qualquer cartão de débito irlandês (ou da maioria dos outros países) têm CVV obrigatório e usam a respectiva rede de pagamentos (visa, mastercard) da mesma forma que um cartão de crédito.
em Portugal, os cartões de débito foram historicamente deformados para privilegiar a rede multibanco, e prejudicar os consumidores. É irónico como tu achas "maus" os cartões de crédito, mas não percebes que é a existência da SIBS que obriga os portugueses a precisarem de cartões de crédito e não poderem usar os de débito para compras online como faz o resto da Humanidade.
não. Significa aceitar cartões emitidos pelo banco para as redes visa ou mastercard, independentemente do cartão ser débito ou crédito. Por isso é que quando usas um cartão de débito de um banco português, num TPA com acordo com a visa, ele te pergunta se queres usar a rede multibanco ou a visa para processar a transacção.
a unicre tem vários negócios entre os quais um é de emissão de cartões de crédito para a visa e mastercard; e outro é o de servir de gateway para TPAs para acesso as redes visa e mastercard. São negócios distintos embora se complementem.
claro que sem acordo com visa ou mastercard, o apple pay não vai funcionar porque não acredito que tenha sido integrado com o multibanco/sibs. Até no próprio crédito agrícola, a informação que tenho é que vai usar cartões prepaid de débito gerados em real-time, não vão ser os cartões "normais" físicos que dão aos clientes e que funcionam na rede multibanco.
Cartões não é nitidamente, a minha praia. Aproveitando os teus conhecimentos, deixa-me ver se percebo as coisas:
Multibanco, Visa e Mastercard são redes de pagamentos com cartões, sendo que a rede Multibanco é exclusiva de Portugal. A rede Multibanco foi durante muitos anos (2 décadas ou mais, não?) muito mais avançada em termos de serviços que as redes Visa, Mastercard, e outras redes proprietárias de vários países. Ainda as ATM estrangeiras só permitiam levantar dinheiro e ver o extracto, e já nós tínhamos pagamentos de serviços, transferências,carregamento de telemóveis, etc. Além disso tinha comissionamentos muito mais baratos para os comerciantes, algo que, julgo, ainda se mantém. Entretanto as diferenças de serviços esbateram-se.
Há muitos anos que a esmagadora maioria dos cartões emitidos pelos bancos nacionais suportam MB mas também Visa ou Mastercard, certo? Há muitos anos que não vejo um cartão exclusivamente MB, mas admito que ainda possa haver... Por isso não entendo o que dizes sobre a SIBS impedir os cartões portugueses de debito de serem usados em pagamentos online, quando qualquer cartão de débito MB é também Visa ou Mastercard.
Retomando, Multibanco, Visa e Mastercard são redes de pagamentos, em cima dos quais funcionam cartões, quer de débito, quer de crédito, quer duais, quer de pré-carregamento.
A rede Multibanco, segundo sei, não suporta cartões MB de crédito, mas apenas de débito. Por isso é que eu digo que para se poder aceitar cartões de crédito é preciso ter contrato com a VISA ou Mastercard (ou outras menos prevalentes, como a AMEX, etc).
Como a Apple Pay só tem acordos com bancos que emitam cartões em cima das redes Visa ou Mastercard, então um cartão da rede MB nunca vai funcionar no Apple Pay. Ok, até aí, percebo. Contudo, como eu referi acima, virtualmente todos os cartões MB são em simultâneo cartões Visa ou Mastercard, logo a questão da rede ficará por aqui resolvida. Portanto nada obstaria então a que se pudesse associar um cartão de débito MB/Visa ou MB/Mastercard ao Apple Pay.
Mas e quanto aos Terminais de Pagamento Automático? e aos POS? É aqui que a porca torce o rabo, porque as comissões cobradas pela rede MB continuam a ser muito mais baixas que as cobradas pelas redes Visa ou Mastercard, e muitos comerciantes, provavelmente a maior partes dos pequenos, contrata só MB. Por isso é que há tantas lojas onde o Apple Pay não funciona. Não é por insuficiência técnica (desde que o TPA aceite contactless), mas por não haver contrato/acordo.
Será assim?