Tópico da Apple

Eu vivo bem com uma câmara, os telemóveis agora têm 3 ou 5, mas zoom, wide, macro, vivo bem sem isso, só tiro fotos normais, e agradeço a redução de peso, o meu proximo telemovel certamente será algo na onda to air, o suposto topo de gama leve da apple. Uma especie de iPhone 16e mas com boas specs.

Entretanto comprei um Apple Watch, não foi para a versão célular porque a bateria é muito fraca, o chip 4G é mau, e os tarifários (sem roaming!) também podiam ser melhores.

Estou a gostar, reduzi o meu tempo no telemovel de 7h ao dia para 3h, e 1 dia por semana tento ter um dia sem telemóvel em que o telemovel não sai do casaco.

O Apple Watch é o verdadeiro dumb phone, mas sem perder notificações e outras coisas uteis.

Mas a apple já não é o just works, demorei um pouco a ter os perfis a funcionar, os modos, apanhei vários bugs, tive que formatar o relógio, enfim.

Entretanto a Siri inteligente foi adiada para 2026, e num artigo da Bloomberg que cita fontes internas, o hardware actual pode não ser suficiente para uma versão melhorada. 12 ou 16gb de ram podem ser precisos e quem ter 8GB muito rapidamente vai ficar obsoleto.

Apple inteligente está a ser um buraco negro, consome imensos recursos da apple, fazendo com que novas features, bugfixes, etc fique tudo adiado, mas apresentando uma experiencia mediocre. Ver alguém a usar a edição de fotos no samsung, em que 30 segundos chega para remover o cão da imagem, colocar as pessoas mais próximas, e abrir os olhos, a apple está muito longe disto.

A apple sempre foi pela experiencia, a apple não faz as 5000 coisas do Android, faz 2000, mas faz bem e simplesmente funciona, Não é o caso actualmente, faz pior, mais tarde, cobra extra.

Eu continuo fiel à marca, já estou numa fase da vida que menos é mais, quero voltar a usar mais o computador, o telemovel é uma perda de tempo e quando menos lhe tocar melhor, mas a apple tem de dar corda aos sapatos, os problemas internos estão cada vez mais visíveis nos seus produtos.

Há pouco mais de uma semana troquei um iPhone 13 Pro Max por um Pixel 9 e a sensação com que fico (para não dizer certeza) é que a Apple está mesmo muito atrasada no que toca à IA. O Gemini começa a estar bem implemenado no sistema, trabalhando já com muitas apps da Google, e em pt-pt.

A Apple não "está doomed", mas precisa mesmo de espevitar-se, porque a concorrência todos os dias se vai aprimorando enquanto as notícias em relação à Apple são basicamente atrasos e mais atrasos. E já há quem diga que a Apple Inteligence só vai estar totalmente implementada no iOS 20, já que com tanto atraso as coisas vão sendo empurradas com a barriga.

E como consequência, lá vêm mais processos para a Apple pela publicidade na venda dos iPhones 16 assentar na Apple Inteligence, quando na realidade a Apple estava a vender uma ideia, que, sabemos agora, ainda estava longe de ter forma. Este é um caminho perigoso, mesmo para uma empresa como a Apple.

O futuro é muito volátil com os constantes avanços da IA, mas uma coisa parece-me certa, as mudanças incrementais a nível de hardware estão rapidamente a passar à história. Já "ninguém" quer saber dos mpx da treta ou da bateria com mais mAh. As pessoas querem que os aparelhos lhes facilitem a vida e sejam o seu "braço direito", e a IA permite-lhes precisamente isso. É todo um novo mundo que, quando se experimenta, já não se quer voltar atrás.

O futuro é muito volátil com os constantes avanços da IA, mas uma coisa parece-me certa, as mudanças incrementais a nível de hardware estão rapidamente a passar à história. Já "ninguém" quer saber dos mpx da treta ou da bateria com mais mAh. As pessoas querem que os aparelhos lhes facilitem a vida e sejam o seu "braço direito", e a IA permite-lhes precisamente isso. É todo um novo mundo que, quando se experimenta, já não se quer voltar atrás.

