Tópico da Apple

A necessidade do anti-virus advém da ubiquidade do sistema; a mesma que tornou possível o conceito dum computador em cada lar.
E o crescimento da quota de mercado da Apple vai tornar o OS X cada vez mais apetecível para hackers e afins. É uma questão de tempo.
E já ando por cá à tempo suficiente para saber que não há sistemas impenetráveis.
Exemplo:
Manic malware Mayhem spreads through Linux, FreeBSD web servers

Quanto ao link:
Já tinha visto isso do Mayhem.
O problema é que o The Register escreveu um mau artigo.
Na realidade a vulnerabilidade não tem nada a ver com o Linux, mas sim com o PHP
(na maioria dos casos, mas pode ser com qualquer outra linguagem na qual estejam
desenvolvidos os sites alojados nesses servidores).
File inclusion vulnerability - Wikipedia, the free encyclopedia

Quanto ao que está a vermelho...
Já ando nisto (profissionalmente) há mais de 25 anos.
Simplesmente não é assim.
Ainda nem havia Windows (usava-se DOS), e por isso nem de perto nem de longe
havia um computador em cada lar, e já existiam vírus e anti-vírus. Havia vírus para
Mac, para o Commodore Amiga, para o Atari ST, e para tudo e mais um par de botas.

Mais do que a quantidade de pessoas, tem a ver com o tipo de pessoas.
Actualmente a maioria do malware não são vírus (infecções), são troianos e exploração
de vulnerabilidades. Ou seja, as pessoas é que os vão buscar, ou põem-se a jeito.

As características do Windows faz com que tenha muitos utilizadores adeptos da
pirataria (principal causa de infecções). No OS X e Linux esse tipo de utilizadores é
substancialmente menor (percentualmente), porque em Linux tem-se tudo à borla (não
há necessidade de fazer pirataria), e quem tem OS X (ou mesmo iOS) normalmente
compra as aplicações na AppStore.

Nos servidores é diferente.
O Windows Server 2003, por exemplo, era um autêntico passador.
No Linux é quase impossível explorar vulnerabilidades.
No OS X Server idem.

Microsoft Windows Server 2003 : CVE security vulnerabilities, versions and detailed reports
Microsoft Windows Server 2008 : CVE security vulnerabilities, versions and detailed reports
Microsoft Windows Server 2012 : CVE security vulnerabilities, versions and detailed reports
Redhat Enterprise Linux : CVE security vulnerabilities, versions and detailed reports
Redhat Enterprise Linux Server : CVE security vulnerabilities, versions and detailed reports
Apple Os X Server : CVE security vulnerabilities, versions and detailed reports

A vermelhidão em 2013 da melhor versão do Windows Server:
Microsoft Windows Server 2012 : List of security vulnerabilities
E do RHEL:
Redhat Enterprise Linux : List of security vulnerabilities
OS X Server:
Apple Os X Server : List of security vulnerabilities

Montar uma máquina virtual só por causa do Skype? Deve fazer muito sentido. [;)]

Eu tenho várias VM, por isso aproveito para o que venha a ser necessário.
Para quem não costume usar aceito que possa ser exagerado.
No entanto, há muitas razões para que o comum dos mortais use máquinas
virtuais... nem que seja para home banking...

1ª compra na AppStore. Como não tenho cartão de crédito consigo criar um MBNet no BESNet e é o que costumo utilizar em várias situações. Agora aparecem as opções Visa, MasterCard, Amex. Qual destas escolho?

1ª compra na AppStore. Como não tenho cartão de crédito consigo criar um MBNet no BESNet e é o que costumo utilizar em várias situações. Agora aparecem as opções Visa, MasterCard, Amex. Qual destas escolho?

Eu uso mbnet da cgd e é visa, de qualquer maneira ao emitires o cartão temporário ele diz o que é.

Gurus dos iPhones.

Neste fds estava eu com apenas 300Mb de espaço livre, lembrei-me de limpar umas fotos de uns filmes que aqui tinha. Fiz e nem fui confirmar com que espaço tinha sobrado.

Dois dias depois estou a usar o telemóvel e começou a ficar lento e aparece a informação que não tenho espaço livre. Achei estranho já que depois da limpeza não tinha tirado fotos nem instalado nada.

Com isto tudo a app do Facebook apareceu a cinza e a indicar "A Limpar".
Foi então que fui ver o espaço e estava a 0Mb livres.
Então comecei a ver app a app e as mais comuns que opcupam 50/60Mb tinham como "dados" mais de 150 e 200mb.

Desistanlei o face, o chrome, a app da F1 e o paypal e voltei a instalar as 4 e só ai ganhei mais de 400Mb... :sh)

Há alguma maneira de limpar o lixo que as apps vão acumulando?
Ou só assim, desinstalando e voltando a instalar?

Por acaso é algo bastante irritante não ter um botão para limpar a cache como no Android, outro dia lá tive de desinstalar e voltar a instalar umas aplicações no iPhone para ganhar 1 Gb. O Facebook já ia em 800 megas!!!

Malta, comprei recentemente o MacBook Pro de 15", com ecrã retina e disco SSD. É o primeiro produto Apple que adquiro. Que recomendações/sugestões me fazem, a nível de utilização, dicas, e algum software importante/interessante?

Obrigado! [;)]

PS: Até agora o nível de satisfação é elevadíssimo!

Pegando no que disse o outro dia: em baixo tens o meu ambiente de trabalho. Praticamente parece q não tenho lá nada, e no entanto tenho tudo. E esse é o maior trunfo do OSX. É de uma limpeza e de um bom gosto sem igual. Não há pastas visíveis, atalhos de aplicações, etc. No entanto está tudo à mão. [;)]

Dicas: não instales tralha. Algumas vezes a tentação de instalar programas giros até é muita, mas com o tempo vais perceber q tirando algumas coisas específicas, pouco vais ter de instalar por fora.

Eu nem tenho Skype nem one drive nem office. E nem preciso. [;)]

Outra coisa: vai à net, há imensas dicas e tutoriais acerca do OSX e de todos os truques para aproveitares o sistema. No entanto aconselho-te isto pessoalmente: aprende a trabalhar com o trackpad, vais conseguir fazer IMENSAS coisas só através de gestos, do estilo mudares de secretárias, ecrãs, etc. Podes ter várias secretárias e dividires o que estás a fazer através de cada um desses ambientes de trabalho que podes aceder só através de gestos.

Outra coisa importante é decorares alguns atalhos através da combinação de teclas, dão bastante jeito. E em relação às teclas, e no seguimento dos vários ambientes de trabalho, a tecla 3 e 4 são de grande utilidade.

Eu também ainda não sei grande parte dos truques, mas a piada da coisa também é essa, ir descobrindo aos poucos. [;)]

b96knq.jpg

Voltar
Superior