Tópico da Apple

Quem está indeciso entre Samsung e a Apple, quando tiverem que recorrer à garantia da Samsung depois venham cá dizer como correu... 😁🤣

Há coisa de uns dois anos (se calhar nem tanto), tive um problema (quase a terminar a garantia) com um Samsung comprado na Amazon.

Liguei para a assistência, disseram-me para ir a um reparador autorizado (no Porto). Fui lá deixar o telemóvel e quando estava pronto ligaram-me e fui levantar.

Sem qualquer stress ou problema.

• Like
Reactions: cjr
Há coisa de uns dois anos (se calhar nem tanto), tive um problema (quase a terminar a garantia) com um Samsung comprado na Amazon.

Liguei para a assistência, disseram-me para ir a um reparador autorizado (no Porto). Fui lá deixar o telemóvel e quando estava pronto ligaram-me e fui levantar.

Sem qualquer stress ou problema.

Eu antes do boom da Samsung já comprava muita coisa da marca, certo dia quando comprei mais um produto deles, um LCD de 32" full HD, na altura era de gama média/alta, este apresentava nas laterais da tela um burning (aí de 2cm) bastante incomodativo, contactei a marca, o tipo que veio fazer a recolha disse logo que a tela tinha um problema, mas no relatório final para a Samsung era normal... devolveram-me a televisão tal como estava... e depois deram-me um mini cartão de memória num envelope como pedido de desculpas...

O LCD era tão bom de se ver que o despachei logo para um apartamento que o meu pai alugava e comprei uma Sony (que tinha uma imagem mil vezes melhor).

Resultado, Samsung é marca proibida na minha casa e na dos meus pais, tudo o era da marca e foi chegando ao final de vida foi logo substituído por outra marca diferente, neste momento só temos esse LCD nesse tal apartamento e na casa dos meus pais ainda existe um microondas da marca.

No sentido contrário, uma vez tive um problema de conexão bluetooth desde o inicio da compra com um Macbook Air (antes do aparecimento dos M1), substituíram peças inteiras ao abrigo da garantia e o problema mantinha-se, chegou um ponto em que a marca Apple resolveu dar-me um equipamento novo, até mais actualizado.

Está aqui a diferença na abordagem e resolução de problemas destas duas marcas...

iOS e Android já são sistemas operativos muito maduros e portanto acho que é mais uma questão de hábito ou eventualmente gosto optar por um ou outro, do que propriamente razões práticas (desde que com hardware equivalente, claro. Comparar um Android de 300 euros com um iPhone não faz sentido).
Tendo tudo Apple, mas sendo também o "técnico" de serviço para alguns Android da família e amigos, a diferença que eu noto sobretudo é na consistência e na usabilidade a médio prazo. Aí penso que o iOS ainda tem uma pequena vantagem. A minha filha mais nova tem um iPhone X, que já foi meu. Está a fazer 6 anos e continua perfeitamente usável sem praticamente qualquer concessão. Só lho vou trocar este ano porque o X já não suporta o iOS 17. Mas vou ficar com um iPhone perfeitamente utilizável algures numa gaveta, que por um lado já não tem valor comercial interessante para vender, mas por outro vai ficar ali esquecido.

• Like
O meu pai tem um Samsung S8 que eu comprei em 2017, usei e dei-lhe uns anos mais tarde. Ainda está bom e tira excelentes fotos, está novo.

Estamos a falar em 6 anos. Não custou foi 300€....

A minha senhora tem um Pixel 5 e está novo, tem 3 anos. E nem lhe falem em trocar (é o último com photos infinitas no storage).

Comparem like for like.

• Like
O meu pai tem um Samsung S8 que eu comprei em 2017, usei e dei-lhe uns anos mais tarde. Ainda está bom e tira excelentes fotos, está novo.

Estamos a falar em 6 anos. Não custou foi 300€....

A minha senhora tem um Pixel 5 e está novo, tem 3 anos. E nem lhe falem em trocar (é o último com photos infinitas no storage).

Comparem like for like.

Ok, mas há quanto tempo a samsung deixou de atualizar o SO no S8? O ultimo deve ter sido o Android 10, para aí. O Android já vai no 13 a caminho do 14.

