Tópico da Apple

Pois, o dilema está aí. O problema é que eu, na verdade, praticamente não uso a gráfica dedicada do 17", forçando sempre a integrada com o gfxcardstatus...

Para mim também era a 2ª opção, acho que 300MHz a menos no cpu mal se deve notar e sempre ficava com uma gráfica melhor para o caso de alguma vez precisar.

Caríssmos, preciso da vossa opinião para uma eventual compra relâmpago na fnac. (Nuno156, esta agora também é para ti) [;)]

Macbook Pro 15" retina

2.6 Ghz, 16 Gb RAM, 512 Gb SSD, sem a Nvidia 750M
2.3 Ghz, 16 Gb RAM, 512 Gb SSD, com a Nvidia 750M

Praticamente ao mesmo preço.

Não te posso ajudar aí, porque não tenho experiência com ambos que me permita
emitir uma opinião.

O que eu posso fazer é explicar o que me levou a escolher aquele que acabei por
comprar...

Como deves saber, a minha maior dúvida era entre o de 13" e o de 15", mas essa
parte não se aplica ao teu caso, pelo que vou passar à frente.

Quando cheguei à conclusão que seria o de 15", fiquei a braços com a decisão sobre
o processador, memória e disco.

O disco era evidente, teria de ser pelo menos 512 GiB, devido ao espaço que tenho
ocupado com máquinas virtuais e outros ficheiros nos computadores de trabalho e
pessoais. 1 TiB seria exagerado, porque o espaço em disco pode ser gerido em
função do que se usa no dia-a-dia, passando o resto para discos externos.

A memória nunca poderia ser menos de 8 GiB, porque tenho máquinas com apenas
4 GiB e usar máquinas virtuais nesses ambientes é um desafio. Sabendo o que eu sei,
aprendido ao longo de 30 anos de informática, a memória é fundamental para a
longevidade de um sistema. Tipicamente é algo que sendo abundante mantém um
sistema suficientemente rápido durante anos, sejam quais forem as outras
características. Já devolvi a "vida" a muitos portáteis com o simples aumento da
memória. Ora, como isto não é propriamente um exemplo de expansibilidade, a escolha
pelos 16 GiB de RAM foi óbvia.

Vamos agora ao que interessa... processador.

O processador para a minha utilização é irrelevante. Trabalho com máquinas com um
processador bem mais lento (muito mesmo), e não tenho quaisquer problemas de
lentidão (nota-se que é um pouco lento, mas cumpre sem problemas). Por isso os
de 13" foram também considerados.

Porque escolhi então o 2.3 GHz e não um dos outros?

A minha escolha inicial era o de 2.0 GHz. A razão era bem simples, não necessitando
de um processador rápido, ao escolher o mais lento dos 3, esperava conseguir menos
aquecimento, logo menos ruído (ventilação), e consequentemente melhor autonomia.

Fui então fazer uma escolha "científica" baseada em factos concretos, olhando para
as características técnicas dos 3 processadores:
Haswell (microarchitecture) - Wikipedia, the free encyclopedia

Ora porra... o consumo era igual para os 3... Aliás, tirando o clock, era tudo igual excepto
o turbo na gráfica (1.2 GHz no 2.0 GHz, e 1.3 GHz para os outros dois).

Então, na minha infinita sabedoria técnica e experiência de vida, cheguei à difícil
conclusão que não percebia nada do assunto, e virei-me para a sabedoria popular:

No meio é que está a virtude.

E comprei o 2.3 GHz
[:)]

O pior disto tudo é que não estou a gozar. Foi mesmo assim.
:sh)

Estes gajos da Apple às vezes complicam, fiz uma compra integrada, e agora não sei descarregar, ideias?

Caríssmos, preciso da vossa opinião para uma eventual compra relâmpago na fnac. (Nuno156, esta agora também é para ti) [;)]

Macbook Pro 15" retina

2.6 Ghz, 16 Gb RAM, 512 Gb SSD, sem a Nvidia 750M
2.3 Ghz, 16 Gb RAM, 512 Gb SSD, com a Nvidia 750M

Praticamente ao mesmo preço.

Eu preferia perder um pouco de processador e ter a gráfica dedicada.
Mas depende muito do uso que lhe vais dar.
Pensa se vais usar aplicações que puxem pela gráfica.

Eu preferia perder um pouco de processador e ter a gráfica dedicada.
Mas depende muito do uso que lhe vais dar.
Pensa se vais usar aplicações que puxem pela gráfica.

Eu não quis a gráfica dedicada por causa do consumo, aquecimento e ruído.
Isso acho que eu já disse há muitos posts atrás quando ainda andava a
decidir o que eu ia comprar.
Há certas coisas que mais vale não ter quando não vão ser úteis no nosso
dia-a-dia.

É um interessante dilema... estar a optar por um GPU dedicado para depois estar a martelar soluções para forçar o GPU integrado a funcionar em exclusivo. Ainda para mais a Iris Pro já é jeitosa...

Se usares o MBP para algum gaming que seja, GPU, se não, CPU. Tendo em conta o usecase que já mencionaste, ia mesmo pelo CPU.

