Tópico da Apple

QuakeCon 2010: iPhone Rage Demo Video from GameVideos

Demo do RAGE num iPhone 4, feita pelo próprio Carmack.

Para quem não sabe, o Carmack é o CEO da id software (Doom, Quake, etc), e o RAGE é o jogo que andam a trabalhar para várias plataformas e que usa o último motor deles, o id tech 5, que é extremamente exigente em termos de hardware.

Impressiona como um iPhone 4 consegue ter 60 fps, e segundo o Carmack, ter mais capacidade do que uma Xbox original ou uma PS2...

De 66 milhões pol/s da PS2 para 28 ainda vai bastante, e mesmo esses 28 só são possíveis num SoC com memoria (LP) DDR 2 que permite uma largura de banda na casa dos 4.2GB/s(533mhz).

Como o A4 do iP4 inclui (LP) DDR(1) frequência incógnita mas nunca acima de 400mhz, a largura disponível rondará no máximo os 3.2GB/s, o que baixa para 21 milhões de pol/s teóricos.

Pode ser que com a nova fornada Cortex A9 e algo mais musculoso que o SGX 540, seja possível... [;)]

De 66 milhões pol/s da PS2 para 28 ainda vai bastante, e mesmo esses 28 só são possíveis num SoC com memoria (LP) DDR 2 que permite uma largura de banda na casa dos 4.2GB/s(533mhz).

Como o A4 do iP4 inclui (LP) DDR(1) frequência incógnita mas nunca acima de 400mhz, a largura disponível rondará no máximo os 3.2GB/s, o que baixa para 21 milhões de pol/s teóricos.

Pode ser que com a nova fornada Cortex A9 e algo mais musculoso que o SGX 540, seja possível... [;)]

E são posts destes que me fazem sentir completamente burro. [:D]

Dica: recomendo a app da Logitech Touch Mouse, gratuita, para iPhone. Impec.

E são posts destes que me fazem sentir completamente burro. [:D]

Dica: recomendo a app da Logitech Touch Mouse, gratuita, para iPhone. Impec.

E tem toda a lógica. Só que a id software habitua-nos a grandes jogos com base em grandes motores 3D que conseguem fazer milagres com pouco hardware (não o do Doom 3, lembro-me mais os motores do Quake e Quake II).

Quanto ao iPad... digamos que o portátil está a ficar com umas merecidas férias [:D]

As coisas não são assim tão lineares. Penso que ainda não se sabe exactamente que GPU tem o Ipad. É um PowerVR SGX, mas pode ser um 535 como o do 3GS, ou 545, ou mesmo um SGXMP...
Por outro lado o A4 é um Soc (System on a Chip), pelo que a comunicação CPU/GPU é muito mais rápida que num sistema com placa gráfica separada. E depois temos a velocidade do BUS, cuja largura de banda será de 64 bits, mas também não se sabe bem qual a implementação.
Além disso, mais do que a quantidade de polígonos por segundo, há que ter em conta outros factores como o "fill rate", shading, etc. Em suma, ainda há aqui muita coisa que não passa de suposições.

Mas esquecendo esses pormenores, os resultados práticos são impressionantes. As sombras, as texturas, a iluminação, naquele vídeo do Rage são brutais.

As coisas não são assim tão lineares. Penso que ainda não se sabe exactamente que GPU tem o Ipad. É um PowerVR SGX, mas pode ser um 535 como o do 3GS, ou 545, ou mesmo um SGXMP...
Por outro lado o A4 é um Soc (System on a Chip), pelo que a comunicação CPU/GPU é muito mais rápida que num sistema com placa gráfica separada. E depois temos a velocidade do BUS, cuja largura de banda será de 64 bits, mas também não se sabe bem qual a implementação.
Além disso, mais do que a quantidade de polígonos por segundo, há que ter em conta outros factores como o "fill rate", shading, etc. Em suma, ainda há aqui muita coisa que não passa de suposições.

Mas esquecendo esses pormenores, os resultados práticos são impressionantes. As sombras, as texturas, a iluminação, naquele vídeo do Rage são brutais.

