Tópico da Apple

A App é da Google.
É disponibilizada pela Google.
Não está disponível para Portugal.

Quem disponibiliza essa App fora da PlayStore está autorizado pela Google a fazê-lo?
Obteve a App em formato APK legalmente da Google, ou necessitou de contornar sistemas de segurança para obter o APK?
É possível usar legalmente um APK ilegal?

Ter uma app desta importância em Android, já é um risco demasiado alto para mim.
Então instalar esta app em Android, de uma fonte não oficial, é a receita para o desastre certo.

Nesse aspecto, a Samsung leva a vantagem.

O Galaxy Watch consegue emitir uma rádio-frequência simulando a banda magnética do cartão físico. Logo, funciona em todos os terminais, mesmo os que não têm NFC apr:)

Só que, como é óbvio, o Samsung Pay também não está disponível em PT [8b]

Rádio frequência que simula a banda magnética? Quer dizer, se o terminal
Não tem NFC, tem de haver o contacto da banda pela ranhura.

Ter uma app desta importância em Android, já é um risco demasiado alto para mim.
Então instalar esta app em Android, de uma fonte não oficial, é a receita para o desastre certo.

Também não é assim tão grave.
No máximo faz hacking ao carro, e acelera a fundo quando carregares no travão.
Não é tão grave quanto fazer hacking ao pace-maker...

Isso é bruxaria!

Anyway, não vejo grande vantagem em do Apple play em relação a usar um cartão contactess. E apesar da segurança do iPhone, tem o seu risco.

qual risco? O risco de alguém com uma cara igual à tua te roubar o telemóvel e começar a fazer pagamentos? O risco é de 1/1000000.

sabias que o risco de seres atingido por um raio, durante o próximo ano, é de 1/700000? Cuidado na rua.

todos esses sistemas permitem adicionar cartões de débito. Por exemplo, tanto o revolut como o boon só usam cartões débito prepaid.

aliás, a questão dos comerciantes não tem nada a ver com cartões de crédito. Só tem a ver se têm contrato com a visa ou mastercard. Tendo contrato, tanto suportam transações com cartões de débito ou crédito.

Não sei se é assim tão linear. Os cartões virtuais da Revolut, ainda que ore-carregados, aparecem no circuito e pagamentos como cartões de crédito. Até tem CVV obrigatório e tudo.
Para um TPA, ter contrato com Vida e MasterCard, significa obrigatoriamente aceitar cartões de crédito. Logo, tenho muitas dúvidas que um TPA sem acordo Visa e MasterCard aceite pagamentos Apple Pay, mesmo que seja possível associar um cartão de débito puro ao Apple Pay.
Não tenho certeza absoluta do que digo, mas é o que me quer parecer das experiências que tenho tido, não só se agora, mas de outras alturas, visto que já usei Apple Pay durante muito tempo com uma conta Boon.

Não sei se é assim tão linear. Os cartões virtuais da Revolut, ainda que ore-carregados, aparecem no circuito e pagamentos como cartões de crédito. Até tem CVV obrigatório e tudo.

qualquer cartão de débito irlandês (ou da maioria dos outros países) têm CVV obrigatório e usam a respectiva rede de pagamentos (visa, mastercard) da mesma forma que um cartão de crédito.

em Portugal, os cartões de débito foram historicamente deformados para privilegiar a rede multibanco, e prejudicar os consumidores. É irónico como tu achas "maus" os cartões de crédito, mas não percebes que é a existência da SIBS que obriga os portugueses a precisarem de cartões de crédito e não poderem usar os de débito para compras online como faz o resto da Humanidade.

Para um TPA, ter contrato com Vida e MasterCard, significa obrigatoriamente aceitar cartões de crédito.

não. Significa aceitar cartões emitidos pelo banco para as redes visa ou mastercard, independentemente do cartão ser débito ou crédito. Por isso é que quando usas um cartão de débito de um banco português, num TPA com acordo com a visa, ele te pergunta se queres usar a rede multibanco ou a visa para processar a transacção.

a unicre tem vários negócios entre os quais um é de emissão de cartões de crédito para a visa e mastercard; e outro é o de servir de gateway para TPAs para acesso as redes visa e mastercard. São negócios distintos embora se complementem.

Logo, tenho muitas dúvidas que um TPA sem acordo Visa e MasterCard aceite pagamentos Apple Pay, mesmo que seja possível associar um cartão de débito puro ao Apple Pay.

claro que sem acordo com visa ou mastercard, o apple pay não vai funcionar porque não acredito que tenha sido integrado com o multibanco/sibs. Até no próprio crédito agrícola, a informação que tenho é que vai usar cartões prepaid de débito gerados em real-time, não vão ser os cartões "normais" físicos que dão aos clientes e que funcionam na rede multibanco.

