Tópico da Apple

Curiosamente há um tipo que responde com este link:

YouTube - Nokia E71 Reception Problems

Eu também achei aquele post num blog oficial um pouco, cuspir para o ar.. Porque eu sempre tive Nokias e sei que na mão as vezes o sinal baixa em relação ao que tem quando está pousado numa mesa por exemplo..

Mas acho que isso é natural.. O nosso corpo acaba por interferir nas ondas de rádio.

De qualquer forma uma coisa é certa, nunca me caiu uma chamada por tocar no G-Spot em nenhum dos telefones que já tive. [;)]

Mas já circulam noticias que a Apple está a preparar uma solução por software numa actualização do iOS que supostamente melhora em muito a situação... O que para mim parece um bocado estranho, visto que isto aparenta ser um problema de design.. Mas, a ver vamos..

(...)
Mas já circulam noticias que a Apple está a preparar uma solução por software numa actualização do iOS que supostamente melhora em muito a situação... O que para mim parece um bocado estranho, visto que isto aparenta ser um problema de design.. Mas, a ver vamos..

É estranho para ti e para mim... não é uma questão que possa ser corrigida remotamente. E não estou a ver a Apple manchar o seu orgulho e imagem invencível num recall...

Já estou a ver o que vão fazer... easy fix, regulam ligeiramente a indutância da antena afectando ligeiramente a autonomia(através da baseband) e reduzem a sensibilidade no software que regula a amostragem do nivel de captação(camuflando o problema).

Resta saber se no actual hardware/baseband foram implementadas possibilidades de gestão no que toca à regulação da capacidade da antena. Pelo tempo que estão a demorar, talvez esteja ai o problema...

Poderiam também alterar a baseband de modo a reduzir a capacidade da antena de WiFi/GPS sempre que se verifica-se uma situação de contacto com a antena GSM. Mas seria mais um remendo que propriamente uma correcção... para além de degradar a captação WiFi/GPS.

Só sei que tenho o iOS4 no 3GS e mesmo que o segure com as duas mãos e o "abrace" todo não vejo qualquer redução no sinal captado.

Fala-se que este problema não acontecia com tanta gravidade nos protótipos do iPhone 4..

Ao que parece o design da antena gera níveis de radiação anormalmente altos para os standards actuais. E a potencia da antena teve que ser reduzida por causa de manter as emissões de radiações dentro das normas impostas pela FCC nos EUA, que impõe que os picos máximos podem ser de 1.6 W/Kg de radiação absorvida pela cabeça ao usar o telefone (na Europa o limite maximo tolerado por lei são 2 W/Kg).

Só para terem uma ideia, fica aqui uma comparação com outro Smartphone lançado este mes e que é relativamente identico em opções de conectividade, o Samsung Galaxy S:

sar.png

Nem tudo são rosas no novo design com a antena exposta.. As radiações são quase 10 vezes superiores :sh)

As afinações entretanto introduzidas é que levaram a este problema, detectado talvez tarde demais pelo que a Apple avançou com o iPhone mesmo assim...

Talvez seja possível por software atingir um meio termo entre emissões de radiações nocivas e a atenuação de possíveis interferências provocadas pelas mãos.

Mas começa a ser evidente que as vantagens deste conceito de antena introduzido pelo iPhone tem algumas desvantagens fortes..

O problema de o sinal cair abruptamente quando se toca em algumas partes do telefone foi resolvido, segundo a Apple:

"Upon investigation, we were stunned to find that the formula we use to calculate how many bars of signal strength to display is totally wrong. ... we sometimes display 4 bars when we should be displaying as few as 2 bars. Users observing a drop of several bars when they grip their iPhone in a certain way are most likely in an area with very weak signal strength, but they don’t know it because we are erroneously displaying 4 or 5 bars. Their big drop in bars is because their high bars were never real in the first place. ... We will issue a free software update within a few weeks that incorporates the corrected formula. Since this mistake has been present since the original iPhone, this software update will also be available for the iPhone 3GS and iPhone 3G."

http://www.apple.com/pr/library/2010/07/02appleletter.html

:sh):sh):sh)

NOTA: o sinal e as chamadas continuam a cair quando se toca no ponto G. Exactamente como antes... Simplesmente vão alterar a formula usada desde o iPhone original para calcular quantas barras de rede devem ser mostradas..

