Tópico da bricolage!

Avariou-se-me a torneira da banheira. Já tenho outra, mas agora estou hesitante em tentar mudá-la eu próprio ou mandar alguém fazer o serviço. Em teoria é simples: basta desapertar os 2 bocais na parede, um do tubo da água quente, outro do tubo da água fria, e apertar a nova torneira com as respectivas borrachas vedantes. Simples!

Mas... e se aquilo não vedar bem? Se a rosca estiver macheada? Se não vedar bem vou ter que manter a casa sem água até chegar um canalizador a sério, o que pode demorar um dia inteiro...

Alguém tem experiência disto? Costuma ser fácil apertar aquilo a vedar bem, ou não? Vejam lá o que vão dizer! É que seguir o V/ conselho pode significar ter que ir a casa da vizinha pedir para usar a sua banheira...[:cool:]

Isso é fácil e sem stresses, tem apenas à mão uma chave inglesa para apertares aquilo como deve ser e teflon para meter nas roscas caso ainda tenhas alguma fuga.

Pedido de ajuda...

Tenho lá em casa umas cadeiras do Ikea (descontinuadas):

img-thing

Aparentemente são feitas de plástico de polipropileno reforçado (e pelo que vi na net, este reforço é habitualmente feito com fibra de vidro).

Há já algum tempo, como estavam no exterior e bastante badalhocas, levaram banho e aqui a esperta vai de Cillit Bang para cima delas... ora parece que o material não gostou do Bang e nunca mais ninguém se pode sentar nelas porque começaram a picar e fazer uma bruta comichão nas pernas (presumo eu que seja por causa da fibra de vidro). Entretanto voltaram a estar mais não sei quanto tempo a apanhar sol e chuva, etc, e agora precisava de as recuperar para usar dentro de casa.

Levaram uma senhora banhoca (sem produtos abrasivos), mas agora parece que o material se está a "desfazer". Alguém tem alguma sugestão sobre qual o melhor produto a usar para as recuperar? Já me falaram em óleo de Tung, em verniz para barcos... alguma sugestão?

Obrigada!

Last edited:
Pergunta parva...
Será que valem o esforço e investimento?

Isso ainda se vende em casas de material de jardim / campismo e vêem-se em cafés.
Há uma "fabrica" ali para os lados de Alverca com esse tipo de material, na EN10.

Edd :)

Pergunta parva...
Será que valem o esforço e investimento?

Isso ainda se vende em casas de material de jardim / campismo e vêem-se em cafés.
Há uma "fabrica" ali para os lados de Alverca com esse tipo de material, na EN10.

Se o investimento monetário for 10€ ou 15€ e o resto for investimento "de braços" vale. Tenho outras duas cadeiras iguais que estão em bom estado e é para "emparelhar" com as estas.

OK, OK, os braços também não vão ser os meus... [:D]
Já testaste numa zona que não fique visível, lixa de água 600 ou mesmo 1000? É muito fina e vais molhando na água para ajudar, chega a ser mais fina que os esfregões verdes.

OK, OK, os braços também não vão ser os meus... [:D]
Já testaste numa zona que não fique visível, lixa de água 600 ou mesmo 1000? É muito fina e vais molhando na água para ajudar, chega a ser mais fina que os esfregões verdes.

Não me parece que apenas a lixa ajude. Cheira-me que precisa mesmo de um produto que "fixe" o material e acabe com a porosidade a mais com que este ficou. Aquilo quase parece que, com o Cillit Bang, foi retirado uma espécie de "coating", daí a fibra de vidro picar quando se toca nas cadeiras. E agora preciso de o reaplicar.

Os plásticos em geral dão-se muito mal com o sol. Os ultravioletas quebram as moléculas de plástico. Os plásticos para exterior levam normalmente uns aditivos para retardar isso.

Em suma: deixaste o plástico decompor-se de tal modo que até começou a largar o reforço de fibra de vidro, daí o picar. Não há muito que se possa fazer agora...

Os plásticos em geral dão-se muito mal com o sol. Os ultravioletas quebram as moléculas de plástico. Os plásticos para exterior levam normalmente uns aditivos para retardar isso.