Last edited:
Estive a ver uns vídeos sobre pagar com Apple Pay com o Apple Watch e fiquei com uma dúvida:
É preciso ter a aplicação Wallet aberta no relógio ou basta aproximar o relógio do terminal de pagamento que ele automaticamente passa para o modo de ter que carregar 2 vezes no botão para fazer o pagamento?

Basta carregar duas vezes no botão.
Perto ou não do terminal isso abre a aplicação wallet e começa a procurar um terminal.

Basta carregar duas vezes no botão.
Perto ou não do terminal isso abre a aplicação wallet e começa a procurar um terminal.

Obrigado SilverArrow, experimentei agora e tens razão abre logo o Wallet, eu por acaso fiz a pergunta porque já tinha feito a experiência de ter carregado 2 vezes no botão e só me abria a lista de Apps, às tantas estava a demorar muito tempo entre os toques ou algo do género.

qualquer cartão de débito irlandês (ou da maioria dos outros países) têm CVV obrigatório e usam a respectiva rede de pagamentos (visa, mastercard) da mesma forma que um cartão de crédito.

em Portugal, os cartões de débito foram historicamente deformados para privilegiar a rede multibanco, e prejudicar os consumidores. É irónico como tu achas "maus" os cartões de crédito, mas não percebes que é a existência da SIBS que obriga os portugueses a precisarem de cartões de crédito e não poderem usar os de débito para compras online como faz o resto da Humanidade.

não. Significa aceitar cartões emitidos pelo banco para as redes visa ou mastercard, independentemente do cartão ser débito ou crédito. Por isso é que quando usas um cartão de débito de um banco português, num TPA com acordo com a visa, ele te pergunta se queres usar a rede multibanco ou a visa para processar a transacção.

a unicre tem vários negócios entre os quais um é de emissão de cartões de crédito para a visa e mastercard; e outro é o de servir de gateway para TPAs para acesso as redes visa e mastercard. São negócios distintos embora se complementem.

claro que sem acordo com visa ou mastercard, o apple pay não vai funcionar porque não acredito que tenha sido integrado com o multibanco/sibs. Até no próprio crédito agrícola, a informação que tenho é que vai usar cartões prepaid de débito gerados em real-time, não vão ser os cartões "normais" físicos que dão aos clientes e que funcionam na rede multibanco.

Cartões não é nitidamente, a minha praia. Aproveitando os teus conhecimentos, deixa-me ver se percebo as coisas:
Multibanco, Visa e Mastercard são redes de pagamentos com cartões, sendo que a rede Multibanco é exclusiva de Portugal. A rede Multibanco foi durante muitos anos (2 décadas ou mais, não?) muito mais avançada em termos de serviços que as redes Visa, Mastercard, e outras redes proprietárias de vários países. Ainda as ATM estrangeiras só permitiam levantar dinheiro e ver o extracto, e já nós tínhamos pagamentos de serviços, transferências,carregamento de telemóveis, etc. Além disso tinha comissionamentos muito mais baratos para os comerciantes, algo que, julgo, ainda se mantém. Entretanto as diferenças de serviços esbateram-se.
Há muitos anos que a esmagadora maioria dos cartões emitidos pelos bancos nacionais suportam MB mas também Visa ou Mastercard, certo? Há muitos anos que não vejo um cartão exclusivamente MB, mas admito que ainda possa haver... Por isso não entendo o que dizes sobre a SIBS impedir os cartões portugueses de debito de serem usados em pagamentos online, quando qualquer cartão de débito MB é também Visa ou Mastercard.
Retomando, Multibanco, Visa e Mastercard são redes de pagamentos, em cima dos quais funcionam cartões, quer de débito, quer de crédito, quer duais, quer de pré-carregamento.
A rede Multibanco, segundo sei, não suporta cartões MB de crédito, mas apenas de débito. Por isso é que eu digo que para se poder aceitar cartões de crédito é preciso ter contrato com a VISA ou Mastercard (ou outras menos prevalentes, como a AMEX, etc).
Como a Apple Pay só tem acordos com bancos que emitam cartões em cima das redes Visa ou Mastercard, então um cartão da rede MB nunca vai funcionar no Apple Pay. Ok, até aí, percebo. Contudo, como eu referi acima, virtualmente todos os cartões MB são em simultâneo cartões Visa ou Mastercard, logo a questão da rede ficará por aqui resolvida. Portanto nada obstaria então a que se pudesse associar um cartão de débito MB/Visa ou MB/Mastercard ao Apple Pay.

