Tópico da Apple

Chamem-me maluco à vontade mas tenho gosto por estas coisas de gerir bem as baterias. Não que não possa trocar de baterias a cada 2 anos, percebo quem usa e abusa e não estou a julgar ninguém, mas sou assim e não tenho cura 😅

Embora também vos diga que pessoalmente acho que trocar baterias de um iPhone ao fim de por exemplo 3 anos ou mais faça pouco sentido porque não é só a degradação que vos vai tirando autonomia real, é também o peso extra de cada iteração do iOS. O iOS 16 face ao 15 por exemplo foi um rombo valente…

Por exemplo um iPhone 11 novo com iOS 13 aguentava bem mais que o mesmo iPhone 11 agora com o iOS 16 ou 17 e uma bateria novinha, isso é mais que garantido.

Além de que investir por exemplo €70 em algo para reformar a curto prazo e que vale entre 200 e €250 também não faz muito sentido... (se for um iPhone com até 2 anos de mercado talvez possa justificar se ainda tiver algum valor de mercado).

Mais vale simplesmente vender assim e comprar um novo, até porque a maioria das pessoas troca as baterias onde for mais barato sabe-se lá que bateria é e como é feito o serviço. Pessoalmente prefiro um telf que nunca tenha sido aberto e prefiro estimar a bateria, dentro do possível.

O meu i11 está na última versão do iOS 16 e está estagnado nos 83% nas definições há largos meses depois de baixar considerevalmente entre dezembro do ano passado (antes de update para o iOS 16...) e talvez março/abril. No entanto olhando só à capacidade pura e dura segundo o coconut battery está a 89%, o que não é nada mau para 875 ciclos e quase 4 anos (faz no fim de outubro).

E com muito carregamento rápido em casa, carregamento rápido no carro até com Waze e brilho máximo em simultâneo etc., no entanto anda quase sempre entre os 30/35 e 80/85%. Eu carrego sempre que posso e faz sentido e carregar às mijinhas no carro por exemplo não tem mal nenhhum como alguém disse aí na página anterior. Nem no carro nem em lado nenhum. O que faz mal é estar sempre a deixar baixar muito a carga abaxio de 20 ou até 10% e também carregar sempre até aos 100% e deixar ligado à ficha largas horas a fio...

Com o AW também tento andar sempre entre os 30/35 e os 80/85%, o que até calha bem porque dá mais ou menos uma vez por dia mais ou menos À mesma hora. Demora cerca de 45m a fazer esta carga de 50%, o que não é tão rápido como os modelos superiores desde o 6, mas cumpre bem.

Em 9 meses de AWSE2 44mm a capacidade continua nos 100%, mas tem alguns riscos no ecrã. De lado o alumínio tem aguentado bem. Afinal de contas é usado todos os dias e desde abril que tenho conseguido fechar sempre os anéis todos :)

Nós podemos estar horas a discutir o que os novos modelos trazem, no papel, de novo. No entanto, o que interessa é a prática. E, na verdade, a não ser para quem quer mesmo ter sempre a última versão, não há como justificar a troca anual.

Aliás, quando eu tive de devolver o 12 da empresa, comprei um 14. E, para ser muito sincero, não notei qualquer diferença entre eles, a não ser na autonomia, que passou de má a razoável. De resto, não notei qualquer upgrade. As melhorias existem, mas não são assim tão evidentes.

Hoje ao jantar abordei o tema do meu filho ficar com o meu 12 (tem um SE). Não sei porquê a minha mulher veio com uma conversa que foi proibido em França (???) e eu tinha que comprar um novo. Por acaso gosto mesmo deste 15 Pro mas é tão caro. :sh)[:D]

Essa coisa do Apple Car Play, eu já usei e é bastante prático porque liga por wifi ou lá o que é. Mas desconfigurei porque quando quero o mapa o tipo mandava-me logo para o Waze, como desisntalei o Waze mandava-me logo para o Goggle maps. Isto irritava-me bastante porque o carro tem um mapa bastante bom e não tenho necessidade de gastar dados.