Embora a Apple não desvende quais as especificações do A4, sabemos que este foi "desenvolvido" em conjunto pela Samsung e Intinsity(comprada recentemente pela Apple). Sabemos também que o resultante dessa join adventure originou o S5PC110 para o lado da Samsung, aka Hummingbird, e o A4 para a Intrinsity(Apple).

SAMSUNG's Digital World

Apesar das semelhanças entre ambos, sabe-se que existem pequenas e subtis diferenças na disposição interna, com vista a uma optimização do thermal envelope e gastos energéticos.

De facto, após análises a ambos os SoCs(radiografias) o aplication processor é exactamente igual no A4 e no Hummingbird. O mesmo se passa com o GPU, um PowerVR SGX 540. A memória RAM está disponivel em branches de 256MB e 512MB, ambas LP DDR(frequencia desconhecida, num máximo de até 400mhz por limitações técnicas do DDR1).
samsung-a4-20100608-483.jpg

Segundo a imagination technologies, o SGX 540 desenvolve 28 pol/s se a largura de banda do subsistema de memória for de 4.2GB/s. Para tal seriam necessários módulos LP DDR2 a 533mhz.

Após uma análise cuidada através de uma aplicação de benchmark sintético, podemos até verificar que o Samsung Galaxy S(equipado com um Hummingbird) encontra-se a par com o iPhone 4(equipado com o A4). Alguns números o galaxy apresentam-se até bastante acima do iP4. Tal deve-se ao facto da resolução do Galaxy S ser inferior, e deste modo permitir uma maior desenvoltura gráfica. Gestões de load e subestados de baixo consumo também têm algum impacto na performance, podendo causar alguns números demasiado dispares.

GLBenchmark - Phone details comparsion

Quanto aos buses internos, o ser SoC não indica automaticamente que o processador gráfico não é separado. As comunicações estarão sempre limitadas pelas suas respectivas larguras, sejam fora ou dentro de um chip. O ser uma arquitectura fixa(Cortex A8) simplifica e soluciona logo á partida grande parte dos problemas de HAL, o que possibilita uma simplificação dos circuitos e linhas de comunicação. No entanto, estarem dentro de um chip não invalida a ausência de unidades de controlo de fluxo(que induzem latência), como por exemplo os southbridges nos PCs.

Quanto aos números, o fill rate caiu completamente em desuso de á uns anos para cá no que toca a medições de performance gráfica, visto estar muito dependente do processador de sistema e subsistema de memória, não sendo portanto um bom indicador da performance intrínseca de um sistema gráfico.

Point sprites, pixel e vertex shaders são indicativos bastante conclusivos, no entanto a ausência de tais números do publico não permite estabelecer elementos diferenciativos. Não há duvidas que a inclusão do suporte a shaders programáveis veio dar um grande impulso a toda esta área. Pena não haver especificações disponíveis.

Não é que isto que escrevi interesse muito [:D] já é fantástico o que é possível fazer no actual hardware. Estamos só aqui a debater especificações pelo fun of it. [:p]

Se o A4 é meio-irmão do hummingbird, a capacidade anunciada para este é de 90 MT/seg a 1 Ghz...

Analisando os resultados desse GLbenchmark (muito interessante), parece que o GPU do iPhone é um pouco mais lento; os resultados estão em Mtexels/S e em KTriangles/s, o que é independente da resolução... quanto maior a resolução, menor será o frame rate, porque o poder de precessamento (texels e triangulos/segundo) é sempre o mesmo.

Contudo, nas análises da qualidade de rendering, o iPhone4 tem sempre 100%, enquanto o i9000 anda lá perto... por isso se calhar os drivers do GPU no android estão a cortar esquinas...

Uma coisa que me faz equacionar se o CPU será de facto o mesmo, é a disparidade dos número em calculo de números inteiros e em cálculo de vírgula flutuante. O Hummingbird é mais rápido no 1º e o A4 bem mais rápido no segundo. Mistério...

Last edited:
Se o A4 é meio-irmão do hummingbird, a capacidade anunciada para este é de 90 MT/seg a 1 Ghz...

