Tópico da Bimby

Tópico da Bimby

• Total voters
    166
Ainda bem que tas satisfeitissimo mesmo só tendo a maquina ha 3 dias[:cool:]

Essas maquinas de fritar batatas sem oleo é que me parece ser algo util, no entanto nunca provei nenhuma batatas dessas e segundo me disseram leva uma colher de oleo que pode ser especial pelo que percebi.
Mas seja como for gostava de saber mais sobre essas maquinas que mesmo assim ainda custa julgo eu uns 200 e tal euros.

A bimby, tenho sérias dúvidas da sua relação preço/benefício, agora a actifry vale bem o que custa.

O óleo não precisa de ser especial, e até pode ser azeite se te apetecer, alias, até podes não colocar coisa nenhuma, acabas é com batatas assadas, o que não é necessariamente mau.

Se utilizares batatas congeladas, também não adicionas óleo nenhum porque já têm de sobra (muito mais do que a dita colher que usarias para batatas "frescas").

Também dá para cozinhar muitas outras coisas, mas o seu principal interesse é mesmo as batatas.

Se utilizares batatas congeladas, também não adicionas óleo nenhum porque já têm de sobra (muito mais do que a dita colher que usarias para batatas "frescas").
.

As batatas em palitos congeladas ja tem oleo?

a fritar batatas seriam sim era dessas congeladas pois ninguem lá em casa tem paciencia para descascar batatas.

a fritar batatas seriam sim era dessas congeladas pois ninguem lá em casa tem paciencia para descascar batatas.

Sim, têm óleo, e não é pouco. Não te esqueças que são batatas "pré-fritas".

Então mas que raio de cozinheiro és tu que nem tem 5 minutos para descascar umas batatas? [:p]

Sim as batatas normalmente dizem pré-fritas... logo foram fritas em oleo ... até tenho medo de pensar como foram fritas!!

As batatas ficam bastante boas ! e secas ... sem estar a escorrer oleo !!

A unica desvantagem é que para alem do preço da maquina ... demora um bocado a "fritarem"

O oleo é oleo normal penso eu ... fula ou outro qq.

Exacto, segundo ouvi ainda é perto de 45 minutos, o que é um bocadinho demais.
Também já lá vi fazerem carne de porco à alentejana, mas deve demorar à vontade mais de duas horas.

Só pa dizer que a "minha" bimby está a cumprir o papel.apr:)

Ontem fiz um bolo de maçã que ficou um espectáculo.
Tb fiz uma quiche. Sim eu [:)][:)][:)]

Já fiz um sorvete de banana[br:)] E tb alguns batidos.

Uma coisa curiosa: a máquina tritura grão e feijão seco sendo possível fazer um creme em apenas 10 minutos. Impressionante.

Tecnicamente o aparelho é de elevadíssima qualidade com partes soldadas com altíssima precisão, para não falar na qualidade dos plásticos injectados e restantes componentes. É realmente de alta qualidade nada comparável com electrodomésticos vulgares...

Exacto, segundo ouvi ainda é perto de 45 minutos, o que é um bocadinho demais.
Também já lá vi fazerem carne de porco à alentejana, mas deve demorar à vontade mais de duas horas.

Depende da quantidade de batatas, mas demora à volta de 30 minutos (pode variar um bocadinho, para mais ou para menos)

Quanto à tua estimativa para a carne, não faz sentido nenhum, demora muito menos do que isso (cerca de 30 minutos para a carne), embora não seja prático pois tem de ser feito em duas vezes, mais vale fazer a carne num tacho normal e as batatas na acrifry.

Uma coisa que fica bem e é rápido (muito mais do que as batatas) são salsichas frescas e hamburgers.

Já fiz um sorvete de banana[br:)] .

A bimby nao faz gelados, faz batidos que para ficarem gelados tem de ir ao congelador[;)]

Uma coisa curiosa: a máquina tritura grão e feijão seco sendo possível fazer um creme em apenas 10 minutos. Impressionante.

