Tópico da Apple

Há programas que dá para fazer transferências / ver ficheiros via Wi-Fi, como o Dropbox ou o Discover.
Para transferência de filmes para ver no VLC, é melhor usar a ligação USB. Nem precisas do iTunes, podes usar um programa muito porreiro, o iPhone explorer.
Mas com o novo AirPlay, as coisas vão ser ainda mais fáceis para ver vídeo via LAN streaming. Acho que há uma aplicação qualquer que dá para veres vídeos em LAN streaming de outro computador, mas não tenho a certeza... é AirQualquerCoisa.

Obrigado. De qualquer forma, a minha ideia é mesmo passar os vídeos para a memoria interna do ipad, e ver depois, p ex quando vou no comboio (assumo que tem ligação para auscultadores...)

Se existe um cabo ipad-usb e programas tipo explorer está o problema resolvido.

Outra questão: posso fazer o mesmo com ficheiros mp3 para ouvir as musicas que tenho no pc, correcto?

Obrigado. De qualquer forma, a minha ideia é mesmo passar os vídeos para a memoria interna do ipad, e ver depois, p ex quando vou no comboio (assumo que tem ligação para auscultadores...)

Se existe um cabo ipad-usb e programas tipo explorer está o problema resolvido.

Outra questão: posso fazer o mesmo com ficheiros mp3 para ouvir as musicas que tenho no pc, correcto?

Há duas apps para isso, ServeToMe e (já me lembrei) AirVideo. Com as duas, lês ficheiros música/vídeo que estão no teu PC via Wi-Fi.

Edit: Eu uso a Air Video Free, gratuita e funciona de forma impecável.

Last edited:
Boas

Este fim de semana estive a brincar com um ipad, e fiquei rendido. Eu que sou fã de Android acho que vou optar pelo ipad. Em termos de utilização e qualidade de ecrã é excelente.

Algumas questões no entanto que ainda tenho: assumo que será possível utilizá-lo para ver filmes, mas como faço para lhe passar ficheiros que às vezes chegam aos 10 gb? só é possivel por wi-fi? não tem ligação usb, correcto? e formatos, aceita vários (mkv, mpg4, avi, etc)?

Para utilização de net, a falta do flash é realmente muito limitativa? não existem programas que se possam instalar que a colmatem?

E para edição de word e excel, existem aplicações decentes?

É fácil sincronizar duas contas de mail, uma gmail outra da empresa?

Obrigado desde já pelas respostas.

Tb estou rendido ao Ipad,se Deus quiser p/ semana adquiro um...
Não têm ligação USB,mas nada que não se resolva com um b.i.m SD+USB
b.i.m. SD + USB Connection Kit for iPad #IPAD-SDUSB - eXpansys Portugal

É o Windows 7 Home Premium 64bits que já vinha com o portátil.
De qualquer modo, já consegui entretanto resolver o problema: é preciso ir aos menus de "Segurança avançada" do W7 e habilitar a opção de permitir acesso com password na políticas de segurança da rede local. Não me lembro agora exactamente dos passos a percorrer, porque não tenho o portátil comigo, mas depois esclareço melhor.

Ok, isso também, mas se é o home premium, é como o meu, e só funciona com esse hack no registro. Para além de permitir acesso com password, é preciso desligar o requisito mínimo de encriptação a 128 bits, e sem ser no Ultimate (e no enterprise acho) não aparece essa opção no interface gráfico... [;)]

Pessoalmente já me "babei" mais pelo iPad do que agora.

Não desvalorizo o produto. Bem pelo contrário, as dimensões deste tiram muito proveito do multitouch e das potencialidades do iOS, e desde a sua comercialização, há exemplos na net de usos específicos para o iPad, desde car-pc, DJ-ing, entre outras utilidades.

Para quem não usa computador fora de casa ou tem apenas um desktop e precisa de algo móvel, leve e autónomo só para certo tipo de funcionalidades que são compatíveis com um sistema embebido como o iOS, então o iPad é o gadget ideal.
Porque de resto, convém frisar que necessita sempre do computador, tanto directa (sincronização) como indirectamente (através de contas de alojamento, stream ou outras alternativas de transmissão de dados sem fios).

Não querendo ser mal interpretado e frisando para quem tem dúvidas em arranjar um, o iPad é no seu interior um iPod Touch mas com todas as vantagens e desvantagens de possuir dimensões maiores e com possibilidade de optar pela versão com banda larga.

Há algum tempo que ando a pensar um ipad, mas o preço e algumas limitações, como a falta de entradas USB e Cartões de memória, fazem-me pensar bem.