Analisando os resultados desse GLbenchmark (muito interessante), parece que o GPU do iPhone é um pouco mais lento; os resultados estão em Mtexels/S e em KTriangles/s, o que é independente da resolução... quanto maior a resolução, menor será o frame rate, porque o poder de precessamento (texels e triangulos/segundo) é sempre o mesmo.

Contudo, nas análises da qualidade de rendering, o iPhone4 tem sempre 100%, enquanto o i9000 anda lá perto... por isso se calhar os drivers do GPU no android estão a cortar esquinas...

Uma coisa que me faz equacionar se o CPU será de facto o mesmo, é a disparidade dos número em calculo de números inteiros e em cálculo de vírgula flutuante. O Hummingbird é mais rápido no 1º e o A4 bem mais rápido no segundo. Mistério...

Realmente sempre fiquei com a pulga atrás da orelha quando á uns tempos li sobre esses supostos 90M pol/s...

Tudo começou a quando de uma apresentação do Galaxy S, onde alguém pertencente ao staff da Samsung referiu esse facto. No entanto não existe nada oficial vindo da Samsung(que eu tenha conhecimento), seja em press releases seja em white/specpapers que confirmem essas características. E o mais estranho disto tudo é que segundo whitepapers da mesma, o Hummingbird inclui nas suas entranhas um processador gráfico SGX 540.

Ora segundo as especificações da Imagination Tecnologies(fabricante dos processadores gráficos PowerVR), o SGX 540 "produz" uns meros 28M quando sob determinadas condições que já referi anteriormente.

De onde vêm esses 90M pol/s? Não me perguntem que eu não sei... o SGX 540 não passa de um 53x com o dobro dos pipelines(de 2 para 4), portanto subir por vias de clock mod parece altamente improvável. Para além de ser offspec...

Quanto aos benchs, uma coisa são os poligonos teoricamente calculados e outra são os poligonos sinteticamente calculados. Os primeiros demonstram a capacidade bruta do processador gráfico, já os segundos evidenciam a capacidade demonstrada pelo processador gráfico submetido a determinadas condições de resolução/antialising/filtros texturas(bilinear/trilinear/anisotropic)/shaders/etc.

Quanto ao aplication processor, existem tantas variaveis de influencia que nunca mais saiamos daqui a amanha se as enumerássemos... vai desde ás optimizações no kernel do determinado sistema operativo da maquina, ás optimizações de energia/estados de baixo consumo implementados no processador, a eventuais optimizações de cache/flush, undervoltings e underclockings(calcula-se que o A4 do iP4 esteja limitado a 800mhz VS 1ghz do hummingbird), e por ai adiante...

Li um artigo á tempos, julgo no engadget, de uma empresa onde tinham removido um A4 de um iP4 e um Hummingbird de um Galaxy S, com vista a abrir o topo de silicio e assim poder compara-los via microscopio. Verificou-se que o aplication processor vulgo CPU era exactamente igual em ambos. A ver se encontro os links...

Por alguma razão a Intrinsity(Apple) deu-se ao trabalho de se "coligar" á Samsung para desenvolver o Hummingbird(SAMSUNG's Digital World).

Fala-se que o A4 não usa o SGX 540, mas sim o 535.. O SGX540 salvo erro é usado apenas no Hummingbird..

E o Galaxy S tanto quanto se sabe usa LP-DDR2..

Já agora, em relação ao Hummingbid VS A4, tanto quanto se sabe o CPU é o mesmo, o fabrico também é o mesmo, a cache L2 pensa-se que é ligeiramente maior no A4 (640Kb vs 512) e o package restante é bastante diferente. O Hummingbird é um chip mais simples, uma vez que apenas tem o CPU, GPU (PowerVS SGX 540??) controladores de memoria e IO e pouco mais. O Apple A4 integra o CPU, a GPU (Power VR SGX 535??), Video Codec, Controlador de memoria e IO e a própria memoria é incluída no mesmo chip num 2º andar..

Mas nada é muito certo, já que as marcas são bastante reservadas quanto a estes detalhes técnicos.

Last edited:
Fala-se que o A4 não usa o SGX 540, mas sim o 535.. O SGX540 salvo erro é usado apenas no Hummingbird..

