Tópico da Apple

Não leste nada do que está para trás, pois não?
As impressões digitais não são guardadas.
Não existe nenhum perigo para a privacidade/segurança das pessoas.
Até é mais seguro e privado que uma password.

As impressões digitais são guardadas claro.. encriptadas por um algoritmo que depois permita fazer a comparação. Mas a informação está lá e pode ser recuperada como qualquer outra password... pode demorar mais ou menos tempo.

No caçador de mitos já conseguiram replicar impressões digitais e enganar alguns sistemas ... nomeadamente o de um computador

Gattaca ... grande filme apr:)

Até à uns tempos atrás para enganar certos sistemas destes bastava um molde de silicone com a impressão digital da pessoa. É claro que este deve ser bastante mais avançado e isso já não deve ser possivel, mas não é 100% eficaz.

Relativamente à separação 5C / 5S parece-me uma ideia de marketing bastante boa que vai directa ao psicológico dos compradores, quantas pessoas não serão compradoras do 5C mas não seria do 5 porque já estava desatualizado

E será que quem tem complexos de não comprar o 5 por estar desactualizado não tem complexos de comprar a versão low cost do 5?
É que estão a comprar a versão plastificada do tal telemóvel que não queriam por estar desactualizado.

Eu sinceramente não percebo quem é que vai querer o 5C ao preço que ele está a ser vendido (600€). As únicos pessoas que vejo interessadas no 5C são aquelas que são ingénuas o suficiente para acreditar que ele vai custar 75€.[:D][:D][:D][:D]
(Menção honrosa para a super especializada imprensa portuguesa que comete erros do mais estúpido possíveis)

As impressões digitais são guardadas claro.. encriptadas por um algoritmo que depois permita fazer a comparação. Mas a informação está lá e pode ser recuperada como qualquer outra password... pode demorar mais ou menos tempo.

Já disseram que não e explicaram porquê atrás. Várias vezes...

E será que quem tem complexos de não comprar o 5 por estar desactualizado não tem complexos de comprar a versão low cost do 5?
É que estão a comprar a versão plastificada do tal telemóvel que não queriam por estar desactualizado.

Eu sinceramente não percebo quem é que vai querer o 5C ao preço que ele está a ser vendido (600€). As únicos pessoas que vejo interessadas no 5C são aquelas que são ingénuas o suficiente para acreditar que ele vai custar 75€.[:D][:D][:D][:D]
(Menção honrosa para a super especializada imprensa portuguesa que comete erros do mais estúpido possíveis)

Não sei se não têm complexos, apenas disse que psicologicamente deve ser mais fácil.. mas em parte concordo ctg, embora ache que se vá vender bem, as cores e as capas coloridas vão apanhar em cheio miudos e gajas [:p]

No caçador de mitos já conseguiram replicar impressões digitais e enganar alguns sistemas ... nomeadamente o de um computador

Gattaca ... grande filme apr:)

Depende dos sensores. Nos primeiros sensores ópticos bastava uma simples fotocópia em acetato para conseguir passar sem problemas.

Os sensores actuais já são muito mais evoluídos e avaliam um conjunto muito maior de dados da impressão. Por exemplo, utilizam ultrasons para avaliar a espessura (e densidade) da pele.

Última edição:
Daqui a uns anos quando sair o Iphone 10 [:p] estaremos a discutir o mesmo mas em vez de se recorrer ao uso da impressão digital passaremos a usar a nossa iris ou retina.

Já disseram que não e explicaram porquê atrás. Várias vezes...

Os artigos que li dizem que será guardada embora não falem sobre o formato.

Então na fase de configuração em que o telemóvel pede para ler a impressão de vários ângulos está a fazer o quê se não guarda a informação no telemóvel?

E quando faz uma leitura o que faz com a informação? Compara com o quê se não guardou nada?

Tem que existir informação guardada, esteja ela em que formato estiver.

Mas se alguém tiver um link a explicar esta situação agradeço.

Pela reacção de uma colega de trabalho, parece-me que o 5S vai ter sucesso...

"Ai... não acredito!! O meu 5 está obsoleto!!! Já nem está na página da Apple à venda! Tenho de pôr isto à venda e comprar um 5S! Do natal não passa! Nem que deixe de ir ao cabeleireiro e à esteticista!"

