Tópico da Apple

Pergunto-me como é que a generalidade das pessoas que é devota ao OS X consegue trabalhar com ficheiros no finder.

É uma frustração/ complicação fazer tarefas que são básicas e imediatas no windows, tais como fundir pastas, actualizar os seus conteúdos, e obter informação sobre múltiplos itens seleccionados nomeadamente o tamanho colectivo da selecção.

No windows é imediata a fusão de pastas e a actualização e substituição de ficheiros nelas incluídos, podendo optar por substituir ou por actualizar. No OSX NÃO é possível de forma directa fundir o conteúdo de pastas, acontecendo somente a SUBSTITUIÇÃO de uma por outra, e ainda por cima este processo NÃO é reversível, enquanto no windows temos a função UNDO.

Outra falha é a basicamente inútil barra de estado do finder.
A do windows é interactiva e reflecte a selecção de ficheiros, podendo mostrar vários tipos de informação.
No finder, a selecção multipla de ficheiros é indicada apenas com o numero de ficheiros seleccionados, sem informação sobre o tamanho da selecção. Para obter esta informação ainda por cima não está disponível nenhum botão ou sub-menu, tendo que recorrer a um atalho de teclado composto por 3 teclas para obter acesso ao inspector.
Se numa selecção múltipla de ficheiros com o rato direito fizer propriedades abre uma janela de informação por cada item seleccionada em vez de uma janela com a informação colectiva da selecção..

Eu ainda me estou a tentar adaptar a estas "particularidades" do OS X, mas francamente, no windows explorer é de LONGE mais facil gerir ficheiros.

Pergunto-me como é que a generalidade das pessoas que é devota ao OS X consegue trabalhar com ficheiros no finder.

É uma frustração/ complicação fazer tarefas que são básicas e imediatas no windows, tais como fundir pastas, actualizar os seus conteúdos, e obter informação sobre múltiplos itens seleccionados nomeadamente o tamanho colectivo da selecção.

No windows é imediata a fusão de pastas e a actualização e substituição de ficheiros nelas incluídos, podendo optar por substituir ou por actualizar. No OSX NÃO é possível de forma directa fundir o conteúdo de pastas, acontecendo somente a SUBSTITUIÇÃO de uma por outra, e ainda por cima este processo NÃO é reversível, enquanto no windows temos a função UNDO.

A do windows é interactiva e reflecte a selecção de ficheiros, podendo mostrar vários tipos de informação.
No finder, a selecção multipla de ficheiros é indicada apenas com o numero de ficheiros seleccionados, sem informação sobre o tamanho da selecção. Para obter esta informação ainda por cima não está disponível nenhum botão ou sub-menu, tendo que recorrer a um atalho de teclado composto por 3 teclas para obter acesso ao inspector.
Se numa selecção múltipla de ficheiros com o rato direito fizer propriedades abre uma janela de informação por cada item seleccionada em vez de uma janela com a informação colectiva da selecção..

Eu ainda me estou a tentar adaptar a estas "particularidades" do OS X, mas francamente, no windows explorer é de LONGE mais facil gerir ficheiros.

O finder e' mto mau. Nao se percebe que a ferramenta default do OS X para trabalhar com ficheiros seja tao fraca. Por exemplo, uma funcionalidade tao basica como "cut" n existe!!

O finder e' mto mau. Nao se percebe que a ferramenta default do OS X para trabalhar com ficheiros seja tao fraca. Por exemplo, uma funcionalidade tao basica como "cut" n existe!!

A função cut/paste dá para activar. Eu já fiz isso no mac cá de casa seguindo um tutorial qualquer na net.

O Mac OS é baseado em Unix sofisticado. No unix temos o comando "mv" que faz o "merging" de ficheiros ou de pastas dentro de pastas. Portanto deve ser fácil implementar isso no finder. Digo eu...

A função cut/paste dá para activar. Eu já fiz isso no mac cá de casa seguindo um tutorial qualquer na net.

Se querem "agarrar" utilizadores do Windows, teem de tornar a transicao o mais suave possivel e evitar ao maximo que percam funcionalidades que ja' tinham. Acredito que de para alterar, mas essa n e' a solucao de fundo.

O finder tem as suas incongruências sim senhor. Tem coisas engraçadas, mas todas essas que referiste são inconcebíveis num sistema que se quer "it just works".