Segundo análises da eetimes, entre ambos difere unicamente a disposição interna:

The second takeaway from the EET analysis is the confirmation of another widely held belief, namely that what's "custom" about the A4 is not necessarily any of the individual components, but rather the arrangement. Outside of the Intrinsity-supplied Hummingbird core, the other blocks on the die appear to be from Samsung's standard cell library. What this means is that the A4 and the S5PC110 differ only in the arrangement and mix of these noncore blocks.

Acho muito pouco provável usarem o 535 da anterior geração S5PC100.

Já agora, em relação ao Hummingbid VS A4, tanto quanto se sabe o CPU é o mesmo, o fabrico também é o mesmo, a cache L2 pensa-se que é ligeiramente maior no A4 (640Kb vs 512) e o package restante é bastante diferente. O Hummingbird é um chip mais simples, uma vez que apenas tem o CPU, GPU (PowerVS SGX 540??) controladores de memoria e IO e pouco mais. O Apple A4 integra o CPU, a GPU (Power VR SGX 535??), Video Codec, Controlador de memoria e IO e a própria memoria é incluída no mesmo chip num 2º andar..

Tudo leva a crer que será exactamente o inverso, ou seja o Hummingbird como desenho genérico será significativamente mais complexo e bloated face ao simplificado e optimizado A4.

Até pela simples observação da área usada(menos ~10mm2 face ao Hummingbird) e espaços mortos:
core0.jpg

Continuação da análise:
A block level comparison is an important part of understanding the A4 and its capabilities, but what does it reveal about the argument for SoC customization by Apple? One of the best reasons for Apple to create its own design rather than simply buy a standard product is that it allows Apple to eliminate many of the blocks typically deployed by IC vendors anticipating the needs of a broad range of OEMs. Why go with one-size-fits-all when you can get something tailor-made that reduces the chip complexity, footprint and cost? To be clear, we are not talking about full custom circuit design, yet. This is about choosing from essentially the same catalog of individual IP building blocks but selecting fewer of them. By now the comparison of Apple to Samsung on their respective Cortex-A8 generation SoCs should convince us that Apple has created a custom design and named it A4.

Quanto á RAM, no A4 existem três andares, um com o die que vês em cima e os restantes dois com módulos de memória da Samsung(LP DDR). O A4 do iPhone 4 possui o dobro da densidade por andar face ao iPad.

Realmente sempre fiquei com a pulga atrás da orelha quando á uns tempos li sobre esses supostos 90M pol/s...

Tudo começou a quando de uma apresentação do Galaxy S, onde alguém pertencente ao staff da Samsung referiu esse facto. No entanto não existe nada oficial vindo da Samsung(que eu tenha conhecimento), seja em press releases seja em white/specpapers que confirmem essas características. E o mais estranho disto tudo é que segundo whitepapers da mesma, o Hummingbird inclui nas suas entranhas um processador gráfico SGX 540.

Ora segundo as especificações da Imagination Tecnologies(fabricante dos processadores gráficos PowerVR), o SGX 540 "produz" uns meros 28M quando sob determinadas condições que já referi anteriormente.

De onde vêm esses 90M pol/s? Não me perguntem que eu não sei... o SGX 540 não passa de um 53x com o dobro dos pipelines(de 2 para 4), portanto subir por vias de clock mod parece altamente improvável. Para além de ser offspec...

Eu estou um bocado fora disso desde há alguns anos, mas será que estes PowerVR mobile também não farão tile rendering, sendo extremamente eficazes em cenas com muito overdraw, nem chegando a processar os polígonos e texturas que não se vêem, e por isso esses 90 Mpol/s não serão uma extrapolação em situações dessas?

PS: Sim, eu tive uma Kyro II, que provavelmente seria tão rápida como o GPU do meu Galaxy S...

Oh yeah, já cá canta um iPhone 4! [kiss] Impressionante o bicho! [br:)]

Edit: fotografia dele.

iphone4.jpg

Está a fazer o update 4.0.2, a qualidade do ecrã é assustadora! Já deu para fazer o death-grip [:D] só baixou de 5 para 3 barras. Bah!

