Tópico da Apple

Ainda tem 5 Gb livres por isso não deve ser falta de espaço...

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Se tiveres a opção de gestão automática de espaço ativa ele faz isso independentemente de ter espaço ou não...vai gerindo o espaço. Por exemplo, apaga App´s que não utilizes há "x" tempo. [/FONT]

Tenho lá no trabalho um colega mais velhote que com 60 anos decidiu experimentar mac pela primeira vez.

Comprou um Mac Air com 256 Gb há 1 ano, o problema é que metade desse estaço já está ocupado por uma coisa que são "Dados de Sistema" e por isso dos 256 gigas, só já tem 5 gb livres (o resto é documentos dele).

Como sou mais ou menos o "gajo do IT" lá na empresa quero ajudar, mas não percebo nada de Macs. O que é que são esses dados de sistema e como se podem apagar?
(uma coisa verifiquei, é que não tem o Time Machine / Backups activo)

Sim, tem o Ç e os acentos normais. No entanto a imagem da caixa não bate com o conteúdo.

É espectacular como a própria HP se recusa a confessar que tem este produto, nem com o EAN que a Worten publica se consegue encontrar.

Tenho lá no trabalho um colega mais velhote que com 60 anos decidiu experimentar mac pela primeira vez.

Comprou um Mac Air com 256 Gb há 1 ano, o problema é que metade desse estaço já está ocupado por uma coisa que são "Dados de Sistema" e por isso dos 256 gigas, só já tem 5 gb livres (o resto é documentos dele).

Como sou mais ou menos o "gajo do IT" lá na empresa quero ajudar, mas não percebo nada de Macs. O que é que são esses dados de sistema e como se podem apagar?

Estive agora a olhar para o meu Mac (um mini). Tenho uns GB valentes em "iOS files" à conta de backups de telefones e ipads da casa, e uns 47 GB de aplicações, mas o sistema propriamente dito tem menos de 50 GB (macOS 24.6, system data 24.7). Nas informações diz isto (negrito meu):

[TD="colspan: 8"]
  • System Data: Contains files that don’t fall into the categories listed here. This category primarily includes files and data used by the system, such as log files, caches, VM files and other runtime system resources. Also included are temporary files, fonts, app support files and plug-ins. You can’t manage the contents of this category. The contents are managed by macOS, and the category varies in size depending on the current state of your Mac. You can manage your data that falls outside the other categories using the Finder or the third-party apps that created it.
[/TD]

Se isso fosse de um sistema que já migrou em vários computadores, podia ser daí - ter lixo que já nem sabe como apagar. Mas é estranho, penso que o meu terá começado em 2009 e migrou de máquina uma vez.

• Dados de sistema: contém ficheiros que não se incluem nas categorias listadas aqui. Esta categoria inclui principalmente ficheiros e dados usados pelo sistema, tais como ficheiros de registo, caches, ficheiros VM e outros recursos de tempo de execução do sistema. Também estão incluídos ficheiros temporários, tipos de letra, ficheiros de suporte de aplicações e plug-ins. Não é possível gerir os conteúdos desta categoria. Os conteúdos são geridos pelo macOS e a categoria varia em tamanho dependendo do estado atual do Mac. Pode gerir os seus dados que se não se enquadram nas outras categorias com o Finder ou as aplicações de terceiros que os criaram.
Eu fui ver e tenho cerca de 90GB de dados de sistema.

É espectacular como a própria HP se recusa a confessar que tem este produto, nem com o EAN que a Worten publica se consegue encontrar.

É uma estupidez...
Eu que andei a procurar. Mesmo o Logitech que não há PT, mas há noutras línguas, cada site uma uma imagem diferente e raramente batem certo com o que vendem. Uma confusão absurda.