A Apple vem "dizendo" isto que que lançou o iPhone na sua 1ª iteração. Acho que ainda hoje em dia a Apple não diz quanta RAM têm os seus Iphones, muito menos os Ghz do processador.
Nisto da AI acho que a Apple tem neste momento uma desvantagem e uma vantagem face à concorrência. A desvantagem e não ter tem uma LLM desenvolvida in-house. A vantagem é ter hardware muito bem afinado para AI. Penso que nisto da AI a Apple vai ser como em quase tudo o resto: vai chegar tarde ao jogo, mas vai chegar de forma consistente. Não virá com tudo e mais alguma coisa, pelo contrário, virá com uma solução limita no leque de funcionalidades, mas muito bem implementado naquilo que for capaz de fazer.
Quanto ao marketing e publicidade, aí sim, é claro que a Apple se precipitou. Mais valia ter ficado calada.

Eu fiz o percurso inverso, troquei pixel 7 por iPhone 16 pro. E comprei um Apple Watch 10.
Produtos usados com meia dúzia de dias estão a desvalorizar bem, mas combinam impecável com o ecossistema do Tesla. Preferi assim… já tinha algumas saudades disto, não é que seja um sistema infalível mas tem sempre uma boa fluidez e muita qualidade óptica.

Agora é arranjar um 16e ou um 15 normal para a Maria.[kiss]

A Apple vem "dizendo" isto que que lançou o iPhone na sua 1ª iteração. Acho que ainda hoje em dia a Apple não diz quanta RAM têm os seus Iphones, muito menos os Ghz do processador.
Nisto da AI acho que a Apple tem neste momento uma desvantagem e uma vantagem face à concorrência. A desvantagem e não ter tem uma LLM desenvolvida in-house. A vantagem é ter hardware muito bem afinado para AI. Penso que nisto da AI a Apple vai ser como em quase tudo o resto: vai chegar tarde ao jogo, mas vai chegar de forma consistente. Não virá com tudo e mais alguma coisa, pelo contrário, virá com uma solução limita no leque de funcionalidades, mas muito bem implementado naquilo que for capaz de fazer.
Quanto ao marketing e publicidade, aí sim, é claro que a Apple se precipitou. Mais valia ter ficado calada.
A Siri chegou muito antes do Google assistant e faz para aí 1/3 do que a Google faz.

É só olhar para o cardápio de "aplicações" do Google Gemini (NotebookLM, AI Studio, DeepMin, o próprio Gemini, fora soluções de AI específicas para empresas) e dá para perceber que a Apple vai ter a vida muito difícil.

Mesmo isso que dizes, de fazer pouco mas bem, tem muito de pedalar...

Bom lá me desgracei e comprei o Ultra 2, foi substituir um velhinho Series 4, e claro o upgrade é grande!
Não tenciono fazer mergulho, mas sempre gostei de divers (tenho vários), e o ultra tem para mim um look de diver.

Estou com um tema que não consigo sincronizar o calendário profissional do Outlook, o que é estranho pois tinha sync com o S4

A apple não está doomed, mas está a ir pelo caminho da IBM e Yahoo, faz umas coisas, factura bilioes, mas se quer continuar a ser o farol da inovação tem muito de pedalar.

As noticias com detalhes da gestão interna que saíram a mostrar o caos na divisão de inteligência Artificial, a que juntamos os relatórios antigos do apple car, e o padrão é sempre o mesmo. Existe incapacidade da Apple em liderar com sucesso projectos inovadores. Seja Apple Car, Apple Inteligence, Vision Pro, todos têm o mesmo problema fundamental.

Entretanto, ainda bem que não comprei o Apple Watch com 4G, tentei já usar o relógio sem telemóvel, com algum sucesso, mas deixar o telenovel em casa e so usar o relógio bati contra a realidade, hoje em dia tudo tem uma app, tirar fotos dá jeito, e é muito inconveniente não ter telemovel.

Mas também me surpreendeu pela negativa o software do Apple Watch, claramente a apple ve que as pessoas só usam o relógio para saude e fitness, e tudo o resto é descorado, ao ponto de funcionar mal, a sincronização de email nem funciona com alguns protocolos, falta de opções de sincronzação, etc, muito fraquinho, dá para usar com o telemovel na mochila, mas deixar em casa é uma miragem.

Apple Watch 10 ou AW SE 2gen, em termos de features/preço?

E já agora, para quem tem trabalho de escritório durante todo o dia ao lado do PC, qual a utilidade a retirar de um smartwatch?

