Tópico da Apple

O que eu faço no meu caso é ter tanto discos externos como a partição do Mac em HFS+ e o Windows em NTFS.
Quando quero utilizar ficheiros para partilhar gravo-os sempre nas partições HFS+ do Mac e trabalho no Windows directamente sobre a partição do Mac.
Ou seja, imaginemos, arrancas o Windows, abres o software que queres e quando fores a gravar o ficheiro em vez de gravares para o C:\ gravas directamente para a partição D:\ (ou E:\ ou F:\) do Mac.
Isto porque existe um software para Windows chamado MacDrive que no fundo te instala os "drivers" necessários para o Windows reconhecer e operar sobre partições HFS+ e fá-lo com uma velocidade muito boa.
Assim, em vez de andares a transferir ficheiros entre partições, usas sempre a mesma partição (a do Mac, neste caso) em ambos os sistemas operativos.

Cumprimentos

Humm.. estou a perceber, ou seja, o mac não lê o NTFS do windows (ou se lê e escreve é muito lento), mas o windows com uma aplicaçãozita já consegue ler e gravar na partição HFS+ do mac, certo?

Logo, quando quiser partilhar alguma coisa do windows para o mac gravo para a partição do mac, quando quiser partilhar mac para windows, apenas gravo normalmente e o windows lê e grava na boa, é isso?

Já agora, esse software MacDrive é gratuito ou a pagantes?

Cump,
TM

Humm.. estou a perceber, ou seja, o mac não lê o NTFS do windows (ou se lê e escreve é muito lento),

O Mac de origem lê NTFS perfeitamente. Só não escreve!
Se quiseres escrever no Mac em partições NTFS tens de usar o Google MacFuse que traz o NTFS 3G que te permite escrever mas das experiências que já vi com portáteis de amigos meus é um bocado lento, ou seja, se quiseres gravar em NTFS ficheiros de muitos GB prepara-te para esperar...

mas o windows com uma aplicaçãozita já consegue ler e gravar na partição HFS+ do mac, certo?

Exactamente! Essa aplicação permite ao Windows ler e escrever em HFS+ depressa e bem.

Logo, quando quiser partilhar alguma coisa do windows para o mac gravo para a partição do mac, quando quiser partilhar mac para windows, apenas gravo normalmente e o windows lê e grava na boa, é isso?

Exacto!

Já agora, esse software MacDrive é gratuito ou a pagantes?

É a pagantes... mas depende da "loja" onde o fores buscar cof cof...

Cumprimentos

ehehe, Ok, obrigadão por tudo!

Já está quase tudo pensado...

Quando tiver 72€ compro também um mighty mouse wireless.. ehehe.. tão bonito o raio do ratinho [:D]

Cump,
TM

Boas tardes,

Uma pergunta mt básica para quem está habituado aos MacBook:

A placa Intel 950GMA é partilhada, mas a informação que encontro é até 64 Mb partilhada, isto está correcto?

Ou é 64Mb dedicada e a partilha é consoante as necessidades?

Peço desculpa pela dúvida, mas estava a pensar comprar um Macbook e gostava de esclarecer estas dúvidas.

Obrigado.

PS: O Macbook vai ter de ter o Vista pois preciso dele a nivel profissional.

[8b] O meu MacBook chegou, impecável, trabalhava super rápido, super porreiro mesmo. Mas bastou meter-lhe um dvd para experimentar, nunca o leu e nunca mais saiu!!! Vai de vira outra vez para a loja de informatica onde o comprei... ohh.. sorte a minha.. não durou nem um dia. Cada vez que o ligava estava sempre a fazer uns barulhos da drive (com o dvd lá dentro) como se quisesse sair, mas não saia... Experimentei tudo o que a apple dizia para fazer no Help e no livro de instruções.. nada!! grr.. a ver se agora não demora muito tempo a vir outra vez... [s)]

Cump,
TM

É uma das desvantagens das drives slot-loading, a par da maior parte delas não aceitar discos de 8cm.

Se pudesse escolher, computador meu não teria isso.

Para o Natal tou contar com um Macbook renovado e finalmente já com Tiger. E uma gráfica a sério sff :(

Pois, daí eu ter dito "a par de".

A vantagem das drives de gaveta é que no caso de alguma coisa correr mal lá dentro, dá sempre para ejectar mecânicamente.

Malta, alguém usa o serviço .mac?

A mim sinceramente parece-me que não tenha utilidade suficiente para valer aquele €€... tem la coisas geitosas sim sr, mas não estará caro demais?

Cumprimentos,
Tiago Matias

Pessoal, o meu irmão está decididíssimo em comprar um imac dos novos (24").

