Ao pessoal que usa Mac há muito tempo, acham que a mudança para processadores Intel foi positiva, negativa ou não nota diferença? Em termos de fiabilidade e estabilidade, quero dizer.
Do ponto de vista do binómio hardware/software não há grandes motivos para ser nem mais nem menos estável, ainda para mais tendo o OSX como base o Unix (BSD) e estando os Unixes compilados para tudo quanto é plataforma (sparcs, alphas, powerpc, x86, playstations, ipods, etc etc.)...
No entanto há que argumente que os Mac com processador Intel tornaram-se menos estáveis ou fiáveis, na minha opinião tal tem a ver não com o facto de ser Intel mas com os seguintes factores:
- Hardware -> Desde que tem processadores Intel, a Apple teve um boom nas vendas, o crescimento das vendas de Macs é superior ao da restante indústria e nessa medida estou convencido que o maior volume de produção pode (e aqui estou apenas a supor) não ter sido acompanhado de um reforço do controlo de qualidade necessário para manter os padrões de qualidade (de qualquer forma tenho um iMac Intel em casa e zero problemas)
- Software -> A passagem para Intel, e o consequente aumento das vendas veio trazer a plataforma Mac de novo às bocas do mundo, e com isso a quantidade de developers para Mac também cresceu notoriamente, há mais aplicações para Mac desenvolvidos por terceiros, a quantidade de utilitários, freewares e pequenas aplicações cresceu bastante, o que, se por um lado são excelentes notícias (pela maior variedade), por outro, são softwares possivelmente menos maduros, com mais bugs, que eventualmente poderão ter um ou outro problema, com menos suporte e que são colocados no mercado sem a mesma quantidade de horas de teste/desenvolvimento/correcção de bugs, o que eventualmente poderá levar um utilizador a culpar o sistema operativo quando muitas vezes o problema está naquela aplicação freeware que afinal é mal comportada.
De qualquer forma, e em jeito de conclusão, tenho um Mac G4 e um iMac Intel em casa, e exceptuando o facto do Intel ser muito mais rápido, ambos os computadores nunca deram chatisse nenhuma e são ambos muito estáveis, capazes de uptimes elevados, sem qualquer problema de estabilidade ou fiabilidade.
Cumprimentos