Pergunto isto porque tive um AW 3 já há um tempo e ficou encostado ao fim de pouco tempo, porque pela autonomia da bateria era virtualmente usá-lo na plenitude (ou usava durante o dia, ou monitorizava o sono).

E já agora, para quem tem trabalho de escritório durante todo o dia ao lado do PC, qual a utilidade a retirar de um smartwatch?

Pergunto isto porque tive um AW 3 já há um tempo e ficou encostado ao fim de pouco tempo, porque pela autonomia da bateria era virtualmente usá-lo na plenitude (ou usava durante o dia, ou monitorizava o sono).

O smartwatch durante o trabalho só tem uma funcao. Receberes notificacoes enquanto estás movel de reuniao em reuniao, se bem que para isto tens de ter dados moveis. Ou andas com o telemovel privado sempre ao lado, coisa que eu nao gosto.

Deixei-me no entanto disso, que estava a ficar distraido com notificacoes durante reunioes, etc. Claro que podes criar um focus mode, mas para isso ter ou nao ter o relogio no pulso é praticamente igual.

Apenas uso o meu Apple Watch (9) para treinar e dormir. Dormir principalmente porque a funcao de alarme é muito melhor e quando 2 filhos pequenos a lanterna dá jeito durante a noite :)

eu tiveres um SE 2nd que devolvi para comprar um 10. tudo depende do que pretendes. o 10 tem carregamento rápido, então podes usar 24h, pausas para banho e afins é suficiente para o manter carregado.

O 10 é mais agradavel de usar, é mais fino e isso notasse, o SE tem o ecrá mais pequeno, menos sensores, e não podes ter teclado no ecrã (eu uso para responder às vezes) e tem limitações no que as colunas podem ser usadas, no 10 até musica podes ouvir no relógio.

o SE também não tem modo sempre ligado, eu não uso, mas o 10 tem.

Para exterior o 10 tem o dobro da luminusidade do SE, contra o sol notas a diferença.

Se dás mais valor à saude o 10 tem mais sensores a monotorizar a tua saude, incluindo sensor de temperatura.

Eu não uso o meu durante o sono normalmente, excepto quando preciso de despertador cedo (e depois meto a carregar enquanto me despacho, carrega rápido).

Para mim enquanto trabalho a vantagem é que evito o telemovel, para começar tenho apenas ligada as notificações essenciais no relógio (chamadas, mensagens, mails e pouco mais) e depois normalmente tenho no modo que só vibra para chamadas, assim não vibra para o resto, e quando faço uma pausa olho às restante notificiações, e não perco tanto tempo porque não é agradavel usar o relógio. Mas é psicológico, eu tenho que me treinar a não olhar para o telemóvel, porque se o relógio não apitou, não há nada para ver, e já sabemos que quando vamos ver se o telemóvel tem algo, passa facilmente 30 minutos.

Ao contrário do telemovel que é um produto maduro, os relógios ainda têm muito que evoluir.

Uma coisa que noto é que se eu até tenho interação com o relógio, a maioria das pessoas nunca lhe toca, é algo silencioso que lhes envia notificações (que depois respondem no telemovel) e simplesmente obtém dados de saude (que depois olham no telemovel).

No meu caso, reduzi o uso do telemovel de 9h para 3h diarias, por isso valeu a pena.

O smartwatch durante o trabalho só tem uma funcao. Receberes notificacoes enquanto estás movel de reuniao em reuniao, se bem que para isto tens de ter dados moveis. Ou andas com o telemovel privado sempre ao lado, coisa que eu nao gosto.

Deixei-me no entanto disso, que estava a ficar distraido com notificacoes durante reunioes, etc. Claro que podes criar um focus mode, mas para isso ter ou nao ter o relogio no pulso é praticamente igual.

Apenas uso o meu Apple Watch (9) para treinar e dormir. Dormir principalmente porque a funcao de alarme é muito melhor e quando 2 filhos pequenos a lanterna dá jeito durante a noite :)

A minha rotina é basicamente sair de casa, airpods, entrar nos transportes para o trabalho, sentar-me na secretária com o telemóvel ao lado, e repetir o processo no final do dia.

Isto sem “extras” e sem fim de semana, sendo que atualmente não faço grande coisa em termos de desporto (para o ginásio o AW não é muito material).

Posto isto, e tirando as funções inerentes a monitorização de saúde, não estou a conseguir justificar o AW como um “nice to have”, muito menos como um “must have”.

