Tópico da Apple

Longe de mim teres que te justificar pelas tuas escolhas, cada um compra o que acha melhor.

O meu problema nem é teres comprado o Mac com 8 Gb, é a Apple ter a lata de vender um laptop deste preço e segmento com 8 Gb...

Ah e tal, ARM e eficiência e mais não sei quê. Como disse já tive um Macbook com 8 Gb de RAM há 8 anos, e já na altura achava curto.
Claro que se for só para ligar e ver o facebook e o whatsapp, dá perfeitamente. Nada contra.

Lata é teres um MacBook Air de 999$ com 8GB de RAM e 256GB de disco - desligado da ficha - a espezinhar o teu amado Ryzen com 16GB de RAM e centenas de dólares mais caro. No mundo real e a trabalhar com apps de edição de vídeo e fotografia bem pesadas.

https://www.youtube.com/watch?v=7yTWGjYFiC0

E se quiseres ver os arrasadores preços da concorrência é só ires aqui:

https://www.microsoft.com/pt-pt/sto...wModes=&?icid=mscom_marcom_H1a_SurfaceLaptop4

Devias sair dessa bolha de ódio anti Apple em que vives. Como consumidor só tens a ganhar com o facto da Apple ter lançado o M1 para o mercado. Chama-se a isso concorrência e por arrasto (positivo), evolução.

E lamento dizer-te, mas teres tido um MacBook com 8GB há 8 anos é algo que vale assim como um zero redondo. Eu hoje também vendi um MacBook Pro com mais de 8 anos e com 8GB de RAM.

E?…

Dezenas de reviews, comparativos, benchmarks, etc. Todos no geral unânimes. Os 8GB de RAM do M1 são na prática - dentro de uma comparação arredondada - como os 16GB de RAM num Intel. Mas o Avant, Apple hater de renome, como teve um Mac com 8GB há 8 anos, diz que não é possível. Como se a Apple não fizesse o mesmo há anos com os iPhones com metade da RAM dos Androids.

Homem, sai da bolha. A Apple fez um excelente trabalho com o M1, toda a gente sabe e reconhece isso. Não vale a pena andares a destilar ódio e a dizer que só dá para abrir o Facebook quando os resultados estão (literalmente) à vista de todos.

Pessoalmente, espero que a concorrência a seguir faça ainda melhor, para que eu, como consumidor, possa ter mais alternativas. Sejam elas de que marca forem. E que sejam cada vez melhores.

E estamos a falar da primeira geração M. É assustador o que vêm a seguir. Pena que quem tem PC nunca terá nada equivalente (especialmente quem usa Windows, que vai ter que andar com suporte legacy ad eternum). Mas a arquitectura tem destas coisas [:D]

Last edited:
Lata é teres um MacBook Air de 999$ com 8GB de RAM e 256GB de disco - desligado da ficha - a espezinhar o teu amado Ryzen com 16GB de RAM e centenas de dólares mais caro. No mundo real e a trabalhar com apps de edição de vídeo e fotografia bem pesadas.

https://www.youtube.com/watch?v=7yTWGjYFiC0

E se quiseres ver os arrasadores preços da concorrência é só ires aqui:

https://www.microsoft.com/pt-pt/sto...wModes=&?icid=mscom_marcom_H1a_SurfaceLaptop4

Devias sair dessa bolha de ódio anti Apple em que vives. Como consumidor só tens a ganhar com o facto da Apple ter lançado o M1 para o mercado. Chama-se a isso concorrência e por arrasto (positivo), evolução.

E lamento dizer-te, mas teres tido um MacBook com 8GB há 8 anos é algo que vale assim como um zero redondo. Eu hoje também vendi um MacBook Pro com mais de 8 anos e com 8GB de RAM.

E?…

Dezenas de reviews, comparativos, benchmarks, etc. Todos no geral unânimes. Os 8GB de RAM do M1 são na prática - dentro de uma comparação arredondada - como os 16GB de RAM num Intel. Mas o Avant, Apple hater de renome, como teve um Mac com 8GB há 8 anos, diz que não é possível. Como se a Apple não fizesse o mesmo há anos com os iPhones com metade da RAM dos Androids.

Homem, sai da bolha. A Apple fez um excelente trabalho com o M1, toda a gente sabe e reconhece isso. Não vale a pena andares a destilar ódio e a dizer que só dá para abrir o Facebook quando os resultados estão (literalmente) à vista de todos.

