 semanas, e recebi sms da Fnac ontem para o levantar.

Face àquilo que é a minha experiência com computadores portáteis, destaque desde logo para o silêncio e qualidade de ecrã.
Tendo em conta que é a minha primeira experiência em MacOs ainda estou em fase de adaptação mas não está propriamente a correr mal.

O maior problema para já tem a ver com uma coisa "estúpida". Em contexto profissional tenho de abrir ficheiros .msg (oriundos do Outlook) "diariamente" e pelo que percebi não terei tarefa fácil. Tenho de ver como descalçar esta bota.

Preciso de comprar uns Airpods Pro individuais de substituição. Alguma sugestão numa loja que seja mais provável ter isto em stock?

Será que a Fnac tem?

Já estou a escrever a partir do MacBook Air, não estava à espera de tanta rapidez no envio.

Fiz a encomenda a 30 Dez, se não me engano, com previsão de entrega de 4 a 9 semanas, e recebi sms da Fnac ontem para o levantar.

Face àquilo que é a minha experiência com computadores portáteis, destaque desde logo para o silêncio e qualidade de ecrã.
Tendo em conta que é a minha primeira experiência em MacOs ainda estou em fase de adaptação mas não está propriamente a correr mal.

O maior problema para já tem a ver com uma coisa "estúpida". Em contexto profissional tenho de abrir ficheiros .msg (oriundos do Outlook) "diariamente" e pelo que percebi não terei tarefa fácil. Tenho de ver como descalçar esta bota.

Se tiveres o Office 365, acho que tens o Outlook disponível na AppStore para instalar.

Não instales nada de fora da AppStore que exista na AppStore.
E se precisares mesmo de instalar algo de fora da AppStore, vê primeiro se é seguro fazê-lo.

Há aplicações que são piores que um cancro, como as da ADOBE.

Pois. Deve ser mesmo este o problema não?

Em relação à natação, se ninguém se manifesta terei que admitir que é mesmo bug do relógio.

Eu acho que sim, fui ver se já havia alguma alteração por causa do Internet Explorer e não.

Sobre a natação nunca tive problemas com o meu séries 2.

Eu acho que sim, fui ver se já havia alguma alteração por causa do Internet Explorer e não.

Sobre a natação nunca tive problemas com o meu séries 2.

Não consigo perceber o padrão. Há estilos em que conta melhor, outros que não conta de todo.

Nado numa piscina de 19 metros. Terá alguma influência? Em bruços poderia ser por dar poucas braçadas, mas sempre pensei que a contagem de número de “voltas” seria por inversão do sentido...

Tópico da Apple

Não consigo perceber o padrão. Há estilos em que conta melhor, outros que não conta de todo.

Nado numa piscina de 19 metros. Terá alguma influência? Em bruços poderia ser por dar poucas braçadas, mas sempre pensei que a contagem de número de “voltas” seria por inversão do sentido...

E inseres o comprimento da piscina no Apple Watch? Se sim, a piscina tem mesmo 19 metros?

Preciso de comprar uns Airpods Pro individuais de substituição. Alguma sugestão numa loja que seja mais provável ter isto em stock?

Será que a Fnac tem?

Só em centros de assistência oficial, também podes ligar para o apoio da Apple. Mas perdeste um ou avariou?

Last edited:
E será que funcionam?
Não têm de estar "emparelhados" um com o outro?
Não será apenas a Apple a conseguir fazer isso?

Funcionam. Cada Airpod é um dispositivo totalmente independente. Até tem um número de série próprio. Para "acoplar" 2 AirPods vindos de origens diferentes basta enfiar os dois na caixa e fazer o processo de emparelhamento de AirPods novos.

Se tiveres o Office 365, acho que tens o Outlook disponível na AppStore para instalar.

Não instales nada de fora da AppStore que exista na AppStore.
E se precisares mesmo de instalar algo de fora da AppStore, vê primeiro se é seguro fazê-lo.

Há aplicações que são piores que um cancro, como as da ADOBE.

Seria esse o pressuposto mas não funciona, o ficheiro .msg é anexado a um novo email no Outlook mas não é "lido".

Não sei se me fiz entender mas a situação é a seguinte:
- emails enviados e recebido são guardados em formato .msg (em computadores Windows) e carregados numa plataforma de gestão de documentos.
- quando descarrego esse mesmo ficheiro o que preciso é consegue aceder ao email, remetente, destinatário e respetivos anexo.

Já experimentei alguns dos clientes de email disponíveis na AppStore mas nenhum faz essa leitura do ficheiro.

Seria esse o pressuposto mas não funciona, o ficheiro .msg é anexado a um novo email no Outlook mas não é "lido".

Não sei se me fiz entender mas a situação é a seguinte:
- emails enviados e recebido são guardados em formato .msg (em computadores Windows) e carregados numa plataforma de gestão de documentos.
- quando descarrego esse mesmo ficheiro o que preciso é consegue aceder ao email, remetente, destinatário e respetivos anexo.

Já experimentei alguns dos clientes de email disponíveis na AppStore mas nenhum faz essa leitura do ficheiro.

E este?:
https://apps.apple.com/pt/app/msg-viewer-for-outlook/id973213640

Alguém usa a app TV Vodafone em macOS? Dá muito jeito mas consume bateria que se farta e nos processos está sempre com o cpu no Max.

A ideia de que obter um SIM gémeo ou uma segunda via de um cartão SIM é fácil não está correcta. Desde 2012, salvo erro, que a Anacom exige das operadoras o cumprimento de procedimentos de segurança específicos para isso. Além de o pedido ter que ser feito dentro do acesso online de Cliente, ou presencialmente numa loja do operador mediante apresentação de documento de identificação, é preciso saber o PUK ou o PIN original. E tem que ser sempre o próprio a tratar disto. Para fazer em nome de outrem tem que se fazer acompanhar de uma procuração reconhecida por um advogado ou solicitador. Além disto tudo, o cartão novo é entregue desactivado, seja na diretamente na loja, seja para a morada do Cliente. Para ser activado é activar dentro do acesso online de Cliente ou ligando o número de helpdesk do operador e respondendo a perguntas de controlo. Ultrapassar estas regras só eventualmente com a conivência de alguém de dentro da operadora. Ou seja, as operadoras utilizam uma combinação de várias medidas de segurança. Estes procedimentos foram todos previamente comunicados à entidade reguladora que é a Anacom e validados por ela. Por exemplo se um operador decide que pode mandar um cartão SIM novos mediante apenas um pedido por e-mail, então esse mail tem que ser proveniente da conta de e-mail do cliente que está registada na sua base de dados, o cartão tem que ser enviado obrigatoriamente para a morada de faturação e tem que ir desactivado podendo apenas ser activado mediante várias perguntas de controlo.
É claro que não há fechaduras impossíveis de abrir mas não é de maneira nenhuma fácil.

Li agora isto e lembrei-me desta discussão:

4f4e19cb6b0b93addc424eb120200ef0.jpg

Deixo à consideração de cada um.

Back