Sinceramente, estar a comprar para ter uma alternativa mais tranquila/informal que os relógios tradicionais não me faz grande sentido.

Já fui um grande defensor do AW, mas creio que, ao final do dia, é um aparelho que prende o consumidor ao ecossistema Apple, o que não considero algo positivo.

Continua, no geral, a ser o melhor dos smarwatches generalistas, mas para mim a fraca bateria e o levar ao utilizador a "estar sempre contactável" (eu sei que para muita gente isto é algo positivo) acabam por ser pontos negativos.

Depois, e especificamente para desporto, não é o melhor dos aparelhos. E para dormir, o Oura Ring é melhor...

Creio que a nível de saúde o futuro passará por outros objetos, tais como aneis ou "adesivos" que nos permitam dar um report completo do nosso estado de saúde.

Vamos ver a evolução das coisas.

Já fui um grande defensor do AW, mas creio que, ao final do dia, é um aparelho que prende o consumidor ao ecossistema Apple, o que não considero algo positivo.

Continua, no geral, a ser o melhor dos smarwatches generalistas, mas para mim a fraca bateria e o levar ao utilizador a "estar sempre contactável" (eu sei que para muita gente isto é algo positivo) acabam por ser pontos negativos.

Depois, e especificamente para desporto, não é o melhor dos aparelhos. E para dormir, o Oura Ring é melhor...

Creio que a nível de saúde o futuro passará por outros objetos, tais como aneis ou "adesivos" que nos permitam dar um report completo do nosso estado de saúde.

Vamos ver a evolução das coisas.

para quem quer entrar na onda de ter um "dumb phone" o Apple Watch é do melhor que se pode ter enquanto telemovel "burro", se deixar o tefone em casa e só sair com relógio.

A nivel de saude, seja Apple Watch ou outro, é daquelas coisas que considero que toda a gente acima dos 45 devia usar um, porque pode mesmo detectar problemas antecipadamente.

chegamos a ter discussões aqui sobre so usar o Apple Watch isolado, e depois de experimentar, é fraco, em android já existe Bluetooth de 5km, não é preciso tanto, mas com 500metros em condições reais, já permitia ter o telemovel seja na praia ou trabalho e andar à vontade sem desconectar.

Um pouco negativo do Apple Watch é que toda a gente já desistiu de usar apps nele, tanto que nem existe apps, e quando existem funcionam mal, mesmo as da apple se não está ligado por BT ao telemovel por vezes falha. E coisas parvas como o relógio não conseguir abrir sem ajuda do telemovel sincronizar com gmail ou outook em 2025 mostra como a vontade é pouca. O foco é saude, e notificações quando está ligado por bluethooth ao telemovel.

O AW pode ser excelente para uns e ter muitos usos como completamente pointless para outros.

Como o cjr diz, o maior contra é mesmo capaz de ser o prender-te ao iPhone. Isso e o preço dependendo do modelo e/ou uso que se dá.

Eu tenho o SE2 há 2,5 anos e estou satisfeito.

Agora neste momento comprar um SE2 não faz sentido, tem muito tempo de mercado. Se a pressa for muita o ideal acho procurar o 10 ao melhor preço possível, caso contrário o ideal é esperar por setembro.

Se me quiser mesmo concentrar em algo por vezes tiro o relógio e deixo-o de lado.

O sleep tracking foi giro de usar umas vezes mas depois acabei por deixar de usar.

Agora para quem não se importa de dormir com ele e/ou acorda antes da seu respetiva (ou respetivo) é porreiro meter alarme e vibrar.

É porreiro nunca precisar de ter som no iPhone, é porreiro para o gym. É porreiro para meter timers, é porreiro para guardares o iPhone na mochila e teres notificações, gerires a música etc. enquanto andas de bike (ou de mota, embora isso não saiba como é pessoalmente).

É porreiro para te obrigares a fechar os rings, a feature da lanterna como o ratcher referiu.

Ou das features que mais uso, fazer o iPhone dar som quando ando à procura dele e o deixei perdido na WC, sala etc. [:D] (a única altura em que ele dá som, ahah).

Acho também muito bom poder ver brevemente umas notificações rápidas sem dar muito nas vistas e parece menos mau que mexer no telf.

Agora o maior contra já foi referido. Outro contra é ocupar o espaço de um relógio "a sério" para quem gosta, e eu até estou para comprar um relógio mais a sério já há algum tempo mas já tenho tanto tempo de AW que já não me imagino sem ele.

