O CUDA como disse em cima foi das coisas que desinstalei logo.
Reset SMC e NVRAM ainda não tentei, vou tratar disso amanhã.
O 1º carregador pifou faz agora 2 anos, será que o defeito de hardware de aguentou tanto tempo para queimar agora o segundo?
É raro as ventoinhas funcionarem. Só quando preciso do Parallels, por exemplo.
Admitindo o problema de hardware, porque só o Safari estoira com o sistema, e tudo o resto funciona sem qualquer problema? E porque só começou a rebentar com o sistema depois de fazer o upgrade para o Sierra?
Não é mais lógico admitir que o Safari tem um bug crítico qualquer introduzido na versão 10.0? Não é coincidência a mais?
Só para que fique claro a respeito do
hardware:
(...)
Eu, e aparentemente o Audigy também, continuo a apontar para a gráfica da NVIDIA.
Ou tem um problema de hardware (como o Audigy infere pelos problemas com os carregadores), que eu acho pouco provável.
Ou tem um problema de software, com as extensões de kernel da NVIDIA.
(...)
Já agora, uma outra questão:
— É habitual o Mac estar com as ventoinhas a fazer barulho? Ou é um evento raro?
É que uma causa provável para rebentar com os carregadores, sem ser pelos picos de tensão (do lado do input de corrente), é do lado do output ter um consumo elevado durante muito tempo (muito tempo a consumir na ordem dos 85W que o carregador dá). Pode provocar aquecimento excessivo do carregador durante tempo suficiente para causar danos nos componentes.
A parte do
carregador, como se pode ver, nem que seja pelo espaço deixado entre as duas partes do post, é OUTRA QUESTÃO.
Ou seja, a propósito dos problemas nos carregadores poderem causar problemas no Mac (principalmente quando não são originais e deixam passar picos de tensão), lembrei-me que haveria outra possível causa para a falha prematura dos carregadores para além de problemas de corrente, que seria o stress causado por um consumo exagerado por parte do Mac durante longos períodos.
Voltando ao tema...
Quem trabalha em informática, e que saiba como é que o software funciona internamente, sabe que não é possível apontar a causa de problemas a uma aplicação que manifesta esses problemas quando é usada.
Isto porque as aplicações não executam código apenas delas, e nem todas (por mais parecidas que possam ser ao utilizador) utilizam o mesmo código externo fornecido pelo sistema ou por outras bibliotecas, ou se usarem o mesmo código externo, podem não o fazer do mesmo modo.
Ou seja, o problema pode estar no código do Safari, mas também pode estar em qualquer biblioteca que ele use, incluíndo o próprio kernel. Se estiver em bibliotecas externas (incluíndo o kernel), nada te garante que um outro browser use essas mesmas bibliotecas, e se usar, que use do mesmo modo.
Ora, como o problema manifestado não estoira APENAS com o SAFARI (rebenta com o sistema, ou das últimas vezes estoira com a sessão), é que eu digo que é mais provável ser algo externo ao SAFARI. Não parece lógico que um problema no SAFARI tenha o poder de fazer estoirar o sistema. Quando todo o computador faz crash, o mais provável é o problema ter origem em código que corra em modo protegido (KERNEL, em concreto uma extensão ao kernel). Para estoirar com uma sessão, em princípio deverá ter conseguido rebentar com o processo principal da sessão, o que também não deveria ter conseguido fazer sem executar qualquer coisa em modo protegido (kernel).
Basta ver aquele problema do Photoshop (acho eu que é este) que acontece nos iMac, onde o ecrã todo pisca.
Isto é um problema que afecta todo o sistema, e não apenas a aplicação que está a correr.
Ou seja, o piscar é feito pelos drivers da gráfica.
Agora, das duas uma, ou os drivers têm um BUG naquela API em particular quando é usada com um pincel grande, ou o Photoshop está a chamar incorrectamente a API (ainda assim, a API deveria proteger-se contra chamadas mal feitas).
Aliás, é normalmente por ocorrer este tipo de erros é que muitas vezes se descobrem vulnerabilidades nos sistemas: APIs que permitem chamadas incorrectas, e que podem resultar em crash do sistema, ou até em execução de código arbitrário (que depois permite escalar privilégios, ou outras coisas do género).
É claro que, DO TEU PONTO DE VISTA, o problema é o Safari.
Se usares tens problemas, se não usares não tens problemas.
Mas, do ponto de vista de quem está à procura da CAUSA do problema, para te tentar ajudar a resolver esse problema, a simplicidade de "o problema está no Safari" não resolve nada.
É mais complexo que isso.
Por isso é que eu digo para evitar instalar software que não seja da App Store, porque o resultado não é simples. Pode complicar todo o sistema, e as aplicações que correm nele.
Software que seja uma extensão ao kernel, ou de algum modo seja um hack ao sistema, tem de ser programado por alguém que saiba MUITO, MAS MESMO MUITO BEM o que está a fazer.