Mentira. It just works é isto Path Finder 5 by Cocoatech que aconselho a experimentar. Eu praticamente nem uso o finder após ter descoberto isto.

Novidade: Já saiu a versão final do Office 2011. É uma diferença em termos de velocidade para o 2008 como do dia para a noite. A janelinha das funções ao lado já era, têm um layout mais semelhante ao 2010 para windows.

Pergunta: como arranjar um dicionário em português para o Office:Mac? (o dicionário do sistema deve ser especial demais para a MS se dignar a usá-lo no office. Ou então esqueceram-se que o OS X tem dicionário...)

Last edited:
A minha história com a Apple divide-se em 3 fases:
1ª- Decorreu há 3 anos quando comprei o meu primeiro portatil, estive perdida de amores pelo Macbook da altura, mas no último instante decidi-me por um Sony Vaio. Foi o maior erro da minha vida. D:
O pc vinha com o vista, era muito lento, era pesado... uma grande porcaria!
Eventualmente fiquei sem bateria e o monitor ficou amarelo, o meu pai decidiu ficar com ele.
2ª- Novembro do ano passado, mandei o Vaio aos cucos e comprei o Macbook, estava a estrear a tecnologia do track pad que podemos ver agora nos computadores, até o ter efectivamente foi um mês... tudo graças ao grande atendimento da Staples.
3ª- iPod nano... caramba, não gostei nada do mp3, não me adaptei ao software, agora está para venda se alguém o quiser : )

Tenho aqui um MacBook Pro e através do Boot Camp instalei o Windows 7 x64, mas agora não encontro em lado nenhum a instalação do Boot Camp para o Windows para voltar ao MacOS... :confused:

Uma ajudinha dos experts em Mac...

Obrigado. [;)]

Tenho aqui um MacBook Pro e através do Boot Camp instalei o Windows 7 x64, mas agora não encontro em lado nenhum a instalação do Boot Camp para o Windows para voltar ao MacOS... :confused:

Uma ajudinha dos experts em Mac...

Obrigado. [;)]

Tens que instalar os drivers do boot camp (vêm no cd do OS X ou saca do site da apple); depois passas a ter um icone na barra de tarefas que te permite alternar o SO.

Tens que instalar os drivers do boot camp (vêm no cd do OS X ou saca do site da apple); depois passas a ter um icone na barra de tarefas que te permite alternar o SO.
Ai tem no CD... :sh)

Procurei no site da apple e não encontrei nada, apenas updates, a versão completa não a vi...

Já tá a instalar, obrigado. [;)]

Ando há uns meses com vontade de instalar um sistema de streaming de música sem fios pela casa. O que pretendo é um servidor de música (pode ser um dos computadores) e depois uma estação/base de recepção na sala, quartos, cozinha, etc. Há soluções da Sonos, da Logitec, etc, mas todas elas me parecem relativamente limitadas (pouco versáteis) e caras (tipo 400 euros por estação).
Entretanto percebi que a Apple também possui equipamento que pode servir para o efeito, o que me parece uma solução interessante, visto que em casa já temos algum material apple (um computador, 2 Iphones, 1 ipod).
A ideia parece ser simples e consiste simplesmente em adquirir 4 ou 5 Airport Express e ligá-los em cada compartimento da casa a um mini-hifi ou mesmo a um par de colunas amplificadas. O objectivo é deixar o Itunes no computador (no mac ou até num PC que tenho em casa parado) a servir música via wi-fi para as Airport Express, que por sua vez se ligam às colunas ou mini-hifis. Os Iphones (e o Ipad que vem a caminho) passarão a servir de controlos remotos do equipamento (através da app "remote" da Apple).
Esta solução, se funcionar como deve ser, parece-me bastante mais razoável em termos de custos (€90 por cada airport express + uns 100€ por cada par de colunas amplificadas ou mini-hifi), sendo que no caso da sala até já tenho aparelhagem hi-fi. Portanto, são uns, vá lá 200€ por cada divisão da casa, contra 400€ de um sistema Sonos.
Isto "no papel" faz muito sentido, mas tenho algum receio de comprar mais de 1000€ em equipamentos e depois ter problemas na prática, daí que pergunte se alguém já experimentou montar uma solução destas.