Apesar de não ser bem a mesma coisa, o facto de custar metade é provável que me leve a optar por um netbook.

Há algum tempo que ando a pensar um ipad, mas o preço e algumas limitações, como a falta de entradas USB e Cartões de memória, fazem-me pensar bem.

Apesar de não ser bem a mesma coisa, o facto de custar metade é provável que me leve a optar por um netbook.

estive a brincar com um nestes últimos dias, o facto de não ter multitask torno-o num dos binquedos mais inúteis que já vi. De graça, serve para brincar, pagar 500€ por um, no way, jose!

Pessoalmente já me "babei" mais pelo iPad do que agora.

Não desvalorizo o produto. Bem pelo contrário, as dimensões deste tiram muito proveito do multitouch e das potencialidades do iOS, e desde a sua comercialização, há exemplos na net de usos específicos para o iPad, desde car-pc, DJ-ing, entre outras utilidades.

Para quem não usa computador fora de casa ou tem apenas um desktop e precisa de algo móvel, leve e autónomo só para certo tipo de funcionalidades que são compatíveis com um sistema embebido como o iOS, então o iPad é o gadget ideal.
Porque de resto, convém frisar que necessita sempre do computador, tanto directa (sincronização) como indirectamente (através de contas de alojamento, stream ou outras alternativas de transmissão de dados sem fios).

Não querendo ser mal interpretado e frisando para quem tem dúvidas em arranjar um, o iPad é no seu interior um iPod Touch mas com todas as vantagens e desvantagens de possuir dimensões maiores e com possibilidade de optar pela versão com banda larga.
Mas as vantagens de ter dimensões maiores são tremendas. Eu diria que é, sobretudo na versão 3G, um iPhone "unleashed", pois um iPhone é um computadorzinho de bolso limitado pelo tamanho e o iPad alarga muito esses limites.

Eu também pensei no iPad dessa maneira quando ele surgiu mas entretanto estou completamente rendido. Afinal de contas, o tamanho interessa. Um bloquinho de notas é muito prático para ter no bolso mas não tem a mesma utilidade ou permite as mesmas coisas que um bloco A4, embora na sua essência pareça que sim.

Uma óptima maneira de ilustrar isto é utilizar por exemplo uns mockups da Adobe, que pondera lançar apps para os dispositivos iOS, de forma a auxiliarem o uso de photoshop no computador.

Isto é o exemplo do que um iPhone poderia fazer:
145034-photoshop_iphone_toolset_500.jpg

Enquanto isto é o que um iPad poderia fazer:
145034-photoshop_ipad_mockup_500.jpg

Elucidativo.

Em termos de arquitectura de hardware e de sistema operativo, ambos partilham semelhanças, mas isso também um netbook e uma mega torre artilhada até aos dentes o fazem.
Neste tipo de dispositivos, em que o paradigma deixou de ser o poder de processamento - embora importante, o software é desenhado para o que o dispositivo pode fazer, não para o que eventualmente poderá fazer - o ecrã passou a ser e essência, o seu input e o seu output. E é por isso que a nível de categoria de dispositivo, o iPad está acima do iPhone e do iPod touch.

estive a brincar com um nestes últimos dias, o facto de não ter multitask torno-o num dos binquedos mais inúteis que já vi. De graça, serve para brincar, pagar 500€ por um, no way, jose!
Era um iPad desactualizado.

O iPad recebeu já há umas duas semanas o update para iOS 4.2.1 e com ele o multitasking, AirPrint, AirPlay, folders, etc.

Boa noite,

Aproveito para pôr as minhas dúvidas sobre o ipad:

• Estava a pensar comprar um porque ando com uma pasta carregada de livros que uso no dia a dia e queria algo portatil que me permitisse armazenar e abrir vários pdf ao mesmo tempo e ter aplicações que me ajudassem no dia a dia (sou médico por isso há várias calculadoras e ferramentas para escolha de fármacos que me interessam).
  • Dito isto, o que acham? Poderá valer a pena comprar um ipad para servir como um "armazém" de literatura? Será que o acesso é rápido e fácil?

Boa noite,

Aproveito para pôr as minhas dúvidas sobre o ipad:

• Estava a pensar comprar um porque ando com uma pasta carregada de livros que uso no dia a dia e queria algo portatil que me permitisse armazenar e abrir vários pdf ao mesmo tempo e ter aplicações que me ajudassem no dia a dia (sou médico por isso há várias calculadoras e ferramentas para escolha de fármacos que me interessam).
  • Dito isto, o que acham? Poderá valer a pena comprar um ipad para servir como um "armazém" de literatura? Será que o acesso é rápido e fácil?

