Tópico da Apple

Mas alguma coisa impede de ligar para carregar e ao mesmo tempo fazer CarPlay wireless?
(...)

Estamos a falar na hipotética futura solução de iPhones sem porto Lightning.

Se não tem Lightning não podes carregar com cabo.

Se carregares sem fios, provavelmente dá mrd (aquecimento excessivo), a avaliar pelo aquecimento que acontece quando se usa as apps de navegação a somar com o aquecimento por via do carregamento sem fios.

O carregamento sem fios não é substituto do carregamento por cabo, tal como o CarPlay wireless não é substituto do CarPlay por cabo.
São alternativas de comodidade, mas não são capazes de substituir a solução por cabo.

É como a barra cócó nos teclados dos MacBook Pro. É uma alternativa que não substitui as teclas de função. Tanto assim é que a primeira geração não tinha tecla ESCAPE, e tiveram de voltar a trás e voltar a colocar a tecla ESC.

Falta na Apple um Steve Jobs.
Um gajo que compreenda que determinadas coisas não substituem outras.
Uma barra cócó não substitui as teclas.
Um FaceID não substitui o TouchID
Wireless charging não substitui o carregamento por cabo.

Podem dar as voltas que quiserem, mas têm gajos muito burrinhos lá na Apple, coitados...
Ímanes num telemóvel para um carregamento sem fios que 0,000001% das pessoas vai usar...
:sh)

Depois andam as pessoas a comprar adaptadores do chinês com tudo o que a Apple retirou :sh)

15-inch-MacBook-Pro-with-Touch-Bar_16x9.png

Estamos a falar na hipotética futura solução de iPhones sem porto Lightning.

Se não tem Lightning não podes carregar com cabo.

Se carregares sem fios, provavelmente dá mrd (aquecimento excessivo), a avaliar pelo aquecimento que acontece quando se usa as apps de navegação a somar com o aquecimento por via do carregamento sem fios.

O carregamento sem fios não é substituto do carregamento por cabo, tal como o CarPlay wireless não é substituto do CarPlay por cabo.
São alternativas de comodidade, mas não são capazes de substituir a solução por cabo.

É como a barra cócó nos teclados dos MacBook Pro. É uma alternativa que não substitui as teclas de função. Tanto assim é que a primeira geração não tinha tecla ESCAPE, e tiveram de voltar a trás e voltar a colocar a tecla ESC.

Falta na Apple um Steve Jobs.
Um gajo que compreenda que determinadas coisas não substituem outras.
Uma barra cócó não substitui as teclas.
Um FaceID não substitui o TouchID
Wireless charging não substitui o carregamento por cabo.

Podem dar as voltas que quiserem, mas têm gajos muito burrinhos lá na Apple, coitados...
Ímanes num telemóvel para um carregamento sem fios que 0,000001% das pessoas vai usar...
:sh)

Não acredito muito no iPhone sem portas.
A não ser que se saíssem com uma revolução qualquer no carregamento sem fios.

Assim como anda a resistir o mais possível à morte do Lightning, que é uma cash cow em termos de licenciamento nos cabos MFi. O que a Apple quer evitar é passar para o USB 3 onde já não pode espalhar o FUD tipo que os iPhones não se podem carregar sem ser com carregador e cabo originais.

o Steve Jobs podia ter as suas qualidades, mas era teimoso como um burro noutras, geralmente sacrificando sempre a função pela forma. Por exemplo o primeiro Macbook air nunca podia ter saído com a forma que saíu, aquecia brutalmente e fazia throttling, sendo praticamente imprestável para qualquer coisa que não fosse praticamente estar em idle. Alguém se saíu com uma aplicação que fava para fazer undervolting ao CPU e que lá safava a coisa. Been there, done that.

Mas na altura ele cismou que ia fazer a apresentação a tirar o Air de um envelope castanho de empresa, e nem que a vaca tussisse, tinha que lá caber.

Última edição:

Assim como anda a resistir o mais possível à morte do Lightning, que é uma cash cow em termos de licenciamento nos cabos MFi. O que a Apple quer evitar é passar para o USB 3 onde já não pode espalhar o FUD tipo que os iPhones não se podem carregar sem ser com carregador e cabo originais.