Ando há uns meses com vontade de instalar um sistema de streaming de música sem fios pela casa. O que pretendo é um servidor de música (pode ser um dos computadores) e depois uma estação/base de recepção na sala, quartos, cozinha, etc. Há soluções da Sonos, da Logitec, etc, mas todas elas me parecem relativamente limitadas (pouco versáteis) e caras (tipo 400 euros por estação).
Entretanto percebi que a Apple também possui equipamento que pode servir para o efeito, o que me parece uma solução interessante, visto que em casa já temos algum material apple (um computador, 2 Iphones, 1 ipod).
A ideia parece ser simples e consiste simplesmente em adquirir 4 ou 5 Airport Express e ligá-los em cada compartimento da casa a um mini-hifi ou mesmo a um par de colunas amplificadas. O objectivo é deixar o Itunes no computador (no mac ou até num PC que tenho em casa parado) a servir música via wi-fi para as Airport Express, que por sua vez se ligam às colunas ou mini-hifis. Os Iphones (e o Ipad que vem a caminho) passarão a servir de controlos remotos do equipamento (através da app "remote" da Apple).
Esta solução, se funcionar como deve ser, parece-me bastante mais razoável em termos de custos (€90 por cada airport express + uns 100€ por cada par de colunas amplificadas ou mini-hifi), sendo que no caso da sala até já tenho aparelhagem hi-fi. Portanto, são uns, vá lá 200€ por cada divisão da casa, contra 400€ de um sistema Sonos.
Isto "no papel" faz muito sentido, mas tenho algum receio de comprar mais de 1000€ em equipamentos e depois ter problemas na prática, daí que pergunte se alguém já experimentou montar uma solução destas.

Um familiar meu tem essa solução a funcionar em casa, controla um Mac com o ITunes via Iphone que envia via streaming para o Airport Express e este por sua vez para a aparelhagem.

Só posso dizer que funciona muito bem!

Apple - Support - Downloads

Convém sempre instalar a última versão.
Já está resolvido. [;)]

Tenho que admitir que o sistema está bem feito, instalei o BootCamp no windows e enquanto fui à procura de drivers e já começava a insultar a apple por não encontrar nada, o tipo instalou tudo sozinho... [:D]

À parte disso, o dono do MacBook Pro pagou quase 1200€ para ter um portátil Win7 normalíssimo em termos de capacidades...

Um familiar meu tem essa solução a funcionar em casa, controla um Mac com o ITunes via Iphone que envia via streaming para o Airport Express e este por sua vez para a aparelhagem.

Só posso dizer que funciona muito bem!

Já, agora, mais dúvidas:
A saída audio do Airport Express é uma simples saída analógica 3,5mm, ou é S/PDIF?
Existe algum limite no número de Airport Express que podem fazer streaming na mesma rede wi-fi?
Comunicam bem com routers que não sejam da Apple?
Aliás, um Airport Express pode substituir um router wireless?

Já, agora, mais dúvidas:
A saída audio do Airport Express é uma simples saída analógica 3,5mm, ou é S/PDIF?
Existe algum limite no número de Airport Express que podem fazer streaming na mesma rede wi-fi?
Comunicam bem com routers que não sejam da Apple?
Aliás, um Airport Express pode substituir um router wireless?

Vou tentar responder:

P: A saída audio do Airport Express é uma simples saída analógica 3,5mm, ou é S/PDIF?

R: Ambos. Desconheço se o cabo óptico tem de ser especial, fica a imagem:

specs_details20080317.jpg

P: Existe algum limite no número de Airport Express que podem fazer streaming na mesma rede wi-fi?

R: desconheço o verdadeiro limite...sei que podes escolher dentro do ITunes para qual Airport queres fazer streaming ou para todos em simultâneo. Deduzo que o limite seja a largura de banda?

P: Comunicam bem com routers que não sejam da Apple?

R: Julgo que sim, mas não te posso confirmar com toda a certeza.

P: Aliás, um Airport Express pode substituir um router wireless?

R: Sim, o Airport Express é um router Wireless nas suas totais capacidades.

Muito obrigado, freefall2900!
Já agora, eu sei que a saída USB do Airport Express só serve para ligar impressoras, não dando para outro tipo de dispositivos. Mas será que serve para alimentar (com corrente eléctrica) um altifalante que tenha alimentação por USB (um altifalante/coluna amplificado, portanto)? Assim escusava de "gastar" mais uma ficha de electricidade para alimentar o altifalante...

Back