Ok, mas há quanto tempo a samsung deixou de atualizar o SO no S8? O ultimo deve ter sido o Android 10, para aí. O Android já vai no 13 a caminho do 14.

Não faço a menor ideia, sei que para o que o meu pai usa, ligar, whatsapp, alguns jogos, ler notícias, ouvir rádio, tirar e ver photos, etc, está perfeito. Ou seja, para 99% da população, está óptimo.

Obrigado a todos pelas respostas!

Eu no meu caso referente às funcionalidades específicas do ios que uso é o airdrop para ela enviar fotos/videos para mim.
No caso de mudar para android como fazem para passar ficheiros de um lado para outro?

Ando a ponderar num pixel6a porque quero algo limpo e sem lixo, incrível como já passou tanto tempo do último android que tive e ainda continuam a meter apps que não interessa a ninguém.

Se tiveres PC instalas a app Partilhar na Proximidade, acaba por funcionar como o Airdrop. Abres a app, ele deteta o teu telemóvel, e partir daí é só enviares ficheiros. Simples. Mas se tiveres One Drive nem precisas disso. Eu na app Fotografias do Windows recebo no momento qualquer fotografia ou vídeo que fizer com o meu telemóvel, tal como no Mac/iPhone. Só precisas é de ter o One Drive ativo/instalado nos 2 aparelhos e ele faz automaticamente tudo.

Em relação ao modelo, eu também tenho um Pixel 6a que comprei em novembro do ano passado. Decidi não investir muito porque caso não me adaptasse e voltasse ao iOS, o investimento seria menor. É muito bom telemóvel pelo preço. Excelentes fotografias, software limpo, não tenho nada especialmente negativo a apontar.

Mas se fosse hoje, voltaria a comprar?

Não.

Percebendo que me adaptei bem ao SO, e estando no teu caso, esperaria mais 1 mês e meio e compraria ou um Pixel 7, ou um Pixel 7a. O 8 vai sair em princípios de outubro, por isso o preço do 7 e 7a vão baixar. Entre comprares agora o 6a diretamente à Amazon por 350€ ou esperares pelo 7 por cerca de 500/525€ ou o Pixel 7a por cerca de 450€, preferia apostar mais algum dinheiro em algo manifestamente superior. É a minha opinião. Agora se optares pelo 6a, e pelo preço, também ficarás com um telemóvel bastante capaz. 😉

Last edited:

Veio com o 7 e acabou no 9. Atualizações a nível de segurança não faço ideia...

No entanto, e aos dias de hoje, a política da Samsung mudou: 4 anos de atualizações e 5 anos de segurança. A Apple continua melhor, mas é tudo uma questão de gostos e de se fazer contas: paga-se menos, mas em vez de se trocar de 5 em 5 anos, troca-se de 4 em 4 ou de 3 em 3 anos. Felizmente o mercado permite-nos escolhas para todas as carteiras e níveis de geek. 😁

Não faço a menor ideia, sei que para o que o meu pai usa, ligar, whatsapp, alguns jogos, ler notícias, ouvir rádio, tirar e ver photos, etc, está perfeito. Ou seja, para 99% da população, está óptimo.

Mas por algum motivo 99% da população nao "aguenta" Androids antigos tanto tempo mas aguenta iphones.

Pelo menos as apps da Google e o Whatsapp têm suporte e por mais tempo que no caso do iOS. Penso que o whatsapp requer pelo menos o Kit Kat ou assim, enquanto que no iOS só a partir do 12.0.

Já apps bancárias tenho as minhas dúvidas.

Pela última vez neste tema, comparem like for like, dispositivos de preços semelhantes, não compares coisas de 300€ com outras de 1000€.

O problema é fora da malta mais tech e tal, existe a percepção que Android é até 400€(valor especifico depende da pessoa), e acima disso só Apple, devido ao estatuto de simbolo de status que a marca da maça tem a cabeça das massas.

E devido a isso que acontece essas comparações, que não são justas, mas é o que as pessoas efetivamente estão a comparar.

Pelo menos as apps da Google e o Whatsapp têm suporte e por mais tempo que no caso do iOS. Penso que o whatsapp requer pelo menos o Kit Kat ou assim, enquanto que no iOS só a partir do 12.0.

