Tópico da Apple

percebo a lógica da comparação mas é algo difícil de transpor pois, no caso dos iPads não-pro, o ecrã não envergonha ninguém em racional tamanho/espaço para o android equivalente em preço. A verdade é que os iPad Pro adicionam coisas que não interessam a 99% dos utilizadores, são literalmente produtos que só têm justificativo como linha profissional para uma minoria.

No SE o rácio do ecrã/espaço não tem paralelo com nada do que se vende por aquele preço ou sequer similar. Não é um produto para 99% dos utilizadores pois o standard já é um ecrã edge-to-edge! [;)]

Exatamente. Além disso, a concorrência para o iPad tem menos qualidade e quantidade do que acontece face ao iPhone. Eu passei a ter um smartphone Android, mas é quase certo que o substituto do meu iPad 6 venha a ser outro iPad.

Isto não tem ser tudo por marcas. Há produtos que fazem sentido para umas necessidades e outras para outras. Também não se é obrigado a ter um Audi A1 e um Audi Q7. Pode-se ter outras combinações.

Na minha opinião, sim, perde-se. Não é o fim do mundo, mas perde-se algumas coisas. Coisas tão "simples" como a questão das sms e chamadas no Mac (mesmo hoje estive a fazer uma chamada no Mac de 30 minutos confortavelmente pela casa e respondo a dezenas de sms por dia através do Mac), um copy paste universal entre aparelhos, todos os ficheiros sincronizados de uma forma muito mais simples, a não necessidade de andar a instalar "50 000" aplicações diferentes

Your Phone app nativa no Windows 10 e no Samsung, faço isso tudo...

Microsoft’s Your Phone Companion allows you to see your photos, notifications, send and receive text messages, and make calls right from your desktop. Better still, the application has been integrated natively into Samsung’s latest smartphones.

A única coisa que ainda me mantém afastado do Iphone 11 ou até do novo SE é a impossibilidade de usar 2 cartões SIM que para mim são obrigatórios! [;)]

Eu estou a começar a ficar farto de usar dois telemóveis, para aí há 15 anos que assim é, e se há coisa que me arrependo foi ter optado por isso... Estou desejoso de um iPhone que suporte Vodafone e MEO, que funcione tudo na perfeição para me livrar de um. No final do ano ou em janeiro do ano que vem devo ter direito a receber telemovel do contrato, se saísse algo assim era ouro sobre azul.

E não é? :sh)

Então no mundo android onde a google publica detalhes das falhas de segurança corrigidas, é só fazer um pouco de pesquisa e facilmente se chega às paginas dos investigadores com detalhes de como explorar a falha.

E temos um banquete de bilioes de telemoveis para atacar. Na pratica os ataques no mundo real são complicados de ser feitos porque dependem de vários factores, mas principalmente no mundo android (sem a ultima actualiazão de segurança) a sensação de segurança que muita gente tem (porque o telemovel pergunta pelas permissões e etc..) é muito falsa e um ataque direcionado a uma pessoa com um telemovel desactualizado é "facil".

O novo iPhone é para os não power users, para continuar no mundo iOS, tal como os iPads não pro.

Um bocadinho fora da conversa mas não totalmente, a maior vulnerabilidade dos equipamentos ainda são as pessoas. Shoulder surfing, brute force porque as passwords são demasiado simples, etc. É mais perigoso um portátil abandonado com uma simples porta usb activa, que muita coisa mais complexa de se atingir o fim.

Baixei a tampa do mac, o PC entrou em modo dormir, e pronto, os ecrás nunca mais voltaram. E pior, ao reiniciar crashou no loading inicial.

Perdi 10 minutos da minha vida a fazer um report oficial à apple.

Entretanto para o mac funcionar bem já sei o que tenho que fazer:
- Nunca mas nunca fechar a tampa com monitor externo ligado (se entra em modo sleep prolongado os ecrás podem não voltar a se iluminar sem forçar um restart.)
- Desligar sempre o pc antes de ir dormir (e fechar a tampa..)

Sem monitor externo ligado tudo funciona bem.

