Realmente por 80€, compensa e muito o upgrade.
Mas isso dos 8GB é um mito que vem perdurando há anos. A Apple lançou o M1 em 2020, e até aos dias de hoje a necessidade de RAM não tem aumentado, tanto em MacOs como em Windows. Aliás, para aí talvez desde 2012/2013 que essa necessidade se tem vindo a manter.
Eu tenho um M1 com quase 4 anos com 8Gb e tenho normalmente Chrome aberto com vários separadores, mail, One note, word, etc, e a performance mantém-se igual.
Tirando utilizadores intensivos a nível de multimédia (edição de vídeo, imagem, etc), qualquer Mac ou Windows com um processador decente faz todo o trabalho do dia a dia (escritório, lazer) com 8Gb de RAM sem se queixar.
No passado defendi a compra de Macs com Apple Silicon com 8 GB para quem tem um budget mais apertado. No entanto é preciso ver que isto era nos M1 (já vamos no M3 quase no M4, que até já chegou ao iPad) e era quando a Apple fazia milagres mesmo na config 8/256 pois tinha dois SSDs de 128 e o sistema como um todo resultava (e resulta, há um aqui em casa que tem um uso até bastante intensivo) bem desde que se tenha (ponto importante) pelo menos 10 a 20% do disco vazio para o swap ser eficaz.
Depois nos Air M2 passou a ter apenas um SSD de 256 e a versão 8/256 ficou bastante pior e até coisas como o som pioraram face ao Air M1 (e mesmo o form factor IMHO).
Além das razões enumeradas pelo "Diamantemais"*, com as quais concordo a 100%, há aqui vários outros fatores:
1 - É verdade que agora no M3 a versão base 8/256 voltou a ter 2*128 e está melhor, no entanto nota-se que com esta config base não consegues extrair todo o sumo do M3. O sistema beneficia muito com os 16 GB de RAM.
2 - Não coloco em questão o que referes a BOLD, mas se abrires o Activity Monitor com esse uso vais ter a RAM a amarelo de certeza. O sistema faz um bom trabalho com o swap, mas no médio prazo pode levar a falhas precoces no SSD. Se estou a exagerar? Talvez, mas tanto swap e ainda mais em configs de 256 GB...
Depois, se o SSD berrar o computador é todo ele lixo, saudades dos tempos dos Unibodys em que cada um pode fazer upgrades de RAM, de disco (ou até se berrar ser só meter outro e instalar tudo) etc. etc.
3 - Futuro... Para mim um Mac é para durar muitos anos e mais que os concorrentes. Portanto dá jeito termos margem de manobra. Se nos smartphones e tablets (da própria Apple) vai havendo evolução nisto da RAM (o i15 Pro passou agora de 6 a 8 GB, o i16 normal vai ter 8 GB de RAM e daqui a um ano e pouco nos i17 Pro vamos chegar aos 12 GB de RAM) porque haveremos de nos manter nos 8 GB ad eternum?
Aceito, até porque não me gosto de contradizer, que os 8 GB num M1 rendem mais que 8 GB num Intel, no entanto neste momento vender Macs com 8 GB e mesmo 256 GB é algo ofensivo.
Deviam começar nos 16/512. Sim é um negócio, a ideia é forçar o upgrade onde a marca tem muito melhores margens, mas pessoalmente acho algo ofensivo, nomeadamente pelo custo dos upgrades. Um portátil custar mais 50% por passar de 8 a 16 GB de RAM e 256 a 512 GB é demasiado.
Os 12 GB do Air M4 que eu acho que vai ter já são um pequeno passo em frente, do mal o menos.
*fora do mundo da F1 é um tipo que até não é parvo nenhum :sh)[

]