Acho que estás um pouco desactualizado, até porque o android já vem bastante bem apetrechado de apps nativas. Que os donos de androids sejam normalmente mais "aventureiros" a nível de aplicações, isso já é outra coisa. Mas se começares a instalar tralha de 3ºs no iphone também verás a bateria a descer...
Eu desligo os dados no meu telemóvel quando tenho wifi grátis memorizada (casa, trabalho, não zon fon e coisas do género), e para isso só preciso de um toogle on/off nativo que tenho no ecrã. Tenho a liberdade de fazê-lo com um botão, e é disso que se trata. Também posso optar por não fazê-lo, caso me dê preguiça.
E isso serve também para o wifi, gps, bluetooth, etc. Desde que ligo o telemóvel até o desligar estou sempre ligado. Aliás, um smartphone serve para isso mesmo.
Mas se tenho oportunidade durante várias horas durante o dia de usar wifi grátis, para quê gastar dados e bateria? Se eu puder poupar bateria facilmente carregando num simples botão para usar wifi, desligar o gps, etc, e trabalhar só com localização através de wifi, por que não fazê-lo?
Para que é que tenho de carregar a bateria todos os dias se posso fazê-lo de 2 em 2 dias, poupando assim também a conta da electricidade e reduzindo ciclos à bateria? E eu até tenho 2 gb grátis no telemóvel, por isso não é pelos dados em si. [

]