Soluções de comunicação fechadas não fazem sentido, quando envio mensagens quero poder enviar para qualquer pessoa, não me interessa que aparelho a tem para a receber, nem quero andar a saltar de aplicação em aplicação conforme o destinatário.
A Apple devia aderir ao RCS (Rich Comunication Services), é a evolução do serviço SMS com capacidades de chat e multimédia tal como o Whatsapp e aberto a todos.
"Ao contrário das SMS, que apenas permitem o envio de texto, as mensagens enviadas através de RCS podem incluir imagens, chat, sons e vídeos. Apesar de serem tecnologias diferentes, tanto os smartphones com RCS nativos como as apps que também suportam este serviço, conseguem detetar as capacidades do destinatário.
Assim, quando quiser enviar uma imagem através deste serviço, a aplicação decide automaticamente se deve enviar por RCS ou por SMS/MMS. Garante-se desta forma que todas as mensagens são recebidas, independentemente do destinatário ter ou não RCS nativos ou app compatível.
Este serviço já estava disponível para clientes Vodafone, mas chegou agora aos clientes da NOS, Nowo e MEO. Segundo informações que o Pplware obteve, a Google fez o deploy em todos os operadores no início de maio. O suporte para este serviço tem chegado de forma aleatório aos clientes. De referir que esta é uma aposta da Google e não das operadoras.
Principais funcionalidades do RCS
Saber quando uma mensagem foi lida pelo destinatário
Pode enviar imagens sem ser via MMS
Pode enviar vídeos
Pode criar grupos
Utilização da rede Wi-Fi
Possibilidade de criar grupos de conversação
Saber quando o destinatário está a escrever a mensagem"