Eh pá, eu até prefiro o Lightning.
Detesto fichas e tomadas com cenas fininhas no meio como o micro-USB, e USB-C.
A minha mulher conseguiu partir a cena de uma tomada USB-A, vê lá o que não será com micro-USB e USB-C...

Mas entre wireless charging e USB-C... prefiro USB-C, obviamente.

Ter wireless charging no Apple Watch ainda se aceita (aquilo com tomadas ficaria um bocado complicado e limitado).
Mas no iPhone acho ridículo.

A nível de GPS é sempre preferível ter no telemóvel (CarPlay ou Android Auto), para ter sempre tudo actualizado e ter trânsito.

Com o Mercedes.me activado tens informação de trânsito, mesmo neste GPS Garmin (também ele com subscrição activa) [;)]
Corrijam-me se estiver enganado, mas acho que só mesmo com ambos os serviços activados é que se consegue (e perdoem o OT).

O que eu não percebo mesmo é porque motivo a Mercedes (e outras) ainda colocam o CarPlay/Android Auto como extra.
E também não percebo porque motivo o vendedor do meu B (tal como o A, comprado em concessionário oficial, embora diferentes entre si) me tentou fazer crer que não havia CarPlay no B mk2, quando o A da mesma altura já tinha essa opção...

Noutro concessionário (julgo que foi na Mini) tentaram-me convencer que o CarPlay era mau porque se "sobrepunha" ao infotainment do próprio carro e com isso limitava várias funções...

A nível de GPS é sempre preferível ter no telemóvel (CarPlay ou Android Auto), para ter sempre tudo actualizado e ter trânsito.

Eu prefiro ter tudo no iPhone, apps e SO desenvolvidos por quem sabe e com suporte para "sempre"! Não uso nada dos infotainments dos meus carros e rezo todos os dias para que este aborto tecnológico acabe rápido. So precisam de ter CarPlay e mais nada.

Aliás, para mim nem CarPlay era preciso, mas isto seria uma outra conversa.

Quanto ao Lightning, que desapareça rápido a ver se o Jailbreak morre de vez e a segurança do iPhone passa para um novo patamar inigualável.

Última edição:
Com um powerbank que suporte carregamento wireless.

Qdo a Belkin anunciou o seu novo mount magsafe (procurar "belkin magsafe car" no google, não estou a conseguir meter foto disto) pensei que era uma forma do telf ficar fixo mas tb um "pad" para WC.

Afinal é só um mount magnético [8b]

Usar powerbank wireless num carro não me parece grande ideia já que num carro estás em movimento...

Seja como for há mounts com WC na traseira nas amazons da vida.

Ah, ok.

Em todo o caso, o i phone tem boa bateria. Vi agora que o 12 tem 2815 mAh face aos 3110 mAH do 11, estranho. Mas a autonomia dá semelhante.

O i12 ao ter ecrã AMOLED na realidade é mais eficiente (até mm a puxar o dobro dos pixeis do i11), nomeadamente qdo se usa brilhos mais elevados e/ou mais pretos.

Além disso tem o novo chip A14 de 5nm mais eficiente. Portanto misturando e dando de novo têm ambos boas autonomias e diria, no mundo real, relativamente próximas (talvez até ligeiramente melhor no i12).

o Steve Jobs podia ter as suas qualidades, mas era teimoso como um burro noutras, geralmente sacrificando sempre a função pela forma. Por exemplo o primeiro Macbook air nunca podia ter saído com a forma que saíu, aquecia brutalmente e fazia throttling, sendo praticamente imprestável para qualquer coisa que não fosse praticamente estar em idle. Alguém se saíu com uma aplicação que fava para fazer undervolting ao CPU e que lá safava a coisa. Been there, done that.

Mas na altura ele cismou que ia fazer a apresentação a tirar o Air de um envelope castanho de empresa, e nem que a vaca tussisse, tinha que lá caber.

Vê o último vídeo do MKBHD.

Isto vai acontecer, e fala-se que seja já daqui a um ano com o sucessor do 12 Pro Max.

Basicamente há a possibilidade de meterem o "puck" magsafe na caixa deste primeiro iPhone que venha sem entradas (nem que sejam uma versão low cost em plástico feita em massa para baixar o custo) e, com isso, o pessoal vai ter de usar ou o magsafe ou outro carregador wireless.

