Tópico da Apple

Obrigado!

Realmente sou bastante leigo na área da maçã:sh)

Ninguém nasce ensinado. Para partilhar discos penso que a melhor opção será mesmo o exFAT.

E antes que alguém critique a falta de suporte ao NTFS, compreende-se a opção da Apple em não permitir a escrita em NTFS por default. Nínguém fora da MS conhece as especificações técnicas completas do NTFS, que é um sistema de ficheiros proprietário e fechado. As soluções que há para aceder ao NTFS fora do windows passam todas quase pelo NTFS-3G, que é um programa open-source, mas que foi inteiramente desenvolvido por engenharia reversa e tentativa e erro. Aparentemente funciona muito bem, mas se mandar uma partição do disco externo para o galheiro porque entrou em conflito com um parâmetro qualquer obscuro do NTFS, não se pode pedir contas a ninguém...

Tenho um MBP 13" Mid 2012 ( i5 2.5GHz, 2*2 GB de RAM, HDD 500GB, HD4000 ), e gostava de saber por quanto me ficam uns upgrades.

Por quanto me fica um upgrade para 2*4 GB de RAM ? E 2*8 GB ?

E um SSD "pequenino" de 120/128 GB (para meter no lugar da drive de DVD) por quanto me fica ?

Alguém aqui está por dentro destas questões ?

Saca o Paragon NTFS. Arranja se isso facilmente ;)

Também uso o Paragon. E não é opção formatar os discos externos sem ser em NTFS pois com isso deixo de os poder utilizar noutros computadores com Windows e na TV (e que jeito dá ligar os discos à TV).

Ah e outra coisa, se formatasse o disco teria de comprar outro para poder transferir os ficheiros antes do format em si...

Enfim, o problema base é ter usado Windows durante demasiado tempo :)

Última edição:
Tenho um MBP 13" Mid 2012 ( i5 2.5GHz, 2*2 GB de RAM, HDD 500GB, HD4000 ), e gostava de saber por quanto me ficam uns upgrades.

E um SSD "pequenino" de 120/128 GB (para meter no lugar da drive de DVD) por quanto me fica ?

Sobre a RAM, para teres uma ideia: Computer memory upgrades for Apple MacBook Pro (13-inch and 15-inch, Mid 2012) Laptop/Notebook from Crucial.com

Em princípcio consegues mais barato se for da Kingston. Eu tenho 8Gb da Kingston num macbook pro há anos e funciona 100%.

Um SSD dos mais baratos de 120GB anda pelos 60€/65€ e é um excelente upgrade, transfigura qualquer computador. Tens por exemplo o Crucial M500 120GB e o Kingston 300V 120GB nessa faixa de preço.

A este valor, tens de acrescentar o preço de um HDD Caddy, que é necessário para montar o SSD no lugar da drive de DVD.

As memórias, recomendo as Crucial, raramente dão chatices nos Mac. Guia-te pelo link colocado acima, podes inclusive comprar directamente pelo site da Crucial, em 2~3 dias recebes.

É capaz de ser melhor, o meu ficou hoje na assistência técnica da FNAC. Dizem que vão tentar um restauro do sistema e atualizar a versão 7.1.1. Caso não dê, vão enviar diretamente para a assistência Apple.
Esta porcaria desta brincadeira, no minimo, vai-me custar 39 euros!

Fiz hoje o update. Correu bem e ficou tudo a 100%.
Na prática não notei nada, mas parece que, tendo em conta ao que se destina, não é suposto que se note nada.

;)

Acham que é mais inteligente meter 2*4 ou logo 2*8 ?

É que se por um lado 8 GB "devem chegar" (embora nunca se saiba... o futuro pode "pedir mais RAM"), por outro, já que é para fazer upgrade que seja para durar...

Usando essa referência, temos ~€80 para os 8GB e €140 para os 16GB.

Somando o SSD mais o upgrade de RAM para 16 GB chegamos a mais de €200, o que já é alguma coisa.

O upgrade para o SSD parece um "no brainer" (se calhar até já o deveria ter feito...) pois o custo é baixo, aumento ligeiramente a capacidade total de armazenamento e ainda ganho bastante em rapidez.

Já a RAM tem a vantagem de ser fácil e rápido de trocar e segundo me vai parecendo (e malta como o Avant aqui confirma isso) o OS X gosta bastante de RAM.

