Tópico da Apple

Acho que ele quer comprar e não vender, mas nem sei. De qualquer maneira p 3rd gen é aquele que nem tem botões físicos, acho que o valor justo andará entre os 15 e os 25€, 15 caso o vendedor esteja desesperado para vender e 25 se o comprador gostar muito do modelo e tiver muito bom. 20€ é um valor equilibrado.

In other news, hoje lá chegou o iPad a Portugal "curiosamente" a seguir a um fim-de-semana de consumo e promoções e curiosamente ainda não está na Apple store, mas deve ser uma questão de dias ou até hoje mesmo.

Os preços estão dentro do normal, de 500 a 800€.

De facto não clarifiquei essa questão: eu estou a comprar! [:D]

Mas pronto, obrigado a ambos! [;)]

Last edited:
Tirando a pixmania (que vende a versão antiga), algum outro sítio onde valha a pena comprar o Apple USB Power adapter mais baratinho?
A Apple tem os preços tabelados em quase todo o lado... tirando promos espontâneas dos retalhistas, não vais encontrar grandes diferenças em nenhum sítio.

E sinceramente, eu gosto muito da Apple mas um acessório como esse não tem qualquer valor acrescentado em ser da marca. Se queres um conselho, compra simplesmente um USB power adapter de qualquer marca a um preço razoável.

110806-pc_world_reliability_laptops_2010.jpg

Não está mau... agora é manter.

Para quem receber a Proteste de Dezembro, tem um inquérito de satisfação/fiabilidade de gadgets e material informático cá no burgo, a Apple também está sempre no topo...

Há algum software (mac, windows ou Linux) que consiga converter uma partição NTFS em HFS+ sem perder os dados que lá estão, ou seja, sem ter que formatar?
Obrigado.

Penso que não há, acho que o melhor é mesmo fazer um backup da partição com um disco externo, formatar e voltar a copiar. Mas já agora, porquê? O OS X lê (e com algum jeito, escreve) em NTFS sem problemas...

E agora uma pergunta minha: como é que se apaga da cache do finder as passwords de acesso a locais de rede? É que pus o iMac no quarto da minha filha (começar a evangelização aos 5 anos...[:cool:]) e só agora é que me apercebi que do finder consegue aceder ao meu macbook, pois era o que eu fazia com a minha password... Já fiz disconnect, e aceder como guest, mas se abrir o finder outra ver e clickar no macbook pro, ele volta a autenticar-se com o meu login. COmo compreendem, é um bocado chato se ela me apaga os ficheiros do meu macbook a partir do iMac... :sh)

É claro que o mais simples será mudar de password, mas ainda assim penso que será uma coisa relativamente simples.

Acho que ele quer comprar e não vender, mas nem sei. De qualquer maneira p 3rd gen é aquele que nem tem botões físicos, acho que o valor justo andará entre os 15 e os 25€, 15 caso o vendedor esteja desesperado para vender e 25 se o comprador gostar muito do modelo e tiver muito bom. 20€ é um valor equilibrado.

In other news, hoje lá chegou o iPad a Portugal "curiosamente" a seguir a um fim-de-semana de consumo e promoções e curiosamente ainda não está na Apple store, mas deve ser uma questão de dias ou até hoje mesmo.

Os preços estão dentro do normal, de 500 a 800€.

Hoje estive na fnac do colombo p ver os Ipads,p/ semana devo comprar um 3g (ainda não decidi qual) depois dou o feedback.

Penso que não há, acho que o melhor é mesmo fazer um backup da partição com um disco externo, formatar e voltar a copiar. Mas já agora, porquê? O OS X lê (e com algum jeito, escreve) em NTFS sem problemas...

Pois, o OS X lê e escreve com as devidas ferramentas instaladas, mas o Airport Extreme não. Ora, o que pretendo é partilhar um disco externo que tenho na ligação USB do AirportExtreme, que só suporta discos formatados em HFS+. Como o disco que tenho está formatado em NTFS, e tenho uma data de coisas lá, queria ver se poupava o trabalho de ter que fazer um backup, formatar, e copiar tudo de volta para lá.

Pois, o OS X lê e escreve com as devidas ferramentas instaladas, mas o Airport Extreme não. Ora, o que pretendo é partilhar um disco externo que tenho na ligação USB do AirportExtreme, que só suporta discos formatados em HFS+. Como o disco que tenho está formatado em NTFS, e tenho uma data de coisas lá, queria ver se poupava o trabalho de ter que fazer um backup, formatar, e copiar tudo de volta para lá.

É verdade... por acaso isso é uma falha idiota do Airport extreme, que é proposto como compatível com PC... de facto dá um óptimo router, agora na hora de formatar em HFS+, quero ver como se faz com um PC... :sh)

Acho que não há mesmo volta a dar-lhe e arranjar um 2º disco externo para fazer o backup será mesmo o procedimento mais fácil...

