Tópico da Apple

Dei aqui conta recentemente que o meu XS (com 2 anos, um pouco menos nas minhas mãos), desceu para os 84% depois de algum tempo estabilizado ali na casa dos 90%.

Coincidência ou não, fui verificar isso quando comecei a ter que utilizar o telemóvel mais intensivamente (menos teletrabalho, mais tempo em transportes públicos e afins), com cargas mais regulares (até aqui conseguia na boa 2 dias, agora esgoto muitas vezes ao fim de 1 dia).
Ou seja, não posso dizer que esta menor capacidade da bateria tenha directamente a ver com o tempo que está a aguentar.

Isto também coincide com a fase em que, por não chegar aos 2 dias que anteriormente conseguia, comecei a carregar mais frequentemente a meio do 2º dia, deixando até 100%, mas num carregamento mais rápido (seja via MacBook, carregador normal ou carregador rápido do MacBook). É raro dar cargas incompletas ou carregar no carro, precisamente porque no dia-a-dia não faço viagens assim tão longas.

Sempre notei, e continuo a notar, que os 100% de bateria não rendem da mesma forma se o telemóvel for carregado durante a noite, tranquilamente, ou se for só mesmo esperar até acabar (ou perto disso) e tirar do carregador. Isto até poderá prejudicar a bateria a longo prazo, não sei, mas o rendimento é diferente. E durante a noite é sempre no carregador original do iPhone, não uso o carregador do MacBook nem tenho carregadores por indução.

Contudo, não fico refém destas minhas "regra". Se estiver em casa "de vez", aguardo até ir dormir para colocar a carregar.
Se tiver que carregar meia hora no carro, carrego. Infelizmente, hoje em dia não me posso dar ao luxo de não ter o telemóvel operacional...
Por agora estes 84% não me estão a "prejudicar", mas se me fizerem diferença levará uma bateria nova (ou "dão-me" uma desculpa para fazer a minha habitual "transferência de propriedade" dentro da família e comprar outro aparelho).

Última edição:
Não é exactamente o CarPlay.
É a bateria muitas horas a 100%.

Deve evitar deixar a carregar a noite toda, ou em opção comprar um carregador de pouca potência, de forma a que a carga termine perto da hora de acordar.

Eu deixo o meu a carregar toda a noite, o iphone até tem aquela opção que ele pára de carregar a um determinado momento e depois carrega o resto da bateria próximo da hora de levantar, por isso não deve haver grande problema nesse aspecto.

Tópico da Apple

Ok, é isso, dizem que o Carplay ligado via cabo destrói a bateria em pouco tempo.

O CarPlay é um vício danado, já usava e abusava no meu anterior carro de 2018, agora faço o mm, chego ao carro ligo logo o cabo, a qualidade do Spotify, e o Waze sempre em alerta para o trânsito, fazem com que use diariamente e em qq trajeto

O CarPlay é um vício danado, já usava e abusava no meu anterior carro de 2018, agora faço o mm, chego ao carro ligo logo o cabo, a qualidade do Spotify, e o Waze sempre em alerta para o trânsito, fazem com que use diariamente e em qq trajeto

Faço o mesmo. Aliás, até criei uma automatização em que o Iphone, mal se liga ao Carplay, abre logo o waze automaticamente. Alertas de trânsito e polícia sempre online!

Mas há a opção CarPlay por wireless/sem fios, é muito mais vantajoso e evita esse desgaste da bateria, além de que é muito mais prático, em trajectos curtos não se tem de andar a ligar e desligar o cabo do iPhone.

Mas há a opção CarPlay por wireless/sem fios, é muito mais vantajoso e evita esse desgaste da bateria, além de que é muito mais prático, em trajectos curtos não se tem de andar a ligar e desligar o cabo do iPhone.

Carplay por wireless depende do sistema do automóvel. Os mais antigos não permitiam. Se permitir, o Carplay activa-se automaticamente seja por cabo seja por wireless. Para trajetos curtos tudo bem, mas para trajetos mais longos, sobretudo se o waze ou similar estiver ligado, aquilo come muita bateria. É melhor para a bateria manter o cabo ligado.

Existem uns adaptadores para passar o Carplay para wireless nas viaturas que requerem cabo, mas o preço pode não interessar, costuma andar à volta dos 90eur.

Carplay por wireless depende do sistema do automóvel. Os mais antigos não permitiam. Se permitir, o Carplay activa-se automaticamente seja por cabo seja por wireless. Para trajetos curtos tudo bem, mas para trajetos mais longos, sobretudo se o waze ou similar estiver ligado, aquilo come muita bateria. É melhor para a bateria manter o cabo ligado.

Mas calculo que seja o retirar e colocar sistematicamente o cabo em trajectos curtos que dá cabo da bateria em três tempos, compreende-se em viagens longas usar o cabo, mas em trajectos curtos essa prática não deve dar grande saúde à bateria.

Mas calculo que seja o retirar e colocar sistematicamente o cabo em trajectos curtos que dá cabo da bateria em três tempos, compreende-se em viagens longas usar o cabo, mas em trajectos curtos essa prática não deve dar grande saúde à bateria.

Penso que não é por aí. Acho que o grande problema é mesmo o calor gerado, e nesse aspecto desconfio que os portos de carregamento USB de muitos automóveis não possuem os standards que um carregador deve ter.

Alguém aqui com o Apple Watch Series 7? Tenho um Series 3 desde que saiu e está a ficar um bocado cansado, ecrã riscado, motor de vibração um pouco estragado, bateria cansada, etc.

Uso-o todos os dias desde que o tenho pelo que, apesar de não o considerar um bem que esteja sequer perto de ser essencial, habituei-me bastante às suas features.

A pergunta é se alguém tem alguma destas gerações mais recentes após ter tido um mais antigo e se sim quais são as impressões? Alguma das melhorias é gritante na evolução? Os rumores sobre novas features de gerações seguintes são sempre muitos, mas tenho a oportunidade de trocar neste momento...

Última edição:
Voltar
Superior