Tópico da Apple

O AppleTalk usava-se no tempos dos afonsinhos, hoje em dia está totalmente desactualizado e só se usa em máquinas (muito) antigas.

O MacOS X é 100% compatível com redes Windows, basta ir às preferências do Sistema, secção Compartilhamento (versão Brasuca) e activar o Compartilhamento Windows.
Através do Finder, na secção de Rede, aparecem os computadores que forem detectados no workgroup, como no Windows, duplo clique nele, meter o username/password do pc remoto e ele entra (seja um pc Windows, seja um Mac, seja Linux a correr o Samba)

Cumprimentos

Comecei agora a trabalhar com mac e ainda é uam coisa muito recente para mim.
Gostava de saber se para ligar varios mac em rede, tipo rede windows, é o mesmo processo descrito em cima.
Se for, como posso eu partilhar uma pasta num mac para ser visível na rede?
Muito obrigado pela ajuda.

Comecei agora a trabalhar com mac e ainda é uam coisa muito recente para mim.
Gostava de saber se para ligar varios mac em rede, tipo rede windows, é o mesmo processo descrito em cima.
Se for, como posso eu partilhar uma pasta num mac para ser visível na rede?
Muito obrigado pela ajuda.

Nas preferências de sistema > compartilhamento (versão brasileira) tens lá várias maneiras de partilhar pastas na rede:
- Partilhar Arquivos Pessoais (para partilhar na rede uma pasta publica onde podes colocar e tirar de lá ficheiros que queiras partilhar)
- Partilhar Windows (acedendo ao IP da máquina, introduzes username e password do computador remoto e tens acesso a todas as pastas do teu utilizador - documentos, filmes, musica, etc.)
- e ainda podes ligar a partilha FTP e ficas com o disco partilhado que pode ser acedido como se de um servidor FTP se tratasse
- e ainda tens a partilha web, onde te activa um servidor Apache que podes usar para de fora da rede de casa aceder ao teu Mac e enviar e tirar ficheiros através de um site http - neste caso tive de fazer o site em php que me permitisse fazer isso
- Podes partilhar as impressoras
- Podes activar o acesso remotor por ssh

No fundo tens mil e uma maneiras de activar a partilha, dependendo do que queres fazer e como queres fazer, mas activa-se e desactiva-se isso tudo no mesmo sitio, ou seja, nas preferencias do sistema!

Cumprimentos

Nas preferências de sistema > compartilhamento (versão brasileira) tens lá várias maneiras de partilhar pastas na rede:
- Partilhar Arquivos Pessoais (para partilhar na rede uma pasta publica onde podes colocar e tirar de lá ficheiros que queiras partilhar)
- Partilhar Windows (acedendo ao IP da máquina, introduzes username e password do computador remoto e tens acesso a todas as pastas do teu utilizador - documentos, filmes, musica, etc.)
- e ainda podes ligar a partilha FTP e ficas com o disco partilhado que pode ser acedido como se de um servidor FTP se tratasse
- e ainda tens a partilha web, onde te activa um servidor Apache que podes usar para de fora da rede de casa aceder ao teu Mac e enviar e tirar ficheiros através de um site http - neste caso tive de fazer o site em php que me permitisse fazer isso
- Podes partilhar as impressoras
- Podes activar o acesso remotor por ssh

No fundo tens mil e uma maneiras de activar a partilha, dependendo do que queres fazer e como queres fazer, mas activa-se e desactiva-se isso tudo no mesmo sitio, ou seja, nas preferencias do sistema!

Cumprimentos

Obrigado pelo esclarecimeto [;)]
Bastante útil
apr:) apr:)

[br:)][br:)] Apple sem dúvida a minha marca favorita ou não tivesse cá em casa 5 computadores dessa marca e nais umas coisa de colecção, só quem gosta é que entende o porquê.. Mac for ever....apr:)apr:)apr:)

Malta, uma questãozinha. Para o mês que vem mando vir sem falta o meu novo MacBook [br:)] , porém quero fazer Bootcamp com o Windows, visto que por vezes preciso de utilizar programas que não existem para Macintosh.

