Tópico da Apple

...
Agora imagina isto a funcionar com o router da NOS. Era de doidos [8b]

Não só imagino como sei que funciona bem. O meu router sem fios NOS um destes:
zon_02.jpg

Eu antes era Cliente Clix ADSL. Tinha um modem ADSL da Sitecom a servir net para o Airport Extreme, que por sua vez fazia o papel de router wireless e ethernet. Quando mudei da Clix para ZON, há uns 6 meses mais coisa menos coisa, os técnicos da ZON instalaram-me as coisas de modo a ser o seu router a servir de router propriamente dito, deixando obviamente o Aiport Extreme de fora da equação. Aproveitando essa circunstância resolvi refazer a minha rede toda baseada no router da ZON. Tudo funcionou na maior das normalidades incluindo a ATV3 e o disco duro que estava ligado por USB ao AExtreme e que agora liguei ao router da ZON, que também tem essa funcionalidade.
Até cheguei a configurar os 5 Airport Expess que tenho na rede em WDS de forma a estender o alcance da rede. Como é óbvio as configuraões deram trabalho (apesar dos firmware do modem ZON até nem ser muito mau), mas o que interessa é que depois de tudo configurado tudo funcionava perfeitamente. Inclusivamente o Airplay via AirportExpress, que era uma coisa que eu estava convencido que ia falhar mas não falhou. Mesmo em termos de alcance não consegui perceber grandes diferenças. Do ponto de vista da velocidade, fiz alguns testes com transferências de ficheiros por FTP entre o disco ligado ao router e o disco do mediaplayer que tenho na sala, e era tudo mais ou menos igual, mais 0,1Mb/segundo menos 0,1Mb/s.

Só voltei a meter o Airport Extreme na equação, desligando no router ZON as funções de router (ficando apenas como modem de cabo), e voltando a ligar o disco externo ao AExtreme por uma questão mais psicológica que outra coisa. Fico com a impressão que as coisas "falam" melhor umas com as outras visto que afinal, tenho nada mais nada menos que 13 equipamentos Apple todos na mesma rede, 10 dos quais quase permamentemente (desde que estejamos em casa). E as configurações, obviamente, são muito mais simples.

Tens um MacMini só para servir de servidor do PLEX?

More less.
Está ligado directamente a uma TV na sala onde tenho o home cinema.
Tenho lá o Plex Server e o iTunes com toda a biblioteca de musica e se por acaso quiser fazer um downloadzeco faço no Mac Mini.
Como tem DVD, também utilizo para passar alguma musica ou filmes de CDs ou DVDs para a biblioteca do PLEX ou do iTunes.
É o Mac Mini de 2010 com 8GB ram

Mas não gastei 700 ou 800€ nisto!! eheh
Comprei-o no ano passado por 300€, novo como se estiver a sair da caixa.

Se comprasse uma ATV 3 gastava 100€.
Assim, gastei mais 200€ mas fiquei com algo bastante mais versátil.

10macmini-fb.jpg

Last edited:
Não só imagino como sei que funciona bem....

Olha que o que não falta aí são relatos de problemas com o AirPlay para a Apple TV, com os routers da Zon.
Por wireless os problemas comigo eram constantes.

A solução para ficar a funcionar era ligar a ATV por cabo e colocar IPs Fixos nos equipamentos residentes.

...tenho nada mais nada menos que 13 equipamentos Apple todos na mesma rede, 10 dos quais quase permamentemente (desde que estejamos em casa). E as configurações, obviamente, são muito mais simples.

Achava eu que os meus 8 equipamentos já eram um exagero [:cool:]

Não há apps iOS que sirvam de controlo remoto do PLEX no Mac mini? Deve haver.

Para já acho que o PLEX, server ou client, não consegue fazer AirPlay directamente para a Apple TV.
Tem de passar por um dispositivo iOS.
A solução é instalar o Plex na Apple TV, até porque a qualidade é melhor, mas ainda não tive paciência para isso.

Uma outra solução seria fazer AirPlay mirroring do Mac Mini para a Apple TV.
O problema é que essa funcionalidade só está disponível para os MacMini a partir de 2011.

Tópico da Apple

Olha que o que não falta aí são relatos de problemas com o AirPlay para a Apple TV, com os routers da Zon.
Por wireless os problemas comigo eram constantes.

A solução para ficar a funcionar era ligar a ATV por cabo e colocar IPs Fixos nos equipamentos residentes.

