Tópico da Apple

Pois… no link que eu coloquei diz que não deixa…

Acho um bocado idiota ter essa restrição, porque é uma solução tão pouco confortável que a Apple tinha mais a ganhar do que a perder…

Há "loopholes" que às vezes convém deixar explorar.
A Microsoft que o diga (ao "permitir" a pirataria).

A diferença é que no caso do Apple Music, entram royalties a terceiros (editoras e músicos), com base no numero de vezes que uma música é ouvida.
Loopholes retiram credibilidade ao serviço, na óptica das entidades terceiras.
E a Apple não é a Microsoft. Aqui há seriedade e credibilidade.

Este tema é confuso. Vamos lá ver se não meto os pés pelas mãos.

A Apple tem 2 tipos de subscrição do serviço Apple Music:
1) conta Apple Music individual. O serviço só funciona numa conta Apple ID singular, com um máximo de 6 dispositivos diferentes logados na mesma conta. Não permite reproduzir em mais que 1 dispositivo em simultâneo, porque tratando-se de um serviço pessoal, não pode a mesma pessoa estar a ouvir músicas diferentes ao mesmo tempo.

2) Conta Apple Music familiar. O serviço permite agregar até 6 Apple IDs diferentes, cada um deles em até 6 dispositivos. Ou seja, até 36 dispositivos com a mesma conta Apple Music. Do mesmo modo, cada Apple ID só pode reproduzir uma músíca de cada vez. Portanto, o Apple Music familiar permite reproduzir até 6 músicas diferentes em simultâneo, desde que cada uma esteja num dispositivo logado com uma Apple ID diferente de todos os outros.

Contudo, penso que é possível ter um dispositivo logado com uma Apple ID, e ter logado nesse mesmo dispositivo outra Apple ID para o itunes. Nestes casos, conseguimos ter acesso à biblioteca de música do iTunes desta otura Apple ID (não confundir com o Apple Music, que é um serviço de streaming).

Bem… subscrição individual não consigo testar… mas subscrição familiar consigo.

Testei agora com 3 dispositivos em simultâneo com a mesma conta Apple.
Apple TV
MacBook Pro
iPhone

Os 3 a dar música em simultâneo (streaming, nenhum tinha a música descarregada para disco).

Bem… subscrição individual não consigo testar… mas subscrição familiar consigo.

Testei agora com 3 dispositivos em simultâneo com a mesma conta Apple.
Apple TV
MacBook Pro
iPhone

Os 3 a dar música em simultâneo (streaming, nenhum tinha a música descarregada para disco).

Eu fiquei por um momento sozinho no escritório pelo que testei agora, pus AppleMusic a tocar no portátil e depois liguei no Iphone e no computador parou de tocar e apareceu o popup a informar: "Mais do que um dispositivo está a tentar reproduzir música" e a perguntar se quero actualizar para um plano familiar.

São "finos" os gajos da Apple. [:D]

Ok, agr que me lembro realmente acho que não dá AppleIDs diferentes a usar a mm conta de Apple Music.

Qdo fazia isso estava fora de casa no gym com dados off apenas para o AMusic e a ouvir apenas em offline e a Maria em casa a ouvir no iPad em streaming, mas na altura esse iPad tinha o meu AppleID...

Mas com o Spotify dá para fazer o que disse!

Malta ando aqui com umas vontades de fazer um setup em casa, com um mac mini (com monitor de 21" e acessórios) ou um imac (21,5) dos antigos. A ideia é apenas web browsing, processamento de texto, youtube, hearthstone e alguns filmes. A partir de que modelos é que as máquinas são suficientes para esta utilização? É que em casa, as 13 polegadas do meu macbook deixam algo a desejar.

Malta ando aqui com umas vontades de fazer um setup em casa, com um mac mini (com monitor de 21" e acessórios) ou um imac (21,5) dos antigos. A ideia é apenas web browsing, processamento de texto, youtube, hearthstone e alguns filmes. A partir de que modelos é que as máquinas são suficientes para esta utilização? É que em casa, as 13 polegadas do meu macbook deixam algo a desejar.

Depende do teu budget, mas para a utilização que falas, qualquer mac dos últimos 5 anos serve, certo?

Eu sou um fã do conceito Mac mini, embora nunca tive um, e na última revisão ficou com specs bem boas.

Se estás contente com o MacBook porque não investir antes num suporte para portátil, teclado, rato ( ou touchpad) , monitor ( vê só a resolução máxima que o teu mac suporta em monitor externo ) + uns cabos / adaptadores e está o setup feito.

E se um dia comprares um Mac mini pelo menos já tens parte do setup.

Disclaimer: eu uso este tipo de setup.

Depende do teu budget, mas para a utilização que falas, qualquer mac dos últimos 5 anos serve, certo?