Já apps bancárias tenho as minhas dúvidas.

Sim, iOS as apps em geral só suportam a ultima versão e a antiga. Suportar mais do que a penultima versão já requer um esforço por parte das apps e a maioria das empresas acha que não justifica.

Em Android é um pouco diferente, o sistema operativo pode deixar de receber actualizações, tanto de segurança como de sistema operativo, mas a google play services continua a ser actualizada, com todas as novidades e compatibilidades, fazendo com que as apps consigam com muito pouco esforço suportar versões antigas sem muito esforço.
A google faz o trabalho pelos programadores, mas a Apple não.

Apps como o WhatsApp são um pouco a exceção porque tentam activamente suportar o máximo possível de versões, com desenvolvimento activo, tanto em Android como iOS, a maioria das apps não faz isso, apenas suportam em iOS 2 versões e em Android suportam até ondem a google dá suporte de compatibilidade sem esforço.

Sim, iOS as apps em geral só suportam a ultima versão e a antiga. Suportar mais do que a penultima versão já requer um esforço por parte das apps e a maioria das empresas acha que não justifica.

Em Android é um pouco diferente, o sistema operativo pode deixar de receber actualizações, tanto de segurança como de sistema operativo, mas a google play services continua a ser actualizada, com todas as novidades e compatibilidades, fazendo com que as apps consigam com muito pouco esforço suportar versões antigas sem muito esforço.
A google faz o trabalho pelos programadores, mas a Apple não.

Apps como o WhatsApp são um pouco a exceção porque tentam activamente suportar o máximo possível de versões, com desenvolvimento activo, tanto em Android como iOS, a maioria das apps não faz isso, apenas suportam em iOS 2 versões e em Android suportam até ondem a google dá suporte de compatibilidade sem esforço.

A App Store da Apple permite fazer o download da última versão compatível com o equipamento/iOS em causa.
Seja como for, a Apple divulgou no início deste ano que apenas 8% dos Iphones ainda estava num iOS anterior ao iOS 15. É claro que a maioria dos developers vai pensar muito bem se vale a pena despender recursos para manter a compatibilidade das suas apps para uma fração desses 8%. Isto caso a app já não funcione, porque isso não é líquido.

Eu concordo com "comparar coisas comparáveis".
No entanto um iphone 8 funciona melhor que alguns android atuais

Sim, normalmente a correr aquelas aplicações nativas do iPhone (calendário, mail, iMessage, etc) safa-se bastante bem. Mas tecnologicamente está totalmente obsoleto. Ecrã, câmera, velocidade de carregamento, etc. Lá está, se ficas com o telemóvel 5 ou 6 anos é isso que acontece. Pagas mais, tens mais vida útil, é verdade, mas isso tem um (alto) custo a nível de experiência de utilização.

Para não falar na bateria, que é simplesmente pior do que má, até a fazer chamadas. Se apertares com ele, possivelmente chegas ao almoço e tens de carregar outra vez...

Sim, normalmente a correr aquelas aplicações nativas do iPhone (calendário, mail, iMessage, etc) safa-se bastante bem. Mas tecnologicamente está totalmente obsoleto. Ecrã, câmera, velocidade de carregamento, etc. Lá está, se ficas com o telemóvel 5 ou 6 anos é isso que acontece. Pagas mais, tens mais vida útil, é verdade, mas isso tem um (alto) custo a nível de experiência de utilização.

Para não falar na bateria, que é simplesmente pior do que má, até a fazer chamadas. Se apertares com ele, possivelmente chegas ao almoço e tens de carregar outra vez...

Eu ainda mantenho um iPad 6a geração, lançado em 2018, que é utilizado pelo meu filho.
Apesar de o iPad ter 5 anos, tenho de reconhecer que corre tudo com muita fluidez. Mesmo os jogos mais puxados correm bem.

Quando comparado com o meu Air 5a geração, que já tem o processador M1, a diferença de fluidez nota-se, mas não é assim tão grande como se faria prever. Quem não for muito exigente, consegue usar um iPad com 5 anos com toda a facilidade, o que é notável.

Estás redondamente enganado.