Será aconselhável instalar já o Vista, ou o XP? Já ouvi dizer que há problemas com o Bootcamp entre Mac e Vista, será que esse problema já está ultrapassado? Outra coisa, para fazer Bootcamp tenho de escolher entre FAT32 e NTFS para a partição do Windows? Que partição escolho? Sabendo que o OS X lê bem a partição FAT32, é uma mais valia para a transferência de ficheiros entre OS's... Mas por outro lado NTFS é NTFS... [:p]

Outra coisa ainda, mando vir o MacBook com 2GB de origem ou mando vir com 1GB e compro noutra loja (como já foi dito aqui no fórum num outro tópico) 2GB e depois mudo? É que a diferença de preços é brutal (cerca de 125€), não sei se a outra RAM que não da Apple será tão boa como a original...

Obrigado por tudo,

Cumprimentos,
Tiago Matias

Last edited:
Será aconselhável instalar já o Vista, ou o XP? Já ouvi dizer que há problemas com o Bootcamp entre Mac e Vista, será que esse problema já está ultrapassado?

Em relação à compatibilidade entre o Bootcamp e o Windows, no site oficial www.apple.com/macosx/bootcamp são bem claros quanto a isso:
  • A bona fide full version of Microsoft Windows: XP Home or Professional with Service Pack 2, Windows Vista Home Basic, Home Premium, Business, or Ultimate. (No upgrade or multi-disc versions).
Portanto, oficialmente, o bootcamp é compatível tanto com o XP como com o Vista, e como tal deverá incluir os drivers adequados para ambos os sitemas operativos.
Os problemas com o Vista à partida serão os mesmos que tens com o Vista num pc de outra marca qualquer...
Se calhar os problemas que leste com o bootcamp e o Vista foi enquanto o bootcamp só suportava oficialmente o XP e o pessoal tentava instalar o Vista na mesma... actualmente se suportam o Vista e o dizem no site oficial é porque o Vista é de facto suportado.

Cumprimentos

E quanto ao tipo de partição, ou quanto à RAM... podes-me dar algum conselho?

A Apple "autoriza" o cliente a mudar a RAM sozinho em casa, na esmagadora maioria dos modelos (incluindo portáteis) até instruções trazem a ensinar como mudar a memória RAM e o disco rígido, portanto se te sentes capaz de o fazer não perdes a garantia por isso.
De facto a RAM na Apple é cara, se pedires a RAM de origem vem RAM de qualidade razoável mas não superior ao que encontras no mercado.
Ao fim e ao cabo só há dois ou três fabricantes de memória, e em lojas online encontras facilmente a preços abaixo do preço que custa na Apple memórias de qualidade como Kingston, Crucial, etc etc etc.
Portanto é uma questão de opção.
Em 2005 comprei um Mac Mini G4 com 512MB de RAM (vinha com um DIMM vulgaríssimo com chips da Nanya), mais tarde comprei 1GB da Kingston, troquei a RAM em casa sozinho e vendi os 512MB que vinham de origem, e continua tudo a bombar nas horas...
Agora se não gostas de bricolage e não gostas de meter a mão na massa manda vir 2GB de origem ou pede para te montarem na loja, claro que isso tem custos acrescidos a comprarem uma RAM que gostes na net, receberes em casa e montares tu próprio! São opções...

Cumprimentos

Por RAM é do mais simples que há, é só abrir a caixa e encaixar, no caso dos portateis é um bocadinho mais dificil porque as memorias ficam muito mais presas do que as de um desktop, mas é uma questao de lhe apanhares o jeito. Mas nao compres RAM à Apple, vale mais numa loja qualquer e eles montam-te sempre fica muito mais barato!

Humm, obrigado...