Achava eu que os meus 8 equipamentos já eram um exagero [:cool:]

Os 5 AirPort Express que uso fazer fazer streaming de música acabam por inflacionar os números. De resto é um AirPort Extreme, um MacBook Pro, 2 ipads, 1 iphone 5, 1 iPhone 3GS, 1 iPhone de primeira geração que ainda funciona e serve-me de iPod e a ATV3.
Em tempos também cheguei a pensar no Mac mini como servidor de média e outros ficheiros, mas entretanto arranjei um mediaplayer 100% Linux que tem as mesmas funções aproximadas, além de ter um sintonizador de cabo incorporado, o que permite fazer umas brincadeiras giras.

e no fim do restauro faz set up as new, nao faças logo restaurar back up.
Faz set up as new e se estiver a funcionar bem, apaga tudo outra vez nas settings e restore back up. So assim vês se está lento por culpa dele ou por culpa da informaçao que tens lá dentro.

Restauro feito sem problemas. E realmente minorou bastante a latência [;)]

Sem nenhum fanatismo pela marca, e tenho que reconhecer que efectivamente é "bom material": tenho-o desde 2011, e embora eu não o use a fundo, os meus filhos encarregam-se disso, instalando e desinstalando aplicações vezes sem conta. Um simples restauro, e volta a uma performance aceitável[kiss]

Mas não gastei 700 ou 800€ nisto!! eheh
Comprei-o no ano passado por 300€, novo como se estiver a sair da caixa.

Onde é que o arranjaste por 300€? Se nao for indiscrição. Ando aos anos de olho neles, mas mesmo usados, sao um pequeno balurdio, por 300€... ja pensava melhor.

Para já acho que o PLEX, server ou client, não consegue fazer AirPlay directamente para a Apple TV.
Tem de passar por um dispositivo iOS.
A solução é instalar o Plex na Apple TV, até porque a qualidade é melhor, mas ainda não tive paciência para isso.

Uma outra solução seria fazer AirPlay mirroring do Mac Mini para a Apple TV.
O problema é que essa funcionalidade só está disponível para os MacMini a partir de 2011.

Nada como uma AppleTV2 com jailbreak!

Acho que não consegues instalar nada na AppleTV3.. Não há jailbreak.

Onde é que o arranjaste por 300€? Se nao for indiscrição. Ando aos anos de olho neles, mas mesmo usados, sao um pequeno balurdio, por 300€... ja pensava melhor.

Comprei a um rapaz no Zwame, há cerca de um ano e meio.
Fui procurando sem pressa e lá apareceu um bom negócio.
Ainda hoje é quase impossível encontrar um igual, com 8GB ram e em estando impecável.

Nada como uma AppleTV2 com jailbreak!

Acho que não consegues instalar nada na AppleTV3.. Não há jailbreak.

Já arranjaram forma de colocar o Plex na Apple TV3. Chama-se Plex Connect.
Tens de ter é um Plex sever a correr em algum lado.

Na Apple TV 2 conseguias ligar lá um disco externo por USB com o conteúdo. Na 3 isso não dá.
Mas tendo o sever a correr no Mac Mini, por exemplo, parece funcionar bem.

Andava com uns problemas no Safari. Tempos de load das páginas muito longos e alguma lentidão/soluçar ao fazer scroll. Hoje lembrei-me de desinstalar o flash e agora o Safari anda tranquilo da vida sem breaks! :sh)

Andava com uns problemas no Safari. Tempos de load das páginas muito longos e alguma lentidão/soluçar ao fazer scroll. Hoje lembrei-me de desinstalar o flash e agora o Safari anda tranquilo da vida sem breaks! :sh)

Adobe, Oracle, Microsoft...
[;)]

A não ser que tenhas um computador muito antigo não é normal essa lentidão com o Flash. Em que sites é que acontecia isso? Em todos?

Já arranjaram forma de colocar o Plex na Apple TV3. Chama-se Plex Connect.
Tens de ter é um Plex sever a correr em algum lado.

Na Apple TV 2 conseguias ligar lá um disco externo por USB com o conteúdo. Na 3 isso não dá.
Mas tendo o sever a correr no Mac Mini, por exemplo, parece funcionar bem.

Como tenho a Apple TV 3, resolvi o assunto de outra maneira.

Com jailbreak no iPhone 4S, o XBMC faz AirPlay em 1080p para a Apple TV.

Wareztuga e Icefilms a funcionar a 200%. [;)]

A não ser que tenhas um computador muito antigo não é normal essa lentidão com o Flash. Em que sites é que acontecia isso? Em todos?

Tenho um MBPr 13" comprado em Março. Acontecia em qualquer site com conteúdo ligeiramente mais pesado. Já mandei o flash à vida e melhorou. Fiz o mesmo ao Java (Oracle, a conselho do Nuno156), mas já não notei diferenças...

Back