Eu não quis a gráfica dedicada por causa do consumo, aquecimento e ruído.
Isso acho que eu já disse há muitos posts atrás quando ainda andava a
decidir o que eu ia comprar.
Há certas coisas que mais vale não ter quando não vão ser úteis no nosso
dia-a-dia.

E foi uma boa escolha para ti.
Mas eu sou gajo para às vezes me armar em Mourinho no Manager e também me por a brincar com softwares de VJ quando tenho tempo livre a mais.
Por isso a gráfica.

Se o uso não implica a necessidade de gráfica claro que é melhor a excluir.

E foi uma boa escolha para ti.
Mas eu sou gajo para às vezes me armar em Mourinho no Manager e também me por a brincar com softwares de VJ quando tenho tempo livre a mais.
Por isso a gráfica.

Se o uso não implica a necessidade de gráfica claro que é melhor a excluir.

Exacto.
Se eu usasse o computador para jogar também teria optado pela gráfica.
Mas há uns anos (valentes) tomei a decisão de deixar os jogos fora do
computador. É uma ferramenta de trabalho demasiado importante para o
usar com jogos. Os jogos exigem demasiado do hardware (aquecimento)
e isso reduz a vida útil dos componentes. Prefiro não arriscar. Compra-se
uma consola e resolve-se o problema dos jogos.

Exacto.
Se eu usasse o computador para jogar também teria optado pela gráfica.
Mas há uns anos (valentes) tomei a decisão de deixar os jogos fora do
computador. É uma ferramenta de trabalho demasiado importante para o
usar com jogos. Os jogos exigem demasiado do hardware (aquecimento)
e isso reduz a vida útil dos componentes. Prefiro não arriscar. Compra-se
uma consola e resolve-se o problema dos jogos.

Para ensinar ao Jesus como se ganha campeonatos tem que ser mesmo num computador. Jogos de estratégia tendem a casar mal com consolas.
E a gráfica sempre fica para o Resolume e Modul8 também.

Mas para trabalho também sigo a tua máxima de não misturar com divertimento e tenho um Air em regime exclusivo. Esse obviamente não tem gráfica e nunca senti a falta dela.
E para andar com ele o dia todo o peso (ou falta dele) do Air é um ponto muito forte.

Avant se o portátil é só para trabalho e não usas a gráfica dedicada avança logo para o melhor CPU.

Normalmente a própria aplicação onde fizeste a compra têm um campo para "restaurar compras" que trata disso.
thanks, pouco depois de ter escrito o post fiz esse procedimento e lá deu.

estou viciado no 3d real racing!! :sh)[:D]

Ainda estou indeciso, mas estou a pender para... ficar com o meu 17". Tive uma oferta por ele, por isso é que me pus aqui a fazer contas para aproveitar os 10% da fnac mais 133€ que tenho para aqui em vales. Mas acho que pelo mesmo preço, optaria pelo com a gráfica dedicada.

Ainda assim, ia sentir falta do ecrã de 17" (os míopes perceberão), os ganhos de performance no dia a dia não iam ser aparentes (este tem um i7-2720QM a 2.2 Ghz, 8 Gb RAM, 256 Gb SSD + 750 HDD).

Ganharia claramente na performance gráfica, se precisasse, bastante na portabilidade (menos 1 Kg), ligeiramente na autonomia, ficaria com USB 3.0 mas perdia uma porta USB, ficava com um SDD maior e mais performante, mas perdia 512Gb de armazenamento... O thunderbolt 2 também ainda tem os seus quês, especialmente porque parece que a apple limita artificialmente no SO estas portas nos macbook pros para não suportarem monitores 4K @ 60 Hz...

Parecendo que não, ainda são muitos €€€ para poucos ganhos e alguns trade-offs...

Mas ainda tenho até logo para decidir... [:cool:]

Estou aqui com um pequeno problema no iPhone. Ontem à noite fiz uns vídeos e tirei umas fotos e hoje decidi fazer upload para a dropbox, as fotos deixei fazer o upload, mas depois tive de cancelar o upload dos vídeos pq tive de sair e ia ficar sem wi-Fi... Cancelei o upload mas no menu por cima da dropbox aparece-me um 2 de 2 files pendentes, que devem ser os 2 vídeos quando eu na realidade já os cancelei e apaguei...

Sugestões? Já reiniciei o iPhone e aparece-me lá o 2 na mesma

(...)
Ainda assim, ia sentir falta do ecrã de 17" (os míopes perceberão), os ganhos de performance no dia a dia não iam ser aparentes (este tem um i7-2720QM a 2.2 Ghz, 8 Gb RAM, 256 Gb SSD + 750 HDD).
(...)

Olha que eu sou míope, presbíope (45 anos), e estou no 15" com 1920x1200...
Mas tudo depende de como usas o Mac. Se for longe (com teclado externo e ecrã
do portátil), então talvez não dê. Se for com o teclado do próprio Mac, pelo menos
para mim fica a uma distância aceitável para conseguir trabalhar mesmo a
1920x1200.

Como colocar apps de música a tocar em segundo plano? Ou seja ouvir música e fazer outra coisa no iPad.
Já agora boas apps de playlist

Back