Que loja (física) existe/recomendam na zona centro? Assim entre Leiria e Coimbra? Pode ser um pouco mais a norte ou mais a sul, mas além da FNAC de Coimbra, há mais alguma?

Malta, AJUDEM-ME!! Lol [:p] tou mesmo fulo... estou no macbook com internet wireless.. apanha bom sinal. Vou para o mac faz downloads super rapidos, mas a abertura de páginas é SUPER LENTA!!! Não percebo.. porque os downloads sao super rapidos....
Vou para o windows, e está tudo rápido, tanto downloads como abertura de páginas.

Mesma rede wireless; macbook no mesmo sitio sem mexer; mesmo sinal ... epah não percebo mesmo...

Sabem o que pode ser? Estou mesmo à toa.. porque não percebo lol [8b]

Obrigado,

Cumprimentos,
Tiago Matias

Malta, AJUDEM-ME!! Lol [:p] tou mesmo fulo... estou no macbook com internet wireless.. apanha bom sinal. Vou para o mac faz downloads super rapidos, mas a abertura de páginas é SUPER LENTA!!! Não percebo.. porque os downloads sao super rapidos....
Vou para o windows, e está tudo rápido, tanto downloads como abertura de páginas.

Mesma rede wireless; macbook no mesmo sitio sem mexer; mesmo sinal ... epah não percebo mesmo...

Sabem o que pode ser? Estou mesmo à toa.. porque não percebo lol [8b]

Obrigado,

Cumprimentos,
Tiago Matias

Não sei se será o caso. Mas em algumas distribuições linux (ex. opensuse) vem por defeito com ipv6 activo, o que por vezes gera alguma "atrapalhação" quer por parte do fornecedor de serviço quer do router que possas ter em casa. Experimenta ver se existe alguma opção para o colocar em ipv4.

Cumprimentos

Isso das páginas abrirem devagar acontece independentemente do browser?
Experimenta vários browsers diferentes e verifica se o problema é do browser ou se é de outra coisa qualquer.
Eu pessoalmente nos vários Macs em que mexo a abertura de páginas processa-se normalmente, apenas em processadores mais antigos, se vires muitos sites ao mesmo tempo cheio de Flash e animações pode ficar o computador um bocado mais lento (o que é normal), de resto não sei...
Em relação ao IPv6, é de facto suportado por default no MacOS X, mas julgo que não apresenta impacto negativo na performance... pelo menos nunca dei conta de tal.

Cumprimentos

Boa Noite,

Sim, usei o safari e o firefox... super lento.. No windows, só experimentei o IE (ainda não instalei mais nada porque ando maravilhado com o mac os X e nem quero mexer mais em windows, só mesmo em casos extremamente necessários [;)] ) e tudo a correr super bem e rápido.. epah.. que estranho... e o mais estranho disto tudo é que só ocorreu do almoço para cá, porque antes estava tão rápido como no windows.

Que me lembre não mexi em nenhuma configuração, ou melhor, só estive a configurar o apple mail que não funciona (encrava :( ), clico em "receber" e aquilo lê durante tempos infinitos e não desenvolve. Quando quero desligar, só mesmo com o "forçar encerrar", ainda tenho de ver qual está a ser o problema...

Obrigado,

Cump,
TM

Uma solução que costumo usar para despistagem de erros/configurações é criar uma conta de utilizador novo, e experimentar o(s) programa(s) em questão (neste caso os browsers) correndo nesse novo utilizador, se correr impecável nesses utilizadores é porque algo de errado se passa com a tua conta, podem ser más configurações dos programas, ou quando são erros estranhos algum ficheiro corrompido mas isto é raríssimo.
Caso o problema afecte também outras contas de utilizador à partida a culpa é da ligação e não propriamente do MacOS (ou então houve algum problema mesmo sério no sistema operativo - nunca me aconteceu).
No fim destes testes e depois de resolvido o problema apaga a conta de testes que criaste.

A questão é que como sabes no MacOS a divisão entre utilizadores, os privilégios de cada utilizador para modificação de ficheiros, e a própria forma como todo o sistema está feito faz com que toda e qualquer configuração tanto dos programas como do sistema operativo seja armazenada localmente em cada utilizador.
O que significa que criar um utilizador e arrancar com esse utilizador faz com que tanto o sistema operativo como os programas carreguem as suas definições por default, de certa forma, arrancar com o utilizador que acabaste de criar é quase como arrancares o pc depois de formatado, pois mesmo que danificasses a tua conta pessoal, é muitissimo pouco provável que afecte as contas de outros utilizadores.

Portanto a minha dica, para despistagem de más configurações ou definições corrompidas, é criar um utilizador novo e tentar replicar o problema (seja ele qual for) no novo utilizador.

Cumprimentos

Back