Mas e quanto aos Terminais de Pagamento Automático? e aos POS? É aqui que a porca torce o rabo, porque as comissões cobradas pela rede MB continuam a ser muito mais baixas que as cobradas pelas redes Visa ou Mastercard, e muitos comerciantes, provavelmente a maior partes dos pequenos, contrata só MB. Por isso é que há tantas lojas onde o Apple Pay não funciona. Não é por insuficiência técnica (desde que o TPA aceite contactless), mas por não haver contrato/acordo.

Será assim?

A questão dos pagamentos online simplesmente não se aplica, o MB Way permite criar cartões virtuais para compras online (gratuitamente) e, se não se quiser utilizar o MB Way, qualquer banco permite a mesma coisa através de homebanking. Quanto à diferença de serviços entre o Multibanco e outros sistemas ATM, penso que ainda se mantém, pelo menos em Espanha não consegues fazer muita coisa que consegues num MB.

Cartões não é nitidamente, a minha praia. Aproveitando os teus conhecimentos, deixa-me ver se percebo as coisas:
Multibanco, Visa e Mastercard são redes de pagamentos com cartões, sendo que a rede Multibanco é exclusiva de Portugal. A rede Multibanco foi durante muitos anos (2 décadas ou mais, não?) muito mais avançada em termos de serviços que as redes Visa, Mastercard, e outras redes proprietárias de vários países. Ainda as ATM estrangeiras só permitiam levantar dinheiro e ver o extracto, e já nós tínhamos pagamentos de serviços, transferências,carregamento de telemóveis, etc.

multibanco, visa e mastercard são redes de processamento de transacções.

a rede multibanco tem integração com todos os bancos portugueses e quando recebe uma transacção (ATM, POS, etc) pergunta ao banco que emitiu o cartão se há fundos. O banco responde e a rede multibanco reencaminha essa resposta para o terminal.

as redes visa e mastercard são análogas, mas têm integração com praticamente todos os bancos do mundo, daí serem dominantes do mercado.

a sibs além de ser dona da rede, também desenvolve os ATMs, por isso os ATMs são mais avançados. A visa e mastercard nunca tiveram interesse no negócio dos ATMs, apenas em processar transacções (além de que é muito mais difícil estabelecer um standard de ATM para milhares de bancos, do que para meia dúzia como faz a sibs).

Além disso tinha comissionamentos muito mais baratos para os comerciantes, algo que, julgo, ainda se mantém. Entretanto as diferenças de serviços esbateram-se.

esta é predominantemente a razão. As taxas da rede multibanco são muito mais baixas, mas o produto não é igual. Fazia sentido no Portugal dos anos 80/90 pré-globalização. Hoje em dia já não. Cada vez se usa menos dinheiro físico, todos os turistas querem usar os seus cartões e não conseguem em POS multibanco. Além disso, com as fintech os próprios portugueses não conseguem usar boon, n26, revolut, etc....

Há muitos anos que a esmagadora maioria dos cartões emitidos pelos bancos nacionais suportam MB mas também Visa ou Mastercard, certo? Há muitos anos que não vejo um cartão exclusivamente MB, mas admito que ainda possa haver... Por isso não entendo o que dizes sobre a SIBS impedir os cartões portugueses de debito de serem usados em pagamentos online, quando qualquer cartão de débito MB é também Visa ou Mastercard.

historicamente os cartões de débito portugueses não podiam ser usados em compras online, adicionados a wallets, etc (pode já ter mudado), daí ter aparecido o MB net para tentar resolver essa lacuna. Lembro-me perfeitamente que a única razão que pedi o meu primeiro cartão de crédito era para poder usar a amazon, paypal, itunes, etc. A sibs queria ter o domínio total do negócio do débito, logo não permitia cartões de débito a funcionar fora da rede multibanco (a excepção óbvia era no estrangeiro, essa era a única razão pela qual os bancos portugueses emitiam cartões com uma rede internacional, porque os clientes queixavam-se que não podiam usar os cartões no estrangeiro).