Ca en casa ha um 8.
Essa pessoa teve um Mi note 10 lite.

O 8, usado, corre melhor todas as aplicações que o mi note 10 lite quando era novo.
A câmara é incrivelmente boa, para a geração.

A autonomia é pior, demora o mesmo tempo a carregar, falamos de uma bateria com muito menos capacidade.

Mas é o que é. O hardware do Xiaomi é em tudo superior, mas a utilização nada tem a ver.

Estás redondamente enganado.

Ca en casa ha um 8.
Essa pessoa teve um Mi note 10 lite.

O 8, usado, corre melhor todas as aplicações que o mi note 10 lite quando era novo.
A câmara é incrivelmente boa, para a geração.

A autonomia é pior, demora o mesmo tempo a carregar, falamos de uma bateria com muito menos capacidade.

Mas é o que é. O hardware do Xiaomi é em tudo superior, mas a utilização nada tem a ver.

Cá em casa há 3 iPhones 8, e 2 desses já foram meus. 😉

E os 3 já tiveram a bateria mudada. E é uma lástima.

Mas continuas a partir de um pressuposto errado que é comparar telemóveis de preços/segmentos diferentes. O iPhone 8 tem uma boa câmera... para 2017. Em 2019, no máximo, já estava desatualizada. E caminhamos para 2024... e um Xiaomi a nível de software é o que é, uma chinesada. Assim de cabeça, já tive 6. E não deixaram saudades.

O que eu estou a tentar dizer é que várias perspetivas quando se olha para o mercado dos smartphones, e nenhuma delas é a certa ou errada. Depende do que tu pretendes. Tu podes pagar mais e manter um telemóvel por 5 ou 6 anos, mas esta é realidade, o telemóvel ficará obsoleto. Ou podes pagar menos e comprares outro após 3/4 anos. E a verdade também é esta, ninguém que precise mesmo do telemóvel e de uma certa precisão e regularidade vai andar por sua espontânea vontade com um telemóvel de 6 anos. Só se necessitar apenas dos serviços mínimos...

Eu, neste momento, prefiro olhar para o mercado e esperar por um bom negócio na casa dos 800/850€ (e o preço dos Android topos de gama baixa logo 1 mês depois do lançamento) e passado três anos trocar, do que dar 1200/1250€ por um iPhone para durar 5 ou 6 anos e nos últimos anos andar a cumprir "serviços mínimos". Ou 1000€ vs 1500€. A lógica é a mesma.

Mas também sou sincero, se tivesse que ter um telemóvel com 5 anos, preferia que fosse iPhone. Lá está, se fosse obrigado a ter. Mas não tenho essa necessidade.

Mas é o que eu digo sempre, que bom podermos ter todas estas escolhas e podermos fazer estas contas. São chamados os problemas de 1º mundo. 😂

Last edited:
Eu ainda mantenho um iPad 6a geração, lançado em 2018, que é utilizado pelo meu filho.
Apesar de o iPad ter 5 anos, tenho de reconhecer que corre tudo com muita fluidez. Mesmo os jogos mais puxados correm bem.

Quando comparado com o meu Air 5a geração, que já tem o processador M1, a diferença de fluidez nota-se, mas não é assim tão grande como se faria prever. Quem não for muito exigente, consegue usar um iPad com 5 anos com toda a facilidade, o que é notável.

Eu tenho um iPad 6ª geração 128GB e muito sinceramente, não é um poço de fluidez, tanto que o formatei a semana passada. Nada de muito grave, mas até para abrir aplicações tipo o mail se nota lag. Nada de muito escandaloso, mas já não é propriamente nenhum foguete.

Mas neste caso, o iPad é algo que não tem nenhum concorrente à altura no mundo Android. A pessoa vai convivendo com as virtudes e os defeitos de uma forma quase resignada porque "tablet é iPad".

Já a nível de telemóveis, a oferta é muita e boa, e entre pagar 300, 400 ou 500€ a mais por um iPhone com o intuito de o manter por 5 ou 6 anos, vão aparecendo outras alternativas tão ou mais viáveis. No final, é um bocado isto, tudo se resume a uma questão de gosto e ou habituação. Porque as contas, ficam ela por ela.

Back