Nós podemos estar horas a discutir o que os novos modelos trazem, no papel, de novo. No entanto, o que interessa é a prática. E, na verdade, a não ser para quem quer mesmo ter sempre a última versão, não há como justificar a troca anual.

Aliás, quando eu tive de devolver o 12 da empresa, comprei um 14. E, para ser muito sincero, não notei qualquer diferença entre eles, a não ser na autonomia, que passou de má a razoável. De resto, não notei qualquer upgrade. As melhorias existem, mas não são assim tão evidentes.

há pequenas coisas que fazem diferença e que não contamos

em passei de um X para um 14 Pro e, além da bateria (que estava nas lonas), e ganho no ecrã (5.8 para 6.1) que só se nota como relevante depois de ser ter, o outro aspecto que diria que muda a experiência é o ecrã ao sol/na rua.

muito mais que velocidade/rapidez, para a minha utilização o que notei de diferente com um Gap de 5 anos foi isto.

Aliás, coisa curiosa que me acontece agora é estar na praia ou piscina e preferir ver cenas no iPhone...e não no iPad (mini 6), nunca consigo acompanhar no iPad o nível de luminosidade e depois de te habituares...não queres outra coisa.

Coisa que não estava a contar nada que eu achasse relevante na minha utilização.

Não percebo como é que ao fim de 16 anos de iphones, ainda se fazem estes reparos. Foi sempre assim. Quem tinha um iphone 4, nunca compensava comprar logo o 4S. Quem tinha o 5 não compensava comprar o 5S. quem tem o 11, não compensa comprar o 12.... Quem compra todos os anos são entusiastas, ao qual eu não tenho nada contra. Também já fui da altura que trocava de telemovel com bastante regularidade... Hoje em dia são lages de vidro muito parecidas umas com as outras.

O Upgrade é para quem tem um XS, ou um 11, não é pra quem tem um 14 pro ou mesmo 13 pro.

E nos Androids é igual. Vão ver a diferença de um Galaxy S22 pra um S23

Last edited:
Não percebo como é que ao fim de 16 anos de iphones, ainda se fazem estes reparos. Foi sempre assim. Quem tinha um iphone 4, nunca compensava comprar logo o 4S. Quem tinha o 5 não compensava comprar o 5S. quem tem o 11, não compensa comprar o 12....

O Upgrade é para quem tem um XS, ou um 11, não é pra quem tem um 14 pro ou mesmo 13 pro.

Isto parece-me evidente.
Tenho um S22+ e claro que não vou mudar para um S23 ou S24.
É por isto que os anos com update de s.o. e segurança são importantes.

há pequenas coisas que fazem diferença e que não contamos

em passei de um X para um 14 Pro e, além da bateria (que estava nas lonas), e ganho no ecrã (5.8 para 6.1) que só se nota como relevante depois de ser ter, o outro aspecto que diria que muda a experiência é o ecrã ao sol/na rua.

muito mais que velocidade/rapidez, para a minha utilização o que notei de diferente com um Gap de 5 anos foi isto.

Aliás, coisa curiosa que me acontece agora é estar na praia ou piscina e preferir ver cenas no iPhone...e não no iPad (mini 6), nunca consigo acompanhar no iPad o nível de luminosidade e depois de te habituares...não queres outra coisa.

Coisa que não estava a contar nada que eu achasse relevante na minha utilização.

Isso é tudo verdade, mas porque saltaste umas quantas gerações. Eu refira-me a saltar apenas 1 ou 2 gerações.

No verão por vezes fica tão quente, que com o CarPlay nem carrega.

