Tópico da Apple
Creio que acima de tudo terá a ver com a importância que cada um dará a cada um dos objetos. E por aí se chega a um meio termo de racionalidade.
Um smartphone é um "pc de bolso". Dar 1000€ por um smartphone de 4 ou de 5 em 5 anos não me parece assim tão descabido. E nem falo de ser um iPhone.
Em relação aos AirPods Pro, acho que 279€ são um abuso. Na minha opinião, claro. Quando encontrar neles algum argumento relevante que me justifique pagar esse preço, obviamente que ponderarei comprá-los.
E atenção, eu tenho cerca de 25 gb de música no meu iPhone. E só não tenho muitos mais porque 64 gb não chegam para tudo... [

]
Dar €1000 se durar 4/5 anos não parece totalmente descabido, mas para quem os paga a pronto custa mais, tal como desvaloriza mto mais logo no primeiro ano. Basta ver que o XS 64 GB que custava €1179 de PVP à data de lançamente um ano e picos depois esteve a €749 na GMS pela BF (e sim, novo, não usado recondicionado).
Os Airpods Pro já chegaram a estar a €210-220 em lojas de confiança.
É muito por uns "pequenos phones" ? Sim, claro.
Aliás é bastante se compararmos com a concorrência chinesa, mas 1 - tem uma excelente qualidade de som, bateria, NC e integração e 2 produtos realmente semelhantes (os WF-XM3 na Sony por exemplo) custam +/- o mesmo. Em promo custam entre €180 a €200, um pouco menos e consta que o NC é um pouco melhor, mas perdem no fator integração com produtos Apple (para quem é Apple user) e a diferença de preço é curta.
Conheço quem tenha comprado estes XM3 da Sony (eu tenho tb uns XM3, mas os WH, ou seja os grandes) recentemente e seja Team Apple, mas a principal razão para os ter comprado vs os Airpods Pro é, pasme-se, o serem pretos e não haver Airpods pretos.
Apesar de ter vários produtos Apple, em casa só tenho as colunas inteligentes da Amazon. Tenho 5, neste momento.
Sinceramente, a não ser que o homepod mini tenha uma qualidade de som estratosférica, não vejo que tenha qualquer vantagem sobre a solução da Amazon. Não só é muito mais cara, como suponho que seja muito mais limitada na integração com outros produtos.
A Alexa, apesar de não ser Apple, tem integração total com os produtos da Apple e da Google, além de Spotify, Apple Music, etc.
Não sei que modelos tens, embora tb não perceba quase nada das colunas da Amz.
Mas o Homepod mini tem um som mesmo muito bom que presumo seja melhor que essas da Alexa baratas, e há o fator integração com produtos e serviços Apple.
Por outro lado é como dizes, além da Siri ser burra e além de não haver integração total (ou seja, comandos por voz etc.) com o Spotify (pelo menos por enquanto), o Homepod mini nem sequer é vendido oficialmente em PT.
Tens de ir a Espanha, custa €99 por lá.
Mas para quem usa Apple Music, valoriza a qualidade de som e isso pode ser opção, e aliás, para produto Apple e qualidade do som não é nada cara objetivamente mesmo sendo mais cara que a concorrência.
Primeiro, já tem tarde, nos entretantos as pessoas foram-se habituando a telfs maiores (onde estou incluído... :sh)), primeiro do 6 ao 8 e até agora o SE2.
Segundo, para quem quer/queria iPhones modernos com Face ID não há nem houve opções de tamanho abaixo do XR/11 e a malta lá teve de lidar com esse tamanho (ou gastar uma nota preta do X/XS).
Terceiro, O iPhone 12 consegue 6,1" de ecrã num corpo mais fino, menos alto e (bem) mais estreito que o XR/11, pelo que o seu tamanho torna-se bem mais fácil de lidar que o XR/11.
Quarto, nem que seja inconcientemente ng gostar de pagar muito por coisas pequenas, é algo associado a mais barato. E o 12 mini custa menos €100 que o 12, mas nesta ordem de valores isso não chega para convencer a generalidade das pessoas.
E quem quer algo pequeno tb tem o SE2 que é consideravelmente mais barato, pelo que o 12 mini acaba por morrer na praia em termos de vendas, está ali em terra de ninguém.
A Apple até agradece pq aposto que o 12 mini custa o mm a produzir que o 12 normal...
Por outro lado o 12 mini acho que ainda pode vir a vender bem qb qdo baixar de preço daqui a um ano e/ou houver campanhas interessantes com as operadoras de países de 1º mundo.