Pessoalmente, espero que a concorrência a seguir faça ainda melhor, para que eu, como consumidor, possa ter mais alternativas. Sejam elas de que marca forem. E que sejam cada vez melhores.

Entre o Air M1 com 16Gb e o meu Ryzen 2600 com 16Gb RAM com um NVME Samsung não noto grandes diferenças em Lighroom CC.

O M1 é estupidamente rápido.

A concorrência em laptops da mesma gama tem preços semelhantes, performance pior e bateria pior. Parece-me uma escolha fácil.

Last edited:
Entre o Air M1 com 16Gb e o meu Ryzen 2600 com 16Gb RAM com um NVME Samsung não noto grandes diferenças em Lighroom CC.

O M1 é estupidamente rápido.

A concorrência em laptops da mesma gama tem preços semelhantes, performance pior e bateria pior. Parece-me uma escolha fácil.

Comparar desempenhos usando aplicações da Adobe como benchmark, é como comparar trabalhos de arquitectura usando como base prédios construídos pelo Sócrates.

Esperava mais da apresentação hoje. Além de ter ficado desiludido pela falta do modo multi utilizador.

o share api e melhoramento de colaboração remota àquele nível, em apps maioritariamente para uso pessoal, é giro mas era o ano passado. Chegou tarde. Teria sido brutal aquilo em 2020. Agora é tipo meh..

icloud+ gostava de saber mais detalhes, se é para todas as plataformas e como funciona em detalhe o relay.

(…) Chegou tarde. Teria sido brutal aquilo em 2020. Agora é tipo meh.. (…)

Não negue à partida uma variante que desconhece.
(C) Alcina Lameiras

Acho que a variante Delta da Índia terá o que é necessário para fazer isto voltar a 2020.

Comparar desempenhos usando aplicações da Adobe como benchmark, é como comparar trabalhos de arquitectura usando como base prédios construídos pelo Sócrates.

É a aplicação que mais uso nos dois. Sendo que em benchmarks sintéticos o M1 devera ser mais potente.
No dia a dia ( o que me interessa ) não noto diferenças.

É a aplicação que mais uso nos dois. Sendo que em benchmarks sintéticos o M1 devera ser mais potente.
No dia a dia ( o que me interessa ) não noto diferenças.

É só porque as aplicações da Adobe conseguem ser ainda mais mal programadas que as coisas da Microsoft do tempo do Ballmer.

Tive de apagar à mão tudo o que tinha da Adobe nos Macs.
Aquilo até sem estar a ser usado consumia CPU como se não houvesse amanhã.

Hoje resolvi usar o Maps para o meu percurso de manhã.

Pontos positivos:
- Design muito interessante, ainda para mais quando comparado com a porcaria do Waze.
- Vistas 3D muito explicativas.
- Recalcula nova rota muito depressa.

Pontos Negativos:
- Muito otimista no transito.
- Logo no começo do caminho errou uma estrada. Mais a frente , uma rotunda com 3 anos ainda não aparece no mapa...
- A morada que escolhi é complicada, e falhou completamente a localização na rua. Fiz agora um Pin certo do local, quero ver se me leva até lá ou não.
- Sempre que recalculou o caminho, a primeira ideia é sempre fazer inversão de marcha ou voltar para trás.

Não sei qual a configuração que tenho, mas com o Maps em Carplay, estou sempre a receber avisos no watch... Ou seja fui de casa ao emprego com o relógio a tremer a todos os cruzamentos. [8b]

Pontos positivos:
- Design muito interessante, ainda para mais quando comparado com a porcaria do Waze.

Pontos Negativos:
- Logo no começo do caminho errou uma estrada. Mais a frente , uma rotunda com 3 anos ainda não aparece no mapa...
- A morada que escolhi é complicada, e falhou completamente a localização na rua. Fiz agora um Pin certo do local, quero ver se me leva até lá ou não.
- Sempre que recalculou o caminho, a primeira ideia é sempre fazer inversão de marcha ou voltar para trás.

Não sei qual a configuração que tenho, mas com o Maps em Carplay, estou sempre a receber avisos no watch... Ou seja fui de casa ao emprego com o relógio a tremer a todos os cruzamentos. [8b]

Eu tenho o hábito de andar sempre com o Waze ligado em Carplay. Até criei um automatismo para abrir o waze sempre que o telemóvel se liga ao carplay.
Mas há umas 3 semanas resolvi experimentar o percurso que ia fazer no Apple Maps. Grande Lisboa. Funcionou perfeitamente. Não detetei nenhum erro no percurso.
É claro que o Waze tem uma funcionalidade que derrota sozinha todas as outras: os avisos colaborativos.

