Tópico da Apple

Realmente por 80€, compensa e muito o upgrade.

Mas isso dos 8GB é um mito que vem perdurando há anos. A Apple lançou o M1 em 2020, e até aos dias de hoje a necessidade de RAM não tem aumentado, tanto em MacOs como em Windows. Aliás, para aí talvez desde 2012/2013 que essa necessidade se tem vindo a manter.

Eu tenho um M1 com quase 4 anos com 8Gb e tenho normalmente Chrome aberto com vários separadores, mail, One note, word, etc, e a performance mantém-se igual.

Tirando utilizadores intensivos a nível de multimédia (edição de vídeo, imagem, etc), qualquer Mac ou Windows com um processador decente faz todo o trabalho do dia a dia (escritório, lazer) com 8Gb de RAM sem se queixar.

Tudo depende da utilização que se dá, mas se por um lado ter mais RAM não vai tornar o sistema mais rápido, por outro lado ter mais RAM não vai tornar o sistema mais lento com as constantes idas ao SSD quando a quantidade de RAM já não suporta mais.

Mas ter muita RAM é um descanso, podes ter muitas aplicações abertas e acederes a qualquer altura sem problemas.

Depois também há a vantagem de prolongar a vida útil do computador, evitando tanta escrita no SSD.

E agora o problema habitual dos macbook air: poucas portas e só USB-C. Aconselham alguma dock que funcione bem e que não custe os olhos da cara? Ter HDMI era interessante e se fosse da Amazon era prático...

Hoje na Amazon.es o Apple 2024 MacBook Air (de 13" Processador M3 da com CPU 8‑Core e GPU 10‑Core, 16GB Memória unificada, 512GB, com teclado​ português chegou a estar a 1371,30€.

É uma questão de meterem na lista e aguardarem por nova promoção.

E agora o problema habitual dos macbook air: poucas portas e só USB-C. Aconselham alguma dock que funcione bem e que não custe os olhos da cara? Ter HDMI era interessante e se fosse da Amazon era prático...

Satechi será a mais segura para utilizar nos MacBooks, houve aí uns problemas não há muito tempo com outras marcas.

A Belkin não tenho a certeza se funcionava sem problemas.

Hoje na Amazon.es o Apple 2024 MacBook Air (de 13" Processador M3 da com CPU 8‑Core e GPU 10‑Core, 16GB Memória unificada, 512GB, com teclado​ português chegou a estar a 1371,30€.

Grande preço! 100€ a menos do que eu paguei

Amazon.es??

Foi um desses que comprei, apanhei uma promoção do El Corte Inglês e ficou-me por 1479€, já só havia em cinzento escuro, eu preferia o azul mas achei o preço bom face aos 1809€ de preço de tabela pelo que avancei à mesma para a compra. O tempo de entrega é que é bastante longo, cerca de 2 semanas.
Não sei se vale a pena os 16 Mb de Ram mas como a diferença para os de 8 era cerca de 80€ a mais decidi "investir" o valor a mais

Excelente compra!

Mal saiu que ando de olho neste Air M3 e esteve logo pouco depois de sair a 1600 na RP (PVP é de 1809, para quem não sabe) nesta mesma config que é a única que me interessa.

Devia ter ligado os avisos do KK, mas nisto dos Macs com tanta config e cor... enfim.

Como soubeste da promo? Entretanto já vi no KK e esteve realmente a esse preço durante 3 ou 4 dias, mas já terminou...

Os chips N3E (M4) parecem ser um salto bem interessante e são os verdadeiros 3nm de raíz pelo que estou naquela, embora para quem queira M4 a bom preço tenha de esperar pelo menos até março/abril do próximo ano que será quando o Air vai receber o M4 (espera-se 12GB de RAM de base BTW pois o atual iPad M4 base - 256 e 512 GB - tem 8 GB de RAM que o sistema "vê" mas tem na verdade tem dois módulos de 6 GB, portanto é fácil prever o futuro parece-me).

Estou também na expectativa com a WWDC sobre o que vem aí em termos de AI, iOS 18, novo macOS etc.