Mas andando diariamente numa cidade grande, o Waze ou Google Maps são grande ajuda.
Infelizmente não tenho CarPlay sem fios

Tens um dongle na Amazon (também há para android) que resolve isso

Eu agora uso o s10plus antigo ligado por cabo para ter tudo no carro, o iPhone envia dados por PÁ móvel. Não aquece e não me baixou mais q bateria. 13 pro de abril de 22 com 89 de percentagem.

Como bónus, por ser android, tenho YouTube e tv a rolar no ecrã do carro, bom para viagem (🙀🫣)

No verão por vezes fica tão quente, que com o CarPlay nem carrega.

Mas andando diariamente numa cidade grande, o Waze ou Google Maps são grande ajuda.
Infelizmente não tenho CarPlay sem fios

um truque que ajuda muito e teres o telemóvel no suporte que prende na saída do AC. È o que eu tive que fazer, faz milagres, está sempre fresco o telemóvel e reduz muito a pressão na bateria.

Não percebo como é que ao fim de 16 anos de iphones, ainda se fazem estes reparos. Foi sempre assim. Quem tinha um iphone 4, nunca compensava comprar logo o 4S. Quem tinha o 5 não compensava comprar o 5S. quem tem o 11, não compensa comprar o 12.... Quem compra todos os anos são entusiastas, ao qual eu não tenho nada contra. Também já fui da altura que trocava de telemovel com bastante regularidade... Hoje em dia são lages de vidro muito parecidas umas com as outras.

É isso estarem sempre a dizer coisas do tipo: a Xiamoi já tem; a Samsung teve primeiro; a câmara do X tem mais megapixels; o chip do Y tem mais flops; o Z dobra menos...
Os anos passam e continua a haver muita gente que ainda não percebeu que o que conta é a experiência como um todo.

um truque que ajuda muito e teres o telemóvel no suporte que prende na saída do AC. È o que eu tive que fazer, faz milagres, está sempre fresco o telemóvel e reduz muito a pressão na bateria.

parece-me uma boa dica [;)]
ainda que deteste suportes e o CarPlay faz com que prescindas dos mesmos, mas em termos de arrefecimento é um excelente workaround

Essa coisa do Apple Car Play, eu já usei e é bastante prático porque liga por wifi ou lá o que é. Mas desconfigurei porque quando quero o mapa o tipo mandava-me logo para o Waze, como desisntalei o Waze mandava-me logo para o Goggle maps. Isto irritava-me bastante porque o carro tem um mapa bastante bom e não tenho necessidade de gastar dados.

Consegues na mesma usar o mapa nativo. Ou devias poder... caso contrario a solucao é trocar de carro 😅

Eu acho que aos dias de hoje, ter um iPhone (ou Android), seja ele qual for, obriga a um bom plano de dados.
Qualquer app hoje em dia consome dados, e as de navegação ainda mais, por motivos óbvios.
Tanto o Waze como Google Maps ou Apple Maps estão anos luz à frente de qualquer GPS nativo das marcas.
Só por este motivo é fundamental apostar em dados móveis.
Eu tenho 40GBs por mês, o que não acho muito, mas considero que chega perfeitamente para não ter que me preocupar em usar o CarPlay como deve ser.
Apps de navegação e spotify à vontade.

Eu acho que o GPS do carro é muito melhor que o Waze ou Google Maps, dá informações mais precisas e com mais clareza, e ainda com a vantagem de ver as informações ou no quadrante ou no vidro. Não percebo muito bem esse conceito de "anos luz à frente".
Até nas motas perfiro usar o Garmin ou o TomTom e este ultimo até está dependente do tlm.

Isso é tudo verdade, mas porque saltaste umas quantas gerações. Eu refira-me a saltar apenas 1 ou 2 gerações.

Mas está cena do brilho acho que é coisa do 14pro, portanto ias notar mesmo numa transição anual não?

o que noto é que nos lançamentos se centram em coisas tipo ilhas e afins que alguém só liga 2 dias a isso

e são as vezes outras coisas que realmente alteram um bocado a experiência de fazer um upgrade ou não

Back