Os 15W do magsafe são velocidade mais que suficiente para a maioria das pessoas, embora a velocidade real esteja mais próxima de carregar por cabo com um carregador de 10W do que propriamente de carregar por cabo com carregador de 18/20W.

Com o USB-C nunca fariam dinheiro nenhum, assim conseguem passar a receita do MFI para o licensing do magsafe (que já está em curso para acessórios para o i12 btw).

Para mim isto seria super chato pq não tenho BT audio no carro e uso um adaptador Lightning-AUX para ouvir música... Sem qlq entrada chapéu.

Com o Mercedes.me activado tens informação de trânsito, mesmo neste GPS Garmin (também ele com subscrição activa) [;)]
Corrijam-me se estiver enganado, mas acho que só mesmo com ambos os serviços activados é que se consegue (e perdoem o OT).

O que eu não percebo mesmo é porque motivo a Mercedes (e outras) ainda colocam o CarPlay/Android Auto como extra.
E também não percebo porque motivo o vendedor do meu B (tal como o A, comprado em concessionário oficial, embora diferentes entre si) me tentou fazer crer que não havia CarPlay no B mk2, quando o A da mesma altura já tinha essa opção...

Noutro concessionário (julgo que foi na Mini) tentaram-me convencer que o CarPlay era mau porque se "sobrepunha" ao infotainment do próprio carro e com isso limitava várias funções...

É extra pq assim quem quer mm isso tem de pagar e é nos extras onde fazem dinheiro, e, a razão principal, é que as marcas (sobretudo as premium, tantos que as outras até andam a meter isto do CP/AA de série) investiram ao longo dos últimos 10 a 15 anos fortunas em sistemas de infotainement xptos, boas navegações integradas e tb mto em licenças de mapas.

E agora vem esta "moda chata" (para eles claro) em que basicamente ng precisa de mais nada das marcas em termos de tecnologia que o ecrã para espelhar aquilo que temos no telf, onde temos a nossa música, navegação etc.

Um Waze não só é gratuito como nos dá trânsito de forma que os sistemas próprios não consegue. É basicamente imbatível, além de que desta forma o carro não fica obsoleto tão depressa (nomeadamente para quem olha para os carros como um eletrodoméstico em que os ecrãs e features são o mais importante).

Mais um produto para Apple fanboys que não sabem o que fazer ao dinheiro, fazem bem em aproveitar.

Pelo que ele diz no video, nos states já esgotou... [:D]

Acredito que tenha uma boa qualidade de construção e de som.

Mas me termos de praticalidade falha muito... Caixa? Dobrar? Protecção? Até desligar...
Se a ideia é usar no dia a dia, pousamos na secretária e ficam ligados? Que parvo.
Tanta tecnologia e aquilo não consegue ter sensores de que está a ser usado?

https://www.macrumors.com/2020/12/10/entry-level-ipad-with-larger-display-and-a13-chip/

"Apple is looking to launch an updated ninth-generation iPad with a larger 10.5-inch display and the A13 chip in Spring 2021, according to Chinese website cnBeta.
The report, spotted by iMore, speculates that the ninth-generation *iPad* will be similar to the current eighth-generation *iPad*, but with a number of minor improvements. The ninth-generation *iPad* is said to have a larger, 10.5-inch LED display, the A13 Bionic chip, 4GB of RAM, and a thinner, lighter design. It will reportedly still have a Home Button with Touch ID and the Lightning port.
It would be possible to achieve a larger 10.5-inch display and thinner design by reusing the chassis and front panel of the third-generation iPad Air. This seems highly plausible because Apple tends to trickle designs down its *iPad* lineup.

...

The report says that the ninth-generation *iPad* may start at a slightly lower $299 price point with storage configurations starting at 64GB, which is double that of the current-generation."

Pelo que ele diz no video, nos states já esgotou... [:D]

Acredito que tenha uma boa qualidade de construção e de som.

Mas me termos de praticalidade falha muito... Caixa? Dobrar? Protecção? Até desligar...
Se a ideia é usar no dia a dia, pousamos na secretária e ficam ligados? Que parvo.
Tanta tecnologia e aquilo não consegue ter sensores de que está a ser usado?

Ouvi hoje um podcaster especializada em Apple, o Renné Richie, a dizer que os AirPods Max se desligam ao fim de x tempo depois de terem detectado que foram retirados das orelhas.

Voltar
Superior