Retomando, Multibanco, Visa e Mastercard são redes de pagamentos, em cima dos quais funcionam cartões, quer de débito, quer de crédito, quer duais, quer de pré-carregamento.
A rede Multibanco, segundo sei, não suporta cartões MB de crédito, mas apenas de débito. Por isso é que eu digo que para se poder aceitar cartões de crédito é preciso ter contrato com a VISA ou Mastercard (ou outras menos prevalentes, como a AMEX, etc).

sim, a rede multibanco só aceita débito. Se tiveres contrato com visa e mastercard, aceitas qualquer cartão dessas redes, indiferente de ser débito ou crédito. Dizeres que "para se poder aceitar cartões de crédito é preciso ter contrato com a VISA ou Mastercard" é apenas um corolário disso, tal como é eu dizer "para se poder aceitar cartões de débito estrangeiros é preciso ter contrato com a VISA ou Mastercard".

Como a Apple Pay só tem acordos com bancos que emitam cartões em cima das redes Visa ou Mastercard, então um cartão da rede MB nunca vai funcionar no Apple Pay. Ok, até aí, percebo. Contudo, como eu referi acima, virtualmente todos os cartões MB são em simultâneo cartões Visa ou Mastercard, logo a questão da rede ficará por aqui resolvida. Portanto nada obstaria então a que se pudesse associar um cartão de débito MB/Visa ou MB/Mastercard ao Apple Pay.

sim, tecnicamente está correcto, embora eu ache que a sibs vai querer bloquear isso e não permitir que cartões de débito possam ser associados ao apple pay (o tal controlo sobre operações de débito).

Mas e quanto aos Terminais de Pagamento Automático? e aos POS? É aqui que a porca torce o rabo, porque as comissões cobradas pela rede MB continuam a ser muito mais baixas que as cobradas pelas redes Visa ou Mastercard, e muitos comerciantes, provavelmente a maior partes dos pequenos, contrata só MB. Por isso é que há tantas lojas onde o Apple Pay não funciona. Não é por insuficiência técnica (desde que o TPA aceite contactless), mas por não haver contrato/acordo.

Será assim?

exacto, sem contrato com a visa ou mastercard, o TPA não consegue enviar a transacção, e o apple pay não vai funcionar. Daí o meu post original como a estratégia da sibs/multibanco conduziu a isto. Nos outros países em que sempre se usou as redes standard internacionais, toda esta transformação tecnológica nos pagamentos foi imediata.

Ou seja, a Apple se quiser penetrar mais rapidamente no mercado, terá de fazer parceria com a rede Multibanco, para além da Visa e Mastercard.
A rede Multibanco deve ter quê, 80% do mercado em Portugal?

A partir de hoje vou seleccionar sempre a opção Visa no TPA. Andava eu enganadinho a mudar sempre para Multibanco.

Last edited:
Mas certamente que não o deve fazer. Na Alemanha também tem o seu sistema, o girocard e a Apple não quer saber, nem faz sentido perder tempo com essas coisas, mastercard e visa e segue.

Além que o processo de certificação da Apple(e google) é super exigente, a integração e qualidade exigida é bastante alta, desde segurança, tempos de resposta, e pelo que ouvi, além que tiver valor corretos que corriga, os bancos pagam cerca de 200mil euros pelos processos de certificação à visa/mastercard, e se falhar tem de repetir e pagar.

Um processo de integração de um banco ao apple pay / google pay pode no pior caso ser um projecto para um ano.

Last edited:
Ou seja, a Apple se quiser penetrar mais rapidamente no mercado, terá de fazer parceria com a rede Multibanco, para além da Visa e Mastercard.
A rede Multibanco deve ter quê, 80% do mercado em Portugal?

A partir de hoje vou seleccionar sempre a opção Visa no TPA. Andava eu enganadinho a mudar sempre para Multibanco.

isto então era das coisas mais incríveis: a possibilidade de seleccionar a rede nos TPA é algo muito recente, e resultou de um regulamento europeu para promover a concorrência e transparência.

antes disto, e durante longos anos, uma pessoa tinha por exemplo um cartão com a rede multibanco e a rede visa, e os TPAs portugueses escolhiam sempre a rede multibanco por defeito e nem davam hipótese de escolher a outra! [:D] Isto é a tal subversão e controlo do mercado de débito que a sibs tentou sempre fazer com os cartões emitidos por bancos nacionais.

Malta, já comprei um monitor para fazer parelha com o meu mac. Optei por um usado baratinho, full hd, 22 polegadas. Problema: o adaptador HDMI para VGA não funciona. Por ignorância minha, não pesquisei o suficiente antes de comprar. Já percebi que tem que ser um adaptador mini displayport para VGA, porque a porta HDMI do mac é apenas digital e o sinal VGA é analógico [8b]

Back