Eu vi uma dextar hj no leroy mas faz 3000rpm. nao estaras equivocado?
Essa tras uma guia?
e dá para fazer cortes de 45 graus?
Acho que ainda não foi criado um tópico destes. Tópico este que serve para esclarecer duvidas sobre bricolage ou reparações caseiras.
Ora a minha duvida é a seguinte: Eu quero pintar o quarto da minha futura filha Catarina, mas nunca fiz nada parecido. A ideia é pintar três das quatro paredes em creme claro e a outra em laranja claro. O que me aconselham, pintar primeiro o laranja ou o creme, e já agora que tipo de tinta escolher (preço razoável) queria que fosse mate e de preferência lavável. E aconselham que tipo de rolo? é que existe n variedades no mercado.
Obrigado a todos.
Vou aproveitar este tópico para colocar uma dúvida!
Tenho um candeeiro que queria pintar mas não percebo nada de lixas, tintas, primários, vernizes... :\
É deste género:
![]()
Com um aspecto bem diferente, já que tem praí uns 20 anos, é metálico (aço?) umas amolgadelas e está pintado de preto com a tinta estalada em vários sítios.
Como é que hei-de fazer isto? Arranjo uma lixa (de que grão?), lixo aquilo até tirar a tinta toda, aplico primário (é preciso neste caso?) e depois pinto com a tinta (já tenho um spray da cor que quero lá em casa...)
Dêem-me aqui umas dicas... []
Se queres ter o trabalho de lixar tudo optimo...fica perfeito...usa uma lixa para ferro tipo 280...depois vais passando lixas mais finas tipo a 600, convem levar aparelho para nao enferrujar e por fim esmalte sintetico da cor que queres em 2 de mão.
Portanto, lixar aquilo bem até tirar a tinta toda que lá tem, isso consigo na boa parece-me!
Quando dizes aparelho para não enferrujar? Estás a referir-te a que? E o esmalte? Isso são coisas difíceis de encontrar ou há em qualquer aki ou izi?
esmalte é tinta para metal ou madeira que é diluida com diluente sintectico, ha á venda em todo o lado.
aparelho compra um normal, procura um primário antiferrugem para aplicar antes da tinta...podes pedir informações numa loja de tintas ...ha varias marcas e varios preços , n te sei dizer qual o melhor(alias os melhores sao os para carro mas alguns sao uma fortuna)
Tenho uma wc para remodelar mas não acho necessidade de partir nada. Nem sei o que fazer ao certo em relação a isso![]()
a wc é quadrada e tem uns azuleijos horriveis e um lavatório horrivel ainda de 2 torneiras ....enfim queria uma mudança radical naquilo...sem partir nada e que fique bom sem gastar muito[]
posso colocar fotos de como está.
a hipotese que está em estudo seria pintar os azuleijos...alguem já o fez?
eu?[Eu já, e já expliquei aqui no fórum a um user, detalhadamente, como foi. Sim, fui eu mesmo que andei a vergar a mola no serviço.
Depois vieste tu, Nephilim, e disseste que não era nada daquilo... [] [
]
eu?[] mas conta lá esse episódio que já não me lembro?[
]
e que tal a tinta de azuleijo? Já vi tanta coisa de construção civil e não conheço bem tinta de azuleijo e é logo o que tou a pensar fazer...[]
Neste tópico:
http://forum.autohoje.com/showthread.php?p=1984636&highlight=azulejos+%2Bpintar#post1984636
-----------------------------------
O texto que escrevi no tópico:
Na minha antiga casa pintei WC e cozinha. Tinha uns azulejos velhos, rachados e com muitos furos.
Para começar tapei os furos, deixei secar e voltei a rectificar os furos (têm tendência a "chupar" a massa de fendas).
Depois tive de aplicar um primário em cima do azulejo. O primário é uma base que adere bem ao azulejo, e depois a tinta adere bem ao primário. Não dá para aplicar a tinta directamente no azulejo.
Aqui há uns 5 anos (qd eu fiz esse serviço - sim, fui mesmo eu a fazer) usei primário da Cin. Estes primários p/ azulejos são raros. Lembro-me que havia da Robbialac (muito mais caro) e da Sotinco, se n estou em erro.
Dei duas demãos de primário e, por cima, duas demãos de esmalte. Foram precisas estas demãos todas porque os azulejos eram sobre o escuro e tinham desenhos, e portanto n foi fácil tapar.
No meu caso usei tinta de esmalte. O esmalte é uma c@gada de se trabalhar (não se limpam facilmente os resíduos, n é solúvel em água, agarra-se à pele que é uma nóia, tem muita tendência a formar escorrências) mas é muito resistente a humidades e não ganha bolores e fungos. Com paciência e a "puxar" bem a tinta fica bom.
Já agora, eu pintei a parede com uns rolos especiais para esmalte para dar um acabamento mais certinho. É preciso cuidado em passar primário/tinta com um pincel nas juntas do azulejo para estas ficarem bem cobertas, e só depois passar o rolo. Caso contrário as juntas ficam sem tinta.
---------------------------------
Entretanto passaram uns anos, é natural que existam produtos novos e melhores.
Uma pessoa amiga revestiu a WC toda a pladur e pintou da cor que gostou.
Por acaso gostei muito do resultado final. Ao fim de 3 anos ainda não teve problema com as humidades coisa que eu pensava que ia ter.
tudo a pladur? mas então deve ter usado pladur hidrófugo e esmalte aquoso...se for assim é possivel que ate resista as humidades...mas de qualquer forma uma wc deve segundo o RGEU ser revestida a um material impermeabilizante como o azuleijo.
Mas de qualquer forma não vejo vantagem nessa solução, quer pratica quer economica.
Ele estava farto dos azulejos e não queria partir tudo e colocar novos. E tinha receio que tinta de azulejos não funcionasse muito bem.
Então revestiu tudo a pladur (por cima do azulejo, entenda-se) e pintou.
Epa, ainda ha umas semanas la fui e não se nota nada em termos de humidade (e é um wc interior).
Quanto a custos e a pormenores técnicos, não faço a mínima ideia !