Tenho tanta pena de não ter filmado a cena. Só visto!

Os sensores actuais já são muito mais evoluídos e avaliam um conjunto muito maior de dados da impressão. Por exemplo, utilizam ultrasons para avaliar a espessura (e densidade) da pele.

Tratando-se dum telefone ( e não da portaria do arquivo da NASA[:D]) possivelmente deve conseguir quebrar o sistema de alguma forma.

Não uso porque não tenho problemas de segurança / privacidade no telemóvel... se tivesse teria que usar quer seja prático ou não. No meu telemóvel da empresa uso passkey, o iphone é pessoal e não uso.

Quanto à confidencialidade... desconfio que haverá problemas, no US já estão a passar leis para permitir acesso à informação dos tels de suspeitos, não faltará muito até aparecer o 1º caso em que usem as impressões para comparar com as levantadas numa cena de crime por exemplo... só os cadastrados têm as impressões registadas... pelo menos até agora [;)]

Sempre fui apologista do "Quem não deve não teme" mas também já soube de muita coisa este ano que me fez pensar de outra maneira.

Como tu dizes trouxeram a tecnologia dos portáteis, é esta a grande inovação?

Também já existiam leitores de impressões digitais antes dos portáteis.
Usar tecnologia existente em contextos novos é inovar.

A ViaVerde da Brisa não foi inovação? É que a tecnologia RFID já existia há muito tempo.

Quanto à confidencialidade, mais facilmente obteriam esse tipo de informação dos portáteis.
Existem há mais tempo, pelo que devem ter uma quantidade de informação bem maior.
Além disso, toda a gente sabe que o Windows é das coisas mais fáceis de violar à face da
Terra. Tanto mais que a NSA já o fez muitas vezes.
Stuxnet - Wikipedia, the free encyclopedia
Flame (malware) - Wikipedia, the free encyclopedia
Ora, parece que apenas agora que a Apple lançou um leitor de impressões digitais é que se
começaram a preocupar.

Além disso, como eu já disse várias vezes, as impressões digitais não são guardadas, e
existem sempre falsos positivos por esse facto. Portanto, consegues identificar se uma
dada impressão digital é validada por um dado registo, mas não podes assegurar que um
registo corresponde a uma dada pessoa (falsos positivos).
Além de que, para que a NSA tivesse acesso à informação guardada, teria de usar o mesmo
algoritmo, com as mesmas premissas, teria de conseguir desencriptar a informação
armazenada, e teria de conseguir acesso a todos os dispositivos... para ficar sem certeza
nenhuma (falsos positivos).

https://www.ceremade.dauphine.fr/~cohen/mypapers/Almensawacv00.pdf

Imagina que tens 1.000.000 de telemóveis com impressões digitais.
Imagina que vais tentar descobrir uma impressão digital no meio desse milhão.
Com uma taxa de falsos positivos entre 4% a 20%, terás pelo menos 40.000 resultados
positivos para essa impressão, até 200 mil.
Em 10.000.000 são 400.000 a 2 milhões de telemóveis, e 4 milhões a 20 milhões em
100 milhões. Achas que serve para alguma coisa?

Andam a ver CSI e NCIS a mais...

Quanto à tua utilização pessoal não ter problemas de privacidade/segurança... pensas
tu. A menos que não tenhas problemas caso te roubem o telemóvel, ou em caso de o
perderes. Acredita: só não usas porque não é prático. Sendo prático, toda a gente usa.

Tratando-se dum telefone ( e não da portaria do arquivo da NASA[:D]) possivelmente deve conseguir quebrar o sistema de alguma forma.

A tecnologia que falei é a usada hoje nos sensores mais comuns (qualquer portátil). Hoje em dia são raros os leitores ópticos, ou puramente ópticos.

Não será impossível de quebrar, mas não será um trabalho tão simples como se vê nos filmes.

Até à uns tempos atrás para enganar certos sistemas destes bastava um molde de silicone com a impressão digital da pessoa. É claro que este deve ser bastante mais avançado e isso já não deve ser possivel, mas não é 100% eficaz.

Não há nenhum sistema 100% eficaz.
Podes sempre ser coagido, por exemplo.
Mas é mais seguro que uma password.

Voltar
Superior