Se existir um leitor de ficheiros .chm para o iPad (deve haver), sim. Se não, nem penses nisso... [;)]

Mas porque não um smartphone? Eu tenho isso tudo no Galaxy S, o iPad ainda assim não é lá muito prático para levar para todo o lado...

Se existir um leitor de ficheiros .chm para o iPad (deve haver), sim. Se não, nem penses nisso... [;)]

Mas porque não um smartphone? Eu tenho isso tudo no Galaxy S, o iPad ainda assim não é lá muito prático para levar para todo o lado...

Pois também já pensei num smartphone mas queria algo um pouco maior.
E confesso que apanhei um bocado da febre do ipad que anda po aí[:D][:D]

A minha ideia era algo para ter no consultório e que pudesse ir consultando de uma forma rápida à medida que vou fazendo a consulta, como faço com os livros que tenho ao lado quando surge alguma dúvida.

A minha dúvida é se o ipad faz multitasking de vários ficheiros pdf ou chm, isto é - será que posso ter 3 ou 4 pdf abertos ao mesmo tempo e ir saltando de um para outro?

Sim, podes. Metes os PDF que quiseres na biblioteca de PDF da app iBooks e depois alternar entre eles está a um clique de distância. E mantêm sempre a posição onde os deixaste, e até podes utilizar um marcador.

De qualquer maneira, essa função é tão especifica que eu aconselhava a experimentar in loco antes de qualquer decisão. Na Fnac de certeza que te deixam simular essa situação.

E já agora uma visita à App Store para consultar a quantidade de aplicações médicas disponíveis para o iPad.

Mas as vantagens de ter dimensões maiores são tremendas. Eu diria que é, sobretudo na versão 3G, um iPhone "unleashed", pois um iPhone é um computadorzinho de bolso limitado pelo tamanho e o iPad alarga muito esses limites.

Eu também pensei no iPad dessa maneira quando ele surgiu mas entretanto estou completamente rendido. Afinal de contas, o tamanho interessa. Um bloquinho de notas é muito prático para ter no bolso mas não tem a mesma utilidade ou permite as mesmas coisas que um bloco A4, embora na sua essência pareça que sim.

Uma óptima maneira de ilustrar isto é utilizar por exemplo uns mockups da Adobe, que pondera lançar apps para os dispositivos iOS, de forma a auxiliarem o uso de photoshop no computador.

Isto é o exemplo do que um iPhone poderia fazer:
145034-photoshop_iphone_toolset_500.jpg

Enquanto isto é o que um iPad poderia fazer:
145034-photoshop_ipad_mockup_500.jpg

Elucidativo.

Em termos de arquitectura de hardware e de sistema operativo, ambos partilham semelhanças, mas isso também um netbook e uma mega torre artilhada até aos dentes o fazem.
Neste tipo de dispositivos, em que o paradigma deixou de ser o poder de processamento - embora importante, o software é desenhado para o que o dispositivo pode fazer, não para o que eventualmente poderá fazer - o ecrã passou a ser e essência, o seu input e o seu output. E é por isso que a nível de categoria de dispositivo, o iPad está acima do iPhone e do iPod touch.
Mas eu não disse que o tamanho é uma desvantagem.
Só que há quem não se adapte a ecrãs tácteis de tamanhos como o do iPad preferindo os netbooks que nesse aspecto são mais práticos de usar com uma mão enquanto a outra está a segurar nem que seja pela palma sem escorregar à mínima coisa.

Mais uma vez, o problema não é o poder de processamento. São os programas que precisas e/ou queres correr, que num netbook podes correr na boa e independentemente do sistema operativo que usares, mas que num sistema embebido como o iPad não é assim tão linear, mesmo o processo de instalação (fora a appstore, não chegas a um sítio qualquer da net lá no iPad, sacas aquele programa e pões-te logo a instalar).

E com esta última revisão que houve dos Macbook Air, não é de admirar que muitos tenham preterido o iPad, a favor de algo mais versátil e cujas dimensões (na versão de 11.1") não diferem muito do iPad e o peso é só mais algumas centenas de gramas.

Quanto ao Photoshop, não estou a ver a Adobe lançá-lo para o iPad enquanto mantém a guerra do flash.