Há quem diga que já na WWDC vamos ter novos Mac Mini M4/M4 Pro, Mac Studio M4 Max/Ultra.

Se repararem os produtos que têm updates menos frequentes (iMac, Mac Mini, iPad Pro) estão a saltar gerações, embora se saiba agora com a saída do M4 o porquê de muita decisão estranha da Apple como o M2 nos Vision Pro sendo um produto que vai estar à venda provavelmente durante 2/3 anos e já havendo M3 na altura do seu lançamento.

Tal como o Air novo levar o M2 e não o M3 não seja só para diferenciar dos Pros, a razão principal é o M3 ser despachado o mais depressa possível. Podia aqui entrar em todos os detalhes mas vejam por exemplos vídeos do canal Max Tech e ficam a par de tudo (se quiserem claro).

Last edited:
Realmente por 80€, compensa e muito o upgrade.

Mas isso dos 8GB é um mito que vem perdurando há anos. A Apple lançou o M1 em 2020, e até aos dias de hoje a necessidade de RAM não tem aumentado, tanto em MacOs como em Windows. Aliás, para aí talvez desde 2012/2013 que essa necessidade se tem vindo a manter.

Eu tenho um M1 com quase 4 anos com 8Gb e tenho normalmente Chrome aberto com vários separadores, mail, One note, word, etc, e a performance mantém-se igual.

Tirando utilizadores intensivos a nível de multimédia (edição de vídeo, imagem, etc), qualquer Mac ou Windows com um processador decente faz todo o trabalho do dia a dia (escritório, lazer) com 8Gb de RAM sem se queixar.

No passado defendi a compra de Macs com Apple Silicon com 8 GB para quem tem um budget mais apertado. No entanto é preciso ver que isto era nos M1 (já vamos no M3 quase no M4, que até já chegou ao iPad) e era quando a Apple fazia milagres mesmo na config 8/256 pois tinha dois SSDs de 128 e o sistema como um todo resultava (e resulta, há um aqui em casa que tem um uso até bastante intensivo) bem desde que se tenha (ponto importante) pelo menos 10 a 20% do disco vazio para o swap ser eficaz.

Depois nos Air M2 passou a ter apenas um SSD de 256 e a versão 8/256 ficou bastante pior e até coisas como o som pioraram face ao Air M1 (e mesmo o form factor IMHO).

Além das razões enumeradas pelo "Diamantemais"*, com as quais concordo a 100%, há aqui vários outros fatores:

1 - É verdade que agora no M3 a versão base 8/256 voltou a ter 2*128 e está melhor, no entanto nota-se que com esta config base não consegues extrair todo o sumo do M3. O sistema beneficia muito com os 16 GB de RAM.

2 - Não coloco em questão o que referes a BOLD, mas se abrires o Activity Monitor com esse uso vais ter a RAM a amarelo de certeza. O sistema faz um bom trabalho com o swap, mas no médio prazo pode levar a falhas precoces no SSD. Se estou a exagerar? Talvez, mas tanto swap e ainda mais em configs de 256 GB...

Depois, se o SSD berrar o computador é todo ele lixo, saudades dos tempos dos Unibodys em que cada um pode fazer upgrades de RAM, de disco (ou até se berrar ser só meter outro e instalar tudo) etc. etc.

3 - Futuro... Para mim um Mac é para durar muitos anos e mais que os concorrentes. Portanto dá jeito termos margem de manobra. Se nos smartphones e tablets (da própria Apple) vai havendo evolução nisto da RAM (o i15 Pro passou agora de 6 a 8 GB, o i16 normal vai ter 8 GB de RAM e daqui a um ano e pouco nos i17 Pro vamos chegar aos 12 GB de RAM) porque haveremos de nos manter nos 8 GB ad eternum?

Aceito, até porque não me gosto de contradizer, que os 8 GB num M1 rendem mais que 8 GB num Intel, no entanto neste momento vender Macs com 8 GB e mesmo 256 GB é algo ofensivo.

