É cada vez mais notório um menor empenho dos devs no iOS. Digo iOS porque depois de longos anos neste como main mobile OS, só recentemente rumei ao Android onde não tenho historial recente significativo de modo a estabelecer uma comparação over time entre ambos nesse aspecto. Algo que posso dizer, no entanto, é que as congéneres em Android das apps que regularmente usava em iOS, têm inexplicavelmente menos bugs. Talvez seja o trade off entre poucos devices(iOS) e uma quantidade galopante de utilizadores(Android), e este último(+ feedback) se esteja a revelar mais útil na manutenção da estabilidade das apps?! Talvez sejam as trocas e baldrocas nas APIs do iOS que no Android se desenrolam mais gradualmente ou com maiores níveis de retrocompatibilidade?! Apesar da expressiva maioria do revenue das apps se concentrar no iOS, talvez os devs estejam a ter maior visibilidade/notoriedade numa plataforma como o Android e tal acabe por ditar um maior nível de atenção nas suas apps para este?!
O caso caricato que passei com a app N26 é um pequeno exemplo. Desde que abri conta nesse banco que reparei que na app a minha data de nascimento apresentava-se errada(1 dia a menos do que o suposto). No entanto via browser, a data apresentava-se correcta no interface desktop deles. Acabei por ignorar, mas ficou-me sempre aquela pulga se era a minha data que estava efectivamente errada no sistema deles. Após quase um ano e uma meia dúzia de updates da app, o erro manteve-se e achei por bem contacta-los. Calhou na altura que comprei o Pixel, e a verdade é que depois de emparelhar a app do banco para Android, notei que a minha data se apresentava correcta. Ainda hoje na app para iOS a minha data apresenta-se incorrecta, já na app para Android não. Felizmente não afecta o funcionamento da app... Isto para não falar de ser bastante mais lenta em iOS(iPhone 7 face ao OP5T, onde o 7 tem pontuações significativamente acima do 5T em benchmarks sintéticos) e ter uma interface mais confusa e dated(observação pessoal).