Então e o que dizem de fazer isto:

Compro o MacBook com 1GB(2*512MB) de RAM (isto porque não dá para mandar vir sem RAM nenhuma...), e depois mando vir 2GB (2*1GB) daqui:
http://www.crucial.com/eu/store/mpartspecs.aspx?mtbpoid=23B81B25A5CA7304
que com IVA e custos de transporte fica-me em €91.64.

Vendo o 1GB(2*512MB) e ainda ajuda na despesa da nova RAM da Crucial.

Poupo portanto bastante dinheiro mesmo, sabendo que só 1GB da Apple me custava 160€!

Concordam? [;)]

Cumprimentos,
Tiago Matias

Humm, obrigado...

Compro o MacBook com 1GB(2*512MB) de RAM (isto porque não dá para mandar vir sem RAM nenhuma...), e depois mando vir 2GB (2*1GB) daqui:

Poupo portanto bastante dinheiro mesmo, sabendo que só 1GB da Apple me custava 160€!

Concordam? [;)]

Cumprimentos,
Tiago Matias

Se é o que precisas acho que fazes bem!apr:)

Humm, obrigado...

Concordam? [;)]

Cumprimentos,
Tiago Matias

Exacto, pelo que tenho lido na net essa loja online da Crucial são muito competentes e despacham as coisas muito depressa.
De resto, não sei o que vais fazer com o Macbook, mas antes de comprares a RAM e venderes o 1GB que vem de origem usa o computador durante uns dias, se calhar até te pode chegar.
Eu tinha 512MB no Mac Mini e ao fim de um ano e tal cheguei à conclusão que estava a ficar curto, meti 1GB e melhorou bastante mas até ver 1GB chega-me bem.
O meu irmão comprou um iMac Core 2 Duo, inicialmente também se pôs a questão do 1GB vs 2GB e decidimos deixar vir com 1GB e depois mais tarde comprava-se os 2GB numa loja qualquer e montava eu isso em casa.
A verdade é que o meu irmão já usa a máquina há 8 meses e diz que para já não sente necessidade de mais RAM, diz que lhe chega bem, também a única coisa que faz é navegar na net, messenger, office, algum photoshop, um site da web, ver uns filmes e joga um joguito ou outro, tipo Call of Duty 2, Football Manager e isso...
Para esta utilização 1GB chega bem...
Agora se ele usasse o Parallels a correr em simultaneo com o Mac o Windows Vista e o Linux tudo ao mesmo tempo... aí acredito que os 2GB façam falta! [;)]

Cumprimentos

Hum... a minha utilização além da comum internet, é softwares de edição de imagem, edição html, programas CAD, CAD 3D, software cálculo de Eng. Civil (exemplo: Cype)... Penso portanto que para estas 2 ultimas utilizações me façam falta os 2GB...

Já agora, Jeandré, e quanto ao tipo de partição a usar pelo Windows (para o bootcamp), FAT32 ou NTFS? Aconselhas-me alguma em especial?...

Pessoal novato (como eu) que quer migrar ou migrou para Macintosh e está um bocado à toa de como funciona todo aquele novo OS...

http://www.descascandomac.com/

Um site bastante útil com dicas para newbies, para se irem ambientando ao novo OS [;)]

Eu gostei do que vi [kiss]

Cump,
TM

Last edited:
Hum... a minha utilização além da comum internet, é softwares de edição de imagem, edição html, programas CAD, CAD 3D, software cálculo de Eng. Civil (exemplo: Cype)... Penso portanto que para estas 2 ultimas utilizações me façam falta os 2GB...

A nivel de software para Civil, fora o MatLab e o ArchiCad não tens muita coisa para Mac, felizmente podes sempre instalar lá o Windows e podes correr todo e qualquer software que exista para Windows.

Já agora, Jeandré, e quanto ao tipo de partição a usar pelo Windows (para o bootcamp), FAT32 ou NTFS? Aconselhas-me alguma em especial?...