Em suma: deixaste o plástico decompor-se de tal modo que até começou a largar o reforço de fibra de vidro, daí o picar. Não há muito que se possa fazer agora...

Raios... não há solução milagrosa??? [:D]

Pedido de ajuda...

Tenho lá em casa umas cadeiras do Ikea (descontinuadas):

img-thing

Aparentemente são feitas de plástico de propileno reforçado (e pelo que vi na net, este reforço é habitualmente feito com fibra de vidro).

Há já algum tempo, como estavam no exterior e bastante badalhocas, levaram banho e aqui a esperta vai de Cillit Bang para cima delas... ora parece que o material não gostou do Bang e nunca mais ninguém se pode sentar nelas porque começaram a picar e fazer uma bruta comichão nas pernas (presumo eu que seja por causa da fibra de vidro). Entretanto voltaram a estar mais não sei quanto tempo a apanhar sol e chuva, etc, e agora precisava de as recuperar para usar dentro de casa.

Levaram uma senhora banhoca (sem produtos abrasivos), mas agora parece que o material se está a "desfazer". Alguém tem alguma sugestão sobre qual o melhor produto a usar para as recuperar? Já me falaram em óleo de Tung, em verniz para barcos... alguma sugestão?

Obrigada!

O cillit bang para mim é a pior porcaria que podiam ter inventado. Dei cabo da mármore do lavatório da casa de banho e da base de chuveiro a pala disso. A partida, a única maneira que tens de safar isso é mesmo aplicares novo verniz por cima. O cillit bang deu cabo do verniz de protecção.

O cillit bang para mim é a pior porcaria que podiam ter inventado. Dei cabo da mármore do lavatório da casa de banho e da base de chuveiro a pala disso. A partida, a única maneira que tens de safar isso é mesmo aplicares novo verniz por cima. O cillit bang deu cabo do verniz de protecção.
A questão é... que tipo de verniz?

Tenta ver numa drogaria. Existem uns kits para fibra de vidro, que trás a fibra de vidro e depois o verniz para aplicar. Apenas precisas do verniz. Penso que numa loja de tuning és capaz de arranjar.

Não há nenhum verniz de origem, o plástico tem aquela textura lisa à saída do molde de injeção. Eventualmente poderás conseguir qualquer coisa envernizando, mas não sei com quê: um verniz de base sintéctica iria derreter a cadeira, de base aquosa nem sei se pega. É importante manter a cor inicial?

Não há nenhum verniz de origem, o plástico tem aquela textura lisa à saída do molde de injeção. Eventualmente poderás conseguir qualquer coisa envernizando, mas não sei com quê: um verniz de base sintéctica iria derreter a cadeira, de base aquosa nem sei se pega. É importante manter a cor inicial?

Daí terem-me falado do tal óleo de Tung (que não faço ideia do que seja!!).

Não, manter a cor inicial não é, de todo, importante (até estava a pensar pintá-las todas de branco).

Last edited:
Daí terem-me falado do tal óleo de Tung (que não faço ideia do que seja!!).

Não, manter a cor inicial não é, de todo, importante (até estava a pensar pintá-las todas de branco).

Então força, se pintares, á partida fica resolvido com a camada de tinta que vai criar por cima.

Como da última vez que postei aqui ajudaram-me imenso, desde já agradeço. Estava a pensar pintar o exterior da casa, ao retirar a pinta antiga com máquina de lavar a alta pressão reparei que a parede apresentava varias fissuras. O que devo fazer?
eFjgnD7.jpg

vnGONpI.jpg

bem comprar argamassa propria para fissuras e tapalas todas, basicamente é rebocar a parede de alto a baixo, que isso tem brechas em todo lado, um bom selante para aplicar na parede por causa de humidades, e pintar, tens ai um belo trabalhinho, para te entreteres...

Boas. Mudei as janelas lá de casa e fiquei com as velhas, são uns 15 vidros de janelas que até tenho pena de mandar aquilo fora... dá para fazer alguma coisa engraçada com aquilo?
(cada vidro deve ter uns 70cm de largura por 100cm de altura)

Back