Mas eu não disse que o tamanho é uma desvantagem.
Só que há quem não se adapte a ecrãs tácteis de tamanhos como o do iPad preferindo os netbooks que nesse aspecto são mais práticos de usar com uma mão enquanto a outra está a segurar nem que seja pela palma sem escorregar à mínima coisa.

Mais uma vez, o problema não é o poder de processamento. São os programas que precisas e/ou queres correr, que num netbook podes correr na boa e independentemente do sistema operativo que usares, mas que num sistema embebido como o iPad não é assim tão linear, mesmo o processo de instalação (fora a appstore, não chegas a um sítio qualquer da net lá no iPad, sacas aquele programa e pões-te logo a instalar).

E com esta última revisão que houve dos Macbook Air, não é de admirar que muitos tenham preterido o iPad, a favor de algo mais versátil e cujas dimensões (na versão de 11.1") não diferem muito do iPad e o peso é só mais algumas centenas de gramas.

Quanto ao Photoshop, não estou a ver a Adobe lançá-lo para o iPad enquanto mantém a guerra do flash.
O iOS não considero um OS embebido, é um branch do OSX com particularidades, mas tem características de "full blown" OS, misturadas com limitações que a Apple decidiu criar artificialmente, nomeadamente a falta de acesso root, que pode ser circunscrita através de jailbreak e a partir daí sim é possível instalar programas por métodos alternativos à app store, fazer downloads pelo browser, etc, etc...

Mas na minha opinião o método default do iPad até facilita muito o processo de instalação de aplicações, e de variedade delas não pode haver razão de queixa. Tanto é que a Apple já está prestes a lançar a App Store para Mac, copiando o iOS nesse ponto.

O iPad e o MBA, embora com semelhanças, não concorrem pelo mesmo espaço. O iPad é um auxiliar de uso imediato, há coisas que na sua funcionalidade não se podem replicar num laptop por muito leve e fino que este seja. O iPad está sempre ali, carrega-se no botão home, slide to unlock e já se está a mexer nele, para além de ser um objecto que se pousa numa mesa, segura-se numa mão como um caderno e mexe-se em qualquer ocasião, ao contrário de qualquer laptop, que obviamente dá menos jeito de abrir em qualquer momento.
Para além disso o iPad custa metade do MBA, e para ir para um MBA, mais vale logo um Pro. Na minha opinião. O MBA será sempre um produto de nicho e o iPad de massas, pois vendem-se mais iPads do que todos os Macs juntos, mesmo antes de o iPad estar em todos os sitios onde se vendem Mac.

Quanto à Adobe, na minha opinião a guerra sobre o flash é uma coisa que não existe, aqui há tempos o verniz estalou verdadeiramente entre a Apple e a Adobe quando a primeira decidiu proibir aplicações para iOS vindas de cross-compilers, o que prejudicava o negócio da Adobe, que se preparava para lançar o CS5 com ferramentas interessantes para o efeito, e que a assim perdia o mercado. Mas entretanto essa proibição foi levantada.
E de resto a Adobe vive de lucros, apesar de tudo tem produtos na Apple app store, incluindo o Photoshop Express, nunca retiraria o CS ou photoshop do Mac porque sabe que ia estar a dizer adeus a uma enorme fatia de dinheiro, e tudo o que eles puderem pôr no iPhone e iPad vão tentar pôr, só não põem o que não lhes deixarem. Nomeadamente o flash.

O meu iPad cabe perfeitamente num grande bolso interior que tenho num casaco. Tenho uma carrada de bandas desenhadas, livros em PDF, mp3 audio, vídeos VLC com séries, tudo em 16 GB. A app da Banca SAPO é fantástica, de manhã vejo logo as capas de todos os jornais em alta resolução, é como se estivesse a percorrer uma banca de jornais em casa. Tinha uma app que deixava ver a RTP em directo, infelizmente agora já não deixa.

Como aparelho para entretenimento e utilização rápida (ver mail, procurar alguma cosia na internet em 1 minuto) é imbatível. Chegas a casa, começas a preparar o jantar, é só arrancar o Spotify ou então ver uma série, excelente. Já cheguei a usar o Epicurious para fazer uma receita diferente.

A pergunta não é o que o iPad faz que os computadores não fazem... é a facilidade com que fazes as mesmas coisas.

Rendi-me e comprei um iPhone 4.
[:D]

Ando à procura de uma app para controlo dos consumos de tráfego, grátis de preferência. Alguma sugestão?

Duas perguntas simples sobre o iphone:
- Como remover o som irritante das mensagens quando são enviadas;
- Como remover o som das teclas ao marcar um número.

Back