Last edited:
Também estou a pensar passar do 3GS para o 4, mas só lá para a altura do Natal. Para já não me apetece ser beta tester [:D]

Oi pessoal! O mac da minha ex partiu-se mas sem ser no sítio do costume. Encontrei umas fotos de um que partiu no mesmo sítio:

IMG_6800 | Flickr - Photo Sharing!
IMG_6792 | Flickr - Photo Sharing!

Fui ao Ponto Sagres e disseram que esses danos não eram cobertos pela garantia e que se mudasse teria de pagar a peça e a mão-de-obra... Mas não fiquei convencido, porque uma vez liguei para lá e disseram que pelo menos a tampa de baixo poderia ser trocada o abrigo da garantia... Se o portátil fosse meu iria se calhar à loja do NorteShopping para ver o que me diziam.

Experimentei o Office 2011 beta 6 e parece uma mistura de Office 2007 com 2003. Tem a ribbon interface, mas tb tem a barra de menus. E a ribbon não faz tudo como no 2007. A minha ex não gostava de usar o mac, porque não havia uma suíte de Office em condições e o OpenOffice n a satisfazia. Por isso espero que ela goste do Office 2011, para que deixe o PC velho arrumado. Quero ver se quando sair a versão final, lhe ponho isto em português.

Uploaded with ImageShack.us

O 2010 continua a ser parecido com o 2007, mas já faz (entre outras coisas) pdf's automaticamente, o que é útil.

Comprei um DVD-DL para gravar o Snow Leopard, e deu erro:sh)... Gastei 2.90€ naquela m€rd4 e foi com o c r l[s)][8b] Ter de esvaziar a pen de 8 GB para ter acesso aos drivers do windows 7 é seco....

Last edited:
Todos os programas do Mac que tenham a opção de imprimir, podem criar PDFs automaticamente (de origem!) [:p]

É só fazer "imprimir" e opção vai estar lá em "PDF".

Ya eu sei, mas o 2010 é para Windows.

O número é 707 200 826. Diziam que o tempo de espera era de cerca de 2 minutos e esperei 8. Fartei-me de estar à espera a pagar para a Santa e deliguei. Bem... o portátil tb não é meu, por isso tb n me vou incomodar mais com o assunto. A dona tb n se preocupa por estar partido.

O meu tb partiu, mas foi na zona do íman direito e essa, sim, foi trocada gratuitamente. Agora pus umas borrachas para não bater lá.

Boa, Optimus. Belo leque de preços, até faz notícias lá fora. A Optimus é, oficialmente, a operadora móvel mais gananciosa do mundo!

The iPhone 4 comes to Portugal at a 'louco' price

The good news: Portugal is getting the iPhone 4 next week. On August 27, mobile provider Optimus will start selling the iPhone 4 (here's a Google-translated link for the Portuguese-impaired). The bad news: the price is going up by 70 euros, meaning Portuguese customers will pay more for the iPhone 4 than just about anybody else.

I thought we had it bad in New Zealand, where we pay NZ$1299 (about US$918) for an unsubsidized 32 GB iPhone 4. But at 769.90 euros, a 32 GB iPhone 4 costs nearly NZ$100 (US$71) more in Portugal than in New Zealand, where mobile handset prices are usually among the highest in the world. The 16 GB iPhone 4, at 679.90 euros, is an even worse deal: over NZ$130 more (US$92) than the New Zealand price.

I've never been thrilled with handset prices in New Zealand, but we are kind of in the middle of nowhere, so it's almost excusable. It makes much less sense for the Portuguese to have to pay such a high premium for the iPhone 4. Optimus hasn't offered any reasons for raising the price by 70 euros, and I have to wonder how happy Apple is with the decision -- rumor has it that Vodafone's bungled launch of the iPhone 4 was precipitated by pricing disputes between the two companies, so it'll be interesting to see if something similar plays out in Portugal.

fonte: TUAW
The iPhone 4 comes to Portugal at a 'louco' price

Mas eles pagam $918 por um de 32Gb desbloqueado certo?

É que a Fnac está a vender o de 32Gb a 1.299€ também desbloqueado. [:)][:)][:)][:)][:)]

Back