E ainda falta a montagem em si, que os tempos de "brincar aos desktops" já lá vão... Quando era puto passava a vida a trocar/acrescentar discos, RAM, gráficas, mas desde que tenho portátil nunca mais fiz nada disso...

Isto seguindo uns tutoriais de youtube é fácil ? Falando sobretudo da questão do SSD, a RAM presumo que seja fácil (?).

Última edição:
Ninguém nasce ensinado. Para partilhar discos penso que a melhor opção será mesmo o exFAT.

E antes que alguém critique a falta de suporte ao NTFS, compreende-se a opção da Apple em não permitir a escrita em NTFS por default. Nínguém fora da MS conhece as especificações técnicas completas do NTFS, que é um sistema de ficheiros proprietário e fechado. As soluções que há para aceder ao NTFS fora do windows passam todas quase pelo NTFS-3G, que é um programa open-source, mas que foi inteiramente desenvolvido por engenharia reversa e tentativa e erro. Aparentemente funciona muito bem, mas se mandar uma partição do disco externo para o galheiro porque entrou em conflito com um parâmetro qualquer obscuro do NTFS, não se pode pedir contas a ninguém...

Saca o Paragon NTFS. Arranja se isso facilmente ;)
Obrigado, inicialmente instalei o Tuxera mas quando copiava as pastas que queria dava-me erro 36 no finder, como não o consegui resolver instalei o Paragon e está a funcionar 5* [:cool:]

Acham que é mais inteligente meter 2*4 ou logo 2*8 ?

É que se por um lado 8 GB "devem chegar" (embora nunca se saiba... o futuro pode "pedir mais RAM"), por outro, já que é para fazer upgrade que seja para durar...

Usando essa referência, temos ~€80 para os 8GB e €140 para os 16GB.

Somando o SSD mais o upgrade de RAM para 16 GB chegamos a mais de €200, o que já é alguma coisa.

O upgrade para o SSD parece um "no brainer" (se calhar até já o deveria ter feito...) pois o custo é baixo, aumento ligeiramente a capacidade total de armazenamento e ainda ganho bastante em rapidez.

Já a RAM tem a vantagem de ser fácil e rápido de trocar e segundo me vai parecendo (e malta como o Avant aqui confirma isso) o OS X gosta bastante de RAM.

E ainda falta a montagem em si, que os tempos de "brincar aos desktops" já lá vão... Quando era puto passava a vida a trocar/acrescentar discos, RAM, gráficas, mas desde que tenho portátil nunca mais fiz nada disso...

Isto seguindo uns tutoriais de youtube é fácil ? Falando sobretudo da questão do SSD, a RAM presumo que seja fácil (?).

Instalar RAM é fácil, funciona como qualquer SODIMM em qualquer portátil.

Quanto aos 8 vs 16, se não andares a correr máquinas virtuais, fazer edição de vídeo ou trabalhar com fotos monstruosas, Não vais notar diferenças entre os 8 e os 16. Vê é se o MBP suporta 16 Gb.

Ora bem, tinha o meu iPad 3rd 16GB + 4G na seguradora, à espera que me dessem perda total para comprar um aparelho novo... e não é que os crls me deram um novo refurb (mesmo modelo)? :sh) Parece que ainda não em consigo livrar da maçã [:D] pelo menos até o vender.

Instalar RAM é fácil, funciona como qualquer SODIMM em qualquer portátil.

Quanto aos 8 vs 16, se não andares a correr máquinas virtuais, fazer edição de vídeo ou trabalhar com fotos monstruosas, Não vais notar diferenças entre os 8 e os 16. Vê é se o MBP suporta 16 Gb.

Obrigado pela dica.

De facto não faço nada com o meu MBP do que enumeras, o que me puxa mais RAM é abusar brutalmente na quantidade de tabs abertas (muitas delas com flash...), o que me carrega imenso a memória...

Mas ainda assim, vou pensar no assunto e depois logo decido. Sim, o meu modelo suporta até 8*2 GB.

O upgrade para 8GB de RAM + SSD deve-me meter este MBP a um nível de performance muito bom.

De facto não faço nada com o meu MBP do que enumeras, o que me puxa mais RAM é abusar brutalmente na quantidade de tabs abertas (muitas delas com flash...), o que me carrega imenso a memória...

