cjr
Well-known member
Eu vivo bem com uma câmara, os telemóveis agora têm 3 ou 5, mas zoom, wide, macro, vivo bem sem isso, só tiro fotos normais, e agradeço a redução de peso, o meu proximo telemovel certamente será algo na onda to air, o suposto topo de gama leve da apple. Uma especie de iPhone 16e mas com boas specs.
Entretanto comprei um Apple Watch, não foi para a versão célular porque a bateria é muito fraca, o chip 4G é mau, e os tarifários (sem roaming!) também podiam ser melhores.
Estou a gostar, reduzi o meu tempo no telemovel de 7h ao dia para 3h, e 1 dia por semana tento ter um dia sem telemóvel em que o telemovel não sai do casaco.
O Apple Watch é o verdadeiro dumb phone, mas sem perder notificações e outras coisas uteis.
Mas a apple já não é o just works, demorei um pouco a ter os perfis a funcionar, os modos, apanhei vários bugs, tive que formatar o relógio, enfim.
Entretanto a Siri inteligente foi adiada para 2026, e num artigo da Bloomberg que cita fontes internas, o hardware actual pode não ser suficiente para uma versão melhorada. 12 ou 16gb de ram podem ser precisos e quem ter 8GB muito rapidamente vai ficar obsoleto.
Apple inteligente está a ser um buraco negro, consome imensos recursos da apple, fazendo com que novas features, bugfixes, etc fique tudo adiado, mas apresentando uma experiencia mediocre. Ver alguém a usar a edição de fotos no samsung, em que 30 segundos chega para remover o cão da imagem, colocar as pessoas mais próximas, e abrir os olhos, a apple está muito longe disto.
A apple sempre foi pela experiencia, a apple não faz as 5000 coisas do Android, faz 2000, mas faz bem e simplesmente funciona, Não é o caso actualmente, faz pior, mais tarde, cobra extra.
Eu continuo fiel à marca, já estou numa fase da vida que menos é mais, quero voltar a usar mais o computador, o telemovel é uma perda de tempo e quando menos lhe tocar melhor, mas a apple tem de dar corda aos sapatos, os problemas internos estão cada vez mais visíveis nos seus produtos.
Há pouco mais de uma semana troquei um iPhone 13 Pro Max por um Pixel 9 e a sensação com que fico (para não dizer certeza) é que a Apple está mesmo muito atrasada no que toca à IA. O Gemini começa a estar bem implemenado no sistema, trabalhando já com muitas apps da Google, e em pt-pt.
A Apple não "está doomed", mas precisa mesmo de espevitar-se, porque a concorrência todos os dias se vai aprimorando enquanto as notícias em relação à Apple são basicamente atrasos e mais atrasos. E já há quem diga que a Apple Inteligence só vai estar totalmente implementada no iOS 20, já que com tanto atraso as coisas vão sendo empurradas com a barriga.
E como consequência, lá vêm mais processos para a Apple pela publicidade na venda dos iPhones 16 assentar na Apple Inteligence, quando na realidade a Apple estava a vender uma ideia, que, sabemos agora, ainda estava longe de ter forma. Este é um caminho perigoso, mesmo para uma empresa como a Apple.
O futuro é muito volátil com os constantes avanços da IA, mas uma coisa parece-me certa, as mudanças incrementais a nível de hardware estão rapidamente a passar à história. Já "ninguém" quer saber dos mpx da treta ou da bateria com mais mAh. As pessoas querem que os aparelhos lhes facilitem a vida e sejam o seu "braço direito", e a IA permite-lhes precisamente isso. É todo um novo mundo que, quando se experimenta, já não se quer voltar atrás.