A apple lixou bem a ultima actualização, eu raramente usava o mac com a tampa aberta, agora sou obrigado ou o pc reinicia. Passou de um pc estavel reiniciado a cada mês se tanto, para um pc reiniciado todos os dias e raro o dia em que não tem de ser forçado o reiniciar.

Desde à 1semana(?) que não tem havido um dia que não tenha sido forçado a desligar o pc. Desconfio que isto passou porque com a malta a trabalhar de casa ninguem deve ter reparado nisto. Mas a situação é grave e espero que isso seja corrigido rapidamente. Quando o monitor externo liga, aquele piscar dos monitores o liga desliga por razão nenhuma, algo foi mexido os MacOS neste tópico sem necessidade nenhuma

No Mac do trabalho o problema não tem acontecido porque o mac do trabalho tenho a opção de nunca desligar ou suspender, não estou para perder tempo com isto [:D]:sh).

"Os preços definidos serão de €9,99 para o eSIM de Voz Móvel e €14,99 para o eSIM de Dados. O cartão eSIM será disponibilizado ao público através de Voucher com um código QR.
Com efeito, a Altice MEO recomenda que o eSIM seja usado apenas como um segundo número, pelo facto de não ser possível ter mais do que um perfil ativado em simultâneo nos equipamentos compatíveis. Mais ainda, o código QR do Voucher apenas é compatível com um equipamento."

A politica de atribuição de eSim's em Portugal é demente...

"Os preços definidos serão de €9,99 para o eSIM de Voz Móvel e €14,99 para o eSIM de Dados. O cartão eSIM será disponibilizado ao público através de Voucher com um código QR.
Com efeito, a Altice MEO recomenda que o eSIM seja usado apenas como um segundo número, pelo facto de não ser possível ter mais do que um perfil ativado em simultâneo nos equipamentos compatíveis. Mais ainda, o código QR do Voucher apenas é compatível com um equipamento."

A ideia de esim era atraves da app da operadora, fazer login, e "carregar" o esim no telemovel. Simples, já está.

Mas em Portugal conseguiram complicar. Até a vodafone que tem esim no mundo inteiro em Portugal não se quiserem dar o trabalho de investir literalmente a meia duzia de tostões para por o esim a funcionar. Que para ironia total o suporte esim no grupo vodafone teve a participação de equipas da vodafone Portugal.
Mas pronto, a vodafone portugal é especial, quando todo o grupo vodafone alterou o nome das redes para "#StayHome VF" ou equivalente, a vodafone Portugal decidiu mentir e "alegar problemas técnicos"(imaginários).

Existe qualquer coisa no topo da gestão da vodafone Portugal que não funciona muito bem.. mas pronto, desculpem o off topic.

eu por essa lógica posso dizer que qualquer telemóvel sem ser iPhone ou Pixel é inseguro e como tal, não serve para absolutamente nada, visto comprometer a segurança do utilizador.

Se por um lado é verdade que há muitos Android inseguros, também é injusto resumir os Android seguros aos Pixel. Os aparelhos do programa Android One recebem actualizações de segurança mensais durante uns anos, veja-se o caso dos Nokia (que pertencem ao programa Android One). A lista oficial do programa mostra que ainda existem bastantes modelos (Nokia, Motorola, LG, Xiaomi, etc.)

Não conheço ninguém com o iphone SE, nas reuniões de trabalho anda tudo com iphones X ou superiores...

A fazer reuniões no Teams e Slack? Fantástico, deve ser uma produtividade louca andar a fazer reuniões virtuais e multitasking num aparelho de 6"5 quando se tem um PC ao lado... deve ser como andar a ver filmes num iPhone SE 4"...

Your Phone app nativa no Windows 10 e no Samsung, faço isso tudo...

Microsoft’s Your Phone Companion allows you to see your photos, notifications, send and receive text messages, and make calls right from your desktop. Better still, the application has been integrated natively into Samsung’s latest smartphones.

Sim, tu sabes muito, deves fazer... essa atualização tem dias e não tem tudo o que o ecossistema Apple faz. E além disso não é para todos os Samsung.

