Não uso porque não tenho problemas de segurança / privacidade no telemóvel... se tivesse teria que usar quer seja prático ou não. No meu telemóvel da empresa uso passkey, o iphone é pessoal e não uso.
Quanto à confidencialidade... desconfio que haverá problemas, no US já estão a passar leis para permitir acesso à informação dos tels de suspeitos, não faltará muito até aparecer o 1º caso em que usem as impressões para comparar com as levantadas numa cena de crime por exemplo... só os cadastrados têm as impressões registadas... pelo menos até agora [

]
Sempre fui apologista do "Quem não deve não teme" mas também já soube de muita coisa este ano que me fez pensar de outra maneira.
Como tu dizes trouxeram a tecnologia dos portáteis, é esta a grande inovação?
Também já existiam leitores de impressões digitais antes dos portáteis.
Usar tecnologia existente em contextos novos é inovar.
A ViaVerde da Brisa não foi inovação? É que a tecnologia RFID já existia há muito tempo.
Quanto à confidencialidade, mais facilmente obteriam esse tipo de informação dos portáteis.
Existem há mais tempo, pelo que devem ter uma quantidade de informação bem maior.
Além disso, toda a gente sabe que o Windows é das coisas mais fáceis de violar à face da
Terra. Tanto mais que a NSA já o fez muitas vezes.
Stuxnet - Wikipedia, the free encyclopedia
Flame (malware) - Wikipedia, the free encyclopedia
Ora, parece que apenas agora que a Apple lançou um leitor de impressões digitais é que se
começaram a preocupar.
Além disso, como eu já disse várias vezes, as impressões digitais não são guardadas, e
existem sempre falsos positivos por esse facto. Portanto, consegues identificar se uma
dada impressão digital é validada por um dado registo, mas não podes assegurar que um
registo corresponde a uma dada pessoa (falsos positivos).
Além de que, para que a NSA tivesse acesso à informação guardada, teria de usar o mesmo
algoritmo, com as mesmas premissas, teria de conseguir desencriptar a informação
armazenada, e teria de conseguir acesso a todos os dispositivos... para ficar sem certeza
nenhuma (falsos positivos).
https://www.ceremade.dauphine.fr/~cohen/mypapers/Almensawacv00.pdf
Imagina que tens 1.000.000 de telemóveis com impressões digitais.
Imagina que vais tentar descobrir uma impressão digital no meio desse milhão.
Com uma taxa de falsos positivos entre 4% a 20%, terás pelo menos 40.000 resultados
positivos para essa impressão, até 200 mil.
Em 10.000.000 são 400.000 a 2 milhões de telemóveis, e 4 milhões a 20 milhões em
100 milhões. Achas que serve para alguma coisa?
Andam a ver CSI e NCIS a mais...
Quanto à tua utilização pessoal não ter problemas de privacidade/segurança... pensas
tu. A menos que não tenhas problemas caso te roubem o telemóvel, ou em caso de o
perderes. Acredita: só não usas porque não é prático. Sendo prático, toda a gente usa.