FAT32 tem a vantagem de ser amplamente suportado pelo MacOS tanto a nível de leitura como de escrita.
Ao nível de desvantagens tem o facto de ser mais antigo que o NTFS e ter a limitação de que cada ficheiro poderá ter no máximo 4GB (o que poderá ser um problema se quiseres gravar um ISO de um DVD com mais de 4GB).
Escrever em partições NTFS no MacOS é possível apenas com o recurso a drivers de terceiros, neste caso ao NTFS3G do MacFuse (by Google), mas já ouvi dizer que é algo lento (o que pode ser chato a gravar ficheiros de grandes dimensões). Ler não deverá representar qualquer problema em ambos os casos.
De qualquer forma todo o processo de partição e preparação do disco rigido é feito pelo assistente do BootCamp, basta seguir os passos, ele trata e simplifica todo o processo...

Cumprimentos

Pois, realmente é uma questão que tenho de analisar bastante bem antes de instalar o bootcamp, porque uma vez que alguns programas não existem para mac, terei de utilizar o windows para os correr. Como deve ser normal, vou precisar de interligar ficheiros para trabalhar ora num, ora noutro SO.

Ou ando com uma pen atrás e faço uma sincronização permanente, usando NTFS portanto no windows, ou então uso FAT32 e consigo ler os ficheiros do windows em mac.

Jeandré, estou aqui a pensar numa coisa...

E se eu tiver mac, windows em NTFS e uma partição de backup em FAT32 para interligar ficheiros entre 2 OS? Assim quando quiser levar alguma coisa do windows para o mac ou reciprocamente, meto na partição backups em fat32 e leio e escrevo com mac, tendo o NTFS em windows que o torna mais seguro (e se encolher o vista sou obrigado e usar essa partição) evitando assim ter de andar com uma pen sempre atrás...

Fico apenas com o contra de não poder interligar ficheiros com mais de 4GB entre os 2 SO, mas dentro de um ou outro SO posso ter esses ficheiros com mais de 4GB.

Ou será que não existe outro tipo de partição que aguente com ficheiros com mais de 4GB e que dê para ler em windows e em mac? (para a partição backups, não precisa de aguentar o SO windows...) EXT ou assim...
Bem ou mal pensado? LOL [:p]

Obrigado por tudo malta,

Cumprimentos,
Tiago Matias

Pois, realmente é uma questão que tenho de analisar bastante bem antes de instalar o bootcamp, porque uma vez que alguns programas não existem para mac, terei de utilizar o windows para os correr. Como deve ser normal, vou precisar de interligar ficheiros para trabalhar ora num, ora noutro SO.

Ou ando com uma pen atrás e faço uma sincronização permanente, usando NTFS portanto no windows, ou então uso FAT32 e consigo ler os ficheiros do windows em mac.

Jeandré, estou aqui a pensar numa coisa...

E se eu tiver mac, windows em NTFS e uma partição de backup em FAT32 para interligar ficheiros entre 2 OS? Assim quando quiser levar alguma coisa do windows para o mac ou reciprocamente, meto na partição backups em fat32 e leio e escrevo com mac, tendo o NTFS em windows que o torna mais seguro (e se encolher o vista sou obrigado e usar essa partição) evitando assim ter de andar com uma pen sempre atrás...

Fico apenas com o contra de não poder interligar ficheiros com mais de 4GB entre os 2 SO, mas dentro de um ou outro SO posso ter esses ficheiros com mais de 4GB.

Ou será que não existe outro tipo de partição que aguente com ficheiros com mais de 4GB e que dê para ler em windows e em mac? (para a partição backups, não precisa de aguentar o SO windows...) EXT ou assim...
Bem ou mal pensado? LOL [:p]

Obrigado por tudo malta,

Cumprimentos,
Tiago Matias

EXT3, da no windows e em linux, agora em Mac nao tenho a certeza, google it![;)]

Back