Pontos positivos:

Pontos Negativos:

Desde a suposta actualização de ontem ainda não consegui testar em nenhum percurso, mas abro a app do Maps e parece-me igual com excepção de ter o "street view".
Há poucas semanas já aqui tinha dito que tinha-me aparecido o mapa 3D, limites de velocidade, stops e semáforos, o que acaba por ser bastante útil, no entanto desapareceu tudo isso. Isto já aparece novamente desde ontem?

Quanto a ser muito optimista no trânsito, por aqui funcionou sempre bem, os tempos costumam ser os aproximados dos reais e por vezes ainda detecta alterações e aparece a opção do "poupe X minutos alterando a rota".

Isso do watch, funcionou sempre assim.

Por acaso em Mapas uso sempre o Google Maps.

Sinceramente nem tenho moradas configuraradas no Maps da Apple.

90% do meu uso de navegação no iPhone é diretamente de pesquisas de locais que faço no google.

Imaginem: abrir a app do google e pesquisar “restaurante x”. Clico logo onde diz Mapas, direcções e voilá.

90% do meu uso de navegação no iPhone é diretamente de pesquisas de locais que faço no google.

Imaginem: abrir a app do google e pesquisar “restaurante x”. Clico logo onde diz Mapas, direcções e voilá.

Na grande maioria das vezes também funciono assim.

També é assim que funciono.
E o Google Maps tem outra vantagem: descarreguei os mapas para usar em offline mas desconfio que mesmo tendo os dados ligados ele para navegar usa esses mapas porque me gasta muito poucos dados quando uso.

Estive agora no site da Apple, Airtags com estimativa de data de entrega entre 2-9 de julho? Não fazia ideia que havia assim tanta procura (ou tão pouca produção).
Perdi logo a vontade de comprar. :sh)

També é assim que funciono.
E o Google Maps tem outra vantagem: descarreguei os mapas para usar em offline mas desconfio que mesmo tendo os dados ligados ele para navegar usa esses mapas porque me gasta muito poucos dados quando uso.

Experimenta o Maps.me [;)]

Estive agora no site da Apple, Airtags com estimativa de data de entrega entre 2-9 de julho? Não fazia ideia que havia assim tanta procura (ou tão pouca produção).
Perdi logo a vontade de comprar. :sh)

Boas

Eu sei onde tem a venda.

Se quiseres mp e digo-te onde estão hahah

Desde a suposta actualização de ontem ainda não consegui testar em nenhum percurso, mas abro a app do Maps e parece-me igual com excepção de ter o "street view".
Há poucas semanas já aqui tinha dito que tinha-me aparecido o mapa 3D, limites de velocidade, stops e semáforos, o que acaba por ser bastante útil, no entanto desapareceu tudo isso. Isto já aparece novamente desde ontem?

Quanto a ser muito optimista no trânsito, por aqui funcionou sempre bem, os tempos costumam ser os aproximados dos reais e por vezes ainda detecta alterações e aparece a opção do "poupe X minutos alterando a rota".

Isso do watch, funcionou sempre assim.

Sim, desde ontem que aparece como dizes. Com Mapas 3D, limites e semáforos.

Hoje voltei a testar e curiosamente, já me indicou os dois erros que tinha cometido, apesar de um ser uma rotunda e não estar no mapa em vez de mandar em frente, já manda virar à esquerda naquele ponto.
E coloquei um pin exatamente no local e levou-me lá sem problemas. Outros GPS quando coloco o pin no local, deixam-me na rua de baixo já que o Pin é numa praceta.
O trânsito continua a ser muito otimista, nisto só o Waze é bom, e mesmo assim em muitos locais (com mais vias) o tempo de atraso é muito otimista, porque ele não consegue entender que só uma das vias (que desvia) está parada, e faz a média de todas as vias, o que dá uma velocidade maior do que a esperada.

Quanto ao apple watch, desliguei os avisos quando navego em car play. Não tem lógica absolutamente nenhuma e até distrai.

Também faço o mesmo muitas vezes.
Ou procuro no google maps, e depois tento abrir no waze.

Back