Eu sou um fã do conceito Mac mini, embora nunca tive um, e na última revisão ficou com specs bem boas.

O orçamento é composto por... poupança extrema [:D] Andei a ver Mac Mini e iMacs de 2009/2010 sensivelmente. Não sei é se serão capazes de cumprir as tarefas com o mínimo de conforto. Sinceramente, para o que é. dou preferência ao iMac, porque é a solução mais clean e simples. Basta ligar um teclado e um rato e está pronto a andar.

Se estás contente com o MacBook porque não investir antes num suporte para portátil, teclado, rato ( ou touchpad) , monitor ( vê só a resolução máxima que o teu mac suporta em monitor externo ) + uns cabos / adaptadores e está o setup feito.

Já pensei nisso, mas não sei até que ponto entre esse investimento todo e o preço de um iMac usado, se não fico melhor com o iMac e o Macbook juntos

O orçamento é composto por... poupança extrema [:D] Andei a ver Mac Mini e iMacs de 2009/2010 sensivelmente. Não sei é se serão capazes de cumprir as tarefas com o mínimo de conforto. Sinceramente, para o que é. dou preferência ao iMac, porque é a solução mais clean e simples. Basta ligar um teclado e um rato e está pronto a andar.

Ah ok, então percebo-te... tenho um MacBook 13” de 2011 que já está encostado... veio com o Lion ou o Mountain Lion, e não se mexe.

É ver o que calha no mercado de usados, mas não me fiava muito.

Ando aqui num dilema... :confused: uma vez que o novo iPad Mini tem um preço que acho estupidamente caro para o que oferece (470€ :eek:) , tenho andado a pensar se valerá a pena trocar o iPad Mini4 que tenho à quase 3 anos por um iPad 9,7" actual. Este está por estes dias em promoção no MM a 313€ o que me parece um valor "honesto"

Acham que vale a pena?

o ecrã deste actual iPad por não ser laminado é muito inferior aos novos Mini e Air, ou nem se nota a diferença numa utilização normal? :confused:

Como te disseram, investir num monitor externo, um teclado e rato e estás bem. Por €100-150 compras um bom monitor 22-24" 1080p IPS e tudo.

Que MB 13" é esse ? Air ? Pro ? De que ano ? Specs ?

Se quiseres algo mais moderno e não te importares de ficar com algo que não é portátil então recomendo isto:

https://www.fnac.pt/Apple-Mac-Mini-...-Desktop-Desktop-Mini/a6348784?omnsearchpos=1

€549 por isto é imbatível (40% de desconto, o PVP é de 919 salvo erro e isto saiu apenas há ~7 meses), e acumula 5% em cartão.

O maior problema é os 128 GB, o que lgo para começar invalida fazer bootcamp, mas se não quiseres ter mais nenhum SO acho que serve pois ter discos externos ligados é mt mais tranquilo num desktop (apesar de internal storage ser smp melhor).

A RAM dá para ser atualizada embora dê algum trabalho.

Eu também uso este género de setup, é o melhor de dois mundos para quem gosta de estar em modo desktop mas tb precisa pontualmente de portabilidade. O maior downside é a potencial falta de performance ou então maior "custo por performance" (além de ser desperdício ter um bom MBP com ecrã retina smp desligado).

Já pensei nisso, mas não sei até que ponto entre esse investimento todo e o preço de um iMac usado, se não fico melhor com o iMac e o Macbook juntos

Mac Mini e iMacs de 2009/2010 ?

Epá não te metas nisso... Isso nem suporte aos atuais SO tem (pelo menos de forma oficial sem patchers). A não ser que estejas extremamente on a budget.

iMacs recomendo os maiores de 27" pq permitem upgrade de RAM de forma fácil rápida e segura.

No entanto nos usados quase só se vê iMacs de configs "stock", ou seja sem SSDs puros e isso para mim seria essencial.

Dá para abrir um iMac e trocar isso, mas apenas e só abrir um iMac já é um risco, qto mais abri-lhe as entranhas... E sim, já vi vídeos sobre isso.

Última edição:
Ando aqui num dilema... :confused: uma vez que o novo iPad Mini tem um preço que acho estupidamente caro para o que oferece (470€ :eek:) , tenho andado a pensar se valerá a pena trocar o iPad Mini4 que tenho à quase 3 anos por um iPad 9,7" actual. Este está por estes dias em promoção no MM a 313€ o que me parece um valor "honesto"

Acham que vale a pena?

o ecrã deste actual iPad por não ser laminado é muito inferior aos novos Mini e Air, ou nem se nota a diferença numa utilização normal? :confused:

Sou fã do formato mini, tenho o 3 desde 2015.