Isso está a criar algum problema em concreto? Pergunto isto porque o meu mac também anda sempre com 15 ou 20Gb de espaço livre, mas a verdade é que se for preciso instalo um jogo do Steam de 30Gbs e o espaço livre mantém-se mais ou menos o mesmo. Aquilo deve fazer algum tipo de gestão autónoma do espaço em disco.

os meus filhos adoram iPhones, um deles até tem um MacBook Pro, comprado tipo há 2 anos

o MacBook é que detesto mesmo, ainda por cima está em português

por exemplo no windows vou às definições das placas de rede, e por exemplo no Wifi escolho a noma que quero, AX ou AC o que suportar, além de poder fazer outros tweaks para optimizar tudo

no MacBook tem lá nas definições 802.1x nas definições avançadas da conexão ativa

mas vazio, diz para carregar um perfil, como é possível ?

nem sei que normas suporta, mas pelo menos sei que se liga a 5G

os meus filhos adoram iPhones, um deles até tem um MacBook Pro, comprado tipo há 2 anos

o MacBook é que detesto mesmo, ainda por cima está em português

por exemplo no windows vou às definições das placas de rede, e por exemplo no Wifi escolho a noma que quero, AX ou AC o que suportar, além de poder fazer outros tweaks para optimizar tudo

no MacBook tem lá nas definições 802.1x nas definições avançadas da conexão ativa

mas vazio, diz para carregar um perfil, como é possível ?

nem sei que normas suporta, mas pelo menos sei que se liga a 5G

A não ser que tenhas alguma problema de conectividade ou compatibilidade, acho que deves deixar o SO gerir automaticamente essas configurações. Dificilmente ganharás alguma coisa fazendo tweaking manual.

O Srouji parece-me um forte candidato para futuro CEO da Apple.
Não parece nada incomodado nem preocupado com os avanços na IA por parte da concorrência.

Depois de muitos avanços e recuos, principalmente por falta de tempo para pensar mais no assunto, encomendei um iPhone 13 para o lugar do XS.
Não espero uma diferença brutal, apenas o normal salto de um telemóvel já com quase 4 anos de uso para um novinho em folha, até porque o substituto mais "natural" seria uma versão Pro.
O XS vai continuar em uso, de qualquer forma.
Vou ter é que ponderar o que fazer com algum "lixo" do qual ainda não me livrei... Assim de cabeça, SE 1 (x2), 6S e talvez ainda o 7, telemóveis que já não devem ter valor comercial (e que nem sei se ligam, depois de estarem na gaveta há algum tempo).

Na semana passada vendi um 6s de 16Gb por 50€ a um homem que fez 40kms para cada lado para o vir buscar, fiquei parvo. Mas quando o encostei (há 4 anos) tinha posto uma bateria nova. Sempre apanhou um iPhone velho com 100% da capacidade da bateria.

telemóveis que já não devem ter valor comercial (e que nem sei se ligam, depois de estarem na gaveta há algum tempo).

Outro dia vi passar uma notícia de um cliente de iMessage para Android/etc à pega com a Apple, porque esta exige uma peça de hardware Apple (Mac/etc) para inicializar a coisa. Talvez para isso.

Na semana passada vendi um 6s de 16Gb por 50€ a um homem que fez 40kms para cada lado para o vir buscar, fiquei parvo. Mas quando o encostei (há 4 anos) tinha posto uma bateria nova. Sempre apanhou um iPhone velho com 100% da capacidade da bateria.

Obrigado pelo feedback, mas não me estou a ver a investir em baterias novas; o 7 imagino que possa ter algum mercado, e está em uso de momento, mas os outros estão parados há uns meses e não sei se terão interessados.
E digo que passaram a 2, porque um dos SE 1 já não liga, vai directo para reciclagem.

O 7 passei para a minha mãe e vamos ver se ela consegue adaptar para o básico (chamadas, sms e fotos). É o primeiro smartphone dela.

Ainda ontem atualizei para o ios 15.8.

Na semana passada vendi um 6s de 16Gb por 50€ a um homem que fez 40kms para cada lado para o vir buscar, fiquei parvo
Mais 10 euros de combustível para andar de um lado para o outro e desgaste do carro.
Mas por 60 euros nem um Android que não se engasgue.

Back