Mesmo assim acho que tinhas que abrir umas boas centenas de tabs para sequer chegares a 8 Gb de memória no browser...

De qualquer das maneiras nada como ir ao activity monitor e ver a quantidade de memória usada num "worst case scenario"... logo vês a memória que precisas.

Imagino que isto já tenha sido perguntado por aqui mas...

iPad mini wifi+cellular comprado nos EUA tem alguma limitação de utilização na Europa (redes 3/4G não suportadas)?

Caros,

estou a ponderar a compra de um Ipad para me auxiliar principalmente com a papelada que diariamente transporto (e uso). O mais importante para mim seria a leitura de ficheiros PDF, ficheiros DOC, DOCX e imagens (excluo os formatos PSD). Do que já pesquisei, concluí que um mini com retina chega e sobra para o que pretendo, mas...Já agora, é possível transferir ficheiros para um cartão de memória (ou interna) e reproduzir no Ipad? Como por exemplo músicas e videos?

Fora isso, dou primazia a uma boa câmara (embora seja para ocasiões...para fotografar tenho máquina), bom som (ouço imensa música) e uma boa navegabilidade na internet (embora isto dependa do browser...). Já me falaram que não é possível ter por exemplo música a reproduzir, navegar na net e ir alternando com um ficheiro aberto em segundo plano, mas não sei se esta informação é verídica.

Última edição:
Caros,

estou a ponderar a compra de um Ipad para me auxiliar principalmente com a papelada que diariamente transporto (e uso). O mais importante para mim seria a leitura de ficheiros PDF, ficheiros DOC, DOCX e imagens (excluo os formatos PSD). Do que já pesquisei, concluí que um mini com retina chega e sobra para o que pretendo, mas...Já agora, é possível transferir ficheiros para um cartão de memória (ou interna) e reproduzir no Ipad? Como por exemplo músicas e videos?

Fora isso, dou primazia a uma boa câmara (embora seja para ocasiões...para fotografar tenho máquina), bom som (ouço imensa música) e uma boa navegabilidade na internet (embora isto dependa do browser...). Já me falaram que não é possível ter por exemplo música a reproduzir, navegar na net e ir alternando com um ficheiro aberto em segundo plano, mas não sei se esta informação é verídica.

Poderás ter dificuldade e ler .docx
O iPad não tem leitor de cartões. É possível com a transferência via iTunes
É possível ouvir música depois de minimizada a aplicação sim, a aplicação do youtube nativa não o faz (por exemplo), mas há outras que o fazem... uso a tubepro (se não estou em erro). soundcloud e outras que tal já o fazem normalmente

Tenho notado alguns Bugs no iOS.

Quando estou a fazer uma chamada em FaceTime, por vezes não se ouve o som do FaceTime a chamar (aquele som agudo), tenho de desligar a chamada e voltar a ligar.
Às vezes, o telemóvel custa a desbloquear, o ecrã de bloqueio fica "preso" e não consigo fazer nada, clico no botão do Power e fica bom. Já li mais queixas deste último Bug na Net.

Poderás ter dificuldade e ler .docx
O iPad não tem leitor de cartões. É possível com a transferência via iTunes
É possível ouvir música depois de minimizada a aplicação sim, a aplicação do youtube nativa não o faz (por exemplo), mas há outras que o fazem... uso a tubepro (se não estou em erro). soundcloud e outras que tal já o fazem normalmente
Mas, haverá alguma aplicação que permita ler ficheiros de texto? O que pretendia em relação às musicas era por exemplo, seleccionar algumas e mandar para o ipad, para assim ter em qualquer lado, mesmo offline. O mesmo com os ficheiros de video e imagens. Ah e fora isso uso windows e android. Pelo que seria a minha primeira experiência com IOS.

Mas, haverá alguma aplicação que permita ler ficheiros de texto? O que pretendia em relação às musicas era por exemplo, seleccionar algumas e mandar para o ipad, para assim ter em qualquer lado, mesmo offline. O mesmo com os ficheiros de video e imagens. Ah e fora isso uso windows e android. Pelo que seria a minha primeira experiência com IOS.

Claro que é possível. Quando aos docx os problemas que referi seriam ao nível de erros em formatação etc... existem inúmeras apps para leitura de todo o tipo de documentos (ou quase).

Voltar
Superior