É verdade... por acaso isso é uma falha idiota do Airport extreme, que é proposto como compatível com PC... de facto dá um óptimo router, agora na hora de formatar em HFS+, quero ver como se faz com um PC... :sh)

Acho que não há mesmo volta a dar-lhe e arranjar um 2º disco externo para fazer o backup será mesmo o procedimento mais fácil...

Além disso ainda há outro problema. O disco que tenho tem duas partições, uma já em HFS+ onde o macbook da minha mulher faz os backups do timemachine, e a tal outra partição em NTFS. O mac, como era de esperar, abre a partição em HFS+ via airport express de forma compleamente automática (não foi preciso configurar nada).
Já o meu pc (com Windows 7), apesar de "ver" que a partição em HFS+ existe, não a consegue abrir. O "agente da estaação base airport" pede-me a password, que eu coloco como deve ser, mas depois dá-me "acesso negado" (erro 86). Presumo que seja qualquer coisa no próprio Windows 7, mas ainda não consegui ver o quê.

É pena este pormenor, porque o Airport Extreme é de facto um excelente router. Foi muito fácil de configurar, tem um alcance enorme, permitiu-me criar uma rede privada e uma rede paralela limitada para os amigos que vêm cá a casa, tem o Airplay a correr num Airport Express que tenho na sala, que por sua vez estende o alance da rede, partilha a impressora na rede sem ser preciso nenhuma configuração, enfim... Só lhe faltam a meu ver duas coisas:
- suporte para discos ntfs (em termos de Windows só suporte fat32)
- suporte para partilha de scanners (a minha impressora é uma multifunções, mas ele só partilha a parte da impressora propriamente dita, e não a parte do scanner e fax)

Além disso ainda há outro problema. O disco que tenho tem duas partições, uma já em HFS+ onde o macbook da minha mulher faz os backups do timemachine, e a tal outra partição em NTFS. O mac, como era de esperar, abre a partição em HFS+ via airport express de forma compleamente automática (não foi preciso configurar nada).
Já o meu pc (com Windows 7), apesar de "ver" que a partição em HFS+ existe, não a consegue abrir. O "agente da estaação base airport" pede-me a password, que eu coloco como deve ser, mas depois dá-me "acesso negado" (erro 86). Presumo que seja qualquer coisa no próprio Windows 7, mas ainda não consegui ver o quê.

É pena este pormenor, porque o Airport Extreme é de facto um excelente router. Foi muito fácil de configurar, tem um alcance enorme, permitiu-me criar uma rede privada e uma rede paralela limitada para os amigos que vêm cá a casa, tem o Airplay a correr num Airport Express que tenho na sala, que por sua vez estende o alance da rede, partilha a impressora na rede sem ser preciso nenhuma configuração, enfim... Só lhe faltam a meu ver duas coisas:
- suporte para discos ntfs (em termos de Windows só suporte fat32)
- suporte para partilha de scanners (a minha impressora é uma multifunções, mas ele só partilha a parte da impressora propriamente dita, e não a parte do scanner e fax)

É um problema exclusivamente do Windows 7; vê mais acima que deram-me a solução para esse problema:

Tens que abrir o editor de registo do windows e
If the key doesn't exist you need to create it. There needs to be a DWORD named LmCompatibilityLevel set to value of 1(one) at
HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Lsa

So open regedit and navigate to HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Lsa then choose to create DWORD named LmCompatibilityLevel then set the value to 1.

needed to change the registry entry:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SeCEdit\Reg Values\MACHINE/System/CurrentControlSet/Control/Lsa/LmCompatibilityLevel

key "Value type" from 4 to 1

Mais uma fantástica estratégia da Microsoft, em que a grande diferença entre os 7 Home Premium e os Ultimate$ é pouco mais que umas chaves no registro...

Isso com múltiplas partições... Faz o dl do último iso do GParted -- About arranca com ele do cd; penso que o Gparted suporta bem partições HFS+, e provavelmente dá para apagar a partição NTFS e depois extender para o espaço livre a partição HFS+ já existente.

Pois para mim o que falta realmente ao Airport Extreme é um número mais decente de portas LAN. Tudo bem que são todas Gigabit, mas 1WAN + 3LAN, é pouquinho, pelo menos mais uma. Digo isto porque já tive quase para comprá-lo, mas preciso mesmo de pelo menos 4xLAN, e adicionar um switch é entropia a mais, portanto ficou para outras núpcias. Apesar de ter uma experiência muito positiva com o meu velhinho Express.

É um problema exclusivamente do Windows 7; vê mais acima que deram-me a solução para esse problema:

Tens que abrir o editor de registo do windows e

Mais uma fantástica estratégia da Microsoft, em que a grande diferença entre os 7 Home Premium e os Ultimate$ é pouco mais que umas chaves no registro...