Ano passado comprei esse iPad 9.7'' e ofereci à mãe. Acho que a qualidade do ecrã é boa, apesar de um utilizador atento notar a maior distância do vidro ao ecrã e o frame. Parece-me um iPad que cumpre perfeitamente para a maioria dos utilizadores e o diferencial de preço dos novos Pro é muito muito difícil de justificar...

O novo mini é pouco diferente do teu à excepção do processador julgo eu e o ecrã do teu julgo não ser muito diferente do meu.

Isto para dizer que não acho o tal iPad 9.7'' nada pior que o meu mini apesar de eu o preferir, mesmo que lentificado, pelo tamanho ideal que adoro [:cool:]

Ah ok, então percebo-te... tenho um MacBook 13” de 2011 que já está encostado... veio com o Lion ou o Mountain Lion, e não se mexe.

É ver o que calha no mercado de usados, mas não me fiava muito.

A esta hora do campeonato já não vale andares a investir nisso, mas se lhe tivesses metido um SSD e feito upgrade de RAM há uns tempos ainda tinha sido uma máquina interessante para os últimos anos (e mm agora durante mais algum tempo).

Acham que vale a pena?

Tenho um iPad 9.7" mas comprei-o há 1 ano e pouco (na altura por €330).

Se estivesse agora comprador tentava chegar ao Air 10,5".

O 9,7" acho interessante se arranjares a €299 ou menos, mas sei que pode não ser fácil isso aparecer claro.

Depende do quanto valorizas isso do ecrã (naõ se nota mto, mas acho que se nota um bocado), mas tb é preciso ter em conta que tem um chip A12 com 3 GB de RAM em vez de A10 com 2 GB, há-de ter mais anos de suporte (pelo menos mais um ano), entre outras vantagens que agora de cabeça não me lembro.

Agora tb é certo que o Air 10,5" mm com os típicos 15% de desconto que volta e meia se vê em mta coisa da Apple ainda ronda os €500, o que sobretudo percentualmente ainda é um diferença bastante considerável.

Não é um dilema fácil.

A parte boa de ter comprado o 9.7" 6th gen há um ano é que na altura era um no brainer tendo em conta o preço :)

Última edição:
Como te disseram, investir num monitor externo, um teclado e rato e estás bem. Por €100-150 compras um bom monitor 22-24" 1080p IPS e tudo.

Que MB 13" é esse ? Air ? Pro ? De que ano ? Specs ?

Se quiseres algo mais moderno e não te importares de ficar com algo que não é portátil então recomendo isto:

https://www.fnac.pt/Apple-Mac-Mini-...-Desktop-Desktop-Mini/a6348784?omnsearchpos=1

€549 por isto é imbatível (40% de desconto, o PVP é de 919 salvo erro e isto saiu apenas há ~7 meses), e acumula 5% em cartão.

O maior problema é os 128 GB, o que lgo para começar invalida fazer bootcamp, mas se não quiseres ter mais nenhum SO acho que serve pois ter discos externos ligados é mt mais tranquilo num desktop (apesar de internal storage ser smp melhor).

A RAM dá para ser atualizada embora dê algum trabalho.

Eu também uso este género de setup, é o melhor de dois mundos para quem gosta de estar em modo desktop mas tb precisa pontualmente de portabilidade. O maior downside é a potencial falta de performance ou então maior "custo por performance" (além de ser desperdício ter um bom MBP com ecrã retina smp desligado).
Não tens que ter o monitor desligado.

9138d7a163814e5d7dc5f2096f634960.jpg

Até da bastante jeito, infelizmente o monitor do MacBook deixou me mal habituado e tive que ir para um monitor externo 4k, mas o monitor ainda dá imenso jeito. Mesmo para fazer assim de torre, costumo ter o monitor do mac com vídeos em full screen, e uso o externo para fazer outras coisas.

Para tornar a performance disto aceitável, bastava comprar uma gráfica externa e já fica com um bom nível, mas não sinto necessidade.

O problema dos produtos Apple muito antigo é que não tarda deixam de suportar o mais recente sistema e fica um pouco lixo.. eu residiria à tentação de comprar algo muito antigo.

Outra opção para o GansoLFM, se é para multimedia, seria ir para soluções completamente opostas, como uma Chrome box ou Apple TV..

Última edição:

Acham que vale a pena?

Diria que se quiseres usar o iPad com o Pencil, Air all the way. Se não, 9,7” está bom. Depende um bocado do use case. Acabei por comprar o Air e foi o melhor que fiz.

Malta, muito obrigado pelas respostas. O meu macbook é um Pro Retina Late 2014 e ainda está para as curvas. Se calhar vou mesmo investir num monitor e acessórios bluetooth, teclado e rato. É capaz de ser o mais lógico.

Os Mac Mini e iMacs que teria em vista são realmente com tecnologia já com 9/10 anos e não me parecem investimento seguro a médio prazo, quanto mais a longo prazo...

Voltar
Superior