Deviam começar nos 16/512. Sim é um negócio, a ideia é forçar o upgrade onde a marca tem muito melhores margens, mas pessoalmente acho algo ofensivo, nomeadamente pelo custo dos upgrades. Um portátil custar mais 50% por passar de 8 a 16 GB de RAM e 256 a 512 GB é demasiado.

Os 12 GB do Air M4 que eu acho que vai ter já são um pequeno passo em frente, do mal o menos.

*fora do mundo da F1 é um tipo que até não é parvo nenhum :sh)[:D]

• Like
Reactions: cjr

Como sabes que teclado tem na Amz quando não diz nada? Mesmo assumindo que quando não diz nada tem teclado ES, já me fartei de procurar e não encontro nenhum Mac novo com teclado PT na Amz.es.

Preciso disso para meter um aviso no Keppa.

Se arranjares o link eu digo que o Lewis é tão bom piloto como o Max [:D]

Esse preço é bombástico, quase 25% de desconto num Mac com 2 meses de mercado.

Excelente compra!

Mal saiu que ando de olho neste Air M3 e esteve logo pouco depois de sair a 1600 na RP (PVP é de 1809, para quem não sabe) nesta mesma config que é a única que me interessa.

Devia ter ligado os avisos do KK, mas nisto dos Macs com tanta config e cor... enfim.

Como soubeste da promo? Entretanto já vi no KK e esteve realmente a esse preço durante 3 ou 4 dias, mas já terminou...

Os chips N3E (M4) parecem ser um salto bem interessante e são os verdadeiros 3nm de raíz pelo que estou naquela, embora para quem queira M4 a bom preço tenha de esperar pelo menos até março/abril do próximo ano que será quando o Air vai receber o M4 (espera-se 12GB de RAM de base BTW pois o atual iPad M4 base - 256 e 512 GB - tem 8 GB de RAM que o sistema "vê" mas tem na verdade tem dois módulos de 6 GB, portanto é fácil prever o futuro parece-me).

Estou também na expectativa com a WWDC sobre o que vem aí em termos de AI, iOS 18, novo macOS etc.

Há quem diga que já na WWDC vamos ter novos Mac Mini M4/M4 Pro, Mac Studio M4 Max/Ultra.

Se repararem os produtos que têm updates menos frequentes (iMac, Mac Mini, iPad Pro) estão a saltar gerações, embora se saiba agora com a saída do M4 o porquê de muita decisão estranha da Apple como o M2 nos Vision Pro sendo um produto que vai estar à venda provavelmente durante 2/3 anos e já havendo M3 na altura do seu lançamento.

Tal como o Air novo levar o M2 e não o M3 não seja só para diferenciar dos Pros, a razão principal é o M3 ser despachado o mais depressa possível. Podia aqui entrar em todos os detalhes mas vejam por exemplos vídeos do canal Max Tech e ficam a par de tudo (se quiserem claro).

Recebi um mail do El Corte Inglês a dizer que havia promoção em tecnologia e fui ver as promos, infelizmente não apanhei o azul mas para mim a cor desde que não fosse o “dourado” estava tudo mais ou menos bem.

A pouca diferença de preço para dos 8 para 16 Gb de RAM foi porque nos de 8 não havia mais do que 12% de desconto e aquele modelo de 16 estava com 18%. Curiosamente as outras cores estavam disponíveis para compra, só que estavam a 1809€

Na Amazon se abrires os links dos MacBook aparece depois a opção de escolher o teclado em Português. Normalmente o preço não é o mesmo. Já apanhei com teclado em PT mais baratos do que com o teclado em ES.

Como sabes que teclado tem na Amz quando não diz nada? Mesmo assumindo que quando não diz nada tem teclado ES, já me fartei de procurar e não encontro nenhum Mac novo com teclado PT na Amz.es.

Preciso disso para meter um aviso no Keppa.

Se arranjares o link eu digo que o Lewis é tão bom piloto como o Max [:D]

Esse preço é bombástico, quase 25% de desconto num Mac com 2 meses de mercado.