Aliás, até agora essas coisas não importavam para nada - dizias que tinhas o one drive - , mas agora como já tens algumas delas já passa a ser a melhor coisa do mundo. Tão... Bolide. [:p]

O ecossistema Apple tem tudo integrado a partir do iCloud, nada a ver com o que se passa entre Windows e Samsung. Sem dúvida que é um bom passo e já oferece uma alternativa ao ecossistema Apple. Mas verdade seja dita, ainda está muitos passos atrás...

Se por um lado é verdade que há muitos Android inseguros, também é injusto resumir os Android seguros aos Pixel. Os aparelhos do programa Android One recebem actualizações de segurança mensais durante uns anos, veja-se o caso dos Nokia (que pertencem ao programa Android One). A lista oficial do programa mostra que ainda existem bastantes modelos (Nokia, Motorola, LG, Xiaomi, etc.)

Claro que sim. Isto excluindo os Xiaomi, que mesmo estando dentro do programa Android One tiveram de lançar e cancelar a atualização do Android 10 três vezes.

Em 2020.

Lá está, há quem viva de ecrãs, e estão no seu direito. Mas eu prefiro ter os meus aparelhos atualizados a tempo e horas, e de preferência sem anúncios sobre anti fúngicos para as unhas. [;)]

Mas eu prefiro ter os meus aparelhos atualizados a tempo e horas, e de preferência sem anúncios sobre anti fúngicos para as unhas. [;)]

O Nokia que tenho aqui ao pé tem recebido as actualizações de segurança mensalmente. Relativamente aos anúncios também nunca vi nenhum.
E a aplicação "O seu telemóvel" vem integrada no Windows 10 há muito tempo mesmo... É preciso é instalar a aplicação respectiva a partir da loja da Apple ou da Google (que pelos vistos passou a vir pré-instalada nos Samsung).

só pode ser para nunca mais termos o AW cellular [8b]

O Nokia que tenho aqui ao pé tem recebido as actualizações de segurança mensalmente. Relativamente aos anúncios também nunca vi nenhum.
E a aplicação "O seu telemóvel" vem integrada no Windows 10 há muito tempo mesmo... É preciso é instalar a aplicação respectiva a partir da loja da Apple ou da Google (que pelos vistos passou a vir pré-instalada nos Samsung).

Eu sei que recebe, e os Nokia não costumam ter anúncios. [;)]

E sim, eu também já utilizei essa aplicação em windows e android. Mas esta tens dias e é exclusiva para alguns modelos Samsung, nomeadamente os modelos de média/alta gama.

Mas não é nenhum iCloud e tem várias limitações. [;)]

Pergunta lá ao esperto do Bolide como é que ele vai fazer um "airdrop" entre o seu Samsung e o seu windows com um ficheiro de 513 MB.

Espera, que ele vai já dizer "com o one drive". [:p]

Última edição:
Posso estar enganado, mas fora do mundo Apple o nome comercial do AirDrop penso ser Wi-Fi Direct, acho que já vi nas opções de partilha de ficheiros no Android a opção de partilhar via Wi-Fi Direct, aquilo cria uma ligação WiFi directa entre dois telemóveis ou um telemóvel e um PC e envia o ficheiro (mais rápido do que NFC/Bluetooth).

Posso estar enganado, mas fora do mundo Apple o nome comercial do AirDrop penso ser Wi-Fi Direct, acho que já vi nas opções de partilha de ficheiros no Android a opção de partilhar via Wi-Fi Direct, aquilo cria uma ligação WiFi directa entre dois telemóveis ou um telemóvel e um PC e envia o ficheiro (mais rápido do que NFC/Bluetooth).

WiFi Direct é apenas o estabelecimento de uma rede WiFi entre dois dispositivos, sem AP pelo meio.
Não tem nenhum serviço/protocolo para transferir conteúdos de um lado para o outro.

No início deste ano ainda não havia nada:

https://www.techradar.com/uk/news/g...-android-gets-renamed-as-it-approaches-launch

https://www.androidauthority.com/android-airdrop-alternatives-1077064/

Voltar
Superior