Tópico da Apple

Pois queria, my bad...

Edit:
Já agora, e ainda dentro da temática da câmara, há um outro aspecto que é raramente mencionado e que não percebo o motivo da Apple não corrigir! O iPhone 4S e o iPhone 5 têm dois e três microfones para noise cancellation durante uma chamada mas estranhamente não gravam os vídeos em estéreo.
É incompreensível como uma marca que está intimamente ligada à música (iPods, iTunes) não usa os diversos microfones do iPhone para gravar o som em estéreo.
Esta característica está amplamente disseminada nos concorrentes, os Sony Xperia com dois microfones gravam em estéreo, os Nokia N8 / 808 e N9 (Symbian e MeeGo, respectivamente) gravam em estéreo, os famosos Galaxy S3 e HTC One X também o fazem e por aí fora.
Gravar um vídeo em 1080p no iPhone com uma qualidade de imagem muito boa e no fim não ter a percepção de "espacialidade" que o som estéreo traz parecendo que não "estraga" um bocado o resultado final.

já me ensinaste uma coisa.

Sem dúvida que não é das piores, mas também acho que não se pode considerar das melhores.
O sensor em si acaba por não se destacar em nada:
- 8 MP já não são novidades, existem concorrentes com 8.7, 10, 12, 16 e 41 MP
- f2.4 de distância focal também não é referência: existem vários concorrentes com f2.0 e f2.2, característica importante em fotografias com pouca luz natural
- a história do pixel binning reduzir as fotos nocturnas para 4 MP acaba por ser relativamente curto para os dias de hoje e para a gama alta em que o telefone se insere
- o software da câmara do iPhone é bastante simples com poucas opções e configurações avançadas

Quero com isto dizer que se de facto a câmara fotográfica for uma característica primordial na compra de um telemóvel, existem outros modelos concorrentes com melhor câmara que o iPhone, não penso que esta seja uma "killer-feature" do iPhone, se bem que admito que a que tem chega para uma grande parte dos seus clientes.

sensorf.jpg

Galaxy S III - 8MP
Iphone 4S - 8MP
Nokia 808 - 41MP
Nikon D4 - 16Mp

E agora relaciona o número de pixeis com o tamanho do sensor...

E agora relaciona o número de pixeis com o tamanho do sensor...

Os telemóveis com mais MP geralmente têm um sensor maior, o N8 com 12 MP bem como o 808 tem uma protuberância atrás precisamente para acomodar o sensor da câmara. Um HTC Titan II com a sua câmara de 16 MP também tem um sensor grandinho com a respectiva elevação. Tal como argumentei no post anterior é muito discutível dizer que o iPhone 5 é dos melhores em termos de câmara, tem um sensor bastante pequeno, com uma resolução banal para os dias de hoje, uma abertura mediana e um software bastante simplista, e apesar de gravar vídeo em Full HD nem sequer o faz com som estéreo. Tal como disse anteriormente, para quem a câmara for um aspecto primordial na escolha de um telemóvel há outros aparelhos no mercado que me parecem mais focados e aprimorados nesta característica.

Os telemóveis com mais MP geralmente têm um sensor maior, o N8 com 12 MP bem como o 808 tem uma protuberância atrás precisamente para acomodar o sensor da câmara. Um HTC Titan II com a sua câmara de 16 MP também tem um sensor grandinho com a respectiva elevação. Tal como argumentei no post anterior é muito discutível dizer que o iPhone 5 é dos melhores em termos de câmara, tem um sensor bastante pequeno, com uma resolução banal para os dias de hoje, uma abertura mediana e um software bastante simplista, e apesar de gravar vídeo em Full HD nem sequer o faz com som estéreo. Tal como disse anteriormente, para quem a câmara for um aspecto primordial na escolha de um telemóvel há outros aparelhos no mercado que me parecem mais focados e aprimorados nesta característica.

Mas na imagem que coloquei podes ver a diferença dos sensores. O pure view tem de facto um sensor cerca de 5x maior que o da apple e samsung, ou seja a relação de MP/tamanho é exactamente a mesma!

Já uma máquina profissional mostra que tem apenas 16MP num sensor que é 56x maior que o do iphone e 10x maior que o do nokia. Se seguissem os valores de MP/area, a D4 teria 410Mp

como o ângulo de abertura da lente, etc.

Por falar em ângulo de abertura da lente, já nas comparações com a câmara do 4S, o ângulo de gravação do iPhone era mais "estreito" que o de outros concorrentes, conforme se pode ver neste vídeo.
Não estou com isto a dizer que a câmara do iPhone não serve perfeitamente as necessidades da esmagadora maioria das pessoas, para partilhar nas redes sociais pouco interessa a quantidade de megapixeis ou outra característica qualquer, agora basta estar atento ao mercado para ver que outras marcas têm feito esforços muito interessantes neste campo.

A partir de cerca de 8MP o olho humano não consegue detectar diferenças, o que melhora as fotos são outras características, como o ângulo de abertura da lente, etc.

Não consegue detectar como?

Numa foto no pc? Numa foto na tv? Numa foto 10x15 em papel? Num outdoor?

Cada resolução tem a sua função... Fotografa estúdio com 8MP e depois tens de fazer uma publicidade e andas "oh mãe, oh mãe! "

Por acaso tive a ver uns videos do concerto da Jennifer Lopez em Lisboa gravados por um iphone 5 e surpreenderam-me, ficaram muito bons!

Ora aí está um bom teste por vários motivos:
- No YouTube existem vários vídeos desse concerto, visto que muito público estava a filmar com o telemóvel
- A pressão sonora de um concerto ao vivo põe a nú a qualidade dos microfones, os gritos e aplausos do público permite aferir a estereofonia
- O concerto contrasta zonas de muita luz (palco) com pouca luz (público)
- O facto do palco estar afastado do público obriga a testar o zoom para se ver a artista

Este vídeo na descrição diz ter sido filmado com um 808. Era porreiro se houvesse algum vídeo no YouTube que confirmasse na descrição ter sido filmado com um iPhone para comparar.

alguem com Fon Zon em casa?

por norma, tenho o meu telemóvel ligado à rede wireless cá de casa (aquele modem da zon, que permite FON)
mas quando na rua me ligo a alguma Fon Zon, cada vez que chego a casa ele tenta-se ligar à Fon em vez de à rede "doméstica".
Para isso não acontecer ou tenho que fazes "esquecer" a Fon, ou então seleccionar manualmente a reede cá de casa

é sempre assim, ou há alguma outra solução?

Voltar
Superior