Tópico da Apple

Tópico da Apple

Na minha humilde opinião, o Windows 10... Just works.

A verdade é que nunca mais tive de lutar com incompatibilidade nas aplicações, drivers a dar cabo do sistema ("aposto que tens kexts sem ser da Apple"), e até nas actualizações não tenho tido problemas. As aplicações "não Apple" são muito mais rápidas em Windows, vá-se lá saber porquê.

Pode ser sorte, mas uso o Windows 10 regularmente em 3 sistemas diferentes, e raramente penso no SO.

Que é como devia ser, não é verdade?
Com tantas apps Windows mais rápidas que em Mac tinham logo que destoar na única relevante que eu uso, que é o Excel. Como já referi aqui no tópico, o Excel para Mac não só é mais rápido a calcular funções recursivas, como nunca lhe vi um “out of memory” como estou farto de ver em Windows, para as mesmas folhas de cálculo. Também é verdade que o Excel para Mac tem bugs que o do Windows não tem, mas esses felizmente não me afectam.

só quem não perceba nada de sistemas operativos e arquitectura de computadores é que pode achar que o windows pode ser superior ao OSX.

não pode. Nem sequer equivalente. Será sempre bastante inferior, não há volta a dar.

o desenho do sistema operativo é uma salganhada ineficiente, e o facto de suportarem hardware à la carte significa que nem podem optimizar os sistemas físicos para melhor funcionarem com o sistema operativo que têm.

é simplesmente impossível competir com a apple que usa bsd (unix) e desenha toda a arquitectura dos computadores com a capacidade de escolher os componentes mais adequados para o desenho.

oh Nuno acalma-te que ainda tens um avc [:D]
para o que EU uso prefiro o Windows

Ninguém falou em preferências.
Falou-se em problemas que os updates trazem.

E eu estou calmo.
Não gosto é de argumentações ad hominem.

Se não tivesses começado com "fundamentalista anti", teria sido bem melhor.

só quem não perceba nada de sistemas operativos e arquitectura de computadores é que pode achar que o windows pode ser superior ao OSX.

não pode. Nem sequer equivalente. Será sempre bastante inferior, não há volta a dar.

o desenho do sistema operativo é uma salganhada ineficiente, e o facto de suportarem hardware à la carte significa que nem podem optimizar os sistemas físicos para melhor funcionarem com o sistema operativo que têm.

é simplesmente impossível competir com a apple que usa bsd (unix) e desenha toda a arquitectura dos computadores com a capacidade de escolher os componentes mais adequados para o desenho.

Não é uma questão de arquitectura do sistema.

Estamos a falar de updates (ou upgrades).
É uma questão de controlo de qualidade.

É relativamente "fácil" lidar com "meia-dúzia" de componentes/configurações diferentes e fazer tudo "in-house". O Windows tem que lidar com uma bagagem incomparavelmente maior de hardware e software do que o OSX.

Sinceramente, acho uma pena que o que é provavelmente o melhor kernel NT de sempre seja minado por toda a porcaria que está á volta e uma inaceitável incapacidade de testar minimamente o que está a ser vendido aos clientes.

Pessoalmente continuo a usar Windows 7 no meu portátil e lá para o fim do ano vou fazer o "upgrade" para o 8... Só tenho um mísero i7-4720HQ com 16GB de RAM e um par de Samsung 860EVO m2.sata de 500GB em RAID0, claramente insuficiente para que o 10 corra sem problemas... [8b][8b]

Tirei uns minutos para ir ver exactamente que programas e porquê que não funciona, por exemplo a Adobe, afinal não é apenas desleixo, apenas porque querem que as pessoas usem soluções cloud e pay as service, onde tudo está a funcionar bem, versões antigas chapeu.

Até o Microsoft Office, alguns tinham a sua versão de 2015 ou lá de que ano é, e agora obviamente a microsoft não vai actualizar(remover código 32bits) software antigo para aquilo funcionar.

Software dos DJ's e afins, a maioria parece ser software antigo, que já nem se sabe se tem desenvolvimento activo, por isso chapeu, vão ter de migrar para novas soluções. percebo que não seja facil ou agradavel deixar de usar um software que sempre funcionou bem.

Bem ou mal, de forma discreta mudou um pouco o paradigma no MacOS Catalina em 2 maneira:
aumento da segurança: (remoção de 32bits) e obrigação da validação de segurança (app notarization) - Com isto muita aplicação antiga deixou de funcionar e os utilizadores vão ter de procurar novas soluções, e com isso o seguinte ponto:
Novo conceito de aplicações: MacOS/iPadOS em simultaneo. Ainda está em fase muito beta, existe muitos problemas, desde problemas de desenvolvimento (muita coisa que os programadores querem fazer mas que ainda não existe suporte com esta tecnologia a problemas de logica de negocio (se ja tenho uma app diferente em ambas lojas, como as fundir, migração de utilizadores, etc.. )

As App´s do iPad em MacOSX é que ainda vai ter um longo caminho a percorrer, senão só vamos ter uma versão 100% iPad a correr no mac só para dizer que se tem.
O Twitter no MacOSX, a versão web (PWA que pode funcionar como App) é para mim melhor que a versão da loja.

