Mesmo o modelo da girl92 sendo o de 16gb de ram, o mercado de usados entre particulares é brutalmente penalizador para quem vende. A juntar a isso vivemos uma época bastante conturbada a nível económico. "Bons" negócios em vendas fazem-se se a compra foi numa promoção, o que acaba por amortizar a perda.
Quem comprou um M1 versão base a 1300€ ninguém lhe vai dar 1000€. É para esquecer. Realistamente, entre 650 a 700€, mais a puxar para os 650€. E tem de estar imaculado... eu já devo ter feito umas dezenas de compras e vendas de material tipo pc´s, telemóveis, smartwatches, etc, e os preços que aparecem em OLX´s e afins nada têm a ver com o preço real das vendas. É como os carros. Claro que há sempre exceções, mas são isso mesmo, exceções.
"Ninguém" vai puxar de 1000€ e dar a um estranho por um aparelho que não conhece o historial, mesmo tendo um papelinho de garantia. Os Macs vendem-se muito bem, mas principalmente os mais baratos. São máquinas com grande status e ali até aos 500€ (e sem garantia) as pessoas preferem comprar um Mac a um Windows. Quando os preços sobem, os critérios apertam e os compradores tornam-se muito mais seletivos e arriscam muito menos. Ou o comprador baixa muito o preço e dá uma imagem bastante idónea no decorrer da negociação para tornar a oferta irresistível, ou a esmagadora maioria das pessoas prefere pagar mais 100, 200 ou 300€ e ir a uma loja. É uma questão de segurança e de confiança, e que, e diga-se de passagem, é bastante compreensível.
Não quero desanimar a girl92, e espero estar totalmente errado, mas alguém bater 800€ parece-me que já será bastante bom, 700€ normal/razoável, e menos do que isso o negócio possível.
Não esquecer que um telemóvel, pc, etc, parado desvaloriza brutalmente, não é propriamente como um carro de coleção. Daí também a importância de não pedir preços mirabolantes e depois não ter sequer pessoas a abrir o anúncio. E daqui a 3 meses ver-se obrigada a baixar os 100€ da praxe.