...

Não seja o que é impressionante nisso, qualquer maquina com helice metalica faz isso, eu tenho uma maquina simples que custou uns 15euros que moi em segundo tudo ate café.

Eu já uso a Bimby há alguns anos, ainda não tinha havido este "booom" de bimbyaficionados e sempre me deu mto jeito.
Esclareco tb que nao foi a bimby que me ensinou a cozinhar...já o faço desde os meus 12 anos, até pq venho de uma familia de cozinheiros/as[;)].

E, pegando numa publicidade, "se podia fazer as mesmas coisas sem a Bimby? Podia, mas não era a mesma coisa...!"[:D]

Mesmo no restaurante utilizava-a regularmente e aí é que via realmente o tempo que me fazia poupar e me libertava para outras tarefas no fogão....já para nao falar que rapidamente fazia uma sobremesa na hora (e nao estou a falar de uma vulgar mousse ou leite creme maizena) para alguma eventualidade.

Por esse prisma, se a sua utilização fôr frequente, acho que é um dinheiro muitissimo bem gasto/investido.

E tb nao posso esquecer que desde que a tenho (4-5 anos) já me avariou a varinha magica lá de casa e nao comprei outra, a picadora idem e mt raramente tenho necessidade de usar batedeira.
A construção do equipamento é de facto excelente, com uma qualidade de materiais (plastico de alta qualidade e inox) que simplesmente apenas se vê em pequenos electrodomesticos topo de gama e esses, se os forem comprar, veem quanto gastam.

Uso a minha quase diariamente pq posso fazer sempre sopa fresca (que é indispensável cá em casa) em 20 minutos, de forma mais saudavel. E depois, quer seja para homogeneizar, bater, incorporar, cozer, estufar, fazer tecnicas mais elaboradas como o "sous vide" ou a vapor, massas frescas (e quem já as fez sabe a trabalheira que dá), gnocci, pizzas, etc,desde que já se tenha bons conhecimentos de cozinha, percebe-se o quanto a maquina é um excelente auxiliar.

Quem tem conhecimentos genericos e nao se pode aventurar, os livros de receitas são indispensaveis e, seguindo o que lá está escrito, raramente se falha.

A bimby nao faz gelados, faz batidos que para ficarem gelados tem de ir ao congelador[;)]

Queres ver que eu tive um sonho????[:D][:D]

É claro que faz gelados e sorvetes!

No caso dos gelados só tens que congelar primeiro o leite ou natas natas.
Nos sorvetes é com cubos de gelo triturados.

É que faz e fica pronto a servir!

Last edited:
Depende da quantidade de batatas, mas demora à volta de 30 minutos (pode variar um bocadinho, para mais ou para menos)

Quanto à tua estimativa para a carne, não faz sentido nenhum, demora muito menos do que isso (cerca de 30 minutos para a carne), embora não seja prático pois tem de ser feito em duas vezes, mais vale fazer a carne num tacho normal e as batatas na acrifry.

Uma coisa que fica bem e é rápido (muito mais do que as batatas) são salsichas frescas e hamburgers.

Não duvido da tua palavra, mas acho estranho batatas e cubos de carne de porco, carne esta que têm OBRIGATÓRIAMENTE de ficar bem cozinhada, demorarem o mesmo tempo a confeccionar.

Queres ver que eu tive um sonho????[:D][:D]

É claro que faz gelados e sorvetes!

No caso dos gelados só tens que congelar primeiro o leite ou natas natas.
Nos sorvetes é com cubos de gelo triturados.

É que faz e fica pronto a servir!

Confere. [;)]

Gelados não sei, mas sorvetes faz de certeza e ficam [br:)]

Não duvido da tua palavra, mas acho estranho batatas e cubos de carne de porco, carne esta que têm OBRIGATÓRIAMENTE de ficar bem cozinhada, demorarem o mesmo tempo a confeccionar.