Isso com múltiplas partições... Faz o dl do último iso do GParted -- About arranca com ele do cd; penso que o Gparted suporta bem partições HFS+, e provavelmente dá para apagar a partição NTFS e depois extender para o espaço livre a partição HFS+ já existente.

Editei o registo do Windows 7 como indicaste, mas não adiantou. O resultado é o mesmo.[s)] Vou ter que perder umas horas a ver como saio desta... Ou isso, ou então desfaço-me de vez do pc e compro um mac! [:cool:]

Last edited:
Um colega aqui do trabalho tem um iphone 3, e actualizou o telefone para o IOS 4.2, o itunes fez backup mas agora ao sincronizar não passa nada para o iphone.
Ao sincronizar não dá erro nenhum simplesmente não sincroniza nada, soluções para isto há?

Um colega aqui do trabalho tem um iphone 3, e actualizou o telefone para o IOS 4.2, o itunes fez backup mas agora ao sincronizar não passa nada para o iphone.
Ao sincronizar não dá erro nenhum simplesmente não sincroniza nada, soluções para isto há?

É um bug conhecido. É fácil de dar a volta.

iOS 4.2: Missing Music and Movies; “No Content. You can download music from iTunes”; Fix | AppleToolbox - Tools, Tips and Fixes for iPhone, Mac, iPad and iPod

Boas

Este fim de semana estive a brincar com um ipad, e fiquei rendido. Eu que sou fã de Android acho que vou optar pelo ipad. Em termos de utilização e qualidade de ecrã é excelente.

Algumas questões no entanto que ainda tenho: assumo que será possível utilizá-lo para ver filmes, mas como faço para lhe passar ficheiros que às vezes chegam aos 10 gb? só é possivel por wi-fi? não tem ligação usb, correcto? e formatos, aceita vários (mkv, mpg4, avi, etc)?

Para utilização de net, a falta do flash é realmente muito limitativa? não existem programas que se possam instalar que a colmatem?

E para edição de word e excel, existem aplicações decentes?

É fácil sincronizar duas contas de mail, uma gmail outra da empresa?

Obrigado desde já pelas respostas.

Podes criar uma conta de alojamento gratuita em www.dropbox.com (tens 2 gb de graça), instalares o vlc no ipad e experimentares os vídeos assim. Senão, só sincronizando o que queres meter no ipad.

Boas

Este fim de semana estive a brincar com um ipad, e fiquei rendido. Eu que sou fã de Android acho que vou optar pelo ipad. Em termos de utilização e qualidade de ecrã é excelente.

Benvindo ao clube dos iPad-owners do FAHO.
Algumas questões no entanto que ainda tenho: assumo que será possível utilizá-lo para ver filmes, mas como faço para lhe passar ficheiros que às vezes chegam aos 10 gb? só é possivel por wi-fi? não tem ligação usb, correcto? e formatos, aceita vários (mkv, mpg4, avi, etc)?
Há programas que dá para fazer transferências / ver ficheiros via Wi-Fi, como o Dropbox ou o Discover.
Para transferência de filmes para ver no VLC, é melhor usar a ligação USB. Nem precisas do iTunes, podes usar um programa muito porreiro, o iPhone explorer.
Mas com o novo AirPlay, as coisas vão ser ainda mais fáceis para ver vídeo via LAN streaming. Acho que há uma aplicação qualquer que dá para veres vídeos em LAN streaming de outro computador, mas não tenho a certeza... é AirQualquerCoisa.
Para utilização de net, a falta do flash é realmente muito limitativa? não existem programas que se possam instalar que a colmatem?
O Flash não faz falta nenhuma, a sério. Os vídeos do YouTube tocam na boa, até os do SAPO já tocam via mp4, e todo o site que se preze tem uma página Flash-free que não tira as funcionalidades.
E para edição de word e excel, existem aplicações decentes?
O Google Docs está excelente no iPad, e sempre tens o Pages e Numbers, acho que são compatíveis.
É fácil sincronizar duas contas de mail, uma gmail outra da empresa?

Obrigado desde já pelas respostas.
Sim, já tem a chamada "unified inbox", dá para misturares várias contas.

A meu ver, o único grande defeito do iPad é não ser multiuser, ou seja, a tua conta fica acessível a todos os que o usarem.

O multitask do 4.2 é muito bom, podes perfeitamente fazer cache de um vídeo do YouTube enquanto fazes outra coisa, voltas para o YouTube e está pronto para tocar.

Mas qual é a versão do Windows 7 que tens?

É o Windows 7 Home Premium 64bits que já vinha com o portátil.
De qualquer modo, já consegui entretanto resolver o problema: é preciso ir aos menus de "Segurança avançada" do W7 e habilitar a opção de permitir acesso com password na políticas de segurança da rede local. Não me lembro agora exactamente dos passos a percorrer, porque não tenho o portátil comigo, mas depois esclareço melhor.

Back