Isto só pode ser a gozar com a cara de quem gasta 600 ou 700 euros num telefone. Em vez de tentarem remediar o problema, simplesmente dizem que não há problema nenhum e as barras é que estão mal calculadas.. E em vez de um fix, lançam um update para alterar a realidade como é vista pelo utilizadores do iPhone 4...

Last edited:
Parcialmente até pode ser verdade, mas não altera o facto de realmente não fazer nada sobre o verdadeiro problema.

A minha grande questão é: porque será que acontece a uns e a outros não? O que poderá ser diferente no fabrico? Séries diferentes? No fundo, é a grande esperança para isto tudo.

Parcialmente até pode ser verdade, mas não altera o facto de realmente não fazer nada sobre o verdadeiro problema.

A minha grande questão é: porque será que acontece a uns e a outros não? O que poderá ser diferente no fabrico? Séries diferentes? No fundo, é a grande esperança para isto tudo.

Como já referi na Zwame, o problema central é a atenuação de sinal.

Comparando com o 3GS, o iP4 quando segurado normalmente nas mãos, possui uma atenuação 10x superior.

4atenuation.png

Uma atenuação de 20dB numa zona já de si com pouca cobertura é equivalente a perder a rede. Já numa zona com relativamente boa cobertura, a atenuação de 20dB não chega para degradar o sinal completamente.

Este diagrama explica bem este facto:

the-effect-of-holding-the-iphone-4.png

O problema não está no numero de barras mostradas em determinada situação nem quantas descem como a Apple quer fazer crer, mas sim na excessiva atenuação(em dB) que o iP4 sofre quando o agarramos directamente na mão.

Abraço [;)]

Como já referi na Zwame, o problema central é a atenuação de sinal.

Comparando com o 3GS, o iP4 quando segurado normalmente nas mãos, possui uma atenuação 10x superior.

4atenuation.png

Uma atenuação de 20dB numa zona já de si com pouca cobertura é equivalente a perder a rede. Já numa zona com relativamente boa cobertura, a atenuação de 20dB não chega para degradar o sinal completamente.

Este diagrama explica bem este facto:

the-effect-of-holding-the-iphone-4.png

O problema não está no numero de barras mostradas em determinada situação nem quantas descem como a Apple quer fazer crer, mas sim na excessiva atenuação(em dB) que o iP4 sofre quando o agarramos directamente na mão.

Abraço [;)]
Mas Audigy, as barras são uma representação gráfica do nível de captação.

E se o que tu dizes e mostras está certo, e eu acredito, então realmente tem que existir uma recalibração desse gráfico no iPhone, pois não faz sentido descer das 5 barras para "no service". Se perde a rede completamente depois de ser agarrado e ter essa atenuação, então já estava com uma captação fraca, embora mostrasse o contrário.

Esperemos que seja simplesmente isso.

jts, todos os terminais do mercado representam o nível de sinal de uma forma logarítmica...

Isto porque como é facilmente "percebível", se tiveres um sinal mau e passar a menos mau (digamos que aumenta em 5 dB), tu notas uma grande diferença.. Mas se passar de um sinal excelente para perfeito (os mesmos 5 dB) tu não notas absolutamente nada de nada...

Por isso é que no primeiro caso, esse aumento que linearmente é igual ao segundo, deve ser representado graficamente, enquanto que no segundo caso não faz sentido que o gráfico mude.

Isto sempre foi assim, desde o inicio dos tempos.. As barras de sinal, não fazem uma leitura linear do sinal, mas sim uma leitura linear da qualidade percebida no audio das chamadas.. E a Apple apenas se limitou a seguir o mesmo que os outros fazem, desde o iPhone original.

Pegando no caso do iPhone, aqueles 20 dB num sitio de sinal muito forte podem não fazer diferença nenhuma. Porque o sinal passa de muito forte para forte, mas isto em transmissões digitais dificilmente será percebido na qualidade do audio. Numa zona de sinal assim assim, 20dB pode ser a diferença entre uma qualidade de audio, não perfeita, mas muito boa (o que visualmente se adequa a 4 barras) e um sinal muito fraco (1barra) ou um sinal inexistente (zero barras)..

