Axxantis
New member
...
Agora imagina isto a funcionar com o router da NOS. Era de doidos [8b]
Não só imagino como sei que funciona bem. O meu router sem fios NOS um destes:

Eu antes era Cliente Clix ADSL. Tinha um modem ADSL da Sitecom a servir net para o Airport Extreme, que por sua vez fazia o papel de router wireless e ethernet. Quando mudei da Clix para ZON, há uns 6 meses mais coisa menos coisa, os técnicos da ZON instalaram-me as coisas de modo a ser o seu router a servir de router propriamente dito, deixando obviamente o Aiport Extreme de fora da equação. Aproveitando essa circunstância resolvi refazer a minha rede toda baseada no router da ZON. Tudo funcionou na maior das normalidades incluindo a ATV3 e o disco duro que estava ligado por USB ao AExtreme e que agora liguei ao router da ZON, que também tem essa funcionalidade.
Até cheguei a configurar os 5 Airport Expess que tenho na rede em WDS de forma a estender o alcance da rede. Como é óbvio as configuraões deram trabalho (apesar dos firmware do modem ZON até nem ser muito mau), mas o que interessa é que depois de tudo configurado tudo funcionava perfeitamente. Inclusivamente o Airplay via AirportExpress, que era uma coisa que eu estava convencido que ia falhar mas não falhou. Mesmo em termos de alcance não consegui perceber grandes diferenças. Do ponto de vista da velocidade, fiz alguns testes com transferências de ficheiros por FTP entre o disco ligado ao router e o disco do mediaplayer que tenho na sala, e era tudo mais ou menos igual, mais 0,1Mb/segundo menos 0,1Mb/s.
Só voltei a meter o Airport Extreme na equação, desligando no router ZON as funções de router (ficando apenas como modem de cabo), e voltando a ligar o disco externo ao AExtreme por uma questão mais psicológica que outra coisa. Fico com a impressão que as coisas "falam" melhor umas com as outras visto que afinal, tenho nada mais nada menos que 13 equipamentos Apple todos na mesma rede, 10 dos quais quase permamentemente (desde que estejamos em casa). E as configurações, obviamente, são muito mais simples.