Tão bom não, tens de dizer que é melhor! 😂

Aqui: https://www.amazon.es/dp/B0CX23YCV3...UY7263EfgYuUewXS90G-B1onGYRZIgq0Win4m_S2_1XBR

446907851_8001803049900914_5985669711441816023_n.jpg

IMG_0097.png

E pronto, o meu iPad Pro 11 de 2018 aos poucos começa a dar a alma ao criador. Aquela linha no meio é onde o touch não funciona e a caneta falha ao desenhar. Até é um problema recorrente.

Mas pronto, o iPad até é usavel, e vai de aguentar mais 1 ano e meio até possivelmente comprar o 17 pro max. 7 anos por um iPad será ok, mas a bateria já está também ko, antes durava vários dias, agora com uso intensivo nem 1 dia dura.

Eu comprei esse há mais de um mes. Chegou esta semana, abri a caixa e em vez da configuração que está aí veio um 256/8. Fiz retorno e queixa. confirmaram que estava errado no site e iam corrigir. Demorarm uns dias para tal, mas acho que agora está.
Tanto que se entrares agora o valor já não é esse e corrigiram outra situação, a descrição do produto. Quando comprei a configuração nao batia certo com a descrição no topo da pagina, e comecei logo a perceber que podia dar asneira...

Por azar (ou sorte) cheguei a perguntar à Amazon - antes da compra - se o valor estava certo e a configuração era mesmo a que diziam, e CONFIRMARAM! Mandei vir e veio o base model. Estou em conversas com eles porque perdi outras oportunidades devido a este erro.

Eu comprei esse há mais de um mes. Chegou esta semana, abri a caixa e em vez da configuração que está aí veio um 256/8. Fiz retorno e queixa. confirmaram que estava errado no site e iam corrigir. Demorarm uns dias para tal, mas acho que agora está.
Tanto que se entrares agora o valor já não é esse e corrigiram outra situação, a descrição do produto. Quando comprei a configuração nao batia certo com a descrição no topo da pagina, e comecei logo a perceber que podia dar asneira...

Por azar (ou sorte) cheguei a perguntar à Amazon - antes da compra - se o valor estava certo e a configuração era mesmo a que diziam, e CONFIRMARAM! Mandei vir e veio o base model. Estou em conversas com eles porque perdi outras oportunidades devido a este erro.

Agora assustaste-me com essa situação, espero que não se passe o mesmo comigo, mas acho que o El Corte Inglês não "brinca" com estas coisas.
O que foi estranho é que entre fazer a encomenda e eu fazer o pagamento por MB, o prazo de entrega aumentou mais meia dúzia de dias, não sei se foi por receberem muitas encomendas...
Até fui confirmar se a minha encomenda estava com o modelo certo e está tudo ok:

IMG_8345.jpg

Attachments

• IMG_8345.jpg
    IMG_8345.jpg
    129.3 KB · Views: 0
E na realidade a configuração de 512/16 nunca esteve ao que parecia estar no site... infelizmente.
O Keepa nao tem nenhum valor abaixo dos 1809eur
https://graph.keepa.com/pricehistory.png?asin=B0CX23YCV3&domain=es

A questão é que eu nem consigo seleccionar essa opção (a cor cinzento espacial), para depois ver no Keepa.

E essa promoção apareceu durante pouquíssimo tempo no site da amazon.es nas "ofertas".

Mas só para se ter uma noção, por vezes a amazon faz ofertas flash que duram só minutos, aqui um exemplo de um ssd da crucial de 1tb (lembro-me que comprei este quando comprei o meu MacBook Pro, para fazer as cópias de segurança, este ssd ficou-me por cerca de 93€, e há pouco tempo chegou a estar a 50€):

dl6JO8A.jpeg

E afinal de contas o El Corte Inglês não é tão sério como eu pensava. Recebi um e-mail a dizer que anularam o meu pedido.
Ainda não tive tempo para ver se dão alguma justificação sobre isso na página do pedido na minha conta

Back