Não é a carne que demora pouco, as batatas é que demoram muito. Nunca fiz carne de porco à alentejana, mas são os tempos das receitas, e por ter já cozinhado outro tipo de carne, confirmo que cozinhar carne é mais rápido do que cozinhar batatas.

Desde há 15 anos que deixou de haver livros de culinária?[:blush:] mas onde foste buscar essa ideia?[:D] ainda ha dias tive na fnac e tem uma zona só de livros de culinária eu ate comentei que hoje qualquer mentecapto faz um livro de receitas.[:cool:]
Em comparação com

Também achei isso, e com uma pitada de observação descobri a razão - a Bimby veio recuperar um hábito que se perdeu em meados de 90, numa época da história mundial que eu chamo "O Declinio da Filipa Vacondeus", falo dos livros de receitas. Antigamente faziam-se imensas coisas com o auxilio dos livros de receitas, mas há coisa de 15 anos que já ninguém usa disso e as gerações que desde essa altura começaram a viver sozinhas sabem fazer meia dúzia de coisas simples e umas invenções, e claro, comida pré-feita.
logo, não compreendo a tua pergunta. Visto que não soubeste ler o que disse, recomendo vivamente esta obra:

blog2007_img_cartilha01.jpg

Não é a carne que demora pouco, as batatas é que demoram muito. Nunca fiz carne de porco à alentejana, mas são os tempos das receitas, e por ter já cozinhado outro tipo de carne, confirmo que cozinhar carne é mais rápido do que cozinhar batatas.

Fixe então. [;)]

A vantagem destas máquinas até nem é o tempo que demoram e não demoram a confeccionar, a vantagem que EU vejo é poder deixar a paparoca a fazer e entretanto ir fazendo outras coisa, a banhoca dos miúdos, ajudar nos TPC, ver o programa do gordo [:)]

Mobster esquece o livro de receitas da bimby, na realidade a grande e (praticamente a unica) vantagem dessa maquina é fazer papa de farinha maizena sem caroços, a serio eu quando sei que vou a casa de alguem que tem uma bimby como a casa da minha irma por exemplo levo logo um pacote de farinha maizena e deixo-o lá para as proximas vezes.[:cool:] Para mim não há nada melhor que no final de uma jantarada ou de uma noite de copos na casa de amigos se comer um pratinho de farinha maizena feito na bimby[:D]
O pouco que uso da Bimby, vejo muitas mais vantagens que isso. Vantagens que se encontram noutras máquinas, é certo, mas assim uso só uma. Escuso de usar balança ou blender, por exemplo. Poupo tempo e espaço e não cago tanto o balcão da cozinha, e isto sou eu que uso pouco a Bimby, vê lá o jeito que não deve dar a quem faz um uso mais intensivo!

Em comparação com

logo, não compreendo a tua pergunta. Visto que não soubeste ler o que disse, recomendo vivamente esta obra:

Não percebi porque dizes que ha 15 anos ninguem usa livros de culinária...se ha tantos livros á venda será porque alguem os compra, se os compram devem usa-los...

Não percebi porque dizes que ha 15 anos ninguem usa livros de culinária...se ha tantos livros á venda será porque alguem os compra, se os compram devem usa-los...
Simplesmente caiu em desuso. Há à venda, mas não têm o mesmo uso de antigamente, porque as mesmas receitas estão na internet.

Simplesmente caiu em desuso. Há à venda, mas não têm o mesmo uso de antigamente, porque as mesmas receitas estão na internet.

Sim claro eu tenho um "livro" de receitas que é feito com receitas que saquei da net e imprimi, mas isso foi porque não apetece comprar um livro sabendo que ha coisas equivalentes na net...alias por esta ordem de ideias nem precisamos de comprar nada a net oferece-nos de tudo um pouco para pouparmos[:D]

Back