Agora, o que eles estão a fazer, é querer alterar a realidade percebida pelos users, de forma a tornarem menos escandalosa a queda de 20dB no sinal do iPhone 4.

EDIT: já agora, no fórum Zwame, há vários users a queixarem-se que o vidro apesar de extremamente resistente a riscos e pressões é muito sensível a pancadas secas, especialmente nas quinas e que nessas situações racha com imensa facilidade. Os bumpers parecem ser uma compra obrigatória...

Last edited:
Mundano, mas tendo em conta a percepção do público sobre este problema, em que acreditam (e eu também acreditava) que o defeito de concepção do iPhone podia fazer com que um sinal de rede efectivo perfeito (5 barras) descesse até perder o serviço, a mudança de filosofia compreende-se para defender a imagem do produto.

Ainda assim, já vi no youtube "death grips" no iPhone 4 a não provocarem nenhuma alteração das barras. Continuo curioso sobre haverem ou não diferenças entre equipamentos diferentes quanto a este problema.

Mundano, mas tendo em conta a percepção do público sobre este problema, em que acreditam (e eu também acreditava) que o defeito de concepção do iPhone podia fazer com que um sinal de rede efectivo perfeito (5 barras) descesse até perder o serviço, a mudança de filosofia compreende-se para defender a imagem do produto.

Ainda assim, já vi no youtube "death grips" no iPhone 4 a não provocarem nenhuma alteração das barras. Continuo curioso sobre haverem ou não diferenças entre equipamentos diferentes quanto a este problema.

O 2º grafico do Audigy mostra bem como 20dB podem ou não fazer as barras mexer.. A diferença é se estás numa zona com sinal bastante bom -90dBm, ou numa zona com sinal extremamente forte -50 dBm..

Já agora, só por curiosidade, medido com este programa : CellTrack em minha casa tenho em rede 2G:

-85 dBm, no Nokia N95.. Se o "abraçar" com a mão, passa para -91 dBm.

Estive a fazer a mesma experiência com o meu acer liquid, mas sem programa extra pois essa informação está disponível nas opções.

Pegando apenas nos cantos, -85
Agarrando com a mão esquerda, -85
Agarrando com a mão direita, -91

A Apple devia fazer aquilo que qualquer marca não chinesa faz quando o seu produto não está em plena condição:
recolher os aparelhos e corrigi-los ou substituir por novos.
Mas isto de mandar tudo para a China ou substituir custa muito dinheiro, por isso, mais uma vez, diz que os clientes é que estão errados e possivelmente fica-se assim. E como se está a falar da Apple de defeito passa a feitio e o aparelho é a melhor invenção depois da roda:sh)

A Apple devia fazer aquilo que qualquer marca não chinesa faz quando o seu produto não está em plena condição:
recolher os aparelhos e corrigi-los ou substituir por novos.
Mas isto de mandar tudo para a China ou substituir custa muito dinheiro, por isso, mais uma vez, diz que os clientes é que estão errados e possivelmente fica-se assim. E como se está a falar da Apple de defeito passa a feitio e o aparelho é a melhor invenção depois da roda:sh)

Olha que não....

http://www.nytimes.com/2010/06/29/technology/29dell.html?_r=2

Dell Knowingly Sold 11.8 Million Computers With a 97% Failure Rate

Coisas desse tipo também são normais da Apple.
Chassis que partem com o tempo, baterias que deixam de funcionar... material de qualidade inferior que com o uso avaria... a marca é que fica mal vista pelas máquinas avariarem mais rapidamente.

Mas aqui o problema é mesmo conceptual, defeito de fabrico.

Mas há casos diferentes:
Sony recolhe mais de 500 mil portáteis - Exame Informática.pt

Obviamente...

Nunca vi tal coisa acontecer, uma empresa fazer um recall massivo de um aparelho electrónico vendido a grande escala em algo que não ponha em perigo a segurança dos utilizadores.

