Tópico da Apple

Pelo mesmo motivo que andam por aí muitos Mercedes A 180 CDI, é o Mercedes com que todos sonham e desejam obviamente![:blush:]

Vou fazer uma espécie de "aceitação da carapuça", só para referir aqui uma coisa:

Eu tenho um B180d da geração anterior e também um A160 desta geração actual.
Ambos motores de origem Renault, sim. E isso torna os carros piores?
Na óptica dos puristas, talvez. Ainda assim, foram os carros que mais nos agradaram, quando fizemos a pesquisa, no global do conjunto.
É por serem Mercedes? Não só, mas claro que ajuda, é uma marca que nos agrada.
Podíamos tê-los comprado com motores maiores, "verdadeiramente" Mercedes? Sim, mas não fazia sentido para a utilização, portanto ainda bem que existem opções mais "contidas"...

O SE, tanto na 1ª como nesta 2ª geração, representa o acesso à gama Apple para quem não quer "complicar". Não vejo o que possa haver de errado nisso, porque nem todos os compradores querem o topo de gama (nem precisam dele).
Em alguns casos, como parece ser o do Nuno, será uma opção pela tecnologia envolvida (não querer passar do TouchID para o FaceID, algo que eu até compreendo bem).

Pegando precisamente no meu XS, por vezes fico a pensar que até é telemóvel de mais para aquilo que tenho utilizado (o teletrabalho ajudou a "reduzir" a pressão no telemóvel, aumentou-a no computador).
E comprei-o quando estava para sair o 12, contra algumas dessas opiniões de que "só o último grito é que é bom"...

E dizem que o 12 Pro Max ainda cresceu mais em tamanho em relação aos anteriores XS Max e 11 Pro Max, o "13" vamos ver o que nos reserva.

Eu ainda tenho um XS Max, é grande mas não me vejo a trocar por um modelo mais pequeno, e a trocar será agora nesta próxima geração, mas vou na mesma para o Max, muito mais confortável de usar (vista).

No papel o 6S e o XS são aproximados, mas as diferenças de massa e de espessura notam-se bem ao pegar (mais do que eu esperaria).

Ao comprar um modelo "Max" poderia acabar por "aceitar melhor" essa circunstância e até ficar "convencido"...
Já os anteriores Plus nunca me convenceram.

No papel o 6S e o XS são aproximados, mas as diferenças de massa e de espessura notam-se bem ao pegar (mais do que eu esperaria).

Ao comprar um modelo "Max" poderia acabar por "aceitar melhor" essa circunstância e até ficar "convencido"...
Já os anteriores Plus nunca me convenceram.

Os modelos normais não sei, eu passei do 7 Plus para o XS Max e a diferença é grande em termos de peso e também há diferenças de tamanho, o 7 Plus era muito mais porreiro de manusear.

Para mim o ideal era ter o tamanho e o peso do 7 Plus adaptado aos novos ecrãs e câmeras, cada vez mais os modelos mais recentes são maiores e mais pesados, já não são xl, mas xxl.

EzHSeqz.jpg

Parece o que 6s vai receber o iOS 15! Mas vão lançar na mesma actualizações de segurança para o 14, podendo a pessoa optar por não actualizar para o 15. Por causa do desempenho em aparelhos mais antigos. Interessante

Sou grande fan deste tipo: https://www.youtube.com/watch?v=Ocj0sVB9ykY

O Windows 11 parece-me estar muito bom. Os consumidores precisam desta saudável competição e ao mesmo tempo desta cooperação entre gigantes.

Está a ficar parecido com o Linux.
Já tem uma linha de comandos Linux.
Agora vai ter apps Linux.
Aspecto Linux.

Só falta a estabilidade Linux.
E ser à borla.
E ter aplicações à borla.

Ainda assim… não é um Mac… nem tem o ecossistema Apple.

Não vejo nada mais pesado que há 7 anos.
Corre ligeiro no Pro e no Air.

Nuno, sem tempo para escrever muito mas:

.a minha experiência tem sido ao contrário. Num MacBook Pro de 2013, claramente arrastava-se. Em boot camp com o windows era bem mais espevito;

.segundo a Apple o meu pc não era elegível para correr o Big Sur, mas para a Microsoft era o suficiente para correr o último SO sem problemas;

.O 1º SO com o qual trabalhei no Mac foi o Mavericks, que se não me engano tinha um tamanho de cerca de 5,5 GB e precisava de menos de 10GB no disco;

.O Big Sur subiu para mais de 12GB de tamanho e precisa de 46 (!!!) GB disponíveis no disco para SO+ instalação;

.Em sentido inverso, o Windows 8 creio que precisava de 20GB de disco e o 10 desceu para 16GB, parecendo claramente que a Apple a Microsoft estão a inverter papeis;

Nuno, sem tempo para escrever muito mas:

.a minha experiência tem sido ao contrário. Num MacBook Pro de 2013, claramente arrastava-se. Em boot camp com o windows era bem mais espevito;

.segundo a Apple o meu pc não era elegível para correr o Big Sur, mas para a Microsoft era o suficiente para correr o último SO sem problemas;

.O 1º SO com o qual trabalhei no Mac foi o Mavericks, que se não me engano tinha um tamanho de cerca de 5,5 GB e precisava de menos de 10GB no disco;

.O Big Sur subiu para mais de 12GB de tamanho e precisa de 46 (!!!) GB disponíveis no disco para SO+ instalação;

.Em sentido inverso, o Windows 8 creio que precisava de 20GB de disco e o 10 desceu para 16GB, parecendo claramente que a Apple a Microsoft estão a inverter papeis;

Eu falava em termos de desempenho.
Em termos de espaço nunca olhei... apesar de o Air só ter 128GB de armazenamento (o Pro tem 512).
Mas acredito que sim... afinal o Big Sur é um sistema de transição INTEL —> M1, e fusão macOS com iOS.

O que eu tenho são algumas aplicações que me parece que ficaram muito mais lentas nas últimas actualizações, sendo a mais perceptível a OMNIGRAFFLE (tenho ficheiros com muuuuuitas imagens).

Não sei se será problema de bugs de quem desenvolve, ou se do facto de agora haver optimizações para o M1.

Lá terei de comprar um Mac com M1.
Ou com M2...

Quero ver se largam a barra cócó, e se regressam ao MagSafe.

Tal como no iPhone quero sem ímanes e com TouchID.

Vou esperando por melhorias enquanto estes funcionarem para o que preciso.

Back