E usar dois relógios parece-me parolo... Além de que usar no pulso direito seja o AW ou outro não me entra que já tentei usar o AW no direito umas vezes e não me adapto.

E tal como ao colega Hecho, permitiu-me diminuir o SOT no iPhone. Não consigo quantificar, mas diminuiu.

Ah, outra, para quem tem Airpods também é porreiro pq o combo AW+Airpods+iPhone funciona muito bem.

Agora sou o primeiro a dizer que para muita gente é um device pointless.

Last edited:
Estou a usar um SE2 à cerca de um ano. Para mim as vantagens são: controlo do exercício, eu faço normalmente um treino de piscinas de manhã e o tipo consegue identificar a distância e os estilos que nado (!), a possibilidade de ver notificações discretamente durante uma reunião é bastante bom, o controlo do sono também é bastante bom. Também dou bastante uso aos timers para controlo do trabalho e cozer massa. [:D]

Não é um objeto essencial, mas a verdade é que desde que tenho AW (tive um 3 e agora tenho um 8) nunca mais usei relógio tradicional. Até com certa pena minha diga-se, mas a verdade é que estou mesmo preso àquilo![:blush:]
Para além das funções todas relacionadas com a saúde e exercício, que são realmente a grande mais valia deste tipo de dispositivos, o meu uso em contexto profissional resume-se a notificações. Notificações de e-mails, notificações de chamadas, de mensagens SMS, whatsapp, Teams, notificações de reuniões, notificações para finalizar reuniões (muito importante), e mais umas quantas notificaçõesd geradas pelo software profissional via outlook bastante importantes para o meu trabalho (câmbios, derivados, etc). Parece pouco, mas a verdade é que dá um jeitão tomar conhecimento das coisas sem incomodar ninguém com bips e buzzes de telemóvel ou do computador. À, e também dá jeito para andar para cima e para baixo no edifício do meu escritório sem ter que carregar o telemóvel atrás. O AW liga-se à rede wifi e portanto é como se tivesse o telemóvel sempre comigo (o meu não tem eSim).
Mas pronto, não é nada com que não se possa viver. Se me dissessem que eu tinha que abdicar de um objeto tecnológico qualquer acho que era o segundo a ir, logo a seguir à TV.

Não é um objeto essencial, mas a verdade é que desde que tenho AW (tive um 3 e agora tenho um 8) nunca mais usei relógio tradicional. Até com certa pena minha diga-se, mas a verdade é que estou mesmo preso àquilo![:blush:]
Para além das funções todas relacionadas com a saúde e exercício, que são realmente a grande mais valia deste tipo de dispositivos, o meu uso em contexto profissional resume-se a notificações. Notificações de e-mails, notificações de chamadas, de mensagens SMS, whatsapp, Teams, notificações de reuniões, notificações para finalizar reuniões (muito importante), e mais umas quantas notificaçõesd geradas pelo software profissional via outlook bastante importantes para o meu trabalho (câmbios, derivados, etc). Parece pouco, mas a verdade é que dá um jeitão tomar conhecimento das coisas sem incomodar ninguém com bips e buzzes de telemóvel ou do computador. À, e também dá jeito para andar para cima e para baixo no edifício do meu escritório sem ter que carregar o telemóvel atrás. O AW liga-se à rede wifi e portanto é como se tivesse o telemóvel sempre comigo (o meu não tem eSim).
Mas pronto, não é nada com que não se possa viver. Se me dissessem que eu tinha que abdicar de um objeto tecnológico qualquer acho que era o segundo a ir, logo a seguir à TV.

A questão é que este tipo de relógios, ou usas praticamente durante 24 horas (só retirar para recarregar a bateria e tomar banho por exemplo), ou então deixa de fazer sentido o seu uso, pois a informação relacionada à saúde e recuperação desportiva (entre outros factores) é contínua e adaptativa, e parecendo que não, dormir com o relógio será uma das fases mais importantes (VRC, qualidade do sono e temperatura).

Depois pensamos, que tempo sobra para o uso de um relógio clássico? Para mim deixou de fazer sentido o uso deste.

Eu desde que comprei o meu primeiro AW, um 3, nunca mais ouvi o meu iphone tocar, pus no silêncio e assim está até ao dia de hoje [:D].
Só por isto já valia a pena o investimento.

Back