Foi chato o ponto 1, da segurança, muita gente culpa a Apple, e percebo que o utilizador médio o faça, mas também não acho que dar mais 1 ano ou o que for seja solução, porque não é que se tivesse a trabalhar numa solução, quem quis resolver o problema resolveu.

Última edição:
É relativamente "fácil" lidar com "meia-dúzia" de componentes/configurações diferentes e fazer tudo "in-house". O Windows tem que lidar com uma bagagem incomparavelmente maior de hardware e software do que o OSX.
(...)

Não.
A bagagem de um e outro são “iguais”.

A Microsoft também não desenvolve TODOS os drivers. São os fabricantes que os fazem, a Microsoft faz uma pequena parte.

A desculpa do hardware só serve para quem não conhece a realidade das coisas.

O Linux não corre na mesma variedade de hardware do Windows?
Porque é que o Windows dá mrd e não o Linux?
E o Android?

É como digo: só se deixa levar pela terra da quantidade de hardware quem está por fora da cena.

Aliás, a Microsoft até se dá ao luxo de ditar o hardware (Secure Boot, por exemplo).

Agora falando de assuntos sérios, com a actualização para o Catalina, deixei de poder controlar a app Música com o Apple Watch. Aliás, o único dispositivo que aparece na lista é o iPhone. Alguém tem solução, já que no google apenas tem para o iTunes?

Comprando no site da Apple, como é o suporte em termos de garantia?

É Apple, não avaria! [:D]
Acho que a opção mais pratica será entregar num reparador autorizado.
Apesar de ter comprado 3 artigos na loja da Apple confesso que nunca estudei bem isso da garantia pois tenho um reparador autorizado perto de onde é o escritório da empresa.

Não.
A bagagem de um e outro são “iguais”.

A Microsoft também não desenvolve TODOS os drivers. São os fabricantes que os fazem, a Microsoft faz uma pequena parte.

A desculpa do hardware só serve para quem não conhece a realidade das coisas.

O Linux não corre na mesma variedade de hardware do Windows?
Porque é que o Windows dá mrd e não o Linux?
E o Android?

É como digo: só se deixa levar pela terra da quantidade de hardware quem está por fora da cena.

Aliás, a Microsoft até se dá ao luxo de ditar o hardware (Secure Boot, por exemplo).

Apple não é a minha praia de todo, mas tenho ideia que é a Apple a providenciar os próprios drivers para o hardware que é montado de fábrica.
A MS até nos Surface depende em certa parte de drivers dos fabricantes de hardware.

E no caso do Linux, nem tudo funciona em Linux ou não tem as mesmas funcionalidades.

É Apple, não avaria! [:D]
Acho que a opção mais pratica será entregar num reparador autorizado.
Apesar de ter comprado 3 artigos na loja da Apple confesso que nunca estudei bem isso da garantia pois tenho um reparador autorizado perto de onde é o escritório da empresa.
Igual ao comprar numa loja qualquer, ir a um agente autorizado.
O site não é muito esclarecedor. Sendo assim, melhor.

Pelo que vejo, é dos poucos sítios onde há stock dos iPhone 11.

Na realidade o site da Apple é o melhor sítio onde podes comprar. [;)] E em relação à garantia é só ires a um agente autorizado à tua escolha, ele através do número de série tem toda a informação do aparelho disponível. Além disso o próprio iPhone tem nas definições a data limite da garantia.

Como já disse, cansei-me de vitórias morais, da SO Unix vastamente superior, etc etc, mas que depois só é bom se não se sair do ecossistema e instalar só da Apple store.

Na prática, desde o Snow Leopard que nunca mais senti isso.

Como já disse, cansei-me de vitórias morais, da SO Unix vastamente superior, etc etc, mas que depois só é bom se não se sair do ecossistema e instalar só da Apple store.

Na prática, desde o Snow Leopard que nunca mais senti isso.
Assim já percebi porque tens um snow jaguar no teu Avatar, foi para substituir o Snow Leopard. [:D]

Na realidade o site da Apple é o melhor sítio onde podes comprar. [;)] E em relação à garantia é só ires a um agente autorizado à tua escolha, ele através do número de série tem toda a informação do aparelho disponível. Além disso o próprio iPhone tem nas definições a data limite da garantia.
Por falar em o iPhone ter a data de garantia, penso que seja algo que adicionaram "recentemente" visto não me lembrar o iPhone 6 ter isso. Mas, o XR da minha mulher foi comprado em dezembro de 2018, devia de ter garantia até Dezembro de 2020, mas o telefone diz que a garantia acaba em Dezembro de 2019. Alguma razão? Comprado novo na NOS.

Agora falando de assuntos sérios, com a actualização para o Catalina, deixei de poder controlar a app Música com o Apple Watch. Aliás, o único dispositivo que aparece na lista é o iPhone. Alguém tem solução, já que no google apenas tem para o iTunes?

Parece que tens razão...
Ainda estive a ver se não seria a firewall a bloquear, mas mesmo com a firewall desligada não aparece no Now Playing.
Activei o Home Sharing (que se usava antigamente com o "remote"), e continuou na mesma...

Acho que se esqueceram de implementar o "Now Playing"...
[:D]

Esta sim, é uma falha da Apple.

Voltar
Superior