Não, man, o problema não é o VAIO, esse ainda está ali para as curvas e recomenda-se (teve zero problemas, usado todos os dias, minto, pifou a bateria ao fim de 2 anos). O problema é mesmo a porcaria do Windows, que ao fim de 2 anos já não se mexia.
Instala Win10 aí no Vaio, man, e vês quão bom ele se mexe. Ou não, man.
E instalar tudo do zero estava fora de questão (tinha demasiadas coisas que não podia correr o risco de perder, tal como estava fora de questão perder uma semana ou mais a reinstalar tudo).
O hardware era 5 estrelas. O software (Windows) é que nem com hardware de topo para a época se manteve.
Mais uma vez, se a tua bitola para "hardware de topo em ambiente Win" é um Vaio de 2006 (ou de qualquer data), lamento mas tens muita actualização a fazer.
Baixo nível só se for para correr Windows e coisas mal programadas. Para trabalhar com coisas bem programadas até um 8088 com 1kB de RAM é suficiente.
Então instala macOS 12 num MB de 2008 ou assim. Obviamente não vai correr bem.
Para quê? Para esbanjar dinheiro?
Eu não corro jogos. Não faço edição de vídeo. Não faço renderização 3D. Etc.
Para o que eu faço, até um 8088 passa a maior parte do tempo a 10%.
Mas há quem faça. E para essas pessoas, hardware limitado mesmo com um excelente OS não serve. Ponto. Têm que montar um monstro com 64GB de RAM ou coisa assim, algo que pelos 3000€ só tens (legalmente) em Windows.
É óbvio que, o ACER de 500€ em 2010 não tem nada a ver com um computador de hoje de 500€.
E se fosse hoje, teria pelo menos um SSD. De resto, a nível de CPU e de RAM, qualquer coisa serve.
Para mim não é. A menos que seja dedicado para isso. E para isso é um desktop que tem mais qualidades para tal, não é um laptop.
Além disso, acho que já todos me "ouviram" dizer que:
— não jogo em computadores
— computadores são para trabalhar, se forem para jogar chamam-se consolas e custam 400€.
TU não jogas. Eu jogo por exemplo. O teu caso não é mais especial que o meu.
Jogar em consolas? Preso a framerates ridículas e resoluções do século passado? Não obrigado.
Já vi que não sabes o que é um empecilho.
Se achas que não é um empecilho porque é "perfeitamente funcional e optimizado", então claramente não compreendeste o que é um empecilho.
Explico de outro modo:
Se o Linux e o macOS tivessem bugs e fossem lentos, e o Windows fosse "perfeitamente funcional e optimizado" sem bugs e bué rápido, o Windows continuaria a ser um maior empecilho que o Linux e o macOS.
Ser empecilho não tem nada a ver com bugs ou desempenho. Tem a ver com a FILOSOFIA de funcionamento.
Dei um exemplo no meu post anterior ("Quer gravar?").
— O Windows é como uma gaja, sempre desejosa de atenção, sempre a interromper um gajo, e que nos deixa a secar à porta das lojas de roupa e de sapatos (tipo Windows Updates no shutdown e boot).
— O Linux é como aquele amigo que apenas te liga uma vez por ano para desejar boas-festas ou feliz aniversário.
— O macOS é como um gato, só sabes que o tens e que está vivo porque há pêlo pela casa toda e não cheira a cadáver.
-No Windows sabes (se quiseres) exactamente o que se está a passar com o teu computador. Idem para o Linux. Em Mac? Tive de perder 10 minutos à procura do "gestor de tarefas" para saber exactamente o que me estava a bloquear o computador. Que bloqueou, imagine-se, por falta de hardware. Memória neste caso.