O mais comum é as marcas não assumirem os defeitos e produtos com problemas crónicos irem para RMA ciclicamente até acabar a garantia. Ou descobrem um fix e aplicam-no nos centros técnicos. Ou oferecem uma garantia alargada (Microsoft com a Xbox 360).

No caso do iPhone, o recall era até inútil, o problema não está na produção mas na concepção. Até fazerem um iPhone novo, o que é que podiam fazer com o actual? Nada. Mas as pessoas podem devolvê-lo. E podem não comprar.

O que a Apple podia ter a dignidade de fazer é oferecer bumpers a todos, pois é algo que resolve o problema. Quando houve uma polémica (ainda por cima estúpida) sobre os Wiimotes escorregarem das mãos e partirem TVs e outras coisas, a Nintendo criou um strap do pulso mais forte e uma capa de borracha e ofereceu a TODOS os milhões e milhões de donos de Wiis, com todos os custos que isso envolve (na ordem dos milhões também, obviamente). É simplesmente outro nível [;)]

Last edited:
Em relação à antena eu acho que também se exagera um pouco... É uma treta num telefone que deverá custar 600 e tal ou 700 euros bloqueado a uma operadora, mas tal como diz o Steve Jobs, se ao segurar de uma forma as chamadas caem segura-se de outra forma qualquer.

Aquilo que me assusta, é a imensidão de relatos de vidros rachados.. Aparentemente, mesmo pequenas quedas de alguns cm's de altura em superfícies duras são o suficiente para quebrar o vidro.. Especialmente o de trás..

Acho que isto já era de prever depois de ver o design do telefone, apesar de muita gente jurar a pés juntos que o vidro ia ser indestrutível... Mas este vidro, apesar de mais resistente do que o normal.. Como qualquer outro, acaba por ser muito resistente sobre pressão, e dai que não risque com facilidade.. Mas é frágil quando submetido a tensões súbitas.. E dai que rache com alguma facilidade.

E aquelas arestas do vidro expostas, são um íman para as quebras..

Resumindo... Estou um pouco inseguro quanto a avançar para um Android, porque já em Outubro vai sair o Android 3.0, só que é tão diferente pelo que se fala, que desconfio um bocado que os terminais actuais alguma vezes sejam actualizados.. A alternativa seria o iPhone.. Mas estas coisas ainda me deixam mais de pé atrás...

Por outro lado, há estas pequenas maravilhas: http://vimeo.com/12819723 Que mostram como a nível de algumas aplicações (neste caso o iMovie) não há competição à altura do iPhone..

Enfim... Decisões...

Last edited:
VTEC e jts, empresas japonesas são outra fruta (mas mais no Japão que internacionalmente).

As empresas no Japão , a sua principal preocupação é a satisfação do cliente.

Vou partilhar 2 casos que li recentemente, um deles era o de um carro que tinha ficado atascado, o dono sem saber o que fazer telefona para a marca, a marca leva um reboque, faz o serviço e diz ao cliente que não é preciso pagar nada (neste caso a marca era a Nissan).

Outro caso, um certo produto é comprado na loja, e quando a pessoa chega a casa, vê que o produto está estragado.
Essa pessoa liga à empresa produtora, e no dia seguinte um empregado vai à casa do cliente pedir desculpas pelo sucedido, e oferece ao cliente todas as variadades desse produto (1 de cada).

Se fosse cá, no primeiro caso a marca iria dizer o que é que eles tinham a ver com o sucedido, e no segundo, a marca quanto muito mandaria um vale pelo correio.

Outras mentalidades [;)]

A saga do iPhone 4 não termina... Agora é o Green Blob.

p307494764-4.jpg

As fotos tiradas pelo iPhone em certas condições apresentam um circulo com uma tonalidade verde no centro.

Ainda não há grandes conclusões sobre o que causa este problema, mas aparentemente afecta todos, ou a maioria dos iPhones 4..

Mais info: Green spot in camera pictures. Genius appointment already set up. Appt cancld - Mac Forums

Parece-me ser um simples problema de balanço de brancos, ou seja, um problema de software.
A câmara do Iphone tem sido unanimemente alvo de excelentes críticas.

Back